AMD is working on inverse-HT

Zarolho disse:
Estás enganado, O consórcio do interface Hyper Transport é open-source, a Intel não teria de pagar royaties a ninguém...

Antes do Mascarilha ter dado inicio a este tópico «AMD is working on inverse-HT» já eu sabia desta noticia que circulava há algumas horas pela net, no mesmo dia surgiram rumores sobre Intel estar a planear introduzir o mesmo genero de tecnologia na 2ª geração do Conroe, 2007 1Q/2Q, dai surgiram logo rumores sobre adesão da Intel ao consórcio interface HTT e sobre a sua formação.

Não, a versão que é opensource não é a mesma que é usada nos A64 ("Coherent HTT"):

AMD uses HyperTransport with a proprietary cache coherency extension of HyperTransport as part of their Direct Connect Architecture in their Opteron and Athlon64 line of processors.

Ou seja, a Intel pode usá-lo como a Nvidia (também uma das fundadoras do consórcio) faz, para ligar o controlador de memória na motherboard à southbridge e/ou ao controlador de memória na CPU, mas para ligar CPU's com outras CPU's via NUMA (como os A64, que possuem o controlador on-die), então já é proprietário da AMD, e licenciado já a empresas como a Newisys, que fabricam servidores de alto desempenho.

A Nvidia usa o HTT desde a Nforce 1, para ligar a northbridge à southbridge do chipset.
 
blastarr disse:
Ou seja, a Intel pode usá-lo como a Nvidia (também uma das fundadoras do consórcio) faz, para ligar o controlador de memória na motherboard à southbridge e/ou ao controlador de memória na CPU, mas para ligar CPU's com outras CPU's via NUMA (como os A64, que possuem o controlador on-die), então já é proprietário da AMD, e licenciado já a empresas como a Newisys, que fabricam servidores de alto desempenho.
Não foi isso que eu li, mas como não tenho a certeza não afirmo...
 
Última edição:
Exactamente como o blastarr diz. O Nvidia usa o HyperTransport desde o nForce1, assim como a VIA usou um interface que era idêntico que era o VLink... a SiS também tinha um (era o que teóricamente tinha melhor performance) mas de momento não me lembro do nome daquilo.

Estamos a falar apenas da comunicação entre NB e SB.

Se bem que em termos de performance não se ganhava nada com isso, mesmo subindo a velocidade do interface.
 
Última edição:
Crusher disse:
Exactamente como o blastarr diz. O Nvidia usa o HyperTransport desde o nForce1, assim como a VIA usou um interface que era idêntico que era o VLink... a SiS também tinha um (era o que teóricamente tinha melhor performance) mas de momento não me lembro do nome daquilo.

mutiol, se não me engano :D
 
JAFoNEXUS disse:
mutiol, se não me engano :D
That's right, MultIOL (Multiple Input-Output Link).
Eu tive uma dessas boards da SiS com o mesmo.


Atenção que o V-link da VIA, e o MultIOL da SiS usam tecnologia semelhante, mas o protocolo em si não é Hypertransport (segmentos de 32bit, glueless, etc).
São muito mais simplistas do que o verdadeiro HTT na sua concepção original, e só serviam basicamente para ligar a northbridge à southbridge.

Actualmente usa-se uma ou duas lanes PCI-Express em Intel e/ou AMD, ou HTT só em certas AMD (single chip chipsets).
 
AMD Secret Weapon - AM2 Reverse HT

THE LAUNCH OF Intel Conroe is scheduled to go on July 23rd, when partners will start rolling out the new products. The NDA for reviews is scheduled to expire around July 28th.

However, AMD has a counter-attack weapon hidden in its Socket AM2 infrastructure.

It seems that all AM2 CPUs were outfitted with a support for Reverse-HyperThreading, an architectural change which enables software to think that it is working on a single-core alone. By combining two cores, the company has been able to produce the six IPC "core" that will go head to head against four IPC "core" from Conroe/Merom/WoodCrest combo.

It seems that in certain cases, even an old AMD Athlon 64 3800+ can wipe the floor with Core 2 Duo E6300 CPU.

