Como carregar (correctamente) uma bateria

Ainda fiquei com dúvidas, depois de tudo isto.
Até já podem ter sido respondidas, mas não me apercebi.

Afinal, estar a trabalhar enquanto a bateria está a ser carregada faz mal?
 
E há problema em trabalhar com ele sempre ligado à electricidade (tomada)?
Eu sei que isto já foi respondido aqui, mas não fiquei muito bem esclarecido.

PS: Ligado à tomada com a bateria colocada no Mac.
 
Hehe, se eu disser a autonomia do meu 'Book, ficam aí todos de queixo caído... :002:...

Eu uso o meu portátil muitas vezes ligado à corrente (com as baterias metidas), e nunca notei quebras no rendimento das mesmas... (mas também só tenho o meu há coisa de 4-5 meses).
 
Hehe, se eu disser a autonomia do meu 'Book, ficam aí todos de queixo caído... :002:...

Eu uso o meu portátil muitas vezes ligado à corrente (com as baterias metidas), e nunca notei quebras no rendimento das mesmas... (mas também só tenho o meu há coisa de 4-5 meses).
Falcatruas...:D
 
E há problema em trabalhar com ele sempre ligado à electricidade (tomada)?
Eu sei que isto já foi respondido aqui, mas não fiquei muito bem esclarecido.

PS: Ligado à tomada com a bateria colocada no Mac.

Os portáteis foram feitos para terem as baterias no sitio. Há teorias sobre a afectacção do rendimento das mesmas por causa do calor, mas a Apple não recomenda em lado nenhum que se tire a bateria.

O meu passa vários dias seguidos ligado à corrente, sempre com a bateria metida. A bateria está como nova!
 
Os portáteis foram feitos para terem as baterias no sitio. Há teorias sobre a afectacção do rendimento das mesmas por causa do calor, mas a Apple não recomenda em lado nenhum que se tire a bateria.

O meu passa vários dias seguidos ligado à corrente, sempre com a bateria metida. A bateria está como nova!

Ok, então suponho que não haja problema.
Ele com bateria ou sem acaba sempre por aquecer... :P
 
Os portáteis foram feitos para terem as baterias no sitio. Há teorias sobre a afectacção do rendimento das mesmas por causa do calor, mas a Apple não recomenda em lado nenhum que se tire a bateria.

O meu passa vários dias seguidos ligado à corrente, sempre com a bateria metida. A bateria está como nova!

pois o teu passa os dias o meu tambem com a bateria no sitio.
agora a battery health do meu MBP ta nos 50% e caso passe a usar a bateria so me dura umas 2h a 1h30 :( . não sei se foi de começar os ciclos de carregamento a meio ou qq coisa do genero que lixou a bateria.
 
Quem se queixa de 50 % da capacidade da bateria, caso esteja dentro da garantia é só irem à assistência e pedir uma nova, pois parece-me claramente ter defeito.
 
pois se for 2 anos de garantia , que acho que é, o meu ainda fez agora 1 ano, por isso la tenho de ir la...
ja agora, vou onde a garantia? apple center de lisboa(foi onde o comprei) ?:004:
 
]-noBOdy-[;1417594 disse:
ao fim de tantos posts...

afinal, para quem tem o portátil quase sempre ligado à corrente, deve-se ter a bateria colocada ou não? lol

Eu não coloco, mas pelos vistos há muita gente a fazê-lo sem se arrepender. Eu faço desta forma e a minha bateria ainda está óptima.
 
bem li os posts atrás e não cheguei a conclusão nenhuma.
afinal quando se tem o portátil em casa ligado a corrente é melhor que esteja sem a bateria ao não faz diferença nenhuma?
 
Lamento não ter voltado mais cedo :-)

Caros amigos,

Era capaz de jurar que tinha vindo aqui dar as novidades... mas procuro e procuro e afinal acho que nunca cheguei a concluir o relato da minha aventura. Peço desculpa!

Lamento se vou repetir algo que já foi dito, pois o "thread" já vai longo.

Podem ler abaixo a transcrição da minha participação nas primeiras páginas deste forum, onde falamos sobre como calibrar correctamente uma bateria.

