AGEIA PhysX

Tenebrus disse:
Este facto é mais que conhecido pelo facto de no estado actual a trasferência de dados para o GPU ser unidireccional - A física calculada num GPU apenas teria efeitos a nível gráfico e nunca em termos de jogabilidade a não ser que os cenários sejam 'scripted'. Todos os efeitos que necessitem de transferência de dados do GPU para o motor de jogo poderão estar à partida comprometidos:

Por exemplo, em teoria:
- Numa explosão os destroços teriam capacidade de interagir entre si mas não de provocar dano ao jogador
- Numa explosão os impactos de destroços individuais não provocariam som.

Este é provavelmente o principal trunfo da AGEIA que devido à arquitectura utilizada não tem estas limitações. Claro que numa fase inicial (quando não existe uma base significativa de PPUs nas máquinas dos jogadores) dificilmente iremos ver jogos onde o uso de um PPU será obrigatório daí que a maior parte da física presente quer em jogos usando o Physx quer a Havok não passará mesmo de eye candy. Mas mesmo neste cenário parece-me que a solução da AGEIA será mais eficaz - sem contar com o facto que quando as soluções chegarem ao mercado e tiverem expressão significativa em nº de jogos compatíveis já a AGEIA terá uma solução muito mais madura quer em termos de implementação de software quer em nº de placas vendidas.

Com o DX_10 essa situaçao pode ser alterada.
A ATI ja adiou a situaçao das fisicas para daqui a 6-9 meses, isto é, coincide com o lançamento do Windows Vista + DX_10.
Sem falar que a propria Microsoft ta a trabalhar numa API para as fisicas a integrar tb no DX_10.

A soluçao da AGeia é boa para ir preparando os programadores para programar fisicas, mas depois eles que façam a transiçao completa para as ferramentas da Microsoft.
 
lol!
Fonte anónima?! Para quê? Isso que eles disseram está chapadinho no site da própria Havok!


Os GPUs DX9 apenas são suportadas pelo HavokFX, que influencia apenas efeitos visuais.. Está tudo explicito no site da havok.

Para gameplay o Havok recorre forçosamente ao CPU, e é aí que a solução da AGEIA ganha pontos (visuais+gameplay completamente processados por hardware dedicado).
Só precisamos é de jogos que o aproveitem.. sem ser através de (muitos) caixotes..
 
Última edição:
Ora vamos lá a ressuscitar este tópico com mais um artigo:
Fonte

What is disturbing is that we cannot determine whether the calculations are intensive enough to cripple the system, or if it was just written to force people to only use the hardware.

Hmmm interessante...:paranoid:
 
Última edição:
Ageia, the company which was the first to announce a dedicated chip for physics effects calculation, may be planning to allow end-users to install more than one PhysX accelerators in one system. However, it is still unclear how exactly users may benefit from it.

Recently released drivers by Ageia implement a revamped version of technology called hardware scene manager (HSM) that now uses so-called “compartments”, which allows “utilization of multiple PhysX cards in future versions”. Theoretically, Ageia’s future drivers should be able to “split” the scene into multiple three-dimensional “compartments” assigning a dedicated physics processing unit (PPU) for each.

Eu acho a placa da Ageia um disparate. Sendo isto a minha opinião pessoal. Mas isto é o cumulo8o

Fonte
 
Este tipo de software cheira-me a placas tipo as voodoo, com dois cores Physx a processarem a fisica em paralelo... Ou varios...:004:

Não os estou a ver a adaptarem o metodo de varias placas Physx ate porque com as boards actuais o lack de slots de espansão e bem grande (a minha A8N32-SLI basta lhe montar duas GX2 e fico so com espaco ou para a placa de som ou para uma placa de fisica, ou para nenhuma caso queria deixar espaco entre as graficas para respirarem melhor...
 
Última edição:
E normal que se tenha deixado de ouvir falar, a falta de suporte e enorme. Deixa la o Unreal sair e outros grandes jogos que sejam ageia enabled e vais ver que volta a ser falada...

