AMD and ATI to ask shareholders for merger approval

Status
Fechado a novas mensagens.
a ATI não tem exclusividade de todo..

apesar do estreitar de relações, o mercado AMD irá continuar aberto.. e a Nvidia não irá juntar-se á Intel...

a intel já tem divisão gráfica a trabalhar neste assunto da integração de gpu's nos cpu's..

mas por otro lado ?? o futuro da Nvidia será o quê ?? produção de chipsets apenas ?? tal como a Sis ?? Outras alianças ??
 
Kursk_crash disse:
a ATI não tem exclusividade de todo..

apesar do estreitar de relações, o mercado AMD irá continuar aberto.. e a Nvidia não irá juntar-se á Intel...

Pois, também me parecia.

Kursk_crash disse:
a intel já tem divisão gráfica a trabalhar neste assunto da integração de gpu's nos cpu's..

mas por otro lado ?? o futuro da Nvidia será o quê ?? produção de chipsets apenas ?? tal como a Sis ?? Outras alianças ??

Depende de como isto evoluír. Se virmos o que aconteceu com a SIS com a evolução do mercado, não é de excluír que possa acontecer o mesmo com a nVídia. Afinal a SIS também foi grande a certa altura.
Temos que aguardar e ver, mas em relação à entrada no mercado dos processadores, acho uma hipótese muito remota mesmo.
 
xtr3me disse:
Não vingava. Como já disseram lá atrás, já são muitas marcas no mercado. Viste os anos que a AMD demorou para sequer começar a fazer cócegas à Intel?
Acho mais provável a nVídia fazer uma cena semelhante e abrir uma parceria com a Intel, ou então manter-se neutra e continuar como está, a desenvolver tecnologia para os dois principais fabricantes. Aliás (eu confesso que não li o tópico todo), mas é dito em algum lado que a AMD deixará de colaborar com a nVidia? Não me parece que a ATI tenha exclusividade neste negócio.

a AMD não vai deixar de colaborar com a nVidia.
mas a tanto a intel como a nVidia, não têm muito interesse em juntar-se,
pelo menos para ja. mas a nVidia, quando vir as soluções graficas a ser integradas em CPUs, vai fazer o que?
ou espera que a intel não adira à moda da integração, ou então, fica agarrada, porque não tem a quem vender os seus produtos.

a nVidia, a entrar no mercado dos CPU's, certamente entraria, com o objectivo do mercado entusiasta, que é um mercado que se conquista, com performance, mas que não é um mercado muito expressivo no total. a partir daí, o que vier a mais, é lucro.
e desde que o negocio dos CPU's de lucro, e tenha uma aceitação razoavel no mercado entusiasta, a nvidia esta bem. porque estes CPU's, além de terem que ser bons, destinam-se basicamente a conter as soluções graficas integradas da nvidia, e essas vendem-se aos entusiastas.

não sei se me faço entender.
 
Koncaman disse:
a AMD não vai deixar de colaborar com a nVidia.
pelo menos para ja. mas a nVidia, quando vir as soluções graficas a ser integradas em CPUs, vai fazer o que?
ou espera que a intel não adira à moda da integração, ou então, fica agarrada, porque não tem a quem vender os seus produtos.

a nVidia, a entrar no mercado dos CPU's, certamente entraria, com o objectivo do mercado entusiasta, que é um mercado que se conquista, com performance, mas que não é um mercado muito expressivo no total. a partir daí, o que vier a mais, é lucro.
e desde que o negocio dos CPU's de lucro, e tenha uma aceitação razoavel no mercado entusiasta, a nvidia esta bem. porque estes CPU's, além de terem que ser bons, destinam-se basicamente a conter as soluções graficas integradas da nvidia, e essas vendem-se aos entusiastas.

não sei se me faço entender.

Fazes, mas como tu mesmo indicaste, isso é para os entusiastas, mas esses são a menor quota parte do mercado. Sem soluções para o utilizador comum, capaz de competir em preço qualidade com os outros, a nVidia afundava-se depressa, se optasse por isso. A questão é, a AMD e a Intel já têm nome na praça no mercado de procs, a nVidia só é conhecida pelas gráficas.
Mas é uma boa questão ...

Os gajos da nVidia devem tar há umas quantas noites sem dormir a pensar no que vão fazer.
 
da mesma forma que hoje em dia, acho que um entusiasta, pode ser uma pessoa que de cento e poucos € por x1600xt, a nVidia também podia ter soluções para este mercado.

para um CPU, "basta" (como se fosse pouco :p ) ter uma boa arquitectura, e depois a gama faz-se com os clocks. a solução grafica integrada vai do low-end ao high end.
basicamente, a unica coisa que a nVidia não tem neste momento são os CPU's para as integrar.
 
