VuDu
Power Member
Boas,
aqui ficam os links para 3 excelentes artigos que discutem a proximidade da limitação do endereçamento de memória a 32bits aliado à "excelente" gestão de memória do Windows (PRINCIPALMENTE do Vista) e juntamente com maus hábitos de programação por parte das software houses.
Parte 1: A Messy Transition: Practical Problems With 32bit Addressing In Windows
http://www.anandtech.com/gadgets/showdoc.aspx?i=3034
Parte 2: A Messy Transition: Windows XP, Vista, and the 2GB Barrier
http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=3044
Parte 3: A Messy Transition: Vista Buys Some Time
http://www.anandtech.com/systems/showdoc.aspx?i=3060
Eu recomendo a lerem os 3 artigos para ficarem com uma melhor noção do que se está a passar.
Para aqueles que já disseram "buah não tenho tempo para ler", pelo menos ficam alertados que actualmente está-se a chegar ao limite da RAM disponível para as aplicações (jogos neste caso) mais recentes e mais pesadas nos sistemas 32bits.
E o "melhor" de tudo é que não há uma alternativa segura para os gamers (um SO a 64bits equiparável em termos de suporte ao 32bits, nem em Linux).
É triste que o sistema de memoria do SO mais vendido no mundo, na pratica, não liberte mais do que 1.5G para as aplicações, mas melhor ainda, o Vista, já oferece mais RAM, RAM essa que ao chegar aos 2G faz fogo de artificio... e adivinhem qual é a solução... exacto, não "dar" tanta RAM.
Tenho pena que o artigo não tenha comparado a situação com outro SO Linux, o que seria dificil, pois os jogos mais recentes são alérgicos ao OpenGL, and therefor... mas seria interessante comparar o sistema "temos 40 livres? metáde pra mim, metade pra ti! Ainda sobram 50? Excelente, toma lá os teus 25." com um SO a "serio".
Eu sei que estes números 2G, 1.5G parecem "grandes", mas acreditem que daqui a uns meses, quando a maioria tiver 4G no pc, vai começar a moer o juízo por ter tanta RAM para "nada".
aqui ficam os links para 3 excelentes artigos que discutem a proximidade da limitação do endereçamento de memória a 32bits aliado à "excelente" gestão de memória do Windows (PRINCIPALMENTE do Vista) e juntamente com maus hábitos de programação por parte das software houses.
Parte 1: A Messy Transition: Practical Problems With 32bit Addressing In Windows
http://www.anandtech.com/gadgets/showdoc.aspx?i=3034
Parte 2: A Messy Transition: Windows XP, Vista, and the 2GB Barrier
http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=3044
Parte 3: A Messy Transition: Vista Buys Some Time
http://www.anandtech.com/systems/showdoc.aspx?i=3060
Eu recomendo a lerem os 3 artigos para ficarem com uma melhor noção do que se está a passar.
Para aqueles que já disseram "buah não tenho tempo para ler", pelo menos ficam alertados que actualmente está-se a chegar ao limite da RAM disponível para as aplicações (jogos neste caso) mais recentes e mais pesadas nos sistemas 32bits.
E o "melhor" de tudo é que não há uma alternativa segura para os gamers (um SO a 64bits equiparável em termos de suporte ao 32bits, nem em Linux).
É triste que o sistema de memoria do SO mais vendido no mundo, na pratica, não liberte mais do que 1.5G para as aplicações, mas melhor ainda, o Vista, já oferece mais RAM, RAM essa que ao chegar aos 2G faz fogo de artificio... e adivinhem qual é a solução... exacto, não "dar" tanta RAM.
Tenho pena que o artigo não tenha comparado a situação com outro SO Linux, o que seria dificil, pois os jogos mais recentes são alérgicos ao OpenGL, and therefor... mas seria interessante comparar o sistema "temos 40 livres? metáde pra mim, metade pra ti! Ainda sobram 50? Excelente, toma lá os teus 25." com um SO a "serio".
Eu sei que estes números 2G, 1.5G parecem "grandes", mas acreditem que daqui a uns meses, quando a maioria tiver 4G no pc, vai começar a moer o juízo por ter tanta RAM para "nada".