Brainstorming sobre o Portal ZWAME

Dar aqui mais uma achega das experiências que se têm feito. Temos o módulo de blogs do vBulettin instalado e com algumas pessoas a testarem os mesmos.
A ideia que tem sobressaido é de eles servirem para as pessoas que habitualmente fazem mais artigos ou reviews terem um local para os realizarem e posteriormente os passarem para o fórum deixando no blog aquilo que se pode chamar de um índice do seu trabalho em prol da comunidade. Isso é a meu ver cada vez mais importante porque nos interessa dar visibilidade aos membros e em última análise ao valor das pessoas que a compôem.
Esperamos com isto ter material enviado pelas marcas, o apoio das mesmas em eventos onde os membros da zwame estejam de forma oficial como foi a última XLParty por exemplo.

Ainda está muito beta enquanto o Portal continua a desenvolver-se. Estámos neste momento a equacionar mudar de Drupal para Joomla visto que à um maior número de pessoas que podem ajudar no Joomla.

Se tiverem mais ideias não deixem de as partilhar. Não sendo possível fazer tudo nem agradar a todos temos pelo menos que tentar.
 
acho que estao a pedir muito. O forum é bom. O portal era optimo. mais nao e necessario. Manter um forum e um portal pode ser prejudicial caso não seja feito com muito rigor. Temos que dar tempo ao tempo. Avançar devagar. E pena o portal vir só aora, porque em termos de jogos ja ha varios em portugal o que nos obriga sempre a comparar e a "copiar" algumas coisas. Acho que o Portal e o Forum se podem contradizer um pouco. Espero que isto mude para melhor, embora eu axe a comunidade muito boa e goste muito dela como esta. Pouco mudava, e a criaçao de um portal nao seria a minha prioridade. Basicamente, as reviwes ja existem no forum, a diferença e que no forum discutimos sobre elas e no portal limitamonos a ler. Sao opinioes, seja como for, confio na techzone e no rumo que dao as coisas.
 
Continuamos a tratar do assunto.

Contrariamente ao que o Vittorino acha penso que não há nada que precisemos de copiar. Temos a maior comunidade em Portugal e o fórum apenas vai dar mais destaque a essa comunidade e vai preencher um campo que o fórum não consegue. Há muitas pessoas que gostam de informática e tecnologia e que não conseguem ou não gostam do formato dos fóruns. A organização num Portal também pode ser muito melhor por isso acho que se complementam :)
 
O melhor era abrirem o site para ver a aderencia do pessoal e depois a partir dai ia-se para a versão 2.0, no inicio serviria para por conteudos, muitas das reviews que estão no forum facilmente eram passadas para a página (copy/paste lol).

Devia ter uma versão inglesa que facilmente é feita (facil mas demorada)

Não devia permitir comentários na página, mas sim no forum, dessa maneira quem quiser dizer algo sobre a noticia teria de vir ao forum.

Deveria estar dividido em 2 secçoes maiores (Jogos e Informática Geral) e para começar podia ter as seguintes "páginas":

Home, Foruns, Noticias (Jogos, Hardware e Software), Análises (Jogos, Hardware e Software), Recomendações (podia-se por algum site em especial, promoçoes, publicidade paga), Tutoriais, Calendário (datas de lan partys, futeboladas, etc), Contactos e talvez um Wiki e Blogs

No forum podia haver uma parte para submeter noticias, reviews, etc que depois seriam avaliadas e dados os créditos se chegassem à página.

Mas no final o que interessa vão ser os conteudos, se forem bons (ou seja, bem escritos e de interesse real) o pessoal vai aderir cada vez mais, por isso o importante não será tanto o aspecto mas sim a escolha do pessoal que irá colaborar nessa parte.

E eu estava disposto a ajudar, já participei num projecto dum site com noticias (muito especifico) e neste momento tenho o meu projecto a solo a arrancar (site de noticias gerais, pc e consolas) que estava disposto a abandonar por algo maior lol

