Blu-ray is Dead says ZDNet

Ainda por cima um disco externo de 500Gb ainda é mais barato do que BD virgens, combinados, e acho que nem é preciso falarmos na fiabilidade...

Façamos um teste. Em cima da secretária (altura 80cm) tenho o meu disco externo de 500GB, sem querer deixo-o cair. OOOPS. Certamente ainda terei alguma esperança de não ter acontecido nada aos dados (uma sorte), isto porque o disco estava desligado, mas se não estivesse?
No caso do BD, a 80 cm de altura bem posso deixar cair toda a minha colecção de filmes ou não?

Nem acredito que há quem acredite que os HDDs são próprios para backups. Será que fazem ideia que empresas fazem backups em...tapes? :P
 
Façamos um teste. Em cima da secretária (altura 80cm) tenho o meu disco externo de 500GB, sem querer deixo-o cair. OOOPS. Certamente ainda terei alguma esperança de não ter acontecido nada aos dados (uma sorte), isto porque o disco estava desligado, mas se não estivesse?
No caso do BD, a 80 cm de altura bem posso deixar cair toda a minha colecção de filmes ou não?

Nem acredito que há quem acredite que os HDDs são próprios para backups. Será que fazem ideia que empresas fazem backups em...tapes? :P

Ainda à pouco vi um disco de 1 TB a 110 Euros, o que dá um preço por GB de 0.11€. Tenho visto BD à venda a 25€, mas pensemos que um BD custa 15€, vá, dá um preço por GB de 0.60€. Em grande quantidade, é uma grande diferença. Se fizermos bem as contas, o custo por GB de um disco rigio actual está +/- ao preço de GB de um DVD SL... E O disco tem uma velocidade de leitura e de gravação muito maior que um Disco òptico, e é muito mais fácil de trabalhar...

Não acredito que o BD morra, mas ainda tem um longo, mesmo muito longo, caminho pela frente...

[EDIT] Sobre os leitores de mkv de sala, sinceramente os que existem ainda não são muito, e os preços não são nada apelativos. Mas o H.264 usado nos mkvs dá um resultado excelente. Aliás, axo que mkv devia ser o formato do futuro. A qualidade de imagem de um mkv 1080p para um Blu-ray não se deve notar muito, e a qualidade de som, está provado que a partir de um certo limite o mouvido humano não consegue perceber a diferença. Já para não falar que um filme em BD ocupa os 25 GB (ou não) e um mkv 1080p ocupa uns 9 GB, se tanto, com qualidade e bitrates muito inferiores...

Cumps
 
Última edição:
E um dos teus BD risca-se, nessa mesma queda, em que ponto ficamos?

se for d dados perdem-se alguns ficheiros, se for um filme original, terá ter direito a subtituição, ou tem direito a ter uma cópia.

Ainda à pouco vi um disco de 1 TB a 110 Euros, o que dá um preço por GB de 0.11€. Tenho visto BD à venda a 25€, mas pensemos que um BD custa 15€, vá, dá um preço por GB de 0.60€. Em grande quantidade, é uma grande diferença. Se fizermos bem as contas, o custo por GB de um disco rigio actual está +/- ao preço de GB de um DVD SL... E O disco tem uma velocidade de leitura e de gravação muito maior que um Disco òptico, e é muito mais fácil de trabalhar...

já viste o preço por GB de uma disquete? :D
 
Última edição:
E um dos teus BD risca-se, nessa mesma queda, em que ponto ficamos?
Tens vídeos no youtube a provar que continua a funcionar... em termos de resistência o BluRay evolui bem em relação ao DVD.
Já agora... nos que falam que o DVD isto e o DVD aquilo... que se tentem lembrar das vendas de DVDs entre 1995-2000 e 2000-2003. Agora tentem-se lembrar de qual foi a empresa que meteu um leitor de filmes DVD "barato" em casa de todos os que queriam jogar.
Agora comparem com o cenário actual...
Na minha opinião o BluRay tinha quase tudo para ser o formato "de facto" optico. Razões para não ter acontecido? Muito provavelmente a crise Americada/Mundial e a nova moda da "consola barata com joguinhos para a familia toda" aka Wii foram as principais razões.
Falam em acesso online a conteudo de formato HD... para quando? 5 anos? 1 década? Um gajo tenta ver formula1 e futebol em sites online com qualidade pior que o VHS e é só brakes.. quanto mais formato em HD! :lol:

Em relação ao formato flash/solid state (sem ruido e muito mais resistente) acho que poderá ser o único verdadeiro adversário ao BluRay... e nesse caso, eles que venham! Estou mortinho para ter SSDs em casa.
 