As we all know - the results from E6700 and X6800 against FX-62 will be nice, but the real fight with AMD is the one for the Conroe with 2MB of L2 cache. The system memory avoidance technology is working flawlessly on a 4MB cache model, but the case is reversed in the two Meg cache variant, especially in cache-hit sensitive apps, such as games.

In single-treaded apps, Core 2 Duo is expected to struggle against Reverse HyperThreading CPUs, which work at higher clock frequencies and produce higher instruction per clock ratios (IPC).

AMDs Reverse-HT is a dynamic technology, and with Microsoft's Windows update and a new processor driver, the driver will copy the graphics drivers of today's 3D accelerators. The driver will detect the app, see if it is multithreaded or not and turn the ReverseHT on, or leave it off.

Fonte

Fiquem Bem.

Edit: esqueci-me da fonte :P
 
Última edição:
Estou mesmo interessado em ver desenvolvimentos disto :)
Será mesmo que o 3800+ vai dar luta ou mesmo bater um E6300 8o
Se assim fôr, temos concorrência aguerrida de preços e somos nós quem ganha }>
 
}> Bom era ser feito tb para os sk939 dual-core visto que é apenas parte software.

Mas bom, pelo que parece 1 dualcore de 2ghz cada vai funcionar como apenas 1 de 4ghz:-D , vamos esperar para ver o que vai sair dali, o que mais gosto da AMD é que reserva tudo para o fim
 
se ali diz 3800+ é para 939 tb axo eu...

n sei se sera MESMO bluff.. ja começava a axar estranho a AMD estar mt parada e mt calada...


cumps
 
seriam excelentes noticias... acho que a AMD não costuma fazer mt bluff.. mas a verdade é que se eles tivessem isto pronto, acham mesmo que iam lançar o 4x4?
 
Parece-me que não passa de um rumor. Porquê? Teóricamente é possível fazer o reverse-HT mas é uma coisa complexa. A AMD desenvolve esta tecnologia há mais de 10 anos e depende muito de uma sinergia entre hardware e software (leia-se compiladores, optimizadores, etc). O reverse-HT vem do tempo da equipa que desenvolvia os Alphas. Na altura estes CPU's eram os mais avançados e a equipa que o desenvolvia deparou-se com a inevitibilidade de se passar para o multi-core. Há 10 anos, a computação paralela estava ainda menos desenvolvida que hoje e por isso nasceu a ideia de se aproveitar vários cores para execução série. O grande problema é que entre cores a latência é enorme e largura de banda é muito reduzida comparada com os tempos de execução típicos de branchs/loops que bulem internamente num core. Por outro lado é necessário fazer alterações ao Kernel para que isto funcione e creio que a coisa ainda está atrasada. Na Microsoft não sei porque há um secretismo à volta de tudo o que se relacione com o kernel.

Mas a AMD pode perfeitamente surpreender. Tem as bases para isso mas não sei se os testes em laboratório revelaram que se ganha alguma coisa de jeito. A Intel, neste momento, nunca poderia apresentar uma solução deste tipo. A surgir, só na AMD.
 
Última edição:
_zZz_ disse:
seriam excelentes noticias... acho que a AMD não costuma fazer mt bluff.. mas a verdade é que se eles tivessem isto pronto, acham mesmo que iam lançar o 4x4?

Nos 4x4 é que o inverse tinha piada...já tou a imaginar...a64 a 12ghz! :x2:
 
The corresponding functionality has already been built into dual-core Athlon 64 X2 processors for Socket AM2 form-factor, the sources claim. To activate it customers will “only need to update the processor driver and the mainboard BIOS,” they say. Microsoft Corp. will reportedly even release a corresponding patch for the operating systems that will allow recognizing two cores of the Athlon 64 X2 as a single one.
http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20060622143710.html

Isto a confirmar-se seriam optimas noticias. Bastara fazer um update á bios e aos drivers do CPU.
A Microsoft tb ja ta a trabalhar num patch para o XP para o reconhecimo de 2cores A64 como 1 só.

Espero por mais noticias e resultados!!
 
Back
Topo