Blu-ray is Dead says ZDNet

ciberg, errado está quem não sabe ler. NUNCA disse que eu estava correcto. NUNCA disse que BR era o correcto. O que eu disse foi que BR é a abreviatura mais usada na thread. Nada mais que isso. E se eu gosto de usar uma abreviatura que não é a correcta, é um problema meu. É como alguém já disse uns posts antes, BD faz-me lembrar Banda Desenhada e atrofia-me. BR não.
Ao fim de 23 páginas, como já não têm mais nada a dizer sobre o assunto, discutem-se abreviaturas? Irra...

Edit: aliás, estamos a falar do Blu-ray, tecnologia, e não dos discos propriamente ditos, que são parte do "sistema". Logo, BD é limitante. O próprio título da thread não é Blu-ray discs are dead, é Blu-ray is dead. Mas se querem continuar a discutir isto, não contem comigo.
 
Última edição:
Desculpa lá, mas para mim, os que foram para o BR são os entusiastas. Os outros é que foram pelo seguro. Ainda para mais quando a seguir falas nos "preços bombásticos"... Se são assim tão bons, então as vendas deveriam ter sido muito superiores.

Um leitor BD lê DVD, onde está o risco? Um leitor DVD só lê DVD. Para quem aluga e compra filmes, ou seja os "idiotas" como muitas ciberbestas gostam de apelidar, passam a ter uma opção para mais um formato e melhor de tudo um formato superior.

Muito provavelmente uma grande percentagem dos leitores DVD que foram vendidos, foram leitores dos baratos. Ora, lá nos States, o Blu-Ray já oferece preços muito bons, mas também porra, 2 anos de existência e já queres o milagre do vinho e do pão no mesmo saco.


Em 2000 não se encontrava em lado nenhum um leitor de DVD a menos de 80 contos, 400 euros mais os mais novos. Agora temos leitores BD de marcas de topo a 250 euros. Os primeiros leitores DVD a 250 euros em Portugal foram de marcas menores e só apareceram no final de 2001.

Neste momento o formato Blu-Ray está a competir na gama média para cima. Ainda não está interessada na gama baixa. Este tempo há-de vir, mas não para já.

Blu-ray não está morto. E o tempo irá provar isto. Pode nunca vir a ter o sucesso do DVD, devido as várias opções existentes no mercado, DVD e o download, mas irá chegar a casa de muitas pessoas.



E o que ai vem irá agradar a muita gente, acompanhem o CES, leitores BD com wi-fi incutido, leitores que permitem VOD (só para grandes países infelizmente), leitores que são autênticos media-center.
 
E o que ai vem irá agradar a muita gente, acompanhem o CES, leitores BD com wi-fi incutido, leitores que permitem VOD (só para grandes países infelizmente), leitores que são autênticos media-center.

Por acaso estava a reparar nisso. Andava pelo engadget e as apresentações das marcas no CES giram muito em torno do BD. Ótarios. Não sabem que o BD já está morto?
 
Blu-ray sales quadrupled in 2008
Las Vegas (NV) - Late last week at CES, Andy Parsons, president of the Blu-ray Disc Association announced that 2008 was a banner year for Blu-Ray sales. Surpassing the adoption rate of DVDs, CDs and HDTVs (as well as several other common household technologies), Blu-Ray sales topped 28.6 million in the 4th quarter alone (up from 9.5 million a year earlier). Top seller was Dark Knight.

In 2008 there were 10.7 million Blu-ray capable players in the United States, including 6 million Sony PlayStation 3 units. In the same three-year timeframe after release, DVD players in the 1990s totaled only 5.4 million. If Sony PS3s are excluded, the number of Blu-ray stand-alone players sits at 4.7 million, though 40 million homes have HDTVs meaning there is already much room for growth.

(...)

Blu-ray sales still account for a small percentage of new movie sales. In 2008, Americans spent $21.6 billion on DVDs and $750 million on Blu-ray discs (3.5% relative).
 
Lá está o fantastico poder do marketing...
Claro que quadruplicaram em 2008. Quem é que em 2007 comprava BRs?
Voces que são "fãs" do BR quantos compraram em 2007? Quantos compraram em 2008?
As vendas de netbooks tambem quadriplicaram. Deveu-se a quê? Em 2007 existiam quantos? 3 ou 4? em 2008 sairam quantos? uns 20?
 