Façamos um teste. Em cima da secretária (altura 80cm) tenho o meu disco externo de 500GB, sem querer deixo-o cair. OOOPS. Certamente ainda terei alguma esperança de não ter acontecido nada aos dados (uma sorte), isto porque o disco estava desligado, mas se não estivesse?
No caso do BD, a 80 cm de altura bem posso deixar cair toda a minha colecção de filmes ou não?

Nem acredito que há quem acredite que os HDDs são próprios para backups. Será que fazem ideia que empresas fazem backups em...tapes? :P

Que raio de comparação. Um disco óptico é constantemente manipulado e nem sempre pelo próprio. Basta teres filhos ou emprestares a um amigo e as tuas probabilidades de haver um acidente são como é óbvio muito mas muito maiores.

Quando aos backups empresariais, as tapes estão a ser ultrapassadas. Por exemplo na empresa onde trabalho está um novo sistema em testes que funciona da seguinte forma.

O servidor tem todo o array de discos em RAID. Ligado ao servidor está um sistema NAS em que são feitos backups todos os dias (incrementais diariamente, completos semanalmente). Durante a noite é feito um envio dos dados do NAS para um local físico diferente (neste caso no UK)

Isto só é possível graças ao preço baixíssimo de discos de storage aliado à largura de banda actualmente disponível - exactamente os factores que têm tudo para fazer frente ao BR através de distribuição digital. Tudo o que fazes com o Blu Ray fazes de forma melhor e mais eficiente com um disco rígido.
 
Última edição:
Mas quem é que vai andar com um HDD para trás e para a frente... leva um toque e lixa logo a agulha... epá as empresas fazem backups mas os discos estão bem seguros no cú de judas... não andam ao trambolhões dentro do porta luvas do carro. Média óptica e discos rígidos estão em 2 extremos opostos.
Já para não falar que o mercado de "copias de segurança" é um nichozito no universo da média óptica... estão a comparar 2 mercados bem diferentes... :(
 
Vamos ver desta forma.

A sony nao apostou no blue-ray para nada, se eles apostaram foi porque sabiam que iam ter mercado e se as coisas ficarem negras nao se vao deixar ficar.

Mas agora temos um formato que esta a ser muito comum, as pens.
Ja se compram 8gb a 10 euros ou menos.
As transferencias nao sao fantasticas mas esta para sair em nos fins de 2009 a revisao, ou seja USB versao 3.0 que vai ser segundo sei 3 vezes mais rapido que USB 2.0.

Com isto a Sony vai ter de baixar as calças e baixar os custos do blue-ray se nao vai ficar para tras.

Abraço
 
Se se repetir é só por coincidência que as 'posições de partida' nada têm a ver. Na altura em que saiu o DVD, este oferecia algo que era impossível de obter de outra forma. Se querias um filme tinhas duas hipóteses VHS ou DVD. O DVD tinha uma série de vantagens óbvias sobre o VHS: Qualidade de imagem, sem degradação de qualidade, comodidade, extras dos filmes. A única desvantagem era mesmo o preço, mas mesmo este desceu rapidamente devido à rápida massificação.

No panorama actual, a grande vantagem do BR é mesmo a qualidade de imagem e mesmo esta só para quem tenha uma TV pelo menos HD Ready e todo o suporte HDCP necessário. Em tudo o resto o blu-ray é superado por outros formatos.

Ou seja, para de facto tirar de vantagens do blu ray é necessário à partida ter um sistema de home cinema montado a pensar nisso. Quando foi o DVD a melhoria de imagem era aparente no equipamento existente em casa de qualquer pessoa.

Sinceramente não acredito que se venha a massificar, ainda mais com a distribuição digital a começar a dar os primeiros passos.

Precisamente.

A passagem de VHS para DVD foi mais brusca e com diferenças GRITANTES. Mesmo numa CRT velhinha um gajo metia um VHS e media um DVD e a diferença era da noite pro dia! Ou seja o unico equipamento a mudar era apenas o videogravador por um leitor DVD, enquanto BR implica mudar de TV e investir num bom sistema de som (porque com o som da TV não vai distinguir de AC3 para DTS Master audio e trueHD, incluindo os kit's 5.1 rascas)

E a juntar ainda as vantagens do DVD sobre o VHS
-> Não precisa rebobinar
-> Os discos são mais leves e ocupam menos espaço que as K7
-> Apesar das fragilidades dos discos ópticos, são mais duráveis ao longo do tempo, os VHS ao fim de uns poucos anitos ou meses já ganhavam mofo e iam pro lixo
-> Qualidade de imagem dos VHS a degradar com o uso, enquanto um DVD fica igual desde o 1º dia.
-> Mais conteúdos, extras...

