AGEIA PhysX

a 8800 ja faz os calculos da fisica na propria grafica.
cumps.

Não é bem assim. A 8800 segundo a nvidia tem a capacidade de fazer cálculos na propria gráfica. No entanto, os drivers ainda não suportam, a API ainda não existe (será a HAVOK FX a ser lançada lá mais para o fim do ano) e não existem nem jogos nem demos que suportem.

No caso da Ageia, a API já existe (Novodex) e existem bastantes títulos em desenvolvimento que a utilizam (se bem que o nível de utilização seja ainda uma incógnita).

De qualquer maneira, não existe indicação que um jogo que utilize a novodex seja acelerado por uma gráfica ATI/Nvidia e um jogo que utilize a HAVOK seja acelerado pela Ageia.
 
Só uma pequena dúvida!...

Vamos assumir então que os jogos acelerados pela placa de física se tornam "comuns" ou quase...

A minha dúvida é a seguinte: a aceleração física resulta apenas em resultados de "cosmética" para quem as está a usar no seu próprio PC, ou antes pelo contrário vai influenciar a própria jogabilidade e possíveis "danos" (objectos explosivos caóticos, por exemplo) aos intervenientes num FPS por exemplo?

Se a segunda hipótese for possível, como é que num jogo online, se vai definir a "extensão" dos danos possíveis de serem realizados, se metade dos intervenientes tiverem aceleração de física e a outra metade não tiver?

Usam-se os settings sem aceleração física por defeito?

Desculpem lá se estou a mandar alguma bacorada, mas esta situação realmente passou-me pela cabeça... :P
 
São possíveis as duas abordagens. Se forem apenas cosméticas, a transmissão de dados entre clientes não interessam.

Se os efeitos de física tiverem efeitos a nível de jogabilidade, já a coisa muda de figura. Aqui a meu ver existem várias alternativas possíveis:

1 - a mais óbvia, usada por exemplo pelo cellfactor é efectuar todos os cálculos ao nível do cliente e integrar tudo nas comunicações entre clientes. A desvantagem é a largura de banda necessária - O multiplayer cellfactor só funciona em LAN

2 - Outra opção é todos os cálculos de física serem efectuados ao nível do servidor. Provavelmente exigiria uma grande largura de banda ao nível do servidor, mas para os clientes não - nem estes necessitariam de hardware dedicado.

3 - Ainda outra opção seria através da utilização de algoritmos reproduzíveis com apenas alguns valores (tipo random seed). Ou seja, o cliente efectua todos os cálculos e dos resultados apenas envia uma 'seed' que permite a outras máquinas reproduzir os efeitos. Aqui o obstáculo é mesmo encontrar um equilibrio entre a quantidade de dados enviados e a complexidade dos algoritmos de cálculo de modo a que se consigam reproduzir os efeitos de forma síncrona nas várias máquinas sem aumentar exponencialmente o envio de dados.
 
Não é bem assim. A 8800 segundo a nvidia tem a capacidade de fazer cálculos na propria gráfica. No entanto, os drivers ainda não suportam, a API ainda não existe (será a HAVOK FX a ser lançada lá mais para o fim do ano) e não existem nem jogos nem demos que suportem.

No caso da Ageia, a API já existe (Novodex) e existem bastantes títulos em desenvolvimento que a utilizam (se bem que o nível de utilização seja ainda uma incógnita).

De qualquer maneira, não existe indicação que um jogo que utilize a novodex seja acelerado por uma gráfica ATI/Nvidia e um jogo que utilize a HAVOK seja acelerado pela Ageia.

Bastantes titulos? Nem a 6 chegam, aposto.
Sim , deixa correr mais uns meses ;) isto até pode ser o fim da ageia, pq ja ha graficas como a 8800 q calculam a fisica dentro da proprio gpu. E sim ha 2 demos, um é DX10 q é o Cascade da nvidia, a fisica e toda calculada pela grafica, água etc...e ha outro demo da nvidia q é o fog, onde o fumo dentro da caixa tb é calculado pela 8800 ;) Isto so significa uma coisa, o fim dessa placa ageia ta proximo, ja me cheira, é so uma questao de tempo.
Cumps.
 
Bastantes titulos? Nem a 6 chegam, aposto.
Sim , deixa correr mais uns meses ;) isto até pode ser o fim da ageia, pq ja ha graficas como a 8800 q calculam a fisica dentro da proprio gpu. E sim ha 2 demos, um é DX10 q é o Cascade da nvidia, a fisica e toda calculada pela grafica, água etc...e ha outro demo da nvidia q é o fog, onde o fumo dentro da caixa tb é calculado pela 8800 ;) Isto so significa uma coisa, o fim dessa placa ageia ta proximo, ja me cheira, é so uma questao de tempo.
Cumps.

Available Now:
Auto Assault (auto-downloaded patch) Net Devil
Bet on Soldier: Blackout Saigon Kylotonn Entertainment
Bet on Soldier: Blood of Sahara Kylotonn Entertainment
Bet on Soldier: Blood Sport (Patch) Kylotonn Entertainment
CellFactor: Combat Training Artificial Studios, Immersion
City of Villains (auto-downloaded patch) Cryptic Studios
Dark Physics The Game Creators
Gears Of War Epic Games
Mobile Suit Gundam: Crossfire BEC
Red Steel Ubisoft Paris
RoboBlitz Naked Sky
Stoked Rider: Alaska Alien Bongfish
Tom Clancy's Ghost Recon Advanced Warfighter GRIN
Tom Clancy's Rainbow Six Vegas Ubisoft Montreal
Tom Clancy's Splinter Cell: Double Agent (multiplayer mode) Ubisoft Shanghai

Select Upcoming Titles & Patches:
CellFactor: Revolution Artificial Studios, Immersion
Desert Diner Tarsier Studios
Infernal Metropolis Software
Rise of Nations: Rise of Legends (Patch) Big Huge Games
Switchball Atomic Elbow
Unreal Tournament 3 Epic Games
Warmonger Operation: Downtown Destruction Net Devil
 
Hm.... Gears of War? Ou muito me engano ou o Gears of War não usa a AGEIA PhysX, principalmente por estar na Xbox 360 que não tem essa compatibilidade, a PS3 é que penso que tem. A tecnologia PhysX está no Unreal Engine 3.0, mas não é usado no Gears of War, mas é usado no Unreal Tournament 3. Penso que não estou enganado. Corrijam-me se estiver. ;)
 
Boas!!!

O motor do Gear of War, é o unreal engine3, que nesse caso expecífico foi adaptado ao hardware da X360....

Está incluido nas rotinas do UE3, o suporte para a AGEIA.

No entanto, a placa peca como já foi dito por 2 factores...

Preço e falta de apps para a placa....

Se a placa custasse 100 euros ou entre os 80 a 100 euros seria mais facil recomendar para o sistema future proof....

Mas assim... é mais uma boa ideia que surgiu demasiado tarde e com preços muito altos...

Cumprimentos

LPC
 
São possíveis as duas abordagens. Se forem apenas cosméticas, a transmissão de dados entre clientes não interessam.

Se os efeitos de física tiverem efeitos a nível de jogabilidade, já a coisa muda de figura. Aqui a meu ver existem várias alternativas possíveis:

1 - a mais óbvia, usada por exemplo pelo cellfactor é efectuar todos os cálculos ao nível do cliente e integrar tudo nas comunicações entre clientes. A desvantagem é a largura de banda necessária - O multiplayer cellfactor só funciona em LAN

2 - Outra opção é todos os cálculos de física serem efectuados ao nível do servidor. Provavelmente exigiria uma grande largura de banda ao nível do servidor, mas para os clientes não - nem estes necessitariam de hardware dedicado.

3 - Ainda outra opção seria através da utilização de algoritmos reproduzíveis com apenas alguns valores (tipo random seed). Ou seja, o cliente efectua todos os cálculos e dos resultados apenas envia uma 'seed' que permite a outras máquinas reproduzir os efeitos. Aqui o obstáculo é mesmo encontrar um equilibrio entre a quantidade de dados enviados e a complexidade dos algoritmos de cálculo de modo a que se consigam reproduzir os efeitos de forma síncrona nas várias máquinas sem aumentar exponencialmente o envio de dados.


OK! Porreiro, quer dizer que a minha dúvida não era descabida! :)

Thks pela resposta, creio mesmo que mais ninguem em mais lado nenhum me sabería responder tão prontamente e eficientemente como tu Tenebrus! :-D

\w/
 
Mais um bump.
Hoje em dia, é raro ouvir falar dessa placa por alguns dos factores negativos, tais como o preço e a utilidade dela em alguns jogos recentes, se bem que estão previstos 100 títulos que pedem a placa.

Mas será que o lançamento dessa placa fez acordar a Nvidia e ATI para o desenvolvimento de um PPU próprio para depois ser colocado nas placas gráficas do futuro?

Como é que a Nvidia e ATI irão resolver este problema?
 
Última edição:
Nao se queres placa para fisica ou compras uma grafica nvidia para graficose physx ou , compras uma 9600 em segunda mao e usas drivers crakados para puderes usar physx

eu tenho um PPu da ageia e ja mostra idade, alem de ja nao ser suportado
 
As últimas versões das drivers da nVidia desligam o Physx por hardware sempre que detectam outra gráfica que não seja da nVidia. Por isso, oficialmente, não podes usar.

No entanto, já há versões alteradas pela comunidade que contornam isto.
 
Back
Topo