Exacto... Se se vende 1 e se passa a vender 4 é o quadruplo mas não deixa de ser pouco. Não digo que o formato esteja a morrer mas é óbvio que no inicio de um formato há que ver os números absolutos e não relativos.
 
É claro... e não tem nada a ver com o marketing... são factos puros! As vendas quadriplicaram... agora há que tirar conclusões disso. E isso prova que o BluRay não está morto como anunciado no inicio do tópico e desejado por alguns users.

Não entendi a vossa onda do "bota-abaixo"... um queixa-se do titulo (será que não gosta do número 4?), o outro diz que é pouco.
Primeiro, como disse os números são factos, agora se 4x é pouco então porque é que está a conseguir melhor que o DVD quando estamos a passar por uma crise enorme, quando é preciso investir em televisores novos e quando está a começar a lutar contra o formato digital? 4x será assim tão pouco?

O BluRay está longe de dominar, já se viu que com a gerra das consolas e das marcas, conseguiu arranjar um clubezito de hate-fans, mas os resultados apontam que não estando a ter um sucesso estrondoso o formato está a safar-se bem. Face it.
 
Última edição:
É marketing sim. Dá a sensação que se vende a rodos/paletes/camioes, logo é um chamariz.
Consegue melhor que o DVD porque quem compra um leitor de BR/PS3 já tem/teve um leitor de DVD de qualquer especie, logo uma base já instalada é impossivel conseguir melhor (o mesmo que aconteceu com o VHS vs DVD). A PS3 também é responsavel porque a classificam junto dos leitores de BR.
Se a Wii conseguisse ler DVDs nativamente (aliás, consegue mas recorrendo procedimentos não oficiais) queria ver se o "conseguir melhor que o DVD" seria mesmo verdade.
Comprei recentemente uma PS2, erm... um leitor de DVD com uma consola colada. Mais uma machadada minha no BR... ou não porque o lucro desta é para injectar na outra.
 
É marketing sim. Dá a sensação que se vende a rodos/paletes/camioes, logo é um chamariz.
Consegue melhor que o DVD porque quem compra um leitor de BR/PS3 já tem/teve um leitor de DVD de qualquer especie, logo uma base já instalada é impossivel conseguir melhor (o mesmo que aconteceu com o VHS vs DVD). A PS3 também é responsavel porque a classificam junto dos leitores de BR.
Se a Wii conseguisse ler DVDs nativamente (aliás, consegue mas recorrendo procedimentos não oficiais) queria ver se o "conseguir melhor que o DVD" seria mesmo verdade.
Comprei recentemente uma PS2, erm... um leitor de DVD com uma consola colada. Mais uma machadada minha no BR... ou não porque o lucro desta é para injectar na outra.

Resumindo:
O BD tem algum sucesso devido à Ps3..?

É que não é só a tua ps2 que compraste recentemente que corre dvd's. As primeiras também liam dvd's e no inicio a ps2 deu também deu boa ajuda ao dvd, sendo o leitor de dvd mais barato na altura e com qualidade pelo menos equivalente ao leitores de então.
E com a Ps2 para se ver filmes dvd não era preciso comprar tv nova para ter melhor qualidade de imagem.
O BD, mesmo sendo ajudado pela Ps3, requer investimento na tv, e ainda assim comparado com o dvd para o mesmo tempo de mercado tem mais sucesso, apesar de sofrer concorrência não só de outro formato fisico, mas também dos downloads...



Está mesmo mortíssimo o Blu Ray..
Aliás a Adobe, Intel, Dolby só vão investir nele que é para..lhe fazer o funeral...
:-D
 
Resumindo:
O BD tem algum sucesso devido à Ps3..?

Pode-se dizer quase de certeza que sim (eu não sei porque nao tenho numeros). Psso fazer no entanto estas perguntas:
Qual era o leitor de BR mais barato no mercado quando a PS3 foi lançada?
Qual foi o principal meio de distribuição de conteudo em BR (jogos de video/filmes)?
A SONY ofereceu quantos filmes em BR na compra de uma PS3?

É que não é só a tua ps2 que compraste recentemente que corre dvd's. As primeiras também liam dvd's e no inicio a ps2 deu também deu boa ajuda ao dvd, sendo o leitor de dvd mais barato na altura e com qualidade pelo menos equivalente ao leitores de então.
E com a Ps2 para se ver filmes dvd não era preciso comprar tv nova para ter melhor qualidade de imagem.