E o que o blu-ray e HD-DVD oferecem de vantagem? Apenas mais qualidade e que implica a tal HDTV. O salto de DVD para BR é muito mais suave e com muito menos vantagens que VHS->DVD.

Como disse o koncaman, estes formatos vieram cedo demais e talvez o próprio formato. Se viessem em suporte do tipo memorias ROM/FLASH, as vantagens face aos discos ópticos são quase equivalentes aos discos ópticos face as velhas K7 e teria tendência a massificar mais rapido. Claro que actualmente o custo de 32 gb e 64 gb é proibitivo, mas imagine que este formato só entrava no mercado para 2010. Neste ano flash de 32 e 64 gb deve custar uma mixaria! E se apostar numa tecnologia simples e barata só para este fim ainda mais rápido iria decair os preços. Repara que não é preciso flash NAND xptos com read/writes elevados. Qualquer pen ranhosa hoje em dia tem leitura mais que suficiente para reproduzir full hd ao máximo! Como trata-se de algo que se grava 1x e já está, memorias ROM com escrita única é o ideal e é tendencialmente mais barato que flash das pens!

Na minha opinião o que deveria ter acontecido

-> Os DVD's serem actualizados. Mantendo o mesmo formato físico actual, trocavam os codecs para H.264 em vez do velhinho MPEG2, que iria permitir colocar filmes HD ready (720p) em discos de 8,5 gb. E não me importo que venha 1 disco só com filme e 1 disco só com extras para poupar o máximo possível! Claro que implicava mudar a base de leitores toda, mas era mais suave e barato, porque é tudo mais software e decoders novos. O mais caro no BR é as drivers e o seu laser azulinho e os próprios discos ópticos. Isso iria permitir massificar as HDTV justamente com sistemas cabo/satélite + TDT e claro os computadores e consolas. E sendo apenas 720p, equiparável aos famosos MKV's não existe grande exigência de espaço. 1080i/p ficava para o next gen. Repara que até existe um "formato" como descrevi, a microsoft comercializa filmes em WMV-HD em DVD's normalíssimos! Claro que só computadores os podem reproduzir. Bastava algo com 1 coded não proprietário (H.264 e variantes), upgrades aos leitores e voilá! HD com fartura e BARATO.

-> E lá para 2010-2011 vinha o HD a sério, 1080p e até maior (2160p) em formato cartão de memória ROM, já que daqui a uns 2-3 anos espera-se que a base de HDTV's esteja bem grande.
 
Acredito que a distribuição digital de conteúdos estará na ordem do dia daqui a uns anitos... Todos sabemos que é possível implementar soluções do género mas ainda não é possível a sua massificação ao ponto de abandonar completamente os suportes físicos.

Cartões? Pens?

A que preço? Passaríamos a vender filmes em cartões ou pens de 25GB?

Acho q os formatos ópticos estão condenados..
O Solid State vai tomar as rédeas finalmente depois de muitos muitos anos a batalhar!

Não há nada que dure para sempre... O que se quer é uma solução para agora ou vamos abandonar os formatos ópticos e ficar de mãos a abanar até que seja viável distribuir filmes em memorias flash?
 
E um dos teus BD risca-se, nessa mesma queda, em que ponto ficamos?

Acredita, só com um martelo conseguirás isto. O BD tem uma camada de protecção bem mais forte que o disco convencional.

Cartões? Pens?
o futuro dos filmes HD é em cartoes tipo SD

Falam que o Blu-Ray é caro, mas vão logo buscar um formato bem mais caro que qualquer formato óptico.

Uma televisão para alta definição ainda custa caro. e apesar de se venderem alguns, a grande maioria continua a com a boa velha televisão CRT

à medida que a quantidade de televisões de alta definição for aumentando, também irá aumentando a procura por filmes e conteudos em alta definição... Mas so nessa altura.
O mal foi ter lançado o formato antes de se ter apostado em popularizar os preços das TVs de alta definição...

Não faz sentido, se não houvesse fontes para alimentar TV´s HD, como consolas, Blu-Ray, etc, então ai é que ninguém transitava do SD para HD. Ficava tudo como está. Plasmas e LCD poderiam ser vendidos, mas seriam com resolução SD, como eram no início.

