CONFIGURAÇÕES PARA VODAFONE DUPLEX ADSL SMC 7904WBRA2 e outros routers!

Eu resolvi o problema da seguinte forma, e penso que funciona com todos os router, uma vez que tinha aqui 3, experimentei com todos e deu.


No Modem/Router da vodafone, Speedtouch ST516 v6, não fiz nenhuma alteração.



As alterações que fiz ao router que vai partilhar a rede, tanto por cabo como por wireless foram as seguintes:


A ideia é ligar Ligar o cabo WAN que vem do Speedtouch à 1ª porta de LAN do router, em vez de ligar à porta WAN.

Desligar DHCP

Atribuir ao router um IP na gama dos IP's do Speedtouch, no meu caso usei o 192.168.1.100.


Depois adicionei as propriedades de TCP/IP manualmente atribuindo ao PC o IP da gama do speedtouch, que vai de 192.168.1.64 até .253 no meu caso usei 192.168.1.64.
Gateaway: 192.168.1.254

DNS: 212.18.160.133
212.18.160.134

Se meterem automático também vai funcionar, pois o speedtouch vai atribuir os IP's, eu só os meto manualmente para ordenar a rede como quero.

O inconveniente deste método é que ficamos com uma porta do router ocupada, mas em princípio isso não vai ser problema para a maioria do pessoal.

Espero que isto ajude alguns.

Tal e qual como eu tenho mas com o dhcp do Modem vodafone activo. (e o dhcp do router wireless desactivo)
 
Tenho o SMC 7904WBRA2 e depois de o configurar com os dados aqui do tópico tenho ligação.

O meu problema já há cerca de um mês é que enquanto o pc tá ligado e vai havendo tráfego, a ligação mantém-se estável. No entanto quando saio de casa e desligo o pc, quando chego passadas umas horas a ligação foi-se e lá tenho eu que ir ao router e fazer renew ao meu IP.

Na vodafone claro que me dizem que isto acontece porque não estou a usar o equipamento deles e sugeriram-me que procurasse no router uma opção de keep alive. Não encontro nenhuma opção dessas... mais alguém que tenha este router e o mesmo problema? E conseguiram revolvê-lo?

E então? Ninguém tem o mesmo problema?
 
Certos routers tem uma opção que é o "dial on demand " (fazem ligação quando há trafego e desligam quando não há).
Não sei se é o caso
 
Thomson ST516v6 e Asus WL-500G

Boas.

Em Janeiro aderi ao Duplex ADSL da Vodafone. Comprei um Thomson ST516v6 e já tinha um router Asus WL-500G. Escusado será dizer que tive problemas em interligar os dois e há uns dias decidi meter novamente mãos à obra. Pensei em partilhar convosco a minha solução, que é diferente das aqui sugeridas (nenhuma resultou comigo).

1. Substituí o firmware original do router pelo "dd-wrt.v23_asus.trx". O processo foi muito simples, resultou à primeira e está descrito aqui:
http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/Installation#Asus_WL500G_.28Original.29
com links para os ficheiros necessários.

2. No Thomson não alterei nada em relação às configurações originais. Mantive-o como DHCP server, que é o que interessa para aqui.

3. No Asus, já com o novo firmware, na página de configuração SETUP --> BASIC SETUP, introduzir os seguintes dados:

- Connection type: Automatic configuration - DHCP
- Local IP Address: 192.168.0.1
- Subnet Mask: 255.255.255.0
- Gateway: 0
- Local DNS: 0
- DHCP Type: DHCP Forwarder
- DHCP Server: 192.168.1.254 (este é o IP do modem Vodafone)

NOTA: O Thomson liga à porta WAN do Asus

Et voilá...
 
Última edição:
Com a configuração que apresentei não conseguia fazer port forwarding. Assim, alterei para a que está abaixo:

clip1pm8.jpg


clip2wc0.jpg


clip3pj8.jpg


clip4tc6.jpg
 
Última edição:
E então? Ninguém tem o mesmo problema?

