Como carregar (correctamente) uma bateria

TÓPICO: Baterias Portáteis Mac - Lista das perdas de autonomia

Pessoal,

Tanto quanto pude apurar,
Pessoas com baterias com menos de 1 ano de vida (principalmente nos primeiros meses) com perdas muito acentuadas (superiores a 10%) acho que é de ir pedir satisfações à assistência Técnica.

A ESTE RESPEITO, abri um novo topico em Apple World - Dúvidas
Nome: "Baterias Portáteis Mac - Lista das perdas de autonomia"

Apelo à solidariedade Mac'iana
- Era bonito que a malta com portáteis mac, de todas as gerações, usasse por exemplo a aplicação "coconut battery" (gratuito), e "post'a-se" aqui as seguintes informações fáceis de ver no dito programa:

- Modelo do seu mac
- Idade
- capacidade da bateria nova 100% = ... mAh
- capacidade da bateria actualmente ...% = ... mAh

Download (gratuito)
Coconut Battery:
http://www.coconut-flavour.com/coconutbattery/

________________________________________________________________________

Os meus dados são os seguintes:

- Modelo: MacBook Pro 2,33Ghz
- idade: Jan 2007 (11 meses)
- Capacidade da bateria nova: 100% = 5500 mAh
(Nota: Quando novo, encontrava-se a 110%)
- Capacidade da bateria actualmente: 87% = 4799 mAh

__________________________________________________________________________

Em apenas alguns dias estou certo podemos ter uma imagem muito interessante do que é normal e anormal na autonomia da baterias Mac.

Conto convosco!
Abraços,
MacCross
 
depende da utilização.. se nunca tiras o portátil da bateria, convém ser praí de 2 em 2..

no meu caso, nem menos do que de 2 em 2 , nem mais do que de 6 em 6, algures aí pelo meio :P
 
Última edição:
Ois!

É muito simples. Como carregar correctamente uma bateria (não me refiro à calibração).

Já li um post, algures no tópico do macbook (nonpro), mas foi uma referência que não me tirou totalmente a dúvida.
Por exemplo, sei que não se deve esperar que a bateria descarrege completamente para a carregarmos.

Algum user entendido sobre o assunto? É uma questão de interesse geral.

Como, numa base de uso regular, ou seja, todos os dias; devemos carregar ou não carregar as baterias dos nossos portateis, para estas durarem mais tempo. :clap:

Thankx! :D


não é possivel!
 
Oi iStar :)

Aqui durar é diferente de "rentabilidade", pq ao fim de 3 anos sem uso desconheço se ainda terá iões suficientes para alimentar o portátil durante 10 minutos.
A questão é como melhor conservar essa rentabilidade, considerando a perda consequente do tempo e do uso.


Actualização

--- início de mensagem ---

"Lithium-ion is a low maintenance battery, an advantage that most other chemistries cannot claim. There is no memory and no scheduled cycling is required to prolong the battery's life."
@ http://www.batteryuniversity.com/partone-5.htm

"A lithium-ion battery provides 300-500 discharge/charge cycles. The battery prefers a partial rather than a full discharge. Frequent full discharges should be avoided when possible. Instead, charge the battery more often or use a larger battery. There is no concern of memory when applying unscheduled charges."
@ http://www.batteryuniversity.com/parttwo-34.htm


"You can also recharge a Lithium-ion battery whenever convenient, without the full charge or discharge cycle necessary to keep Nickel-based batteries at peak performance. (Over time, crystals build up in Nickel-based batteries and prevent you from charging them completely, necessitating an inconvenient full discharge)."
@ http://www.apple.com/batteries/


Concluindo, usem e abusem da bateria, carreguem knd vos apetece e nao a tirem do portatil.
Fartei-me de ler sobre as baterias de litio e a opiniao era sempre a mm.
__________________
Powerbook G4



Warl0cK
Minha Avaliação

--- fim de mensagem ---



Concordo a 100%. Fartei-me de ler foruns e artigos e relamente o melhor é usar sempre a bateria.
 
da minha experiencia pessoal, eu so tenho o macbook ha dois meses mas ja rodei 32 ciclos, uso o como portatil carrega descarrega tudo a meio so... nao penso muito nisso, quando posso trabahar com ele ligado à corrente faço o, mas o melhor mesmo é usarem no como vos der jeito, uma vez que as bat de litio nao viciam, apenas morrem quando tiverem de morrer. se acontecer dentro de dois anos garantia caso contrario comprem uma nova lol nao pensem muito nisso usem e abusem do pc como der jeito, portatil ou ligado a corrente....
 