E um plasma / LCD HD é muito mais barato do que alguma fez foi o CRT quando este estava na sua fase imperial. Há 10 anos um CRT de 32´custava o que custa hoje um Plasma de 50´.
E todos os dados mostram que este tipo de ecrãs, LCD´s e Plasmas HD, têm conquistado vendas fantásticas e nem as primeiras TV´s a cor, stereo, e CRT panorâmicas, conseguiram em tão pouco tempo penetrar na casa das famílias do mundo inteiro.

Os CRTs que nós achamos hoje barato, são, porque estão em fim de ciclo e as marcas querem se livrar dos excedentários, porque há 10 anos, um CRT custava um pipa. 80 contos por uma TV de 15´derem os meus pais em meados dos anos 90. Com 400 euros compro hoje uma de 26´ou de 32´se for um modelo do ano passado.

Os consumidores "legais", irão usufruir de um mix de formatos. Não haverá um formato soberano, mas sim várias opções para escolhermos.

Em visionamento temporário a maioria irá optar pela distribuição digital, o VOD.
Mas no acto da compra e tendo em conta que o preço dos digital downloads será praticamente o mesmo de um disco, a maioria irá sempre preferir o suporte físico.
 
Última edição pelo moderador:
Mas quem é que vai andar com um HDD para trás e para a frente... leva um toque e lixa logo a agulha... epá as empresas fazem backups mas os discos estão bem seguros no cú de judas... não andam ao trambolhões dentro do porta luvas do carro. Média óptica e discos rígidos estão em 2 extremos opostos.
Já para não falar que o mercado de "copias de segurança" é um nichozito no universo da média óptica... estão a comparar 2 mercados bem diferentes... :(

Ninguém vai como é óbvio andar com um disco atrás. Existem formas bem mais simples de transportar dados. Com pens de 16Gb ao preço da chuva agora, só anda com discos atrás quem fôr masoquista.

No futuro nem vais precisar disso. Terás acesso ao teu storage, quer esteja em casa, ou no servidor de uma qualquer empresa, em qualquer sítio onde estejas. Não precisarás de suportes físicos. Já há empresas a desenvolver formas de fazer isso de forma segura e eficaz (i.e. acessibilidade total, com toda a segurança e qualidades de ligação garantidas)
 
As transferencias nao sao fantasticas mas esta para sair em nos fins de 2009 a revisao, ou seja USB versao 3.0 que vai ser segundo sei 3 vezes mais rapido que USB 2.0.

O USB2.0 já garante 480Mb/s o que dá 60MB/s... é mais rápido que os BluRay... não chega? Ahh e o 3.0 espera-se que seja 10x mais rápido 4.8Gb/s, 600MB/s.
A velocidade da memoria flash é limitada pelos chips usados e não pelo interface.

O primeiro gravador interno BluRay foi anunciado em Agosto para o Japão... e depois para os states...
 
Última edição pelo moderador:
O USB2.0 já garante 480Mb/s o que dá 60MB/s... é mais rápido que os BluRay... não chega? Ahh e o 3.0 espera-se que seja 10x mais rápido 4.8Gb/s, 600MB/s.
A velocidade da memoria flash é limitada pelos chips usados e não pelo interface.

O primeiro gravador interno BluRay foi anunciado em Agosto para o Japão... e depois para os states...
Não há gravadores... não há pirataria... assim o formato não ganha adeptos xD

Pois o USB 3.0 10 vezes mais rapido, pensava que era 3 mas nao tinha a certeza.

Estas enganado.
Poe uma pen versao 2.0 num pc com USB 1.0 e ve se nao e mais lento.

Abraço
 
Pois o USB 3.0 10 vezes mais rapido, pensava que era 3 mas nao tinha a certeza.

Estas enganado.
Poe uma pen versao 2.0 num pc com USB 1.0 e ve se nao e mais lento.

Abraço


Não sei bem, mas acho que o USB 3.0 é suposto rivalizar com o firewire e com o e-Sata, já veio um artigo na PCGuia sobre esse assunto. Acheio a descrição, inserida no assunto "O que há de high-tech em 2008":

...
As primeiras especificações da norma USB 3.0 devem ser divulgadas nos primeiros seis meses de 2008, no entanto, os primeiros dispositivos só deverão chegar mais tarde. Estas novas ligações vão permitir transferências de até 5 Gbits por segundo (o 2.0 permite 480 Mbits/segundo). O Wireless USB 1.1 vai revelar-se um padrão mais eficiente a nível energético, vai suportar ligações Ultra Wide Band, com frequências abaixo dos 6 GHz e transferências até 1 Gbit por segundo.
...