Oi,

Migrei para ADSL Vodafone Duplex Casa e tive um problema semelhante com o meu router Linksys WAG-200G.
Para evitar quebra de ligação com o server DHCP da Vodafone encontrei uma solução que obriga a ligação a manter-se activa.
Neste momento estou a usar a opção do DynDNS. Esta opção obriga o router a receber e a transmitir dados constantemente de forma a sincronizar o IP do router com o servidor do DynDNS.
Anteriormente precisava de fazer “DHCP release” e “DHCP Renew” para reactivar a ligação. Neste momento posso deixar o PC desligado que a ligação mantém-se mesmo após 19 horas.
Espero que resulte no vosso caso. Se souberem de mais alguem na mesma situação partilhem.
Se a solução funcionar também connvosco coloquem aqui o feedback ou enviem-me um mail a relatar a vossa experiencia.

Em anexo segue o meu post completo que coloquei em foruns internacionais:

Hi, I decided to post this because I found out that some people are having trouble with the combination ADSL in IPoATM bridged mode (Vodafone ADSL) and linksys WAG-200G.

A few days ago I migrated to Vodafone ADSL. Instead of using PPOE protocol as most of the ISP nowadays, it uses the IPoATM in bridged mode, ocasionaly knowned as RFC 2684 or RFC 1483. ADSL2+ VPI/VCI: 0.35 IPoATM - RFC 2684 or RFC 1483 in bridged mode

My ADSL router is a Linksys WAG200G with the lastest firmware 1.01.06 (ETSI) (Annex A) 12/17/2007.

I configured it as stated in the instructions of the ISP provider and everything started to work normally. I got the ADSL line syncronized, all the SNR and Attenuation values were normal and I started to browse the net without any issue. The problem come afterwards.

After a little time of regular browsing I turned off the PC. I went out and returned a few hours later, switched on the PC and ... I was without access to the internet. I first suspected that the ADSL line was dead, but I went to the linksys router administration page and everything was apparently OK. I was still connected to the ISP Gateway with an IP and all the values were normal. Since I didn't know what the problem was at the time, I tried to repair the connection with the ISP using the "DHCP Release" and the "DHCP Renew" buttons. As soon as the connection was restablished I got internet and was browsing again.

After a second time being away with the PC disconnected the problem reapeared. I was again without access to the internet. Once again I used the "DHCP Release" and the "DHCP Renew" buttons and once again as soon as I got line I was browsing again. I realized that this was in fact a big problem since I had to restablished the connection with the "DHCP Release" and the "DHCP Renew" combination every time I turned off the PC, so I started to dig in the internet trying to find a possible solution.

After a while reading foruns and posts of people in the same situation the conclusion was simple - the only way to keep the connection up was to somehow keep the connection alive. In this particular mode - IPoATM - there is no option "keep ADSL Alive" like in PPOE mode, so I started to figure out a way to make that happen. The idea was to ping some data between the router and the ISP forcing the connection to stay alive.

After a while browsing in the setup options of the Linksys router I faced the answer - the DynDNS servers. To who doesn't know what a Dinamic DNS Server is:

"Dynamic DNS is a method, protocol, or network service that provides the capability to a networked device using the IP protocol suite, such an IP router, or computer system to notify a domain name server to change, in real time (ad-hoc), the active DNS configuration of its configured hostnames, addresses or other information stored in DNS."
in Wikipedia

So, basically the solution was simple. I registered an account in DynDNS, configured it in the router section "Setup->DDNS" and problem solved. The connection kept alive until now. More than 19 hours without turning on the PC and the connection stayed on. No more "DHCP Release" and "DHCP Renew".

Notes:

1. I tried an diferent firmware from the original one by linksys, hopping to solve the problem using a script that could ping some web adress from time to time keeping the ADSL connection alive like the DynDNS trick does, but this open firmware doesn't support the IPoATM - RFC 2684 or RFC 1483 in bridged mode yet. Later on, when this problem is fixed, this firmware will be a much better option than the linksys one. It has excelent extra features that worth the upgrade. The link is http://woytekm.googlepages.com/linksyswag200g-eu

2. Although the problem has been fixed with the first solution, I had some alternative ideas to solve this. I post it here as I come aware that other different brand of routers has similar problems.
a. As in the linksys router menu - "administration->reporting" - try to use the log/reporting option to force the router to send data to email or other destination outside the intranet and in that way keep alive the ISP connection.
b. Use a remote computer to ping your router/IP from time to time keeping alive the ISP connection.

If you know someone that has this kind of problem forward this post please. Help building the Internet comunity, sharing knowledge and solutions.