Quando dizes as primeiras, estás a referir-te às primeiras PS2 e não a PS1, certo?
Creio que quando a PS2 foi lançada (Novembro 2000) já existiam leitores de DVD mais baratos (alguem tem preços?).

O BD, mesmo sendo ajudado pela Ps3, requer investimento na tv, e ainda assim comparado com o dvd para o mesmo tempo de mercado tem mais sucesso, apesar de sofrer concorrência não só de outro formato fisico, mas também dos downloads...

Não propriamente. Um bom CRT faz maravilhas. Não é o recomendado mas mesmo assim, há quem se dê por satisfeito.



Está mesmo mortíssimo o Blu Ray..
Aliás a Adobe, Intel, Dolby só vão investir nele que é para..lhe fazer o funeral...
:-D

A adobe? Vende hardware? Faz filmes (não "caseiros")?
Illustrator BR (em vez de CS)... lol Cada um investe no que quer, eles lá sabem. O futuro o dirá.
 
Pode-se dizer quase de certeza que sim (eu não sei porque nao tenho numeros). Psso fazer no entanto estas perguntas:
Qual era o leitor de BR mais barato no mercado quando a PS3 foi lançada?
Qual foi o principal meio de distribuição de conteudo em BR (jogos de video/filmes)?
A SONY ofereceu quantos filmes em BR na compra de uma PS3?



Quando dizes as primeiras, estás a referir-te às primeiras PS2 e não a PS1, certo?
Creio que quando a PS2 foi lançada (Novembro 2000) já existiam leitores de DVD mais baratos (alguem tem preços?).



Não propriamente. Um bom CRT faz maravilhas. Não é o recomendado mas mesmo assim, há quem se dê por satisfeito.





A adobe? Vende hardware? Faz filmes (não "caseiros")?
Illustrator BR (em vez de CS)... lol Cada um investe no que quer, eles lá sabem. O futuro o dirá.

Para crescer uma empresa deve fazer uma coisa que se chama..:
Novos Mercados

A Adobe está à conquista de novos mercados. A empresa pretende usar o novo processador Intel CE 3100 para espalhar a influência do Flash a set-top boxes, leitores de Blu-ray de nova geração, televisões digitais, entre outros dispositivos. O Flash vai providenciar conteúdo interactivo de alta definição, que a Adobe e a Intel esperam que venha a tornar-se num standard da indústria.
A Adobe está a optimizar tanto o Flash como o Flash Lite para a plataforma Intel CE 3100. Este processador pertence à família de Sistemas num Chip (SoC), e inclui um processado feito a pensar no multimédia, processamento de gráficos, um processador 3D dedicado e um controlador triplo de DDR2 a 800 MHz.
O CE 3100 suporta MPEG-2, H.264 e VC-1, entre outros standards de vídeo. Espera-se que os dispositivos baseados neste processador cheguem ao mercado a meio do próximo ano.

Depois de levar o 3D para o cinema em 2007, a Dolby está a trabalhar com vista à inclusão destas tecnologias de três dimensões em sistemas de televisão e vídeo domésticos. A Dolby pretende criar uma solução que permita o visionamento de vídeos 3D sem o recurso a óculos ou outros equipamentos adicionais.
A Dolby pretende distribuir a nova tecnologia através de discos Blu-Ray.
O visionamento poderá ser feito em todos televisores equipados para transmissões 3D – Mitsubushi e Samsung já começaram a produzir ecrãs para conteúdos tridimensionais, adianta a noticia da Agência Reuters.
Actualmente, a tecnologia já está a ser usada em mais de 400 televisores distribuídos por 24 países a título de ensaio.
Independentemente da evolução do projecto, a Dolby já sabe que vai deparar-se com vários concorrentes – durante o Consumer Electronic Show que arranca esta semana em Las Vegas, prevê-se que sejam apresentados vários exemplos de tecnologias 3D. A proliferação de soluções para os vídeos e entretenimento em 3D leva a crer na necessidade de criar um formato, que evite “guerras” comerciais entre marcas.

http://exameinformatica.clix.pt/noticias/software/1001457.html
http://exameinformatica.clix.pt/noticias/mercados/1001466.html


Mas pronto, segundo a opinião de alguns users [com opinião um pouco biased, sabe-se lá porquê..] ele vão apostar em algo que já está a morrer...
looll


Uma boa Crt faz maravilhas, mas um filme hd numa tv capaz é sempre outra coisa...
E só quem não viu hd é que pode afirmar o contrário.
[embora exista um ou outro 'hd' de qualidade duvidosa, mas isso não tem a haver com a tecnologia BD....]