Além disto, havia mesmo um artigo, mas não o consigo achar...
 
ponto 1. os MKV existem pq existe BR e o defunto HD DVD
Existe mais sources de HD que estes 2 formatos. A maioria dos MKV's que aí andam são rip's de televisão... Ok, não é tão bom quanto BR e HD-DVD, mas é melhor que DVD e de longe!.

ponto 2. para as distribuidores é muito importante os DRM, e a nao ser q pens, ssd ou o diabo a 4 consigam garantir isso, nunca serão viaveis.
Achas que o uso de cartões e pens não pode permitir usar DRM, claro que pode... É só um formato de armazenamento digital.

ponto 3. streaming de 25Gb ou mais é uma miragem para grande parte da população mundial.
Quem disse que é preciso tanto GB para fazer streaming de video HD? No MEO os canais HD tem 6 mbps, comparável aos tais MKV's. os BR tem este tamanho todo, porque estamos a falar em FULL HD 1080p (se já existe poucas gentes com TV's HD ready, ainda menos com full HD) em MPEG2 e a juntar várias faixas de audio, desde DTS a linear PCM SEM COMPRESSÃO NENHUMA, bem como extras e menus todos XPTO. E streaming não tens, nem precisas nada disso. filmes em 1280x720p, em H.264, com DTS 5.1 a 1500 kbps e tens qualidade excelente. (que é normalmente como vem os MKV's de 8 gb)

E 8 gigas durante 120 minutos dá 9,4 mbps. Com acessos ADSL e cabo bem acima disso não é dificil. E este valor pode ir a menos até se considerar áudio a 640 kbps e um pouquinho mais de compressão.

ponto 4. mesmo fazendo o download onde vai ser guardado o filme? no disco? o disco ou o suporte semelhante tb tem limites. e depois? apaga-se? ou copia-se para um...BR? :)
É aonde quiser. Deixa no disco rígido, gravar num suporte óptico a tua escolha, numa pen drive, etc. Tens mais liberdade.

Acredita, só com um martelo conseguirás isto. O BD tem uma camada de protecção bem mais forte que o disco convencional.
Mesmo assim, não acho que seja muito resistente a ponto de evitar riscos do normal dia-a-dia do uso. E com tanta densidade, os riscos tem mais impacto que em DVD e muito menos que CD (onde mesmo riscados, desde que não muito profundo lá funcionavam)

Falam que o Blu-Ray é caro, mas vão logo buscar um formato bem mais caro que qualquer formato óptico.
Actualmente sim, é caro, mas se leres no que disse acima, combinando tecnologia certa poderá fazer os preços caírem brutalmente. Memoria flash como das pens, cartões e SSD's é completamente useless e DESPERDÍCIO! Aqui só se quer 1 formato que seja gravável 1x (tal como é os discos ópticos *-R) e não precisa de velocidades de leituras enormes Um filme em blu-ray só vai até aos 40 mbps o que dá 8 megas/s. Qualquer pen ranhosa de hoje em dia faz mais que isso. E velocidade de leitura é bem mais fácil que escrita, ainda mais em ficheiros gigantes.
 
ainda vou ser do tempo em que os auto-rádios dos carros vêm com mais de um leitor de cartões e sem leitor de cd's xD

basicamente concordo com tudo o que aqui vem...

passar a ter os filmes/musicas em SD's é o futuro...
 
O Blu Ray vai ser um formato de transição, quem têm dinheiro vai apostando nele, mas a maior parte das pessoas vão "aguentar" o DVD até ao surgimento de um verdadeiro novo formato.

Falam aqui inúmeras vezes da transição VHS - DVD mas esqueçeram-se do videocd que tinha muitas das vantagens do DVD relativamente ao VHS mas não vingou.

A questão do preço vs qualidade é muito importante, se as pessoas pensam que estão a pagar demais por um ligeiro upgrade deixam-se estar à espera do que vem a seguir.

Com o BD passa-se o mesmo, estamos á espera do próximo, este já era.
 
O blu-ray não irá desaparecer, nem que não seja pela Sony o usar para a distribuição dos seus jogos para a Playstation..

só o facto de um produto cingir-se a outro, é sinal que morreu, ou entao nao passa dai. Posso dar-te o exemplo dos cartuchos nos video jogos. O que poderá acontecer com Blu-Ray é isso mesmo... limitar-se exclusivamente para os jogos de uma consola. Continua a ser produzido mas morre como media para filmes.
 
BR sinceramente não me apela nada. OK, tem melhor qualidade, mas não faz cair o queixo nem tem o efeito WOW do DVD (adoro loadings nos meu filmes....).

Existe a possibilidade de o BR nunca vencer no mercado dos filmes e ficar-se para dados, VCD anyone?
 
Back
Topo