Sabes... Dúvido um bocado disso, agora que a Nvidia e a ATI se estão a lançar em cáculos de physics, este produto para mim pecou pelo preço a que foi lançado e principalmente a altura em que foi lançado.
 
Sabes... Dúvido um bocado disso, agora que a Nvidia e a ATI se estão a lançar em cáculos de physics, este produto para mim pecou pelo preço a que foi lançado e principalmente a altura em que foi lançado.

Se fosse lancado mais tarde a ATI e a NVIDIA ja estavam mais que preparadas, e la se ia o hype... Foi um tiro no escuro, que resultou no pé...
 
Se fosse lancado mais tarde a ATI e a NVIDIA ja estavam mais que preparadas, e la se ia o hype... Foi um tiro no escuro, que resultou no pé...

O problema não é o hype, é a completa falta de resultados prácticos.

A maior parte das optimizações parece acontecer em aplicações que estão "feitas" para ficar mais lentas sem a placa, não porque esta esteja a acelerar de facto os efeitos físicos (que, diga-se, estão longe de impressionar).

Mal a Nvidia e a ATI comecem a usar a API HavokFX, the show's over for AGEIA.
Nem o lançamento da versão PCI-Express x1 lhes vai adiantar alguma coisa.
 
O problema não é o hype, é a completa falta de resultados prácticos.

A maior parte das optimizações parece acontecer em aplicações que estão "feitas" para ficar mais lentas sem a placa, não porque esta esteja a acelerar de facto os efeitos físicos (que, diga-se, estão longe de impressionar).

Mal a Nvidia e a ATI comecem a usar a API HavokFX, the show's over for AGEIA.
Nem o lançamento da versão PCI-Express x1 lhes vai adiantar alguma coisa.


Voçês só se esquecem é que se não fosse a Ageia nem andavam praqui a mandar postas de pescada sobre physics. :004:

EA EA EA ... e physics não é só caixotes a pular.
 
Bom já mto foi dito, e eu tambem pensei que fosse uma tolice e uma maneira de ganhar mais dinheiro com hardware, o que é facto é que os jogos e os graficos ficam espetaculares, e não são só as esplosões, os efeitos das caidas dos destroços incadescentes, brilhos, sombras, luzes, os fumos, e agora já temos mais jogos com o uso do physics, o novo FEAR, o company of heroes fica com um detalhe fora de série, e este é bastante pesado. Há pormenores que vou descobrindo que de dia para dia me surpreendem. Querem saber mais, sim, custou, mas vale a pena... se querem realmente gozar dos vossos jogos, dos graficos e efeitos, isto vale a pena, e até agora n há grafica que mostre o que a ageia mostra.... bom...

E com os drivers.... penso que só poderão melhorar, tenho pena é de não ter um "control panel" desta placa mais avançado com controlo da temperatura que penso nem tem diode, ou mesmo uma possibilidade de OC... eheeheh

Mas espetacular, agora n me vejo a jogar sem isto... :004:
 
Última edição:
Bom já mto foi dito, e eu tambem pensei que fosse uma tolice e uma maneira de ganhar mais dinheiro com hardware, o que é facto é que os jogos e os graficos ficam espetaculares, e não são só as esplosões, os efeitos das caidas dos destroços incadescentes, brilhos, sombras, luzes, os fumos, e agora já temos mais jogos com o uso do physics, o novo FEAR, o company of heroes fica com um detalhe fora de série, e este é bastante pesado. Há pormenores que vou descobrindo que de dia para dia me surpreendem. Querem saber mais, sim, custou, mas vale a pena... se querem realmente gozar dos vossos jogos, dos graficos e efeitos, isto vale a pena, e até agora n há grafica que mostre o que a ageia mostra.... bom...

