A Indústria dos Videojogos - Tópico Geral (notícias, artigos, opiniões, análises)

@Ansatsu Não existe competição dentro de nenhum ecossistema e parece-me que estás a misturar coisas diferentes. Esta é a razão do processo:

She says the company abused its dominant position by requiring digital games and add-ons to be bought and sold only via the PlayStation Store, which charges a 30% commission to developers and publishers.

The claim alleges customers have therefore paid higher prices for games and add-on content than they would have done.

Como disse anteriormente, esta afirmação só seria correta se a PS Store fosse a única loja, física ou digital, a receber uma comissão por cada item vendido na loja. O que não é o caso. A razão apresentada não me parece que suporte o argumento de que os preços aplicados na PS Store sejam resultantes dessa mesma comissão. Jedi Survivor, por exemplo, custa 80€ na PS Store, mas, sem surpresa, custa o mesmo na Xbox Store e custa também 80€ na Worten ou ECI em formato físico. Se o preço dos jogos na PS Store fosse resultante da comissão como o processo menciona, então, esse preço deveria de se refletir quando comparado com a Xbox Store, eShop e lojas físicas. Certo? Já para não falar que é assumido que a redução de uma comissão iria fazer com que as editoras baixassem o preço dos jogos em vez de ficarem com o extra no bolso.

Como disse, acho que o processo teria muito mais mérito se dissessem que a impossibilidade de adquirir produtos digitais da PS Store em lojas físicas não é benéfico para os consumidores, pois retira opções de pagamento e retira também a possibilidade de existirem promoções nesse tipo de itens se as lojas físicas assim o desejassem.

O que ele quis dizer é que a Sony e MS prescindem da margem de lucro no hardware para possibilitar a venda em massa para depois recuperar nos jogos vendidos através da comissão de 30%.

Num caso em que não tenham essa garantia dos 30% por jogo vendido na plataforma, têm de assegurar lucro, e esse lucro seria colocado no valor da consola.

Em vez de 500€ por uma consola, poderia passar a 600 ou mais (puro exemplo). Assim, caso aquele cliente nunca comprasse um jogo que desse a comissão, ao menos não teriam que assumir prejuízo do hardware.

Nesse caso, o custo continuaria a ser transferido para o consumidor, seja através do aumento de preço da consola, seja por uma redução de capacidade da consola.
 
Última edição:
A Xbox e a Nintendo também não permitem a venda de jogos e add ons digitais através de outros canais?

Não faço ideia se é tudo ou não, mas permitem, se bem que não chamaria isso propriamente de competição, ou pelo menos, não da forma como geralmente é descrita essa competição (ter várias lojas dentro de uma plataforma). Quero dizer, podes ir à Worten comprar um cartão com um código para o FH5 ou um cartão com um código para o passe de pistas para o MK8, mas se esses itens raramente estão em promoção, consideras isso como sendo competição à loja da respetiva plataforma?

De qualquer modo, isso não me parece relevante, pois o processo faz uma ligação direta da comissão de 30% com o preço dos jogos e conteúdos adicionais na PS Store, não obstante da existência dessa mesma comissão nas restantes lojas nem se de facto uma redução dessa comissão iria levar a preços de jogos mais baixos. O processo deveria de ser sobre a falta de opções e não sobre a comissão.
 
Xbox Series X and S Sales Have Collapsed in Europe

Speaking to IGN for a follow-up, GI.biz head of games B2B Chris Dring painted a grim picture of Xbox's fortunes across Europe.

"The sheer absence of available console stock last year does skew these figures quite a bit," he said. "And it's worth noting that Eurozone countries have never been Xbox's strongest territories. They revealed back in February they only hold 20% of the market versus PlayStation's 80%.

"However, even in the UK, which is a market where Xbox is a lot more competitive it's been a tough year, with Xbox Series S and X sales down 23% year-to-date. The reality is the console has very little momentum, which is such a crucial element when it comes to how successful a generation is or isn't for a platform holder."

"The lack of big exclusives are often cited for why this has happened, and some of the big games like Halo: Infinite didn't provide the boost you might expect," Dring continued. "A lot of unreasonable pressure was put on Starfield, and it did cause some sales improvement, but it hasn't been sustained."

"PC and mobile are dominant platforms across Europe, and will be a more effective avenue for Xbox to reach players in these markets," Dring said. "With its acquisition of Activision Blizzard, it is now one of Europe's most powerful games companies, just in a different way."

https://www.ign.com/articles/xbox-series-x-and-s-sales-have-collapsed-in-europe?utm_source=twitter
 
@Ansatsu Não existe competição dentro de nenhum ecossistema e parece-me que estás a misturar coisas diferentes. Esta é a razão do processo:

Sim, não existe competição dentro de nenhum ecossistema de consolas, mas o que querem é que passe a existir.

Como disse anteriormente, esta afirmação só seria correta se a PS Store fosse a única loja, física ou digital, a receber uma comissão por cada item vendido na loja. O que não é o caso. A razão apresentada não me parece que suporte o argumento de que os preços aplicados na PS Store sejam resultantes dessa mesma comissão. Jedi Survivor, por exemplo, custa 80€ na PS Store, mas, sem surpresa, custa o mesmo na Xbox Store e custa também 80€ na Worten ou ECI em formato físico. Se o preço dos jogos na PS Store fosse resultante da comissão como o processo menciona, então, esse preço deveria de se refletir quando comparado com a Xbox Store, eShop e lojas físicas. Certo? Já para não falar que é assumido que a redução de uma comissão iria fazer com que as editoras baixassem o preço dos jogos em vez de ficarem com o extra no bolso.

No quote que colocaste, o que estão a dizer é que os jogos digitais e DLC's para a Playstation, apenas é possivel comprar os mesmos na PS Store, o que é verdade.

Se a Sony permitisse outras Stores na Playstation, um jogador já não era obrigado a comprar na PS Store e podia comprar noutra Store que já não levava os 30% de comissão.

Imagina que a Ubisoft podia criar a sua própria Store na Playstation. Se eu quisesse comprar o AC Mirage, podia fazer diretamente na Store da Ubisoft e nesse caso a Ubisoft até pagava 0% de comissão, pois a Store era própria.

A Xbox e a Nintendo também não permitem a venda de jogos e add ons digitais através de outros canais?

Não permitem. Até podes comprar uma Key noutro lado qualquer, mas tens de fazer o redeem dessa Key na Microsoft Store e houve o pagamento dos 30% de comissão.
 
No quote que colocaste, o que estão a dizer é que os jogos digitais e DLC's para a Playstation, apenas é possivel comprar os mesmos na PS Store, o que é verdade.

Se a Sony permitisse outras Stores na Playstation, um jogador já não era obrigado a comprar na PS Store e podia comprar noutra Store que já não levava os 30% de comissão.

Imagina que a Ubisoft podia criar a sua própria Store na Playstation. Se eu quisesse comprar o AC Mirage, podia fazer diretamente na Store da Ubisoft e nesse caso a Ubisoft até pagava 0% de comissão, pois a Store era própria.

Acho que não percebeste. Eles estão a fazer uma ligação direta do preço de algo digital na PS Store com a comissão. Essa comissão existe em qualquer loja física ou digital porque, de outra forma, a loja em questão não fazia dinheiro. Basta olhar para a Epic Games Store que ainda hoje não é rentável.

Agora, se o argumento fosse que permitir a venda de itens digitais em lojas físicas pudesse trazer alguma promoção ou desconto adicional ou, quanto muito, oferecer um método alternativo de adquirir esse produto, aí tudo bem. Alternativamente, por razões de coerência, o processo deveria de ser dirigido a todas as lojas por retirarem uma % da venda.

Tens fonte disso? Porque se e assim este caso processo nao vai muito longe

Em essência, uma loja digital alternativa ou uma loja física não passa de um revendedor. Diria até que as lojas físicas têm menos vontade para fazer promoções em artigos digitais, porque estes artigos não ocupam espaço e não entram em depreciação, ao contrário dos itens físicos.
 
Última edição:
Acho que não percebeste. Eles estão a fazer uma ligação direta do preço de algo digital na PS Store com a comissão. Essa comissão existe em qualquer loja física ou digital porque, de outra forma, a loja em questão não fazia dinheiro. Basta olhar para a Epic Games Store que ainda hoje não é rentável.
Sei disso, mas eles estão a reclamar que a comissão de 30% é alta por não haver concorrência.

Se houvesse varias stores disponíveis na Playstation, o preço da comissão poderia descer, pois estariam todas a competir para terem os jogos.

Basicamente é o mesmo que vai acontecer no iOS a partir do próximo ano. A Apple cobra 30% por cada App, quando a Amazon e a Microsoft criarem as suas Stores no iOS, se pedirem uma comissão de apenas 15% ao invés dos 30%, muitos developers podem escolher antes essas Stores por pagarem menos comissão. Por sua vez, a Apple para recuperar o mercado, pode baixar também a sua comissão.
 
Sei disso, mas eles estão a reclamar que a comissão de 30% é alta por não haver concorrência.

Se houvesse varias stores disponíveis na Playstation, o preço da comissão poderia descer, pois estariam todas a competir para terem os jogos.

Basicamente é o mesmo que vai acontecer no iOS a partir do próximo ano. A Apple cobra 30% por cada App, quando a Amazon e a Microsoft criarem as suas Stores no iOS, se pedirem uma comissão de apenas 15% ao invés dos 30%, muitos developers podem escolher antes essas Stores por pagarem menos comissão. Por sua vez, a Apple para recuperar o mercado, pode baixar também a sua comissão.

Basta ver o mercado de gaming no PC para ver que isso não vai acontecer. Já para não falar que para o consumidor o efeito é zero, pois os jogos ou apps estão exatamente ao mesmo preço nas diferentes stores.
E este processo não é movido para proteger os interesses dos developers. Até falam na indemnização ser para os consumidores, o que faz 0 sentido, visto que os jogos não vão baixar de preço mesmo que a comissão baixe dos 30%.

É um processo que não vai dar em nada.
Se ainda tentassem ir pela abordagem que o @Daimon referiu, até percebia, agora nestes moldes, já se sabe que não tem grande futuro.
 
Última edição:
Basta ver o mercado de gaming no PC para ver que isso não vai acontecer. Já para não falar que para o consumidor o efeito é zero, pois os jogos ou apps estão exatamente ao mesmo preço nas diferentes stores.
E este processo não é movido para proteger os interesses dos developers. Até falam na indemnização ser para os consumidores, o que faz 0 sentido, visto que os jogos não vão baixo de preço mesmo que a comissão baixe dos 30%.

Mas não estou a dizer se irá ter sucesso ou não, estou só a expressar o que entendi do processo. O que dizem é que a taxa de 30% é muito alta e como tal os tais 9 milhões de jogadores no Uk deve ser ressarcidos disso.

É um processo que não vai dar em nada.
Se ainda tentassem ir pela abordagem que o @Daimon referiu, até percebia, agora nestes moldes, já se sabe que não tem grande futuro.

Há uns anos atrás tinha exatamente essa opinião, mas depois de ter visto a Apple a ser basicamente obrigada contra a sua vontade a aceitar Stores de terceiros no iOS, já não digo nada...

Até penso que seja um requisito da UE e nem sei como isso poderá afetar as consolas.
 
Não é preciso fonte. A única forma de comprar jogos é diretamente na Store ou com uma Key.
Mas a PS não permite a venda de keys actualmente. Acho que é essa a razão porque só estão a ir atrás da Sony... Tu podes chegar a uma qualquer store online(ou física nalguns países) e comprar a Key do jogo que queres ao preço que eles quiserem, na Sony isso é quase inexistente e como já puseram aí atrás já vem desde pelo menos 2019 quando começaram a bloquear a GameStop nos USA de vender keys.
 
Ou seja, solução é o hw ficar mais caro para compensar comissões mais pequenas, os devs ganham mais dinheiro e o consumidor vai ter que pagar mais.

No meio disto tudo todos ganham mais dinheiro menos o consumidor que paga mais por tudo.

Os developers já ganham a sua parte, em primeiro lugar se a plataforma nem existisse nem faziam lá dinheiro nenhum.

Isto é uma guerra que já se fala há anos e fazem dos criadores das plataformas os bichos papão do pedaço.

Era giro se agora dentro do Continente eles fossem obrigados a ter um stand de vendas da mercearia do Zé da Esquina a fazer preços mais baixos que eles.

Não sei se a taxa de 30% é justa ou deixa de ser.
Sei que nos últimos anos cada vez mais jogos são vendidos incompletos e temos que pagar por DLCs para ter a experiência completa, depois existem skins, battle passes e loot boxes para ainda queimar mais nota ao jogador.

Se eles querem vender com as regras deles, que criem a plataforma e depois ditem as regras que quiserem ditar.

Em todo o comércio existe comissão de venda por quem fornece a plataforma, eles estão a fazer a parte deles que é tentar o melhor negócio possível para eles terem mais dinheiro no bolso.
 
Mas a PS não permite a venda de keys actualmente. Acho que é essa a razão porque só estão a ir atrás da Sony... Tu podes chegar a uma qualquer store online(ou física nalguns países) e comprar a Key do jogo que queres ao preço que eles quiserem, na Sony isso é quase inexistente e como já puseram aí atrás já vem desde pelo menos 2019 quando começaram a bloquear a GameStop nos USA de vender keys.

E qual a diferença disso na comissão dos 30% cobrada aos devs? E alguma vez, até 2019, essas lojas como a gamestop vendiam abaixo do PVPr do produto, excluindo hipotética promoção?
 
Sei disso, mas eles estão a reclamar que a comissão de 30% é alta por não haver concorrência.

Mas esse é um erro de julgamento e é isso que estou a criticar no processo. O preço de um jogo multiplataforma na PS Store é igual ao na Xbox Store, eShop e lojas físicas. Isso só faria sentido se o preço na PS Store fosse maior.

Como consequência, o processo pressupõe que uma redução na comissão iria tornar os jogos mais baratos, o que não é correto. Como tu próprio disseste, o Steam cobra também 30% e a EGS cobre apenas 12%. No entanto, essa diferença não é refletida no preço na generalidade. Assumir que as editoras iriam baixar o preço em vez de encaixar mais dinheiro é de uma ingenuidade total.

Mas a PS não permite a venda de keys actualmente. Acho que é essa a razão porque só estão a ir atrás da Sony... Tu podes chegar a uma qualquer store online(ou física nalguns países) e comprar a Key do jogo que queres ao preço que eles quiserem, na Sony isso é quase inexistente e como já puseram aí atrás já vem desde pelo menos 2019 quando começaram a bloquear a GameStop nos USA de vender keys.

"Quero comprar códigos com uma moeda completamente desvalorizada" não é propriamente um bom argumento, e mesmo aí, existe comissão.

Tu podes entrar numa Worten e comprar um código para um jogo Xbox ou para algum conteúdo Nintendo, mas o preço não varia do existente nas lojas das respetivas plataformas e raramente entram em promoção. O único benefício é haver uma outra opção de adquirir um produto e o processo deveria ser sobre isto e não sobre uma comissão que existe em todas as lojas.
 
Última edição:
consideras isso como sendo competição à loja da respetiva plataforma?
Se for competição como existe nas gasolineiras por cá então sim 😅
Acho que neste caso seria preciso ver o porquê disso acontecer. Se é a Microsoft que obriga a que seja assim, se há um acordo tácito entre revendedores e Microsoft para ser assim, ou se é o mercado a funcionar.

Agora, não sendo a PlayStation a única consola no mercado, porque é que não podem fazer o que querem? Se o consumidor não estiver contente pode mudar.
Nos telemóveis ainda podemos alegar que são um bem de primeira necessidade, mas neste caso nem isso.

o processo faz uma ligação direta da comissão de 30% com o preço dos jogos e conteúdos adicionais na PS Store
Acho que eles fazem a ligação entre a posição dominante, os 30% e os preços.

Vai ser mais uma novela para seguir. Como acabou a outra tiveram de arranjar esta 😁
 
Era giro se agora dentro do Continente eles fossem obrigados a ter um stand de vendas da mercearia do Zé da Esquina a fazer preços mais baixos que eles.
A comparação mais correta era imaginar que em Portugal a única cadeia de supermercados que existia seria o Continente.


Por exemplo, no Pokemon Go, A Niantic lançou uma Webstore para vender aos utilizadores diretamente e nao ter de pagar comissão à Apple e Google, e vende mais barato. E há mais exemplos de apps e jogos que cobram mais caro na App Store do que formas alternativas.

E depois há estes acordos secretos:
On the stand, Google head of global partnerships Don Harrison confirmed Spotify paid a 0 percent commission when users chose to buy subscriptions through Spotify’s own system. If the users picked Google as their payment processor, Spotify handed over 4 percent — dramatically less than Google’s more common 15 percent fee.
Google fought to keep the Spotify numbers private during its antitrust fight with Epic, saying they could damage negotiations with other app developers who might want more generous rates.
https://www.theverge.com/2023/11/20/23969690/google-spotify-android-billing-commission-secret-deal
 
Back
Topo