Arch Linux [Dúvidas]

Bem... eu agora meti na cabeça que quero usar Arch, e enquanto não der o "click" e tiver um derrame cerebral, hei-de meter isto a funcionar.

Já estou bastante satisfeito porque o ultimo kernel do arch já tras um fix que corrige um problema dos portateis asus/sony que fazia com que os governors não governassem nada LOL e que o processador e a ventoinha tivessem demasiado activos quando ligados à corrente AC, por bateria funcionava tudo normalmente.


O único e grande problema que tenho agora é o raio da nvidia. Não estou a gostar nada deste problema porque nos forums ninguem se queixa do mesmo... e até mesmo no google não aparece nada de directamente interessante.

O proximo passo é meter isto com aceleracao grafica para poder ver videos em modos e começar a pensar no beryl :D

Ahh..também ainda não consegui meter o gnome-network-manager... :(
 
Muito provavelmente sim, mesmo que envolva compilar o codigo fonte...


Alguém que use que diga muito resumidamente como funciona o AUR e como podemos usar?
Eu já andei pela página do arch, já tive a ler a "teoria"... aparentemente a AUR é mantida apenas por users, etc... mas fiquei com muitas duvidas no ar, nomeadamente... como usar esses tais "repositorios" para instalar o que quero.
Alguem que não se importe de escrever um paragrafo sobre isso... eu sei k tenho sempre o google... mas buahh já passa da meia noite xD
 
e há mts mais... em /etc/pacman.d/<repo> (acho q é isso) está tudo dividido por continentes e paises e tens no minimo mais um! eu pus esses pq acho q sao os com menor ping (com o ratemirrors ou la como se chama aquele comando que vai ser incorporado no pacman3)

E repos para 64 bits portugueses conheces?

ja agora uma source list ou mirrors porreira (baseada nos repos oficiais e com portugueses)?
 
Última edição:
Ok, o problema da nvidia parece resolvido.
Precisei de fazer um depmod -a... :) nada que os forums do arch não resolvessem, ne? :D
 
o meu pc nao e 64 bits logo n sei, mas todos os mirrors com arch devem ter, digo eu.
pa eu usava o cesium.di.uminho.pt/pub e o darkstar.ist.utl.pt mas ha outros! (pelo menos mais um)
 
Já resolvi o problema dos repositórios, o archlinux já traz !! Até nisso é fantástico, traz 3 repositórios para portugal incluindo também versão 64bits.

Instalei o arch neste fds, saquei o base install e em 10 minutos ou assim, estava instalado, a instalação é simples não tem nada que saber, o único mais difícil é no final configurar uns ficheiros, mas com a ajuda do wiki não é nada de especial.

Até agora tenho usado e tenho adorado, simples e rápido, slackware like...
 
o arch e baseado no crux e no slack... pa, se nao queres complicar recomendote a veres o meu guia de instalacao, tens la cenas que ajudam imenso, sobretudo no que toca a configuracao dos ficheiros! http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php?topic=10978.0
nao e que eu seja algum geek mas ja instalei o arch mais q um par de vezes :p
ja agora podias por o arch no mysystem (se tencionares deixalo instalado) para fazer alguma publicidade :p
 
Para exemplo de como utilizar os mirrors portugueses da melhor maneira, é favor ler para trás (se não der muito incómodo), na página anterior, resposta nº 111 ... Porque é que raio continuam a fazer as mesmas perguntas over and over again quando já foram respondidas, e estáo inclusivamente na mesma página?
 
Estou com um problema no Arch. Instalei pela VMWare e depois de muito configurar puz tudo a dar com o Xfce4. Tenho acesso a net, (instalei a vesão Base 100Mb) mas ao fazer

pacman -Sy opera

Não dá, diz "cannot resolve dependencies for "qt" ... no firefox diz que não encontra na base de dados :S Alguem em pode ajudar ?
 
Estou com um problema no Arch. Instalei pela VMWare e depois de muito configurar puz tudo a dar com o Xfce4. Tenho acesso a net, (instalei a vesão Base 100Mb) mas ao fazer

pacman -Sy opera

Não dá, diz "cannot resolve dependencies for "qt" ... no firefox diz que não encontra na base de dados :S Alguem em pode ajudar ?

Mas consegues aceder à net, com o browser?
 
ruimoura, eu não tenho browser, e por isso é que quero instalar um ...

Fiz o download da versão BASE do Arch (100Mb) e instalei só o xfce4. Agora queria instalar um browser mas não deixa, quer o firefox, fiz download e passei para o arch por pen, e sá sempre qualquer tipo de dependencies ... ou "qt" ou "mesa"
 
ruimoura, eu não tenho browser, e por isso é que quero instalar um ...

Fiz o download da versão BASE do Arch (100Mb) e instalei só o xfce4. Agora queria instalar um browser mas não deixa, quer o firefox, fiz download e passei para o arch por pen, e sá sempre qualquer tipo de dependencies ... ou "qt" ou "mesa"

Mas tu disses-te que tinhas net. Como é que sabes que tens net? Secalhar não tens ... Para as dependências só com net ... Como é que tens o teu /etc/rc.conf?
 
Nao precisa de ter browser para fazer um ping e descobrir que tem net. Será que ele ta a usar o comunity?

Só referi o browser pq era mais simples ... Mas um ifconfig já dá para saber se tem net ou não.

É que os errso descritos também os tive, no início, mas ainda não tinha feito o setup da net (tenho que meter os namservers à mão, que o meu router não os passa para linux).
 
Só referi o browser pq era mais simples ... Mas um ifconfig já dá para saber se tem net ou não.

É que os errso descritos também os tive, no início, mas ainda não tinha feito o setup da net (tenho que meter os namservers à mão, que o meu router não os passa para linux).

O mais certo é ter o rc.conf mal configurado e não ter net, ou então não ter os mirrors bem configurados e activos.

Quanto ao ifconfig eu posso ter uma placa up e com ip e não ter net, o ping a um site é mesmo o melhor
 
mirrors so se o gajo for suficientemente estupido para tirar os ficheiros com todos os mirrors do arch do pacman.conf :P ninguem faz isso.. normalmente só se os poe no fim :)
 
Back
Topo