E com os drivers.... penso que só poderão melhorar, tenho pena é de não ter um "control panel" desta placa mais avançado com controlo da temperatura que penso nem tem diode, ou mesmo uma possibilidade de OC... eheeheh

Mas espetacular, agora n me vejo a jogar sem isto... :004:

desculpa la,

mas que grande grave digger que tu es :x2:
apesar de algumas pessoas dizerem o contrario, a verdade é que as placas ageia (e afins) nao compensam nem os jogos tiram assim tanto partido como publicitam! :(

offtopic:
deixa me so fazer uma grande correcçao: company of heroes nao é pesado! o meu laptop corre isso com graficos de media qualidade e o meu desktop corre com tudo ao max.
pesado é, por ex, faces of war, cujo detalhe é 1000x maior que o do CoH, com uma fisica bem mais complicada.
 
desculpa la,

mas que grande grave digger que tu es :x2:

lol nem por isso, já tenho visto uns desenterranços mais jeitosos :-D

Mas é bom que isto se desenterre para se fazer um ponto de situação "da coisa".
Passado todos estes meses, onde está o tal "boom" que se falava da Ageia?

Quase todos acreditavam que a Ageia ia vencer e ia evoluir mas cometeu o tal erro que eu tinha dito: o preço. Sim eles arriscaram mas o risco foi muito alto e depois esqueceram-se que a ATi e a Nvidia também iriam entrar na corrida...

Resumindo, um produto como o deles que veio para o mercado a um preço muito exagerado e sem suporte para jogos quase nenhuns - pelo que se tem visto até agora...não tem muito futuro.

O Crysis pelo que li não irá ter suporte para a Ageia e isso era importante pois irá ser muito provavelmente o jogo do ano.
 
Acho que ainda é cedo para perceber se a solução da Ageia falhou ou não. Sempre se disse que o que iria ditar isto seria o aparecimento de uma 'killer app' que provocasse a adopção em massa do hardware. No caso da Ageia a a haver uma killer app será o UT2007. Tudo vai depender do que este jogo faça com a Physx que não faça sem ela.
 
Era para fazer um favor ao pessoal: "Lembrar-nos de que 'isto' existia"

:)

disse aquilo no gozo, acho bem que se use a thread ja existente para comunicar a opiniao!

:)
bodygard disse:
lol nem por isso, já tenho visto uns desenterranços mais jeitosos

Mas é bom que isto se desenterre para se fazer um ponto de situação "da coisa".
Passado todos estes meses, onde está o tal "boom" que se falava da Ageia?

Quase todos acreditavam que a Ageia ia vencer e ia evoluir mas cometeu o tal erro que eu tinha dito: o preço. Sim eles arriscaram mas o risco foi muito alto e depois esqueceram-se que a ATi e a Nvidia também iriam entrar na corrida...

Resumindo, um produto como o deles que veio para o mercado a um preço muito exagerado e sem suporte para jogos quase nenhuns - pelo que se tem visto até agora...não tem muito futuro.

O Crysis pelo que li não irá ter suporte para a Ageia e isso era importante pois irá ser muito provavelmente o jogo do ano.

concordo plenamente!
 
Penso que n vai vingar , no mercado visto que o preço é bastante mais alto, e normalmente pensamos "Se vender a grafica actual e meter o € que ia dar pela ageia consigo comprar uma grafica melhor"

E penso que mais cedo ou mais tarde o processamento que a a PhySx faz vai vir integrado com as graficas.
 
Penso que n vai vingar , no mercado visto que o preço é bastante mais alto, e normalmente pensamos "Se vender a grafica actual e meter o € que ia dar pela ageia consigo comprar uma grafica melhor"

E penso que mais cedo ou mais tarde o processamento que a a PhySx faz vai vir integrado com as graficas.

a 8800 ja faz os calculos da fisica na propria grafica.
cumps.
 
Quantum Effects Physics on GPU
Graphics cards have lacked the raw floating point power to excel at physics until now according to NVIDIA. The 8800 GTX’s 128 stream processors give it fantastic floating point capabilities, and the new physics ability built into DirectX 10 will unlock the potential and off load physics calculations for your CPU to the graphics card. We will be able to see 10,000’s of objects, improved smoke, fire, water, fur, hair and more.
Ou seja, a gráfica por si não tem.... o DirectX é que incorpora calculos de fisica que devido ao bom desempenho da gráfica em calculos de virgula flutuante permite ter fisica.
 
Back
Topo