Processador AMD Zen 5 (zen5, zen5c e zen5 3d)

Top top!! venham eles que quero substituir o meu "velhinho" 5700G para o ano e fazer uma build itx :D
Confesso que este ano quero montar um PC e estou muito virado para os iGPU... Já esquacionei o 5600G(para aproveitar a plataforma AM4 ser mais barata) ou os 8600G... Mas ao ver estas novas já estou tentado equacionar esperar para ver.
 
Última edição:
Top top!! venham eles que quero substituir o meu "velhinho" 5700G para o ano e fazer uma build itx :D
Mas queres algo para jogar e tal mais a sério? porque ai eu esperava pelo Strix Halo caso apareça em boards ITX, claro que isso deve vir soldado.

Claro que este APU deve rodar muita coisa leve decentemente, tal como o 8700G é jeitoso, mas muito longe de usar uma placa dedicada.
Pois, a AMD continua capando a L3 cache nos APUs, imagino para não os tornar mais rapidos que os non-APU e poupar algum die space.

Os 24MB ali é enganador, porque trata-se de 2 CCX com, 16 + 8MB L3. Era bom era 24MB unificado...
 
Supostamente "leak" de documentação oficial

25183022-c6ab8d03e3d0a68dec1f190.jpeg


A acreditar nisto, o Strix Halo terá como maior diferença para o Strix Point, uma espécie de Infinity Cache, designado MALL Cache, e o suporte de memória.

Além disso também se fala se que o Halo poderá passar os 70w.


https://videocardz.com/newz/amd-ryz...a3-5-cus-lp5x-8000-memory-and-32mb-mall-cache
 
Mas queres algo para jogar e tal mais a sério? porque ai eu esperava pelo Strix Halo caso apareça em boards ITX, claro que isso deve vir soldado.

Claro que este APU deve rodar muita coisa leve decentemente, tal como o 8700G é jeitoso, mas muito longe de usar uma placa dedicada.

Jogar não jogo, isso ficou no passado mas gosto de ter algum poder gráfico para vídeo etc sem ter que ter uma dedicada porque quero ir "mini" no tamanho tipo Apple Mac studio. Vale a pena esperar pelo Strix? aquelas 40CU RDNA 3.5 + 256bit LPDDR5X para alimentar mais de 300GBps de BW parece-me dar uma boa performance...
 
Jogar não jogo, isso ficou no passado mas gosto de ter algum poder gráfico para vídeo etc sem ter que ter uma dedicada porque quero ir "mini" no tamanho tipo Apple Mac studio. Vale a pena esperar pelo Strix? aquelas 40CU RDNA 3.5 + 256bit LPDDR5X para alimentar mais de 300GBps de BW parece-me dar uma boa performance...
Se não joga, então o Strix Point chega perfeitamente.

A não ser que precise dos cores extras e capacidade de AI.
 
Supostamente "leak" de documentação oficial

25183022-c6ab8d03e3d0a68dec1f190.jpeg


A acreditar nisto, o Strix Halo terá como maior diferença para o Strix Point, uma espécie de Infinity Cache, designado MALL Cache, e o suporte de memória.

Além disso também se fala se que o Halo poderá passar os 70w.


https://videocardz.com/newz/amd-ryz...a3-5-cus-lp5x-8000-memory-and-32mb-mall-cache
Acho que há maiores diferenças que essa. O iGPU tem mais do dobro de CUs. O Halo parece que usará chiplets e o Point será monolitico. O Halo tem um bus 256 bit e sou capaz de apostar que o Point se fica pelos comuns 128 bit (E suporte para DDR5, além de LPDDR5X). O Halo parece ter 32 MB L3 por CCD (64 MB com 2 CCDs/Chiplets) e o Point fica-se pelos 24 MB no total.

O Point é quase garantido que irá ter uma versão Socket AM5 Desktop. O Halo duvido.
 
Última edição:
O Halo pelos vistos usar os mesmos CPU chiplets dos desktops.

Para desktop até pode aparecer, mas com 128 bits vai ficar capado. Mas pode ser uma opção para "reciclar dies", aka aparece mas com por exemplo apenas 16-20EUs ativos single CCD 6/8 cores.
 
Podem sempre voltar a lançar o STX normal, para desktop, apenas com o socket FP8, ou seja no formato BGA - boards com "APU soldado".

@Nemesis11 estava a referir-me apenas "às novidades" deste leak, face aos anteriores. Era sabido de leaks anteriores, acho eu, que o Halo teria um iGPU maior, mas realmente queria dizer controlador de memória e não suporte, sobre a organização das caches de memória não me recordo.

Falta saber ao certo que será e como funcionará a tal Mall Cache.
 
Podem sempre voltar a lançar o STX normal, para desktop, apenas com o socket FP8, ou seja no formato BGA - boards com "APU soldado".

@Nemesis11 estava a referir-me apenas "às novidades" deste leak, face aos anteriores. Era sabido de leaks anteriores, acho eu, que o Halo teria um iGPU maior, mas realmente queria dizer controlador de memória e não suporte, sobre a organização das caches de memória não me recordo.

Falta saber ao certo que será e como funcionará a tal Mall Cache.

E o preço do SoC/plataforma. O dado mais importante de todos.
 
Back
Topo