[Ajuda] Escolha de objectivas e Corpo

Quando tiras uma foto com uma SLR, há um espelho que sobe e desce para deixar a luz passar para o sensor. Se trancares o espelho em cima, deixas de ver a imagem no viewfinder, mas a máquina já não tem que o puxar para cima na altura do disparo. Isto normalmente não é importante, nem ajuda em nada, mas se tiveres que manter a máquina completamente estável (macro ou longas exposições), o movimento do espelho na altura do disparo, pode tremer a máquina.
Se já estiver trancado em cima, não há movimento do espelho, logo não treme.
 
Ora bem, em termos simplicistas, o espelho sobe -> a luz passa pelo obturador -> imagem chega ao sensor -> o espelho volta a descer.
O facto de o espelho oscilar poderá prejudicar a imagem final, denominado cientificamente, efeito tremideira :D

Com isto, em longas exposições ou em macrografia estes efeitos poderão ser bastante notórios, tal como referido acima.
Ah e tal, então porque é que se não tem sempre o mirrorlockup? Para além de perderes a imagem no viewfinder, estás a expor o sensor, e quantidades de luz intensas ou prolongadas danificam o sensor.
Posto isto, usar MLU sim, nas situações supra-citadas, e ainda assim, com cuidado com as longas exposições ;)
 
Se já estiver trancado em cima, não há movimento do espelho, logo não treme.

Sim, o espelho sei o que é e como funciona... só que achei óbvio demais esse facto: ficar em cima parado para que não seja necessário levantar e voltar à posição normal.. mas pela tua explicação, é mesmo isso. :P
Se bem que no caso de Macros, geralmente utiliza-se um bom tripé e resolve grande parte do problema. :D
Thanks :)
 
Sim, o espelho sei o que é e como funciona... só que achei óbvio demais esse facto: ficar em cima parado para que não seja necessário levantar e voltar à posição normal.. mas pela tua explicação, é mesmo isso. :P
Se bem que no caso de Macros, geralmente utiliza-se um bom tripé e resolve grande parte do problema. :D
Thanks :)

O espelho é o provocador da vibração, é quase como estar no tripé e de repente dares um safanão na máquina ;)
 
obturador?
uso sempre os termos portugueses ;)

fazes bem... disse shutter para fazer referência à foto que coloquei em cima... :)

Sim, o espelho sei o que é e como funciona... só que achei óbvio demais esse facto: ficar em cima parado para que não seja necessário levantar e voltar à posição normal.. mas pela tua explicação, é mesmo isso. :P
Se bem que no caso de Macros, geralmente utiliza-se um bom tripé e resolve grande parte do problema. :D
Thanks :)

resolve-se grande parte do problema, menos o que é causado pela vibração do movimento do espelho... :)
 
Acho que ainda não percebeste bem ;) O espelho é o provocador da vibração, é quase como estar no tripé e de repente dares um safanão na máquina.
Sim, percebi... eu sei que "abana" ligeiramente a máquina, umas mais do que outras.
Mas achei óbvio demais ser só por essa razão.. achei que houvesse outra. :P
 
Bom dia.


Tenho ouvido falar na 40D, tanto pela positiva, como pela negativa.
E é por esta última que venho colocar mais algumas questões.
Tenho alguns casos de pessoal aqui da ilha que tem a EOS 40D, mas que já tiveram alguns problemas:
- Sensor suja-se muito facilmente;
- entre outros.

Mas é mesmo nesses outros problemas que gostava de saber.. se alguém daqui do fórum tem a máquina, se está satisfeito, se alguém teve problemas.

Porque é a tal coisa, estou mesmo a pensar adquirir esta máquina, mas é um tanto ou quanto cara para ter problemas (segundo os casos que tenho ouvido falar).

:confused:
 
Por aqui zero problemas. O sensor, que tenha reparado não tem sujidade. Esta Canon tem o sistema automatico de limpeza do sensor. Pelo que tenho lido, ajuda a limpeza, mas não é daquelas opções maravilha que tira tudo e mais alguma coisa. Contudo, por aqui o sensor está limpinho!

Quanto a outros problemas, desconheço.

Quanto à satisfação, não podia estar mais contente com esta máquina. Agora não tenho tempo para uma mini-review, mas é uma questão de procurares posts meus aqui nesta secção, que já dei a minha opinião acerca dela.
 
Pois é isso que acho estranho. Umas quantas pessoas aqui na ilha que adquiriram esta máquina e já tiveram problemas (excluindo uma delas porque comprou pela internet e teve problemas com o carregador, devido ao facto de ter vindo da Alemanha)... mas com isso, teve problemas no obturador e tal como o outro que tinha referido acima, problemas no sensor que, segundo alguns, tem tendência a sujar-se com facilidade (mesmo tendo o sistema de limpeza, como na 400D).

De qualquer forma, já li alguns dos teus posts acerca da máquina, vou ler mais alguns. :)
 
Tenho um amigo com essa máquina e também não teve problemas nenhuns. Mesmo o sistema de limpeza, não faz milagres mas sempre ajuda um bocadinho. O obturador dele, da ultima vez que falámos, já ia acima das 30.000 fotos.
 
Yep.. se calhar foi mesmo um acaso.
O que não quero mesmo, é comprar uma máquina dita "boa" e cara (dada a qualidade), para depois ter problemas como aqueles que ouvi falar. Pode ser só um acaso.
Mas acho que vale a pena.

30000 disparos já são bastantes. :P :)
 
NFM não sendo certamente maioria, mas existem de facto muitas 40D a circular e até hoje só ouço boas experiências.
O sujar-se com facilidade... tens métodos simples e eficazes que te ajudam nesse processo.
Mas como diz o Skip, é bom sujar-se, é sinal que é SLR ;)
 
NFM não sendo certamente maioria, mas existem de facto muitas 40D a circular e até hoje só ouço boas experiências.
O sujar-se com facilidade... tens métodos simples e eficazes que te ajudam nesse processo.
Mas como diz o Skip, é bom sujar-se, é sinal que é SLR ;)
Sim, exacto.
Também ouço falar bem dela, mas agora, tenho ouvido falar dos ditos problemas.

Quanto a isso de se sujar, concordo contigo.. é sinal que é uma SLR. :P E também é a tal coisa, se tivermos cuidado, certamente será difícil acontecer.. acho eu.
 
Back
Topo