ASP ou PHP

Fork

What is folding?
Boas,

Eu tenho de fazer um site com uma base de dados para uma cadeira da universidade.
Em principio tenho de usar o Oracle (ainda tenho de falar com o prof).

Gostaria de saber se devo usar PHP ou ASP, JavaScript ou outra linguagem que a substitua.

Tenho conhecimentos basicos de HTML e XHTML, pouco de CSS, nada sei de PHP ou ASP ou JavaScript.

Já agora que tutorias de ASP, PHP, SQL (a linguagem mesmo) e JavaScript recomendam? Uma coisa mesmo básica mesmo visto que sou um newb nisto.
 
se vais trabalhar com uma base de dados tens que usar uma linguagem do lado do servidor(PHP ou ASP), aconselho-te a usar php, pois e mais facil e é uma das linguagens com mais documentacao na net.
os tutoriais de ambas as linguagens podes encontra-los aqui www.w3schools.com, nesse site tambem encontras um tutorial de SQL.
espero ter ajudado. :p
 
Última edição:
Sim ajudas-te, mas não ha uns tutoriais sem ser online? É que no apartamento onde more quando estou em braga não tenho net. Logo gostava de ter uns PDFs para ir brincando em casa.
 
O PHP and MySQL Bible é mesmo muito bom! Aconselho vivamente!

Quanto a linguagem, prefiro o PHP (sintaxe C/Perl-like) ao ASP (sintaxe VB-like). Até porque é totalmente gratuito, e facilmente arranjas alojamentos grátis que te ofereçam PHP. Já ASP não é bem assim.


Eu ia para o PHP :)

edit - ah! E JavaScript não te ajuda quanto à base de dados - só se usares AJAX; HTML tens de saber, obviamente, e CSS dá muito jeito ;)
 
Última edição:
É possível fazer download da documentação oficial do PHP.

Quanto À escolha entre PHP e ASP, escolho também PHP.
Exacto! OMG, esqueci-me da documentação oficial :x

Enquanto que eBooks primam por ter explicações mais pormenorizadas com exemplos e muito "blá blá blá", é sempre bom teres a documentação oficial ao lado, para caso surjam dúvidas sobre o uso de uma determinada função que pode (ou não) constar do livro. É mais sucinto, e já me ajudou muitas vezes.

edit - sim, PHP > ASP/ASP.NET. Mesmo em termos de sintaxe e linguagem, passando pela facilidade com que se acede a uma BD via PHP. (opinião pessoal!)
 
Não, estou a falar deste => http://www.amazon.com/PHP5-MySQL-Bi...4044958?ie=UTF8&s=books&qid=1191630089&sr=8-1

(PHP5 and MySQL Bible. Assim é que é :) )

Por acaso foi com este livro que comecei no PHP, e está muito bom (não é à toa que é a bíblia:)).

No entanto andei a vasculhar na net e encontrei na fca (http://www.fca.pt/) -> Programação -> PHP5. Pelo conteúdo que está no site parece ser também muito bom, tem vários exemplos desde de sistema de login, passar para PDF com PHP, aplicações WAP, webservices, tudo exemplos com aplicações práticas. Fala não só do mySQL como do SQLite. Aborda as sessões, cookies, tabalhar com ficheiros, OOP, XML, etc, etc. Para além, claro, do normal para este tipo de livros, os princípios da linguagem à qual se destina. E com a vantagem de ser em português.

Será que há aqui alguém que tenha lido este livro, se sim qual a opinião?
 
PHP é grátis + montes de recursos + alojamento mais fácil com menos custos, fácil de aprender

Concordo contigo... mas o problema aparece quando ele vai procurar emprego e lhe dizem: PHP?!?!? Nós aqui trabalhamos com ASP.NET da M$, portanto, o melhor mesmo é aprender as 2 linguagens, começando, na minha opinião, pelo PHP, pelas razóes que indicas, + fácil, + recursos, + alojamentos (principalmente grátis:)).
 
Sabendo programar BEM em PHP, a transição para ASP não é muito agressiva. Vai necessitar de uma adaptação, é claro, mas vai conseguir criar conteúdos na mesma. O mesmo se aplica no sentido contrário.

ASP tem a fama de ter mais entraves no acesso às BDs, talvez começando por PHP e mudando para ASP sinta mais dificuldades do que no contrário, no entanto vai sempre necessitar de uma adaptação.

Começar a aprender as duas só porque pode encontrar a outra no emprego que procurar é um bocado despropositado, pois não vai aprender nem uma nem a outra em condições! A minha recomendação passa mesmo por escolher uma e aplicar-se na mesma.
 
quem não pescar nada do assunto, pela conversa nesta thread, pensa logo que a pessoa tem de pagar para programar em ASP. Que eu saiba programar em ASP ou PHP é gratuito. Podiam era referir que o alojamento de suporte para essas linguagens é que pode ter diferença de custos, agora mandar a papaia de que php é grátis, deixa no ar a idéia (completamente errada)que o ASP é a pagar.

Quer uma, quer outra fazem o serviço, mas para o queres PHP serve bem, além de que é trendy.

Boa sorte para o teu projecto! ;)
 
deixa no ar a idéia (completamente errada)que o ASP é a pagar.

Tens de pagar a licença, ASP é da MicroSoft. Se queres ter as coisas legais, terás de pagar por isso, e normalmente pagas isso tudo junto no alojamento.

Portanto sim, para teres um site em ASP tens de pagar, em PHP isso não é necessariamente verdade.

Para programar apenas, claro que não, para que lhe vale estar a programar se não vai poder colocar online? Trabalhar para aquecer?
 
Tens de pagar a licença, ASP é da MicroSoft. Se queres ter as coisas legais, terás de pagar por isso, e normalmente pagas isso tudo junto no alojamento.

Portanto sim, para teres um site em ASP tens de pagar, em PHP isso não é necessariamente verdade.

Para programar apenas, claro que não, para que lhe vale estar a programar se não vai poder colocar online? Trabalhar para aquecer?

Ele referiu que é um projecto meramente académico, logo o ASP é tão viável quanto o PHP, afinal de contas se ele fala numa BD em Oracle, certamente que não está a pensar em colocá-lo online...
 
Por acaso foi com este livro que comecei no PHP, e está muito bom (não é à toa que é a bíblia:)).

No entanto andei a vasculhar na net e encontrei na fca (http://www.fca.pt/) -> Programação -> PHP5. Pelo conteúdo que está no site parece ser também muito bom, tem vários exemplos desde de sistema de login, passar para PDF com PHP, aplicações WAP, webservices, tudo exemplos com aplicações práticas. Fala não só do mySQL como do SQLite. Aborda as sessões, cookies, tabalhar com ficheiros, OOP, XML, etc, etc. Para além, claro, do normal para este tipo de livros, os princípios da linguagem à qual se destina. E com a vantagem de ser em português.

Será que há aqui alguém que tenha lido este livro, se sim qual a opinião?

Eu tenho e recomendo. Pena é que tal como todos os livros técnicos em Portugal custa uma fortuna (quase 40 euros).
 
Back
Topo