Sim estava-me a referir às primeiras..ps2...
O dvd só realmente se implementou no mercado por volta de 2002/2003 graças a boa ajuda...da ps2....
Quando saiu a ps2, esta custava uns 70 contos, mas de facto era dos leitores mais baratos e tinha qualidade/funcionalidade pelo menos igual aos demais leitores. E até houve pessoas que nem chegaram a ter verdadeiro leitor dvd, têm/tiveram apenas ps2, como eu..

De lembrar que o dvd saiu por cá à volta de 1998, mas demorou uns 4/5 anos a democratizar-se verdadeiramente. Mais informações do dvd aqui para caso tenham dúvidas: http://pt.wikipedia.org/wiki/DVD





Compreendo que para muitos o dvd seja suficiente, principalmente para quem não tem tv hd ou para o pessoal mais batido na net e que sabe como contornar o investimento num leitor Bd através de meios menos legais, mas a tendência é a evolução e pelo crescimento que o BD tem mostrado existe mercado tanto para os downloads como para o formato físico, que para o futuro só resta o Blu Ray.
E pela capacidade do BD, ele demonstra ser mais que suficiente para uns bons anos, uma vez que não se justifica em tv's de tamanho de ter em casa [vá-lá umas 55/60', para salas bem grandes] resoluções superiores aos 1080p...
 
Boas...

Com a massificação do mercado HD, com tv´s HD Ready e mesmo Full HD a 500 e 600 euros...
É ser muito inocente, pensar que o DVD vai bater o BluRay na corrida da media...

Só quem nunca viu um filme Blu-Ray (como por exemplo Wall-E ou Dark Knight) como idealizado, numa tv fullhd, para dizer que o blu-ray está morto...

Não esquecer que muitos dos rips que andam ai, estão limitados a 4 e 8 gigas, sendo que cada BDROM tem 50 Gigas...

Isto claramente influencia na compressão de imagem e no grão da mesma...

Até que os medias downloadable e mesmo o hd via TV ou SetopBox o apanhem ainda tem algum tempo para andar...

Eu mesmo, tenho uma colecção de DVD´s e depois de comprar uma TV 40" fullHD e um leitor Blu-Ray Sony (não é a PS3), posso dizer que não tem nada a ver...

Apesar de fazer um upscale bastante convincente, comprar 2 filmes em ambos os formatos, é como ter um dia de sol e dia de chuva...

Não á volta a dar, BluRay veio para ficar, e irá dentro de 1 a 2 anos, vender mais que o dvd...

Cumprimentos,

LPC
 
Alguém sabe qual será a máxima velocidade de gravação do BD?

Pergunto isto porque ainda antes do DVD começarem a ser banais, que já se sabia que a velocidade máxima iria ficar por volta das 20X porque representariam o mesmo número de rotações que os 52x dos CDS.
É certo que já temos DVD a 22x, mas seja como for já não deve subir mais, visto que os CDs já são gravados a 52x nessas drives.
E o BluRay, alguém sabe??

Já tinha colocado esta questão em meados do ano passado, mas ninguém respondeu:
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=337402
 
Última edição:
Alguém sabe qual será a máxima velocidade de gravação do BD?

Pergunto isto porque ainda antes do DVD começarem a ser banais, que já se sabia que a velocidade máxima iria ficar por volta das 20X porque representariam o mesmo número de rotações que os 52x dos CDS.
É certo que já temos DVD a 22x, mas seja como for já não deve subir mais, visto que os CDs já são gravados a 52x nessas drives.
E o BluRay, alguém sabe??

Já tinha colocado esta questão em meados do ano passado, mas ninguém respondeu:
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=337402

Não acho a velocidade de gravação importante, eu gravo tudo à velocidade mínima que posso para não ter problemas de incompatibilidades e gravações falhadas.
 
Importância com a velocidade só dei mesmo na altura dos CDs. Já com os DVDs isso passou a ser secundário.
Seja como for a dúvida mantêm-se. Afinal os BD irão até que velocidade?
 
Back
Topo