Alerta!

Depende da questão de se o router estará bem configurado ou não...

Apanha-se sempre qualquer coisa, quanto mais não seja, o Unix a correr, por exemplo no meu Linksys WRT54G :D

O malandro deixa sempre uma backdoor na porta 80 para acesso web...
 
Originally posted by chight
Isso não tem a ver com a netcabo, tem a ver com a tua configuração do sistema. A netcabo e todos os ISP's em geral apenas te dão uma ligação à internet sem qualquer serviço de firewall, cabe-te a ti definires as políticas de segurança da tua máquina.

Isto é uma situação bastante comum o kazuza é que como nao tem anda com nada pa fazer anda a ficar atraído pelo lado negro da força, e então pronto :)


Kazuza, seria interessante fazer um guia de segurança em windows, queres fazer? :)

Nem sempre é assim..
por exemplo, à tempos vi-me f@did@ para instalar um sistema de acesso remoto a um "amigo" meu com ADSL da ONI...

Tudo depende também do PROXY (se existente) do vosso ISP...

NetCabo, neste momento é o mais inseguro!
Eu pesquisei a sub-rede toda e nem sequer tenho NetCabo, é TvTel...
Quem tiver NetCabo, nem sequer me consegue "pingar" e isso vai do ISP, não da vossa configuração local...
 
Originally posted by kazuza
Tudo depende também do PROXY (se existente) do vosso ISP...

Sim é verdade, há vezes em que o teu IP é mascarado para o IP da proxy, e é difícil utilizares o teu IP para que de fora te possam efectuar ligações pois o IP que te é "scanado" é o IP da tua proxy.
 
Originally posted by kazuza
E está desactivada, mas não fecha a porta...

Experimenta...

tenho um router linksys k tb tem esse problema, a soluçao ke encontrei foi fazer um forwarding da porta 80 para um ip de rede que nao ta ocupado ;)
assim o ppl de fora da rede nao consegue aceder ao interface web do router.
 
garanto.te que nao acedes pois ja testei e tenho isto a trabalhar assim ;)

no UPnP Forwarding basta defenires k a porta 80 vai pra um ip que nao ta ocupado na rede.
caso queiras usar a porta 80 pra algum serviço ke tenhas num pc em vez de colocares um ip que nao teja ocupado na rede, colocas o ip do pc ke tem o serviço na porta 80.

desta maneira so consegues aceder ao interface web do router através da rede interna, nao dando para aceder pela net.
 
Acredita que dá na mesma ;)

O melhor a fazer mesmo, é escolher uma port "personalizada"...
Mesmo que o router esteja configurado para não permitir webmanagement, ninguém (isso é mentira, mas só quem estiver mesmo interessado) é que se vai dar ao trabalho de te fazer um scan, ficando registado nos logs meu amigo. E aí, é guerra aberta...

Quase todos os routers vêm com management na port 80... (ou 8080)
Aconselho vivamente a mudarem essa definição!
 
Já fiz o q puseste no tutorial, ainda apaguei bastantes coisas e alterei. A falta de conhecimento torna-nos vulneráveis!

Agradeço a tua intenção de colocares aki algo tão simples e q pode evitar mta coisa ;)
 
Originally posted by kazuza
Por amor de Deus,
façam uma pesquisa netBios na "rede" 213.22.54.xxx

(Gama da NetCABO)!!!
Como é isto possível?

Vou-me "virar" para o "darkside"... :D
Gama da netcabo inclui também os IP's 81.84.120.XXX (255.255.254.0)


Hugs.
 
Como é que vocês fizeram esse scan? E como se consegue saber (após o scan e com o endereço ip) o que o pc com o ip x tem partilhado? Não é para fazer porcaria, garanto, apenas para saber como se faz.
 
É assim:

Como todos sabem um computador vive de serviços. Vocês nas vossas máquinas têm diversos serviços a correr num dado momento. Estes por sua vez funcionam em determinadas portas.

Por exemplo, ter um servidor web é ter um serviço a correr na porta 80 que aceita pedidos dos browsers e devolve informação.

No meio desses muitos serviços existe um a correr na porta 139 que é o "File and Printer Sharing", que corresponde ao netbios ou também chamado samba em máquinas linux.

O netbios não é mais do que o serviço que vos permite aceder a shares em redes windows. Quando vocês fazem \\pc_da_irma estão a indicar que querem utilizar o protocolo netbios e ligarem-se à máquina pc_da_irma que após um lookup de nomes vos vai dar o IP da máquina pc_da_irma.

Acontece que quando vocês têm uma interface de rede no windows xp ( uma placa de rede por exemplo ), vocês além de configurar as definições do TCP/IP, podem também adicionar protocolos aos quais esse interface vai fazer bind ( "associar a sua utilização" ) . Por exemplo se quiserem utilizar o IPX para jogar jogos em rede antigos, instalam esse protocolo e têm o certo marcado a dizer k esse interface usa o protoclo IPX.

O problema que o kazuza levantou, acontece porque o windows xp por defeito adiciona o bind ao "File and Printer Sharing" a qualquer interface de rede. Até aqui tudo bem, pq se vocês estiverem a fazer uma rede caseira, ficam logo com acesso netbios aos shares dos outros pcs. Mas se o interface de rede que vocês acabaram de instalar está directamente ligado a um cable modem, então o ip resultante é externo, e visto o bind com o netbios estar ligado, qualquer máquina que fizer \\o_vosso_ip vai poder aceder aos vossos shares.

Normalmente, irá pedir user e password, ou então pedir password de guest. Acontece é que muitos users que têm poucos conhecimentos de redes em windows, quando fazem os shares para usarem em casa, por simplificação, e porque as vezes não estão a conseguir fazer o share, metem allow a todos os users ( mesmo os guests ... ).

Assim, se tentarmos aceder as vossas máquinas estas vão permitir fazê-lo. O que normalmente devem fazer é perder um bocado mais de tempo quando estão a fazer o share, de modo a não dar acessos indevidos.

Por forma a verem se estão devidamente protegidos contra "ataques" via netbios podem usar scanners de netbios. Há vários que fazem directamente o probe uma gama inteira de ips, e dizem automaticamente os shares k estao disponíveis, mas por razões óbvias não vou aqui dizer nenhum :P

Espero que tenha esclarecido um bocadinho mais do que se trata a vulnerabilidade.

PS: IP-Tools...
 
Última edição:
Enviei-te uma pm Chight. :)
Esse problema que o kazuza colocou, apenas aplica-se a quem tenha pc's ligados em rede com folders partilhados, eu por exemplo não tenho o meu pc em rede doméstica e como tal não tenho shares, mas mesmo assim vou fazer como o kazuza disse, nunca se sabe.
 
Originally posted by Feiticeiro
Enviei-te uma pm Chight. :)
Esse problema que o kazuza colocou, apenas aplica-se a quem tenha pc's ligados em rede com folders partilhados, eu por exemplo não tenho o meu pc em rede doméstica e como tal não tenho shares, mas mesmo assim vou fazer como o kazuza disse, nunca se sabe.

E os default shares, não tens?

C$, etc.........
 
Originally posted by kazuza
Mas essas são partilhas pré-definidas do sistema para administração que não as consegues eliminar...

http://support.microsoft.com/?kbid=314984

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\LanmanServer\Parameters]
"AutoShareWks"=dword:00000000
"AutoShareServer"=dword:00000000

Bem, mas a estes shares só tem acesso quem for admin da maquina, por isso é só para quem quer fechar tudo.

O Windows usa estes shares?
 
Back
Topo