AGEIA PhysX

Slider disse:
Isto agora temos a AGEIA a fornecer uma API, a ATI futuramente também a fornecer uma dif, Nvidia idem..... os developers vão ter de andar a codar para cada uma das API's ou então escolher só uma e ficar limitados ao uso de determinado hardware.

Um API comum entre todos para physics ia facilitar muito o trabalho dos developers e promover competição entre todos(Ageia/ATI/Nvidia), provavelmente teria de ser a MS a forçar esta API para eles entrarem todos na linha.... se for cada um para o seu lado quem vai perder é o consumidor.

Concordo, a MS que meta no directx uma api generica, e kada um adapte como quer. Assim é estupido, uma pessoa que jogar um jogo com uma placa e nao pode pq esse jogo so tá programado para outra de outra marca. Não tou a ver os programadores triplicarem o trabalho so pa agradarem a todos os fabricantes...
 
bem dizido Slider.

Um "Direct Physics" que corra tanto por hardware como por software e pronto!
Quem tiver a placa compativel mt bem fica com toda a aceleraçao por hardware (muitas particulas, objectos e fisica avançada), quem nao tiver, processa as instruçoes por software tal como aconteceu durante mts anos até a aceleração grafica se massificar.

É bonito ver 3 empresas a esforçarem para ser o standard, mas axo que vai tudo dar em àguas de bacalhau, isto enquanto nao se juntarem e criarem O standard.

Videos mt loucos mm :)
 
kanguru disse:
Concordo, a MS que meta no directx uma api generica, e kada um adapte como quer. Assim é estupido, uma pessoa que jogar um jogo com uma placa e nao pode pq esse jogo so tá programado para outra de outra marca. Não tou a ver os programadores triplicarem o trabalho so pa agradarem a todos os fabricantes...

Aconselho-te a ler este artigo, especialmente a parte onde referem o fim das "Cap Bits", ou Capability Bits, que é basicamente o que tem permitido as diferenças de qualidade de imagem e velocidade entre as diferentes marcas de GPU's no DirectX 9 (ler em "Setting Standards and Improving Performance").
 
odr4cir disse:
Não sei se já tinham postado isto, mas aqui fica:

http://physx.ageia.com/footage.html


Vejam os filmes, o do Cellfactor é de cair o queixo. Sublime... :wow:


...impressionante de facto!...acho que é o sonho de qualquer gamer tornado realidade!

Penso que mais tarde ou mais cedo uma placa destas será tão ou mais importante que uma gráfica.
Quando se joga no verdadeiro sentido da palavra ninguém está a pensar "xii grandes graficos!".
Um jogo que consideramos bom e divertido porporciona tanta diversão a 800*600 como 1600*1200. Os gráficos não são sinónimo de divertimento e passam facilmente para 2º plano. Contráriamente, o divertimento proporcionado por este tipo de "brinquedo"(fisica) pode trazer realmente outra vida a um jogo.

Dentro desta perspectiva não sei até que ponto realmente a malta não dará mais dinheiro por uma placa destas que por uma gráfica.

Também a solução da AGEIA parece-me ser mais flexivel face à ATI e à NVIDIA visto que se pretender trocar da Nvidia para Ati ou vice versa, apenas preciso de trocar a gráfica e não um conjunto!
Tratasse também de uma placa dedicada e por isso, em pricipio, podemos contar com melhores prestações!

Tou um bocado céptico à perfomance de apenas 1 gráfica a tratar da fisica+graficos...mas a ver vamos. Se os resultados forem positivos obviamente será a solução ideal...pelo menos para os bolsos da maioria...


abrc
 
Última edição:
blastarr disse:
Aconselho-te a ler este artigo, especialmente a parte onde referem o fim das "Cap Bits", ou Capability Bits, que é basicamente o que tem permitido as diferenças de qualidade de imagem e velocidade entre as diferentes marcas de GPU's no DirectX 9 (ler em "Setting Standards and Improving Performance").
Mas isso está apenas relacionado com gráficos, certo? O DX10 não inclui ou define nenhum standard de fisica. Pode é dar a ideia de que num DX10.1 isso já aconteça e tal como sucede nos gráficos também deixe de haver o conceito cap bits e "afunile" tudo num só standard, we hope.

BTW, esqueceste-te de por o link ;)
 
SilveRRIng disse:
Mas isso está apenas relacionado com gráficos, certo? O DX10 não inclui ou define nenhum standard de fisica. Pode é dar a ideia de que num DX10.1 isso já aconteça e tal como sucede nos gráficos também deixe de haver o conceito cap bits e "afunile" tudo num só standard, we hope.

BTW, esqueceste-te de por o link ;)


http://www.gamespot.com/features/6143883/p-4.html

Define propósitos de computação General Purpose e de partilha dos recursos da gráfica com o resto do sistema. Física é apenas uma das possibilidades.

Num post que eu coloquei no sub-fórum PS3 acerca de um novo acordo da Nvidia com a Sony, até referem um exemplo de um plug-in para o MS Excel, para acelerar os cálculos no programa... usando a placa gráfica :D
 
For the moment, the PhysX card is a PCI daughterboard available in option from the following integrators, Dell, AlienWare and Falcon Northwest respectively at $249; $275 and $299. We will have to wait May to find cards in shops under ASUSTeK and BFG's brands.

Isso deve kerer dizer +-350€ aki em PT, isso é bastante caro fazer fazer esta tecnologia descolar.
Por esse preço compra-se uma gráfica nova, e entre tocar de gráfica ou acrescentar um AGEIA mais vale trocar ou meter uma melhor gráfica.

Quando a maior parte dos jogos a suportarem eu penso nisso, o k pode demorar anos :lol: logo há muito tempo para juntar €€€ :)
 
Zar0n mesmo k tenhas duas 7900/X1900 em SLI/Crossfire continuas a não ter poder para fisica... Logo dizeres k mais vale comprar outra gráfica do que meter a PPU é errado... Quanto muito dizes comprar um CPU melhor, mas tinha de ser MUITO melhor...
 
@GOD_LX

Pois mas isso é se tiveres 7900 GTX / X1900XTX ora isso é uma infima parte do mercado.
Para quem tem graficas mid end mais vale melhorar a grafica k comprar uma PPU.
Para já isto n é para todos, e quando for já haverá outras soluções rivais...
 
Zar0n disse:
@GOD_LX

Pois mas isso é se tiveres 7900 GTX / X1900XTX ora isso é uma infima parte do mercado.
Para quem tem graficas mid end mais vale melhorar a grafica k comprar uma PPU.
Para já isto n é para todos, e quando for já haverá outras soluções rivais...

errado ... se libertares o load do cpu podes obter outro nível de jogabilidade que mesmo o nerd com 2 7900GTX n tem ... tudo isto por causa da fisica ... e o mesmo nerd que usa uma das 7900 gtx vai ter o mesmo nivel de performance que tu se usar uma das placas para a fisica... podes comparar o teu pc a um warrior de RPG se meteres tudo em força (cpu) e agility (GPU) é obvio que o personagem n fica tão bom como um que tenha força, agilidade e vitalidade a um nivel aceitavel!...
 
Última edição:
Asus releases Ageia PhysX card details
Out in May and ready to fly


TAIWANESE GIANT Asustek said it will be the only company to manufacture and sell the 256MB Ageia PhysX card - the high end model.

The firm described the physics accelerator card as a "totally new category" in PC hardware. Sixty developers are working on over 100 games that will use it, said Asus.


The cards will be available in May, and Asus didn't say how much it was going to cost. But you can probably count on the words "totally new category" as meaning you will have to totally dig into your wallets, and disperse those moths that have been nesting in there.

Asus sent a pretty picture of the thing. µ

asag.jpg


http://www.theinquirer.net/?article=30634
 
Independentemente dessa conversa actual não há "100 jogos" o que há é "sem jogos"
Mas se os developers pegarem nisso vai ser fogo na palha como aconteceu com a primeira Voodoo. Basta um killer game usar física a sério e precisar da PPU para isso.
Actualmente duvido que venda muitos PPUs sem ser a malucos do bench (julgo que o último 3DMark já trás algo para isto)
 
timber disse:
Independentemente dessa conversa actual não há "100 jogos" o que há é "sem jogos"
Mas se os developers pegarem nisso vai ser fogo na palha como aconteceu com a primeira Voodoo. Basta um killer game usar física a sério e precisar da PPU para isso.
Actualmente duvido que venda muitos PPUs sem ser a malucos do bench (julgo que o último 3DMark já trás algo para isto)

Não me parece que assim seja. Eu recentemente li um artigo na net (não me recordo do link) que listava e referia os jogos actuais que usavam fisica que actualmente é processada pelo GPU+CPU e que os sistemas actuais iriam agradecer o surgimento no mercado de soluções GPU+PPU+CPU.

Se voltar a encontrar o artigo, coloco aqui...

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