Calma k isto da graficas integradas no CPU n vai acontecer de um dia para o outro, provavelmente n antes de 2008.

De ***** maneira vão continuar a haver sempre graficas dedicadas principalmente no mercado high end.

Mas n tou a ver a Nvidia a entrar no mercado de CPU's, mesmo k compre a VIA, estes nunca foram conhecidos pela sua performance, (tb n é o mercado deles), e como n têm fabricas iam ter custos muito superiores e com pior tecnologia das mesmas.
 
Vocês estão a esquecer que existe uma IBM que produz CPUs, nomeadamente colabora com a AMD no desenvolvimento e produção dos A64. Existe também uma Sony com um processador talvez dos mais potentes e sofisticados do mercado... A qualquer momento podem sempre surgir supresas.

Embora tal é o dominio da Intel, assim como forte o crescimento da AMD no mercado, que por si só, é suficiente para deixar qualquer potencial "player" de pé atrás. Acho muito dificil, nos proximos tempos vermos concorrência face á Intel e AMD no mercado dos CPUs. Mas tudo é possivel...

De qualquer forma, a Nvidia tem dimensão e qualidade suficiente para "exigir" no mercado um espaço proprio, definido e concorrêncial, pois só desta forma é possivel a empresa crescer e desenvolver-se. Sinceramente não estou a ver a Nvidia sozinha com o dominio do mercado dos GPUs a médio/longo-prazo, não estou eu a ver e penso que a propria Nvidia também não.

Logo, vai ser interessante ver que lugar irá a Nvidia ocupar no futuro...
 
Zarolho disse:
Vocês estão a esquecer que existe uma IBM que produz CPUs, nomeadamente colabora com a AMD no desenvolvimento e produção dos A64. Existe também uma Sony com um processador talvez dos mais potentes e sofisticados do mercado... A qualquer momento podem sempre surgir supresas.

Embora tal é o dominio da Intel, assim como forte o crescimento da AMD no mercado, que por si só, é suficiente para deixar qualquer potencial "player" de pé atrás. Acho muito dificil, nos proximos tempos vermos concorrência face á Intel e AMD no mercado dos CPUs. Mas tudo é possivel...

De qualquer forma, a Nvidia tem dimensão e qualidade suficiente para "exigir" no mercado um espaço proprio, definido e concorrêncial, pois só desta forma é possivel a empresa crescer e desenvolver-se. Sinceramente não estou a ver a Nvidia sozinha com o dominio do mercado dos GPUs a médio/longo-prazo, não estou eu a ver e penso que a propria Nvidia também não.

Logo, vai ser interessante ver que lugar irá a Nvidia ocupar no futuro...

A Nvidia já esteve nessa posição entre a Riva TNT 2 e a Geforce 4 (sem qualquer competição à altura), e deu-se muito bem.
Foi o período de maior crescimento da empresa.
 
blastarr disse:
A Nvidia já esteve nessa posição entre a Riva TNT 2 e a Geforce 4 (sem qualquer competição à altura), e deu-se muito bem.
Foi o período de maior crescimento da empresa.

É verdade. Mas isso foram também outros tempos, o mercado não era tão desenvolvido nem competitivo quanto é agora. O cenário é muito diferente, logo a história poderá muito bem não voltar a repertir-se.

Por outro lado, somente poderá existir desenvolvimento e evolução de qualidade com concorrência. um mercado sem concorrência por um periodo extenso ou longo, é sempre prejudicial a qualquer empresa independemente da sua dimensão.

Eu acredito que a Nvidia sabe bem disso...
 
A Nvidia neste momento n está sozinha em lado nenhum, no futuro com GPU's intergrados, pode é perder o mercado low/mid end.
 