boas!
Fiquei com uma duvida, deve-se ou não carregar o portatil com o computador ligado.
Ou seja, nao faz mal nenhum carregar o portatil ao mesmo tempo que trabalho nele?
Cumprimentos
 
NÃO se deve tirar nunca a bateria do portátil. Pensem na bateria do portátil como sendo a bateria do carro. Vocês não a tiram quando o carro está estacionado, pois não? ;)
As baterias actuais incluem um processador, portanto sabem bem quantos ciclos fizeram e onde estavam antes de serem desligadas ou ligadas. Não temam efeitos de memória pois isso já não acontece. O que acontece é que a bateria funciona segundo princípios químicos e, portanto, há realmente um desgaste do material. O tempo de vida útil de uma bateria é de 2 a 3 anos no máximo (apontem para os dois anos). Durante esse período de tempo é normal que vá perdendo capacidade de retenção de energia. O meu conselho é que a troquem assim que puderem quando se aproximar do limite da garantia (assim aproveitam para ficar com uma nova ;))
De resto, se a bateria for boa, contem com uma vida útil de "apenas" dois anos. Depois, o melhor é comprar outra.
Ah, e o que é que eu quero dizer com uma "bateria boa"? É que, como não se trata de um componente puramente electrónico, é fácil que haja pequenos defeitos (afinal é baseado em ligas metálicas com um comportamento químico muito específico). Se o defeito for apreciável vão começar a ver que a capacidade de carga decresce muito rapidamente, num curto espaço de tempo. Aí, accionem a garantia a peçam uma nova.
De qualquer forma, há maneiras de fazer com que a bateria dure mais (partindo do princípio que está boa e tendo em conta os limites da arquitectura da própria bateria). Evitem que descarregue mais de 10%. Assim que estiver a 10% de carga, liguem o carregador (não tenham medo de efeitos memória. Isso já não existe nas baterias actuais). Se vão estar muito tempo sem usar a bateria (e o computador), certifiquem-se que a carga da bateria está entre 40% e 60%. Elas aguentam mais estando a meia carga.
Em casa, façam o seguinte:
Liguem o carregador à corrente e ao computador. Quando estiver tudo carregado a própria bateria vai interromper o processo de carregamento. Deixem-na no computador. Porquê? Duas razões:

- a corrente eléctrica antes de ir para o computador passa pelo circuito de carregamento da bateria. Se esta estiver carregada, não vai para a bateria, mas o fluxo eléctrico é nivelado e é muito mais "suave" para o computador, especialmente em zonas com picos eléctricos.

- se alguém tropeçar no cabo e não estiver lá a bateria, perdem tudo o que estiverem a fazer. A bateria é uma segurança, assim tipo PSU.

Portanto, e para acabar de uma vez por todas com estes mitos de "efeitos de memória" e a "bateria deve ser retirada quando a alimentação está a ser efectuada via transformador", DEIXEM A BATERIA NO LUGAR DELA!
Entretanto, vão juntando uns euricos para quando, daqui a 2 anos tiverem de comprar uma nova. Porque é mesmo a melhor opção. Usem a bateria! Os electrões parados retiram capacidades químicas às baterias portanto, carreguem-nas e descarreguem-nas.
Ah, apesar de ser aconselhável não deixar a carga baixar dos 10% (se tiverem de desligar o cabo, claro), é muito boa ideia fazer um ciclo completo uma ou duas vezes por mês. Ou seja, descarreguem totalmente a bateria (quando virem que ela está mesmo quase a 0%, façam Quit das aplicações todas) e deixem entrar em Sleep naturalmente. Depois, deixem em Sleep umas 5 horas (é melhor fazer isto à noite, claro). E depois façam um carregamento completo da bateria.
Com estas medidas vão ter baterias que lhes vão durar o máximo possível, dentro das limitações específicas da tecnologia empregue.

Rui Batista
 
Bem, confesso que nunca ouvi/li tão boa e esclarecedora explicação.
Obrigado Rui. És um anjinho :) A minha dúvida era relacionada com os mitos de "efeitos de memória" :) Estou esclarecida! :D
 
Back
Topo