Flanker
[email protected]

thinking out of the box...because not always the solution is inside it.
 
Última edição:
desculpa lá... consegue-se onde????

Ps: nao sei pq tanta confusao... pedem a vodafone para vos colocar o sistema em bridge e usam o vosso equipamento... all done.

Boas...

E eles fazem isso??

Como? Liga-se para lá? Pede-se intervenção técnica? Assim era realmente MUITO mais simples!!


Obrigado
 
Sim realmente dava jeito...é que gosto imenso do meu wl520gu com firmware da oleg...
Senão vou talvez comprar um modem simples, e depois será que dá?
Não estou a conseguir fazer portforwading por causa do speedtouch (porque dantes dava, com o modem da netcabo)...
 
eu tenho um router que tem uma porta WAN e as opçoes do tipo de ligaçao seguintes:





penso eu que devo comprar o modem simples nao é?
mas qual é o tipo de ligaçao que devo selecionar no router?
eu sei que o router nao e nada de mais mas n me apetece comprer outro ainda n tem 2 anos!!
obrigado.
 
ja aderi ao vodafone 12mb.
comprei o modem simples.
ja liguei o modem ao router mas liguei o modem a uma porta lan do router em vez de ligar a porta WAN!!
desliguei o DHCP no router.
IP ROUTER->192.168.2.2
IP MODEM->192.168.1.254
PC 1->192.168.1.64
PC 2->192.168.1.65
como ainda nao tenho o serviço activo é impossivel ver se posso aceder á net mas..
consigo aceder a pagina do router e do modem
e se puser para abrir o google num pc aparece uma pagina do modem a dizer que a ligaçao adsl ta desligada
será que está bem configurado? quando tiver o seriço activo vai dar logo a net?
obrigado
 
ja aderi ao vodafone 12mb.
comprei o modem simples.
ja liguei o modem ao router mas liguei o modem a uma porta lan do router em vez de ligar a porta WAN!!
desliguei o DHCP no router.
IP ROUTER->192.168.2.2
IP MODEM->192.168.1.254
PC 1->192.168.1.64
PC 2->192.168.1.65
como ainda nao tenho o serviço activo é impossivel ver se posso aceder á net mas..
consigo aceder a pagina do router e do modem
e se puser para abrir o google num pc aparece uma pagina do modem a dizer que a ligaçao adsl ta desligada
será que está bem configurado? quando tiver o seriço activo vai dar logo a net?
obrigado


Quando o serviço está down, aparece sempre essa página.

No teu caso, não é nada de estranhar que apareca essa página... ;)
 
Ele tem razão! És o maior redxpto!!!! Pagava-te uma lata de sumol e tudo :x2::x2::x2: tou todo contententententente JÁ DÁÁÁÁ!

ahah mandei um berro qd deu, comecei a bater palmas e o caraças 8|

Aqui ficam as configuraçoes que deram no meu SMC :

Protocol IP OVER RFC1483 bridged

IP Address 192.168.2.1
Subnet Mask [VAZIO]
Default Gateway 192.168.1.254
VPI/VCI 0/35
Encapsulation LLC

QoS Class UBR
PCR/SCR/MBS 4000/4000/10
DHCP Client [Tick]

Para porem isto :


1 - No menu do lado esquerdo a WAN -> ATM PVC

2 - Escolham o VC1 e alterem-no com as configurações acima


Outra coisa, eu copiei o MAC Address do modem da SpeedTouch para o router, visto que ele tem lá esta opcao. Nao sei se teve influencia mas tambem nao estou disposto a estragar isto agora para ver se fica bom de outro modo. De qualquer maneira, para o fazerem :

1 - Vejam o MAC Address na parte de baixo do modem da Vodafone

2 - Vão a WAN -> Clone Mac Address

3 - Por baixo de "Enter a new MAC address manually:" ponham o do modem.

Gravem sempre tudo e deve dar 8|8|8|

Tou todo excitado!
Obrigado ao rxpto e ao nipnip!! Agora vou vinte e quatro megar se não se importam :-D!
eu tbm tenho um router desses e tbm estava a ter um problemas para conseguir aceder a net
vou tentar amnha isso nele e depois digo algo aqui.. outra cena tu ao pores esse protocol o ip é adquirido automaticamente eu e com ip fixo e tbm tenho de alterar no pc?
cump's
 
Back
Topo