Há pouco falei da posição oficial da Nvidia pelo Derek Perez (o tipo do marketing), mas a reacção do Jen-Hsun Huang (CEO da empresa) numa entrevista à revista BusinessWeek foi aínda mais esclarecedora:


PLENTY TO SMILE ABOUT. Maybe that's why Intel and Nvidia (NVDA), the companies' two biggest rivals, found a lot to smile about on July 24, the day the deal was announced. "I thought it was just impossible to get a gift like this," crowed Nvidia CEO Jen-Hsun Huang, in an interview with BusinessWeek.com. ATI is "basically throwing in the towel, leaving us as the only stand-alone (graphics chip) company in the world."

http://www.businessweek.com/technology/content/jul2006/tc20060725_893757.htm?chan=top+news_top+news
 
Última edição:
blastarr disse:
Há pouco falei da posição oficial da Nvidia pelo Derek Perez (o tipo do marketing), mas a reacção do Jen-Hsun Huang (CEO da empresa) numa entrevista à revista BusinessWeek foi aínda mais esclarecedora:




http://www.businessweek.com/technology/content/jul2006/tc20060725_893757.htm?chan=top+news_top+news
Pois, e daí se reflectem as subidas das acções da nVidia e da Intel. No entanto temos que ver isto no imediato, porque a longo prazo podem surgir complicações. Acredito que a dada altura a nvidia terá que rever estratégias. Ainda assim custa-me a crer que a AMD permita que a ATI perca a sua influência e que a nvidia domine a seu belo prazer. Afinal de contas, em equipa que ganha não se mexe, podendo apenas fazer-se alguns ajustes sem riscos, tais como vir-se a usar as fábricas da AMD para fabricar os GPU's e chipsets ATI, quando houver condições para isso (presumo que só a longo prazo).

O que a AMD pretende é personalizar os seus produtos para cada mercado, especificamente. Servidores, será mais CPU e eventuais co-processadores, para domestic algo mais genérico, para gamers mais GPU e por aí fora. O slide que puseram aí é bastante elucidativo neste aspecto. Resta saber se o mercado responderá bem a esta estratégia, mas pelo menos mal não soa.
 
blastarr disse:
Há pouco falei da posição oficial da Nvidia pelo Derek Perez (o tipo do marketing), mas a reacção do Jen-Hsun Huang (CEO da empresa) numa entrevista à revista BusinessWeek foi aínda mais esclarecedora:




http://www.businessweek.com/technology/content/jul2006/tc20060725_893757.htm?chan=top+news_top+news

A minha sincera opinião, é que o CEO da Nvidia faz o discurso "possivel" nesta altura, tanto ele como a Intel é natural que tenham esse comportamento, é como de um impluso natural e espontaneo.

O que se diz é uma coisa e o que se pensa é outra, ou melhor dizendo... Olha para o que eu faço e não para o que eu digo.
 
Zarolho disse:
A minha sincera opinião, é que o CEO da Nvidia faz o discurso "possivel" nesta altura, tanto ele como a Intel é natural que tenham esse comportamento, é como de um impluso natural e espontaneo.

O que se diz é uma coisa e o que se pensa é outra, ou melhor dizendo... Olha para o que eu faço e não para o que eu digo.


Achas mm que a Intel tá preocupada? A intel tem o mercado de CPU's na mão. A Intel tem força suficiente para mudar as coisas a seu belo prazer. Até basta veres que nos ultimos anos a AMd teve constantemente melhroes processadores que a Intel, desde o low end até ao high end, e não foi por isso que deixou de vender mto mais que a AMD, e manter praticamente a sua quota de mercado.
Ou seja, praticamente quem toma a decisão de meter GPU's nos CPU's é da Intel, pois o sucesso disso vais-e basear se a Intel adopta ou não. E se a Intel adoptar n os tou a ver a meter os seus proprios GPU's no CPU, pois os gpu's deles n costumam ser lá mto famosos, pra isso continua a por graficas integradas na mobo k vai dar ao mesmo.

A Nvidia tb só tem motivos pra sorrir, a curto prazo tem tudo a seu favor. A medio e longo prazo de certeza que vão etr solução para todas as possibilidades que possam acontecer, têm que fazer um estudo de mercado, tentar entender como o mercado vai reagir, e depois reagir conforme isso.
 
Ansatsu disse:
Achas mm que a Intel tá preocupada? A intel tem o mercado de CPU's na mão. A Intel tem força suficiente para mudar as coisas a seu belo prazer. Até basta veres que nos ultimos anos a AMd teve constantemente melhroes processadores que a Intel, desde o low end até ao high end, e não foi por isso que deixou de vender mto mais que a AMD, e manter praticamente a sua quota de mercado.
Ou seja, praticamente quem toma a decisão de meter GPU's nos CPU's é da Intel, pois o sucesso disso vais-e basear se a Intel adopta ou não. E se a Intel adoptar n os tou a ver a meter os seus proprios GPU's no CPU, pois os gpu's deles n costumam ser lá mto famosos, pra isso continua a por graficas integradas na mobo k vai dar ao mesmo.

