Asus P5K + Elevado Vdroop

Sei que se deve fazer 3 a 5 riscos com pencil mod, mas o que é facto é que não estava a dar, então tive que riscar e riscar muito para conseguir obter alguns resultados.

3 ou 5?

Faz-se o necessário para diminuir a resistência. O valor da resistência não desce qualitativamente.

Deve usar-se um multímetro. Não inventem! Ao chip que regula o Vdroop não lhe interessa se riscaram 3 ou 30 vezes, interessa-lhe é o valor da resistência que lá está.

Eu tenho 1.285 vcore na bios, no windows em idle o cpuz dá-me 1.264 e em full 1.256. comparando com o que tinha antes, começo a ficar contente com este resultado.
A minha dúvida é, considerando que já risquei bastante, acham que devo aceitar este valor e prosseguir para o overclock, ou acham que devo tentar riscar ainda mais de forma a melhorar mais ainda este valor?

Eu acho é que te devias dar por contente por ainda teres mboard.

Aliás, não percebo tanta obsessão com o Vdroop para OCs normalíssimos. Define-se um extra na BIOS para acertar com o mínimo necessário em full load e 'está a andar'.
 
Para mim era preocupante no sentido em que para 3.6 Ghz eu tinha valores de vcore de 1.256 e 1.208 para idle e full respectivamente. Para esta velocidade, ter maior parte do tempo 1.256 não é nada, mas e se eu quisesse aumentar a velocidade do cpu? ia ter valores altos de vcore na maior parte do tempo, temperaturas mais altas quando assim posso ter muito menos e obter melhores resultados do processador.

Mas obrigado por "me obrigares" a amanha arranjar um multimetro para testar a resistência, será mesmo o melhor que tenho a fazer antes que tenha problemas :)
Obrigado plo esclarecimento ;)
 
Para mim era preocupante no sentido em que para 3.6 Ghz eu tinha valores de vcore de 1.256 e 1.208 para idle e full respectivamente. Para esta velocidade, ter maior parte do tempo 1.256 não é nada, mas e se eu quisesse aumentar a velocidade do cpu? ia ter valores altos de vcore na maior parte do tempo, temperaturas mais altas quando assim posso ter muito menos e obter melhores resultados do processador.

O CPU em idle é atravessado por uma pequena corrente, não é o maior valor de Vcore que o vai fazer aquecer muito mais face à situação de menos Vcore.

Não esquecer que eliminar (ou diminuir muito) o Vdroop pode trazer problemas à mboard, pelo que este (Vdroop) deve sempre existir. O steelballzz tem um link que explica isso.

Mas obrigado por "me obrigares" a amanha arranjar um multimetro para testar a resistência, será mesmo o melhor que tenho a fazer antes que tenha problemas :)

Acho que sim, acho que sim.
 
Tenho uma P5k-E e a bios mais recente, (v. 1013) e não tenho um vdroop mto grande.

Na bios (idle) tá a 1.275v e no windows em idle tá a 1.248.
No windows em full tá a 1.240v.

Parece-me um vdroop muito aceitável, logo recomendo a bios 1013, eu tenho gostado.
 
Finalmente com a ajuda do multímetro, após os testes de ontem marcava 35k, com mais uma riscadela passou para 20.8k (não contava que descesse tanto) e deixei ficar este valor. Fui ao cpuz e reparo que mantém o mesmo valor de vcore tanto em idle como para full.

Devo deixar ficar assim? Ou estava melhor ontem quando tinha 1.216 em idle e 1.208 full?


Lá vem o WindWalker dar-me na cabeça! :P
 
Última edição:
Finalmente com a ajuda do multímetro, após os testes de ontem marcava 35k, com mais uma riscadela passou para 20.8k (não contava que descesse tanto) e deixei ficar este valor. Fui ao cpuz e reparo que mantém o mesmo valor de vcore tanto em idle como para full.

Devo deixar ficar assim?

Eu acho que deves colocar o valor máximo da resistência de forma a ter pouco Vdroop.

Por exemplo, se com 28k o Vdroop é mínimo (praticamente igual ao que tens agora), então os riscos para a mboard são menores com 28k do que com 20.8k (porque te aproximas mais da especificação do fabricante, e os cálculos deles não são feitos à toa ;))


:D
 
Eu acho que deves colocar o valor máximo da resistência de forma a ter pouco Vdroop.

Por exemplo, se com 28k o Vdroop é mínimo (praticamente igual ao que tens agora), então os riscos para a mboard são menores com 28k do que com 20.8k (porque te aproximas mais da especificação do fabricante, e os cálculos deles não são feitos à toa ;))


Exacto tem lógica, eu não contava era que tivesse baixado tanto :D

Muito obrigado pelas opiniões!

Abraço!
 
Back
Topo