Peço desculpa pelo double-post mas tenho boas atualizações relativamente ao problema anterior e pode ser útil a alguém, apesar de já ter percebido que este serviço tem poucos utilizadores aqui no fórum.
Pouco depois de ter feito a publicação, voltei a ser contactado por outra técnica especializada para voltar a tentar. De uma forma resumida, quando acontece este bloqueio na ativação do Smart Number parece que o procedimento tem de ser o seguinte:
- Do lado da NOS tem de ser feito uma espécie de "reset" ao processo, visto que a tal falha de comunicação não deixa fazer mais nada, nem sequer cancelar;
- É importante reiniciar o telemóvel de forma a que na aplicação Watch volte ao estado inicial, para poder configurar novamente de início o serviço (quando o primeiro técnico me contactou nem nos ocorreu fazer isso e nem era possível no momento);
- Voltar a efetuar o processo de ativação normalmente e aguardar, no final dá para perceber pela aplicação que foi concluída com sucesso e é enviada uma mensagem a confirmar.
Nota: coincidência ou não, enquanto aguardava pela ativação na aplicação, liguei o Watch ao Wi-Fi de casa (tinha-o apenas ligado por Bluetooth ao telemóvel) e foi nesse momento que avançou para o estado seguinte. Não sei se isto fez efetivamente diferença (melhor comunicação com o servidor por parte do relógio ou assim) mas nunca é demais tentar.
Concluindo, acho que acabei por ter "sorte" em ter conseguido resolver isto em duas semanas, quando outras pessoas têm esperado bem mais tempo do que eu. Não deixa de ser incrível como ao fim de um ano este problema ainda acontece (não tenho a certeza se está apenas do lado da operadora ou se também dos servidores da Apple, visto que lá fora noutras operadoras isto também acontece depois de ter pesquisado um pouco).
No mínimo, já devia haver uma solução no primeiro contacto com o apoio ao cliente e não ter de se aguardar vários dias por técnicos mais especializados. Deixo o meu especial agradecimento a estes últimos que foram bastante atenciosos e prestáveis, mostrando que percebiam mesmo do assunto e resolveram o problema.