Brainstorming sobre o Portal ZWAME

Ainda tenho algumas duvidas em relação a isto, o nome zwame vem substituir por completo o nome techzone, ou só vai servir para dar nome ao portal, mantendo-se o do fórum ?

Voltando ao ontopic, gostaria de ver no portal,

- Um destaque, á fotografia da semana, e digo semana porque penso que "a do mês" se prolonga demasiado.

- A possibilidade de tradução como já foi sugerido, apenas do portal para a língua inglesa, certamente isso seria positivo e atrairiam mais publico geral, levar a techzone não só ás bocas dos informáticos portugueses mas ás dos informáticos do mundo.

- Ao contrário do que toda a gente sugere, eu gostaria de ver no portal apenas e exclusivamente as reviews e tutoriais no mesmo, tal como o clube do hardware faz no seu portal, penso que depois de passar por uma aprovação no forum este deveria ser movido posteriormente para o portal para que tivesse mais destaque e exclusividade.

-Aquilo que deveria e muito ter obrigatoriedade no novo portal na minha opinião, seria um género de pagina que tivesse todos os artigos recomendados e não recomendados com um anexo para uma review techzoniana, para que o pessoal se informasse melhor acerca daquilo que deve ou não englobar no seu futuro computador, de forma a evitar tantas e tantas thread´s iguais no sub-fórum das configurações, penso que estes "recomendados" deveriam estar subdivididos por secções como low-end, mid-end, e high-end para que dentro do orçamento de cada um, estes se orientassem melhor.

Agora uma sugestão difícil, um patrocínio de uma empresa grande no ramo da informática, que representa-se o material para reviews em troca de publicidade, dado o crescimento e actividade do forum não sei se será totalmente impossível, uma empresa sem inflação de preços para que pudesse ser uma possiblidade para a compra de material pelo pessoal da techzone ...


Por agora não tenho mais sugestões a fazer, mas à medida que vierem ideias se não se importem que post cá estarei,

Cumps
 
Outra coisa engraçada seria uma secção off-topic, que visava anúncios relacionados com tecnologia mas baseados em especulação, com temas que podem ir desde a antevisão de uma possível joint-venture devido à aproximação de determinadas empresas no mercado, à possível descida de preço de determinados componentes pq está prevista uma viragem tecnologica de determinado produto, algo assim do género, com uma visão mais pessoal, mas sempre ligado à tecnologia. Há uma coisa positiva, é que esses pontos de vistas, sendo uma opinião pessoal dão origem à discussão e poder-se-ia fazer o convite ao utilizador comum para participar nessas mesmas discussões no Fórum, havendo assim uma simbiose entre os dois elementos sendo um a extensão do outro.

Discordo deste ponto. Seria mais um incentivo à desinformação, flame partys etc. do que propriamente algo construtivo, na minha opinião.
 
Apenas 21 contributos para esta discussão.

Depois acrescento aqui algumas ideias para ver se a discussãoão prossegue.
 
Ainda tenho algumas duvidas em relação a isto, o nome zwame vem substituir por completo o nome techzone, ou só vai servir para dar nome ao portal, mantendo-se o do fórum ?
devido a uns problemas que o nome techzone teve, o forum passará a ser conhecido como zwame...

- Um destaque, á fotografia da semana, e digo semana porque penso que "a do mês" se prolonga demasiado.
Bem, um destaque( ou vários), é uma boa ideia...Talvez num futuro próximo "foto da semana" faça sentido, mas no inicio, onde as pessoas responsáveis pelo projecto podem nao estar familiarizadas com o ritmo a que o trabalho tem que ser feito( e porque ninguém aqui dedica o tempo inteiro ao fórum), portanto penso que seria melhor começar por ter um intervalo grande para não se comprometerem com prazos que depois prejudiquem a vida privada de cada um e que possa originar conteúdo de uma qualidade inferior aquela que poderia ter se não estivessem sobre uma pressão dessas...E só passados uns dois ou três meses, ou quando os responsáveis decidissem que estavam prontos, começavam a calcular o tipo e quais os artigos periódicos que poderiam ser tornados mais frequentes...

- A possibilidade de tradução como já foi sugerido, apenas do portal para a língua inglesa, certamente isso seria positivo e atrairiam mais publico geral, levar a techzone não só ás bocas dos informáticos portugueses mas ás dos informáticos do mundo.
É claro que uma coisa destas dá bastante trabalho...mas certamente seria uma mais-valia para o portal...apesar de no fórum não se notar muito, a classificação e divulgação da techzone/zwame pelo mundo fora iria aumentar...

Agora uma sugestão difícil, um patrocínio de uma empresa grande no ramo da informática, que representa-se o material para reviews em troca de publicidade, dado o crescimento e actividade do forum não sei se será totalmente impossível, uma empresa sem inflação de preços para que pudesse ser uma possiblidade para a compra de material pelo pessoal da techzone ...
Não é mal pensado, mas há que ter em conta o tipo de publicidade...e ver se os lucros valem a pena...

Cumps...
 
Seria giro entrevistas a um membro por mês assim ficávamos a conhecer melhor as pessoas que aqui andam. Deixa cá ver se me lembro de mais alguma coisa. Seria giro ter uma equipa de reportagem em lan's, meetings e apresenta-lo em forma de programa há comunidade, mas estas sugestões são no âmbito do convívio obviamente.
 