Já agora como está isto? Avançando? Quase? lol
 
boas, eu sou um membro activo e com algum tempo de registo no forum e penso que tenho alguns pontos que podem vir a gerar ideias de sucesso para o novo conceito da zwame. primeiro que tudo está no facto de ao ser criado o portal, a zwame poderá ser um portal de informação de referencia caso exista uma posição oficial perante certos assuntos. enquanto forum todos fomentam a discussão e um tópico pode levar n meses a gerar uma conclusão. um portal necessita de informações concretas e claras, o que leva a que haja a diferenca entre forum e portal. aqui penso que poderá existir, mediante parceria com outros foruns especializados em determinada area, uma posição oficial da zwame ou de determinado colaborador responsável por determinados assuntos, sobre um determinado assunto. por exemplo, quando for lançado um software novo deverá ser criada uma review ou primeiro parecer da zwame sobre esse novo produto. aqui surgem duas questões: sendo a zwame uma comunidade, de que forma podemos transparecer aquilo que a comunidade acha. bem uma coisa são factos outra coisa são preferencias. acho que em primeiro lugar deve ser lançado um artigo com indicações tecnicas, esplicações e com posterior votação da comunidade. penso que qualquer pessoa que encontre o portal possa ler tudo, ficar mais informado sobre determinado produto e ainda saber qual a opinião (mediante votação positiva ou negativa) da comunidade que lança tal artigo.

outra questão inerente ao projecto está a criação de areas de interesse global, nomeadamente todo o tipo de eventos nacionais e internacionais que existam sobre tecnologia deverá aparecer no portal, porque não existem só membros nacionais no forum, e certamente não existiram visitantes nacionais no portal.

com isto quer dizer que a zwame deverá ser um meio de transmissão daquilo que a comunidade acha, com a possibilidade de um simples visitante que não percebe nada de foruns mas que de alguma forma procura informação mais aprofundada de determinado assunto consiga obte-lo de forma imparcial, e também, com um parecer da comunidade de concordancia ou nao sobre determinado assunto ou de positividade ou nao relativamente a determinado produto.. querendo discutir um pouco mais sobre o assunto, inscreve-se no forum e participa activamente nos topicos lançados.

espero ter contribuido, e espero ter sido claro.

ps: um acesso mobile ao forum e ao portal é algo crucial no lançamento do novo projecto.

cumps
 
Subscrevo bastantes sugestões aqui já ditas e aqui vão mais algumas:

- O portal podia ter um papel activo, se não na promoção, pelo menos na divulgação das tecnologias Open Source, que o grande público maioritariamente desconhece.

- Incluindo coisas do Open Source e também de Freeware, podia haver uma secção de "programa à borla da semana", que ao fim e ao cabo podia ter um contributo útil para a diminuição da pirataria, mesmo que marginalmente.

- Poderia haver uma função tal que as notícias que muitas vezes se reportam nos forums retirados de outras fontes, ficassem também em destaque no portal. Poderia não ser algo automático, mas antes algo sujeito a aprovação de um moderador, para garantir apenas notícias relevantes.

Se me surgir mais alguma coisa, cá hei-de voltar!
 
Foi o som que o gato do Metro produziu quando entalou a pata no servidor da Techzone...




ZWAAAAMMMMMEEEEEEEEEE

Depois há esta versão: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=306570

lol

Quanto ao portal, não vejo nenhum incoveniente antes pelo contrário, é uma mais valia. Num portal, para além daqueles efeitos gráficos mais aprofundados que não fazem sentido no fórum, propriamente dito, acho que deve ter um link para o fórum (obviamente) e as notícias mais importantes daquele dia, a nível informático, com link para a thread de discussão da mesma notícia. Penso que um portal seja mais aprofundado estéticamente (mariquices dizem alguns, mas o Vista as tem e todos gostam ^^) e como já referi um pequeno resumo das várias notícias mais importantes do dia, ou apenas um "headline" com o link para o fórum e um spam de imagens muito giras para ocupar espaço xD

É esta a idéia que tenho de portal. Obviamente pode-se inventar outras coisas, mas deixo isso para os mais criativos :)
 
Uma outra funcionalidade (não sei se é possível ou não), mas que dá muito jeito são wikis que podem ser editados para reviews, how-to's, etc.
O portal deve ser a porta de entrada e depois dirigir que quiser aprofundar os conteúdos para outros sítios, o metro já falou dos blogs por exemplo, temos o fórum que é o motor disto tudo, o esquiso também lançou umas ideias engraçadas...
 
Eu sou um fan de wikis mas as wikis são feias, pouco apelativas e pouco adaptáveis no geral. Dai a ideia de um Portal. Uma wiki a mim serve-me para outras coisas que neste momento podemos colocar os blogs a servir.

Mas veremos o que a experiência nos vai ensinar.
 
Viva comunidade.

Eu já trabalhei em dois projectos de videojogos, saí sempre por opção minha.
Por isso acho que consigo dar uma boa ideia daquilo que um bom portal necesita para ter sucesso:

-Muitas notícias com muita qualidade diariamente;
-Análises, antevisões e outros tipos de artigos;
-Entrevistas a elementos da produção/edição de um determinado videojogo. Isto é mais uma espécie de um "bónus", mas fica bem a todos os que o conseguem ter.

;)
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo