Processador AMD Zen 5 (zen5, zen5c e zen5 3d)

Eu pensei nisso @Nemesis, se a memória vier no package, nada impede de vir em socket, mas obviamente não seria AM5... Mas é quase 99% certo que só vai existir soldados, tal como os cpus mobile são desde uns anos para ca...

Podes imaginar que é algo que deve ser similar ao M1/M2 pro:

M1-vs-M2-LB-decapped.jpg


A diferença que será 3 dies (2x CCD + 1 GIOD)
Isso não vai comer o mercado de GPU dedicados. Isso tem 40 EUs, que aliado aos clocks baixos, deverá ter performance de uma Radeon 7600.
Ou seja quanto muito mata este segmento, mas atenção que o desktop vai continuar a precisar delas. É demasiado caro trazer um Mega APU destes pro desktop, porque ou implica soldar ou socket diferente do AM5*

* Até poderia existir um AM5 com memória no package, mas é non-sense e imagine alguem sem conhecimento montar isso + DDR5 externa.
* Mesmo sem ram no package, teria que ter um socket com mais pinos e maior para colocar 4 slots DDR5 para os 256 bits = custo para mercado de nicho.
 
A fonte é o canal de YouTube RGT que é uma bela porcaria de canal de bola de cristal a inventar coisas constantemente. Ignorem essas "notícias" e rumores
 
Alegadamente, cpu-z e hwinfo de um ES do Strix Point:
IAr388h.jpg


f4WyO0V.jpg


https://videocardz.com/newz/hybrid-...apu-seemingly-confirmed-by-leaked-screenshots

4 Zen5 + 8 Zen5c.

Possíveis diferenças para o Zen4:
  • L1 Data passa de 32 para 48 KB.
  • Os Zen5c agrupados em quadrantes de 4 Cores, que partilham 1 MB L2 pelos 4 Cores, enquando o Zen5 tem 1 MB de L2 por Core. Neste cenário, o IPC em multithreading do Zen5c vai sofrer bastante mais que o Zen4c, o que é estranho porque um dos mercados principais do Zen5c deve ser Servidores. 1 MB de L2 para 4 Cores também me parece demasiado pequeno.
  • 4 nm.
 
Última edição:
pode ser erro de leitura, então o zen4c tem 1MB L2 por core e agora este regressa para 256k?
É possível que seja erro de leitura. Por exemplo a L3 também não tem o mesmo valor nos 2 programas.
No entanto, se aquele 1 MB de L2 estiver a ser partilhado por 4 Zen5c, imagino que a quantidade alocada a cada Core seja dinâmica. Penso que também é assim que funcionam os E-Cores da Intel. Mesmo sendo dinâmico, 1 MB parece ser bastante pouco.
 
@Lima08 É bom relembrar que DDR5 cada "canal" é de 32 bits, logo "quad-channel"= 128 bits. Cada stick DDR5 é tecnicamente dual channel :D

Ali aparece GDDR6 que é deve ser erro de leitura, porque a não que seja um chip para uma consola (o que é pouco provável, por ter apenas 16 CU), ninguém vai lançar APUSs com GDDR6 que é bem mais cara, não sei é tecnicamente possível ir alem de 16/32GB e tem latencias maiores (logo, pior pro CPU).

Com memória de 256 bits é o tal rumor do mega APU de 3 dies e 40 CUs. Este ai vai ser o monolítico para eficiencia.
 
Última edição:
Quad channel ? Uiii isso para igpu promete
@Lima08 É bom relembrar que DDR5 cada "canal" é de 32 bits, logo "quad-channel"= 128 bits. Cada stick DDR5 é tecnicamente dual channel :D
Aquele ES está a usar LPDDR5 que é diferente de DDR5. :)
2wDIseG.png


O Width de LPDDR5 e LPDDR5X é 16 bits e o Width de cada geração de LPDDR tem variado. Em LPDDR4 era 2x16 (32) e em LPDDR3 era 32.
JVTY3nh.png

https://www.anandtech.com/show/17058/samsung-announces-lpddr5x-at-85gbps

ggh0efl.png


Conclusão, Quad Channel em LPDDR5 tem a mesma largura total que 1 DIMM DDR5. 64 bits. :)

Com DDR, GDDR, LPDDR, HBM, etc, estas aplicações de Hardware e os sites, além do numero de canais, deviam apresentar a largura total do bus, como é normalmente usado em GPUs dedicados. Em GPUs dedicados, ninguém apresenta o numero de canais.
Os nomes da memória RAM até podem ser semelhantes, mas as características são completamente diferentes.
Ali aparece GDDR6 que é deve ser erro de leitura, porque a não que seja um chip para uma consola (o que é pouco provável, por ter apenas 16 CU), ninguém vai lançar APUSs com GDDR6 que é bem mais cara, não sei é tecnicamente possível ir alem de 16/32GB e tem latencias maiores (logo, pior pro CPU).
Sim, é erro de leitura.
 
Última edição:
No meu caso, uma vez que tenho um 5950X e um 5700x, vou esperar. Em trocando troco o 5700X e passa o 5950X para a máquina secundária.

Isto é das tais coisas, para quem precisa mesmo, não compensa esperar. Mas no meu caso aguento bem saltar os zen4
 
Isto é esperado ser lançado no início de 2024, certo? Lá para Março/Abril?
Oficialmente, a AMD só diz "2024". Se te estás a referir aos Ryzen Desktop, não oficialmente, alegadamente será algures na 1ª metade de 2024.

Depois depende das prioridades da AMD. O Epyc costuma ser o primeiro a estar disponível, mesmo antes de ser lançado oficialmente. Em relação ao resto, é de notar que os primeiros leaks com informação e versões ES, não são da versão CPU com Chiplets, mas sim das 2 versões APU. :)
Não quer dizer que não existam ES da versão CPU com Chiplets ou que vão ser lançados depois dos APUs, mas pode indicar que os APUs têm prioridade nesta geração. :)

Slide da ultima vez que a AMD falou em datas:
MS85TdZ.jpg
 
Algo fora do comum. Um teaser de um Tablet da Minisforum, com um APU AMD Ryzen.
A parte interessante para esta thread é falarem num anuncio na CES, logo no inicio de Janeiro e disponibilidade do produto em Q1 2024, ao mesmo tempo dizendo que vai usar futuros APUs Ryzen.
Faz-me pensar que os APUs Zen5 vão sair primeiro ou ao mesmo tempos que os CPUs com Chiplets.
0xb9mJh.jpg


g0ZQPpr.png


wNAP89Q.png


dUfa3pi.png


And now MINISFORUM has revealed plans to launch something with more horsepower. The company’s next tablet is coming in 2024, and it’s expected to be powered by a 28-watt AMD Ryzen processor.
Like the tablet MINISFORUM briefly offered earlier this year, the new model is expected to be a 2-in-1 device with support for a detachable keyboard and a pressure-sensitive pen for writing or drawing.
In an email, a MINISFORUM representative tells me the upcoming tablet will be have a large 14 inch, 2560 x 1600 pixel LCD display with a 165 Hz refresh rate and support for a pressure-sensitive stylus using Microsoft Pen Protocol 2.0.

The company says it’s also investigating the possibility of adding support for DisplayPort input, allowing you to use the tablet like a portable display for a laptop, smartphone, or other devices.
Minisforum did state that the tablet will be using the next-gen AMD Ryzen APUs & will be available in Q1 2024. We know that AMD currently offers Phoenix APUs under the Ryzen 7040 series but the company will also be introducing next-gen chips under the Ryzen 8000 "Strix" family in the coming year along with refreshing its existing Phoenix portfolio.
We can't wait to see the final tablet and its specifications and more details should be expected around CES 2024.
https://liliputing.com/mini-pc-maker-minisforum-plans-to-launch-an-amd-powered-tablet-in-2024/
https://wccftech.com/minisforum-teases-high-performance-ai-windows-tablet-next-gen-amd-ryzen-apus/
 
Eu ca montei um 5600G pro mini PC pros meus pais e deve ir de boa até 2030 ou quase...

Até o 2200G atendia bem, mas já começava a ficar datado.
 
Eu ca montei um 5600G pro mini PC pros meus pais e deve ir de boa até 2030 ou quase...

Até o 2200G atendia bem, mas já começava a ficar datado.
O meu objectivo é em 2025 montar um mini pc numa caixa pequena, tipo mac studio pouco maior, com 64gb ram, 2tb disco, apu potente, super silencioso, rato e teclado wireless, tudo super simples com o mínimo de cabos possível etc
 
Back
Topo