Mas o que venho cá dizer é o seguinte.

Dias após ter escrito os referidos posts, a bateria do meu novo (1mês) Macbook pro (Dez2006), morreu!!!

Os sintomas eram apenas os que me indicava o coconut battery - só carregava 70 a 80% da capacidade total da bateria. E isto à custa de constantes calibrações.
Quando deixei de fazer calibrações, a capacidade desceu para menos de 60%, e de um momento para o outro... Morreu!

O Mac passou a só funcionar mesmo ligado à corrente!

IRONICO, tendo em conta que eu chegava a ter o cuidado de retirar a bateria, e deixar as "vísceras" do macbook pro à mostra, quando trabalhava em casa ligado à corrente.

Desloquei-me ao suporte da Apple onde se prontificaram a me trocar a bateria por uma nova!


ATENÇÃO: Não se tratava de uma bateria daquela série de baterias que estavam a ser recolhidas pela Apple.


O funcionário, quando questionado sobre a frequência com que isto ocorria diz-me:

" - Ao fim de um ano é de contar com uma perda de 10%. Mas se me apresentam uma bateria com menos de um ano com perdas de 20%, eu troco logo."


Por isso meus amigos, conclusões:

1 - Passaram nove meses (12 meses para o macbook pro) e não voltei a ter quaisquer cuidados com a bateria. Faço de conta que não está lá nada! Tem bateria tudo bem, não tem ligo à corrente. Na bateria não lhe toco.

2- Nunca mais voltei a fazer qualquer calibração. A bateria encontra-se agora a 87% da capacidade.

3 - Pessoas com baterias com menos de 1 ano de vida (principalmente nos primeiros meses) com perdas muito acentuadas (superiores a 10%) acho que é de ir pedir satisfações à assistencia Técnica.

A ESTE RESPEITO, apelo à solidariedade Mac'iana - Era bonito que a malta com portateis mac, de todas as gerações, usasse por exemplo o coconut battery (gratuito), e "post'a-se" aqui as seguintes informações:

- Modelo do mac
- Idade
- capacidade da bateria nova 100% = ... mAh
- capacidade da bateria actualmente ...% = ... mAh

(Deixo as minhas no próximo post)

Download (gratuito)
Coconut Battery:
http://www.coconut-flavour.com/coconutbattery/


Espero que esta informação tenha sido útil.

Abraços,
MacCross

Ps- Vou fazer a minha primeira calibração em 9 meses, a ver se a coisa salta de novo para os 100%
Novidades em breve!

______________________________________________________________________
Calibração EFICAZ da bateria
Escrito a 07 - 02 - 2007

"Pessoal,

Este é o meu primeiro post.
Já MUITO usufruí das ajudas de todos vós aqui no Techzone, e acho que é já altura de retribuir.
Tenho um MacBook Pro há 3 meses - O meu PRIMEIRO Mac.

Hoje instalei o widget "Istat pro" e a aplicação "coconut Battery 2.5.1"
Constatei, que embora só no mês de janeiro tenha verdadeiramente usado o meu novo Mac, a bateria está neste "lindo" estado:

Istat pro:
Battery health:71%
Cycles:49


Coconut battery:
current battery capacity:3922mAh
original battery capacity:5500mAh
Cycles:49

Dado que à minha volta tive os mais desagradáveis exemplos de baterias feitas em papas, pertencentes a portáteis PC, fiquei meio paranóico.
Assim, durante a minha ainda curta utilização do Macbook pro, usei da seguinte politica:

1- Ou usava bateria ou usava corrente.
Efectivamente, embora o MacBook Pro fique com as tripas à mostra, tenho utilizado o portátil ligado à corrente sem a bateria instalada.

2- Usava a bateria até ao fim, e carregava totalmente de uma só vez, e desligado.

A ideia por detrás desta politica, seria a de não colocar a bateria numa situação de "tensão", em que ao mesmo tempo que carregava, estava na realidade a ser descarregada em favor do computador estar a funcionar.

Esta minha ideia, pelo que tenho lido está ERRADA, dado que as novas baterias já NÃO VICIAM!
No entanto, não vá o diabo tece-las, a minha politica, MAL NÃO FAZ!!! A única vantagem de ter bateria e corrente em simultâneo é no caso de falha eléctrica, não perder o trabalho em mãos, certo?