ALgumas das coisas que foram ditas fazem parte da minha opiniao. Acho que o portal deveria incluir sem falta as seguintes temáticas:

- Noticias
- Reviews Hardware (reviews sobre monitores, cpus, graficas, colunas, etc)
- Reviews Software (para o ppl por reviews de aplicacoes de escritorio, app de internet, antivirus, firewalls, etc)
- Reviews Jogos (sobre os jogos que vao saindo nas consolas e PC)
- Tutoriais
- Downloads (sempre software legal como é hábito da techzone =D)
- Passatempos (traria uma nova dinamica ao portal... bastava fazer 1 de vez em quando que durase algum tempo tipo 2 ou 3 meses nao sei)


(não tou a dizer que as secções deviam ser organizadas assim é apenas o que acho que devia lá estar)
 
Como já aqui falaram, acho que uma secção de entrevistas a pessoas conhecidas do mundo da informática seria interessante e só iria contribuir para aumentar a notoriedade da comunidade perante tais pessoas.

Edit: Quanto a reviews do que quer que seja, seria muito bom se se arranjassem contactos de empresas para que estas pudessem ceder os seus produtos para review.
 
Última edição:
Quanto ao portal já vários se adiantaram à minha possível contribuição, o conceito web 2.0 (à la Digg) era porreiro também transpondo um pouco o sentido de comunidade que já existe no fórum para o portal. Só queria "amandar" uma proposta: e que tal um (ou vários) podcast/videocast?
 
A novidade é que a dificuldade de fazer um portal é maior do que eu pensava.

Temos os blogs que podemos abrir a alguns users e tinha a esperança de que pudesssem de certa forma resolver a questão mas há umas limitações que não conseguimos ultrapassar pelo menos ainda.

Apesar de achar que o Drupal é um excelente CMS não é um CMS que o pessoal esteja habituado a trabalhar.

Temos muitas ideias e penso que conteudos não faltam.

O Portal iria colmatar uma enorme falha que o fórum tem na apresentação dos conteúdos e no aspecto que lhe poderiamos dar.
Uma das coisas que muitos de nós temos dificuldade em perceber e que os fóruns para muita gente é intimidante. Um site já não é. Essa franja de users seria interessante.

Também a parte de convidar algumas pessoas a escreverem sobre assuntos de informática e tecnologia parece-me excelente. Mas tudo a seu tempo.
O tempo não dá para tudo e temos umas coisas para arrumar que têm prioridade.
 
Isto é uma sugestão que acaba por depender da disponibilidade dos vários membros desta comunidade.

Porque não fazer um canal de tv online da ZWAME?
Um canal onde se fala de tecnologia... tutoriais, entrevistas, noticias, etc...


Alguma coisa... MP... ;)
 
Isto é uma sugestão que acaba por depender da disponibilidade dos vários membros desta comunidade.

Porque não fazer um canal de tv online da ZWAME?
Um canal onde se fala de tecnologia... tutoriais, entrevistas, noticias, etc...


Alguma coisa... MP... ;)

E manutenção desse canal de tv?

Concerteza compreendes que ninguem aqui faz disto o seu emprego..
 
O canal tem "auto-piloto" ou seja põem-se lá os vídeos... e ele automaticamente vai os passando.

E quando se quiser pode-se fazer emissões em directo.

Eu próprio poderia ir dando alguma manutenção ao canal, conheço bem o sistema.

Só se precisa de malta, para arranjar os vídeos adequados e/ou ate mesmo fazer vídeos.
 
E manutenção desse canal de tv?

Concerteza compreendes que ninguem aqui faz disto o seu emprego..

Canal de Tv não digo, mas mesmo videos de Tutoriais ou Reviews dos membros. Original implicava uma infraestrutura muito grande mas recorrendo a repositorios de videos tipo "Youtube" torna-se mais em conta.
 
Canal de Tv não digo, mas mesmo videos de Tutoriais ou Reviews dos membros. Original implicava uma infraestrutura muito grande mas recorrendo a repositorios de videos tipo "Youtube" torna-se mais em conta.


Com disse conheço um sistema que trabalha 100% online e que só precisa de ligação a Internet para se ver o canal e fazer a devida manutenção, a gratuito.

Se conseguirmos reunir um grupo de pessoas que estejam dispostas a irem arranjando vídeos, quer pelo o youtube quer não, pois pode-se fazer upload de vídeos ate 1gb, para depois por no canal.
 
Maior parte das coisas que disseram já existem actualmente, não teria lógica mudar o nome e o portal e deixá-lo "coxo". Como tal, deverá ter exactamente os mesmos foruns e sub-foruns. a introdução de novos foruns, como já disseram, de entrevistas ao pessoal da TZ, ou até mesmo um canal, parece-me interessante. Seria interessante termos videos de tutoriais, por exemplo.
 
Em relação ao Portal, eu só acho bem que se escolha muito bem e com muita ponderação os conteúdos que lá vão ser colocados. Não quero um Portal onde é simplesmente "despejado" tudo o que é post do fórum, porque para isso não vale a pena ter as 2 coisas. ;)

Pocas
 
Back
Topo