Canon 1000d vs Nikon D60

sim o grip melhora a ergonomia, a makina fica mais comprida na horizontal, ficas com sitio onde apoiar os dedos mindinhos. na nikon nem grip tens na gama de entrada (a nao ser 3rd party). o grip aumenta tb a autonomia da makina, importante se tiveres lentes grandes com IS que aumentam significativamente o consumo da makina.

motor de focagem nao e critico a nao ser k keiras por exemplo comprar uma 50mm, que costuma ser das lentes que os amadores compram, a par com uma tele. lentes para macro tb ficas limitado (excluindo as pseudo macro claro), se bem k o uso do AF em macro depende de pessoa p/ pessoa.

para um amador nao o tou a ver comprar um sistema ultra sofisticado de flashs master/slave, kal e o problema de comprar um 430EXII e usar na makina, n serve para a maioria das situacoes? keres afastar o flash da makina, tens o cord, nao tou a ver usares sistemas wireless na rua ou no dia a dia, especialmente um amador.
 
A questão é essa: com a D70S não precisei de comprar um sistema ultra sofisticado de flash master/slave porque vinha um grátis com a máquina. Mal comprei o meu primeiro flash pude logo beneficiar disso. Muita gente só se apercebe de utilidade de usar o flash off-camera muito mais tarde na sua progressão fotográfica simplesmente porque não começaram com o equipamento necessário para isso. Usar sempre flash na máquina não dá para tudo e o cord é bastante inconveniente.
 
sim, mas para um amador, o uso do flash off-camera e assim tao frequente?

se formos olhar para o pessoal k passou por ca e comprou makina a pouco tempo kantos deles ja comprou flash externo e o usa off-camera?

sou sincero, nao uso flash por enkanto, n estou mt dentro do assunto, mas creio k wireless flash seria mais usado em estudio ou na rua mas em situacoes mt especificas...

claro k a necessidade de utilizacao varia de pessoa para pessoa, a pessoa indicada a responder a esta kestao sera o OP.

mas sensacao k tenho, o uso de flash off-camera deve ser das coisas k tem pesado menos nas decisoes das pessoas, se isso e uma decisao errada, n sei, mas tb existem features k faltam na D60 k mais cedo ou mais tarde vai dificultar a progressao das pessoas (ausencia de mirror lockup, de auto bracketing, menos pontos de focagem, etc). tem de ser a pessoa a decidir o k lhe faz mais falta.
 
sim, mas para um amador, o uso do flash off-camera e assim tao frequente?

Depende do amador. Para um amador "evoluído" diria que é fundamental "ter essa opção" (claro que dependendo do género de fotografia que se faz, pode ser ou não necessário).

De qualquer modo, nem a 1000D nem a D60 (as opções colocadas pelo OP) têm controlador wireless incorporado. Mas é uma questão a ter em conta caso entre outra opção ao barulho (por exemplo, uma D80 em segunda mão).

Insisto nesta questão do flash, em particular o off-camera, porque acho que faz MUITA diferença nos resultados fotográficos que se podem obter. Muito mais do que mirror-lockup, bracketing ou meia dúzia de pontos de focagem. Só que muita gente continua, quanto a mim erradamente, a desvalorizar o uso do flash. Não estou a dizer que toda a gente precise de um kit de estúdio, mas sim que um único "mini sol portátil" dá para obter resultados que de outra forma seriam impossíveis.
 
sim claro, a necessidade esta directamente ligada ao estilo de fotografia.

eu por exemplo nunca me interessei pelo uso do flash, mas agora por ir explorar macro, o flash e fundamental, e sem duvida k neste caso, a possibilidade de off-camera e importante, no entanto nao ao ponto de necessitar de wireless, pq o mais indicado e um flash bracket e um cord, a colocacao de um flash wireless so iria atrapalhar
 
O strobe tem razão. A função wireless dos flashes é um mimo. A cena é que a Nikon tem bons flashes. O mesmo já não se pode dizer da Pentax.

Em relação à necessidade, o pessoal subestima muito os flashes. Nem toda a gente precisa de flashes off-camera e não sei quê, mas um bom flash externo faz muita diferença. É como disse o strobe, é um mini-sol portátil.
 
dizes isso pq faz o teu estilo de fotografia :P

ora kem fotografe essencialmente paisagens precisa assim tanto de um flash? IMO e preferivel gastar esse dinheiro em wide-angles/fisheyes ou num tripe

digo isto pq faz o meu estilo de fotografia :P

as necessidades variam, sinceramente nao me parece k flash wireless seja um dos pontos k afecta a decisao de alguem k nao ker gastar mais de 500€ numa makina, mas posso estar engado.
 
Não tem só a ver com o meu estilo de fotografia, uso o flash para muito mais que isso. Aliás, tem sido um torrar de pilhas que nem imaginas. E nem tenho feito fotos tipo estúdio.

Claro que quem faz paisagens, pode não ser a coisa mais importante do mundo, mas já disseram por aí que se pode usar o flash em paisagens.

Agora a parte off-camera é que já é mais específica. Acho que sem ser foto tipo estúdio (mesmo que na rua), o flash off-camera é mais comum ao lado da máquina, num suporte que enrosca na rosca do tripé. Aí o cabo TTL chega perfeitamente.
 
Última edição:
voces falaram num ponto importante, mas que pessoalmente nao tem grande valor, sinceramente eu ando sempre com flash desligado( nao gosto de fotos com flash..), apenas uso em interiores para fotografar pessoas ou algo do genero. E eu ando mts vezes com o tripe por isso nao é problema. Mais uma vez digo que as minhas indecisoes focam-se apenas em qualidade e a pensar no futuro, nas features...um pouco de ergonomia tb nao é desprezavel lol.
 
400D e com um processador novo.
nao tenho a certeza se o sensor será o mesmo, mas deve de ser pelo menos parecido pk a 400D tb ja n dava mt ruido.
 
mais ou menos, da pra ver dos dois lados...

tb podes dizer k a 1000d e essencialmente a 450D com algumas features capadas (12bits raw, sem IR, menos fps, lcd menor, viewfinder menor, etc)

a 1000d tem um processador igual a 450D e a 40D, liveview, etc coisas k a 350D nao tem.
 
400D e com um processador novo.
nao tenho a certeza se o sensor será o mesmo, mas deve de ser pelo menos parecido pk a 400D tb ja n dava mt ruido.

mais ou menos, da pra ver dos dois lados...

tb podes dizer k a 1000d e essencialmente a 450D com algumas features capadas (12bits raw, sem IR, menos fps, lcd menor, viewfinder menor, etc)

a 1000d tem um processador igual a 450D e a 40D, liveview, etc coisas k a 350D nao tem.

a 400d e 450d tem 9 focus points e a 450d tem spot metering
liveview é irrelevante
de acordo com o dpreview é igual à 350d, supostamente com o processador da 450d e com as diferenças que referi acima
 
fonix, onde e k tu viste a 1000D comparada com a 350D?
so se for no flash... pk de resto eles nem sequer mencionam a 350D em mais nenhum sitio.

It shares bits and pieces with Rebels gone by and, depending from which angle you look at it, the new model is either a stripped down 450D or a 'reheated' 400D.

EDIT:

mas mesmo que assim seja é preferivel a 1000d em relaçao à d60?

na minha opiniao a 1000D bate a D60...
se o spot metering n te faz falta... xD
 
Última edição:
voces falaram num ponto importante, mas que pessoalmente nao tem grande valor, sinceramente eu ando sempre com flash desligado( nao gosto de fotos com flash..), apenas uso em interiores para fotografar pessoas ou algo do genero. E eu ando mts vezes com o tripe por isso nao é problema. Mais uma vez digo que as minhas indecisoes focam-se apenas em qualidade e a pensar no futuro, nas features...um pouco de ergonomia tb nao é desprezavel lol.

Não subestimes um bom flash externo. O resultado não tem mesmo nada a ver com o flash da máquina.

Qualidade todas têm, mas a pensar no futuro (depende também do sentido com que isso é dito), optaria por restringir a escolha à Canon ou Nikon. São lideres de mercado por alguma razão. Ambas apresentam um sistema bom em todos os sentidos (variedade, qualidade e preço), e são consistentemente as marcas que apresentam corpos de referência no mercado. São também os sistemas que te dão maior margem de progressão, dado que têm corpos em todos os segmentos (a Sony também está a juntar-se á festa neste aspecto).

A ergonomia é muito importante, mas é algo pessoal. A Olympus não entra na minha lista de opções, mesmo por não gostar da ergonomia, nem da forma de funcionamento. Também não sou fã a gama de entrada da Canon. Mas há quem goste de ambas por isso, só mesmo ao pegares nelas é que consegues ver isso.

PS: Só olhando ao aspecto técnico da coisa, também acho a 1000D preferível à D60.
 
Back
Topo