Bom, então se sou um gajo assim tão inteligente, porque raio tenho a bateria neste estado com "apenas" 49ciclos?
No site da apple pode ler-se que ao fim de 300 ciclos a bateria ainda deve estar a 80%
Pode também ler-se que a bateria deve ser de vez em quando totalmente descarregada e carregada, para manter boa performance.

"Se você possui um computador portátil, deve calibrar a bateria durante a primeira semana de uso para conseguir a maior autonomia de carga possível. A calibragem ajusta o microprocessador da bateria de forma que monitore corretamente o nível de carga da bateria."

"Para calibrar a sua bateria na primeira utilização, siga estes passos:
  1. Conecte o adaptador de alimentação e recarregue totalmente a bateria de seu computador portátil até que a luz do plug do adaptador de alimentação mude para a cor verde e o medidor da barra de menus indique que a bateria está totalmente carregada.
  2. Desconecte o adaptador de alimentação e use o seu portátil. Quando bateria do portátil chegar a um nível de carga baixo, você verá o primeiro aviso de nível baixo de bateria na tela. Continue a utilizar o seu computador portátil até que ele entre em repouso automaticamente. Nesse momento, a bateria estará descarregada o suficiente para a calibragem.
  3. Conecte o adaptador de alimentação e deixe-o conectado até que a bateria esteja outra vez totalmente recarregada."
Então, e a mim, que não faço outra vida acontece-me isto?!?!?

Pois é meus amigos. Pelos vistos os MacBook Pro, têm mais uns detalhezinhos que não eram usados nos iBook e PowerBook.

Se descarregarem o manual em pdf para o MacBook Pro podem ver algumas diferenças no processo:

"To calibrate your battery:

1Plug in the power adapter and fully charge your MacBook Pro battery until the light on
the power adapter plug changes to green and the Battery icon in the menu bar
indicates that the battery is fully charged.

2Allow the battery to rest in the fully charged state for two hours or longer. You may use
your computer during this time as long as the adapter is plugged in.

3Disconnect the power adapter with the MacBook Pro on and start running it from the
battery. You may use your computer during this time.
When your battery gets low, you will see the low battery warning dialog on the screen.

4Continue to keep your computer turned on until it goes to sleep. Save your work and
close all applications when the battery gets low and before the system goes to sleep.

5Turn off the computer or allow it to sleep for five hours or longer.

6Connect the power adapter and leave it connected until the battery is fully charged
again.

Important: Repeat the calibration process occasionally to keep your battery fully
functioning. If you use your MacBook Pro infrequently, it’s best to recalibrate the
battery at least once a month."



Como podem reparar, há ali dois tempos de espera, ou repousos.

A este respeito um cavalheiro "postou" ou seguinte:

"Heitor Moraes
em 10 Junho, 2006 às 08:46 Teoricamente falando:

* Se você passar infinitas horas carregando a bateria, ela é capaz de armazenar carga infinita.

* Se você passar infinitas horas descarregando a bateria, ela é capaz de fornecer energia infinitamente (mas com um potencial muito baixo).

Aparentemente a Apple resolveu criar esses dois "tempos de espera" para tentar chegar próximo do máximo viável de carga e descarga da batería.

Viavél significa que com essa espera, a bateria deve chegar em um ponto de carga na sua curva onde não é viável continuar. O gráfico de tempo/carga é como uma "assintota". "


São detalhes muito interessantes. Eu o que quero é vida longa para o meu bichinho dispendioso!!!

Vou experimentar esta calibragem especial de corrida para MacBook Pro, e assim que tiver novidades, aviso.

Abraços a todos, e por favor corrijam qualquer barbaridade que possa ter dito."
 
IRONICO, tendo em conta que eu chegava a ter o cuidado de retirar a bateria, e deixar as "vísceras" do macbook pro à mostra, quando trabalhava em casa ligado à corrente.

..eu n percebo, é mesmo uma batalha perdida.. mais um que não larga este mito! lol
usa a bateria no sítio dela!
 
Back
Topo