A Nvidia tb só tem motivos pra sorrir, a curto prazo tem tudo a seu favor. A medio e longo prazo de certeza que vão etr solução para todas as possibilidades que possam acontecer, têm que fazer um estudo de mercado, tentar entender como o mercado vai reagir, e depois reagir conforme isso.
É para levar a sério o comentário?!...

Gostava de saber aonde é que eu referi que a Nvidia e a Intel viam com apreensão a fusão AMD/ATI... :zzz:
 
Zarolho disse:
«...Now, if you add in GPU functionality to the cores, not a GPU on the die, but integrated into the x86 pipeline, you have something that can, on a command, eat a GPU for lunch. A very smart game developer told me that with one quarter of the raw power, a CPU can do the same real work as a GPU due to a variety of effects, memory scatter-gather being near the top of that list. The take home message is that a GPU is the king of graphics in todays world, but with the hard left turn Sun and Intel are taking, it will be the third nipple of the chip industry in no time...»

http://www.techzonept.com/showpost.php?p=1087139&postcount=100

Como por exemplo nos renders de CPU feitos a 10FPS não é verdade?

Um Veyron também faz 1001cv, no entanto não supera a performance ESPECÍFICA de um F1.

Tu NESTE MOMENTO não pegas num CPU e fazes gráficos rápidos! Tinhas de adaptar o CPU de modo a cortar grande parte das funções que o atrasam (p.e. branch operations) para o tornar mais rápido em cálculo mais previsivel que corre em menos cache.

Estas coisas não se fazem dum dia para o outro, dizer que fazem um core especializado e que acaba-se com as gráficas stand-alone em 3 tempos é de doidos. Onde se vai buscar um buffer rápido e especializado? Onde se vai buscar memória para as texturas muito rápida? Isto sem falar no problema da linkagem.

E para resolver o problema da paralelização vai-se fazer um mini-core para cada pipeline? Ficamos com 16 ou 32 cores para gráficos? Cada um com cache e memória ultra-rápidas?

Isto tudo são coisas para uns anos de desenvolvimento no mínimo, vir pôr aqui quotes de sites sensacionalistas a dizer que um CPU faz o trabalho de um GPU 3 vezes mais rápido é para rir. Para que raio serve o GPU então? Qual é a parte de unidade especializada (e altamente PARALELIZADA) que não percebem?

p.s. Responde com argumentos, não com quotes. Quote esse que diz que o CPU tinha de ser alterado, não é pegar num CPU e fazer um GPU 3 vezes mais potente.
 
Última edição:
Zarolho disse:
É para levar a sério o comentário?!...

Gostava de saber aonde é que eu referi que a Nvidia e a Intel viam com apreensão a fusão AMD/ATI... :zzz:

"O que se diz é uma coisa e o que se pensa é outra"

Daqui depreendi que tu disseste, o que se diz é que a fusão deles foi mto boa pra Nvidia, mas o que se pensa é que a fusão fou mto má para a Nvidia.
 
Ansatsu disse:
Achas mm que a Intel tá preocupada? A intel tem o mercado de CPU's na mão. A Intel tem força suficiente para mudar as coisas a seu belo prazer. Até basta veres que nos ultimos anos a AMd teve constantemente melhroes processadores que a Intel, desde o low end até ao high end, e não foi por isso que deixou de vender mto mais que a AMD, e manter praticamente a sua quota de mercado.
Ou seja, praticamente quem toma a decisão de meter GPU's nos CPU's é da Intel, pois o sucesso disso vais-e basear se a Intel adopta ou não. E se a Intel adoptar n os tou a ver a meter os seus proprios GPU's no CPU, pois os gpu's deles n costumam ser lá mto famosos, pra isso continua a por graficas integradas na mobo k vai dar ao mesmo.

Preocupada pk? pk o mercado dektop está estagnado? pk tem perdido cota de mercado no ultimos anos? pk anda a ver o seu mercado de ***** a diminuir?

O k vale é k a Intel faz todas inivações e mete quando o k ker e quando ker? Afinal foram eles k introduziram os 64bits, os dual core, o controlador de memoria integrado...

Ansatsu disse:
A Nvidia tb só tem motivos pra sorrir, a curto prazo tem tudo a seu favor. A medio e longo prazo de certeza que vão etr solução para todas as possibilidades que possam acontecer, têm que fazer um estudo de mercado, tentar entender como o mercado vai reagir, e depois reagir conforme isso.

Já ouvi PR talk melhor, mas pronto foi uma boa tentativa. :)
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo