Asus P5K + Elevado Vdroop

Ansatsu

Power Member
Boas, tenho uma Asus P5K, ao fazer o Overclock ao Q6600, por exemplo a 3.4Ghz, para ficar estavel coloco na bios a 1.575v.

E tenho de colocar isso tudo porque existe um grande Vdroop.

No Cpuz 1.43, em Idle conta-me 1.46v, e quando corro o Prime95 fica 1.36v.


Ou seja: 1.575v = 1.36v


É normal eu ter um Vdroop tão grande mesmo? E tenho a opção do CPU Voltage Damper activada, que supostamente serve para retirar o Vdroop.
 
Última edição:
É normal.

Eu tenho um E4300 a 1.352V em load (2xFolding) e 1.425V na BIOS para ficar estável. Em idle tenho ~1.40V

Estupidamente com o VDamper ainda tenho menor Vcore em Load (1.336V) e o Orthos queixa-se :lol:

Por isso aconselho-te a experimentar com e sem VDamper para cada valor de Vcore que escolheres.
 
Mas tens um Vdroop pequeno...


Eu tenho um enorme mesmo... De 1.575 para 1.36... Acho que não é normal. lol
E não sei até que ponto pode ter implicações no overclock.
 
Isso pode depender tb da Bios....

Na minha PK5-E, so uso a 0602beta/ ou 0603 Bios.
Todas as mais recentes, nesse ponto são horriveis.

Neste momento, tenho 1.375Vcore na Bios, e 1.4 no Cpuiz:msmiley1::wah:

Claro que além do VDamper, tenho Pencil Trick feito....;)

Cumps,

P.S. - Tb estou a 3400Mhz embora com o C1E, salvo erro, activo.
Rock Solid!
 
Mas tens um Vdroop pequeno...


Eu tenho um enorme mesmo... De 1.575 para 1.36... Acho que não é normal. lol

Isso é porque um QCore consome mais (maior corrente) e o Vdroop é função da corrente (crescente com a corrente) total que atravessa o CPU.

E não sei até que ponto pode ter implicações no overclock.

O que interessa é o Vcore mínimo que é atingido (o Orthos SP2004 pelo menos a mim baixa-me mais que outros softwares - Folding, por exemplo -, logo se o Orthos não acusa erros ao fim de várias horas, 99% dos outros programas também não deverão produzir erros ;)).

Isto aplica-se tanto para default como em OC.

Se as grandes variações de Vcore danificam o CPU, especialmente quando são elevadas? Talvez, não sei...

Mas não conheço muitos CPUs em RMA :009:
 
Boas, tenho uma Asus P5K, ao fazer o Overclock ao Q6600, por exemplo a 3.4Ghz, para ficar estavel coloco na bios a 1.575v.

E tenho de colocar isso tudo porque existe um grande Vdroop.

No Cpuz 1.43, em Idle conta-me 1.46v, e quando corro o Prime95 fica 1.36v.


Ou seja: 1.575v = 1.36v


É normal eu ter um Vdroop tão grande mesmo? E tenho a opção do CPU Voltage Damper activada, que supostamente serve para retirar o Vdroop.
na minha ( P5K-E )o Damper tambem nao funciona, tenho um vdrop enorme...para ter 1.35v, tenho de meter mais de 1,45v na bios...
mas nem sempre foi assim, quando tinha a bios 0307 tava tudo normal.
recentemente actualizei para a 0906 para suportar os novos intel 45nm e deu nisto.

cumpz.
 
Bem encontrei este mod para a P5K.

vdimmqo0.jpg


vdroopri0.jpg



Alguém me explica +/- ai o mod? :p
 
Tambem estou com uma cena parecida.



Consigo correr todos os benchmarks que faço ( muitos :D) e jogos, mas não consigo estabilizar para o prime95. Já subi mais um pouco o vcore para 1.425 na bios, o que dá 1.400 em idle e 1.380 em full, mas fica muito quente e depois rebenta. acho que o cpu nao se dá com esta velocidade e nao quero subir mais a voltagem :S
 
Tambem estou com uma cena parecida.



Consigo correr todos os benchmarks que faço ( muitos :D) e jogos, mas não consigo estabilizar para o prime95. Já subi mais um pouco o vcore para 1.425 na bios, o que dá 1.400 em idle e 1.380 em full, mas fica muito quente e depois rebenta. acho que o cpu nao se dá com esta velocidade e nao quero subir mais a voltagem :S

Tenta meter em full a voltagem em 1.40
 
Alguém me explica +/- ai o mod? :p

É o que está lá escrito. VR - Variable resistor.

Basicamente metes uma resistência em paralelo com àquela à qual soldas o VR e diminuis a resistência do VR de forma a teres uma resistência equivalente menor que a original.

Alternativamente acho que podes passar lá um lápis HB e ir diminuindo a resistência de 10 em 10Ohm, por exemplo. Atenção, não garanto que estes 10Ohm sejam aconselháveis (não conheço nada do circuito, nem o valor da resistência).


A resistência de que falo é a referenciada por VDroop.
 
tb tenho esse prob com a minha p5k-e. com a bios original o vdroop n era mt elevado mas com a última bios tenho de meter mais 0.12v na bios, se calhar vou voltar a uma das bios mais antigas, se bem que acima de 1.6v (bios) o vdroop reduz de 0.12v para cerca de 0.02v o que significa temps elevadíssimas
 
passa lapis ha vontade na resistência k apontam para o vdroop mod k funciona bem

Boas, tive a falar sobre isso com o mascarilha.

Disse-me para passar 3 traços a ligar os dois pontos com um lápis. Devo fazer isso amanhã. Disse-me também para não passar em toda a resistência porque o lápis é condutor e posso lixar aquilo :p

Bem amanhã testo, vamos a ver se fica bom. Abraço
 
Bem fiz o Mod e correu bem.

Antigamente precisava de colocar 1.575v para ter 1.36v. Agora com o mod coloco na bios 1.375 para ter os 1.36. Tenho Vdroop mas muito pouco mesmo.

O problema é que com os 1.36 agora com o mod, o coretemp dá-me temperaturas mais altas, dantest inhas 59 graus no prime, e agora tenho 65 graus.

Mas pior que isso o computador reinicia-me quando chega aos 65 graus. Se aumentar o vcore faz o mesmo.

Se meter menos vcore a temperatura n sobe tanto mas o prime dá-me erros nos cores.


Existe alguma explicação logica para isso? Assim mais vale a pena tirar o mod :s
 
Como passaste o lápis?podes deixar uma foto?

Passei o lápis de uma ponta a outra. +/- 5 traços. resolveu o Vdroop.

mas já retirei o lápis... Voltei a ficar com o vdroop enorme, mas a 1.6v a temperatura continua mais alta do que estava e não estável a 3.4Ghz... Tenho algum problema. Vou ver se retiro o Cooler e ver se tá tudo direito, massa térmica e isso.

Acho que um zalman 9700 tem de arrefecer bem melhor que isso.
 
Por aqui a minha PK5-E, funciona na perfeição, sem descidas.

Aconselho a malta a meter as seguintes Bios:

0504
0602beta
0603

Todas as outras tem Vdrop elevado, nomeadamente as mais recentes...

Algumas fotos.....









 
boas.
ando aqui com uns probs tambem com um P5K-E e o respectivo Vdrop.
ando a tentar regredir com a mal amada bios e nao tou a conseguir, da-me sempre o erro de bios too old.
alguem que ja tenha feito o downgrade á bios é favor de ajudar aqui o Rusty.

ps: tentei em msdos
tentei com az flasher na bios
tentei com o asus update em windows e nada.

cumpz.
 
Back
Topo