A Indústria dos Videojogos - Tópico Geral (notícias, artigos, opiniões, análises)

Pior é não se perceber que andam aí duas empresas a crescer muito e essas são maior ameaça, sendo que uma até é chinesa.

Gostava de ver cenário de UK reprovar e EUA e EU aprovarem como se ia proceder.
 
Imagino as carradas de dinheiro (lobbying) que a Sony não anda a atirar para estas instituições "imparciais"!

No UK não é lobbying,é corrupção. Nos States é que eles fizeram corrupção legal. Mas os bolsos da MS são mais fundos,por isso por muito fanboy da PS que um senador possa ser,ganância ganha sempre.Infelizmente,tendo em conta outros assuntos mais importantes.
No que toca a está situação do UK,não faço ideia das voltas que estão a fazer para chegar a esta linha de raciocínio.

Eu penso essa observação seja em relação à realidade do mercado do EUA.
Até há bem pouco tempo ( não sei como está a agora) a Xbox era mais popular que a Playstation.

Isto é uma entidade do UK,e mesmo no UK e US a Sony dominou a MS nesta última geração. Talvez não de forma tão agressiva como na Europa e afins,mas um rácio de 2:1 não é possível sem um desnível substancial em dois dos maiores mercados(e os States sendo o maior).
 
Eu pessoalmente vejo a xbox como a consola premium (Apesar da sony aumentar o preço lol), com mais títulos, mais barata e gamepass. Não vejo razão nenhuma para quem quer uma consola escolher sony, masoquismos aparte.
E isto é de quem vê de fora e de quem nunca vai comprar um consola.
 
Para além de compras mais pequenas,a Sony faz outro tipo de negação de acesso,os exclusivos third party.

Ora nem mais!

E na minha opinião, a negação de certos géneros/franchises dos quais a Xbox é alvo magoa mais que uma eventual negação do COD (que a curto/médio prazo não irá acontecer).

Pior é não se perceber que andam aí duas empresas a crescer muito e essas são maior ameaça, sendo que uma até é chinesa.

Essa é outra. Enquanto esta aquisição da Activision anda a ser feita, outros bem maiores andam a iniciar e finalizar negócios sem grandes aparentes entraves. Ainda ontem foi anunciado o aumento de participação da SONY na From Software (a par da Tencent), o que já nos faz adivinhar o futuro dos jogos desta.
 
Eu pessoalmente vejo a xbox como a consola premium (Apesar da sony aumentar o preço lol), com mais títulos, mais barata e gamepass. Não vejo razão nenhuma para quem quer uma consola escolher sony, masoquismos aparte.
E isto é de quem vê de fora e de quem nunca vai comprar um consola.

Os exclusivos pesam muito na hora de comprar uma consola.
 
Acho interessante como a Microsoft aí é retratada como uma entidade forte no mercado de consolas de videojogos, quando na geração passada a Sony deu uma valente coça na Microsoft a ponto desta ter ponderado abandonar tal mercado....

Isso não se deveu a culpa própria? Tu não podes fazer o que bem te apetece só porque não és nº1 no sector onde operas. E a análise tem obviamente que ter em conta outros sectores onde a Microsoft opera e que vão influenciar o departamento de gaming.

Repara, se leres alguns posts nestas últimas páginas ou no tópico do Game Pass irás reparar num fenómeno estranho que é as pessoas elogiarem a força do ecossistema Microsoft e dizerem que o Game Pass não tem rival, ao mesmo tempo que não veem qualquer problema na Microsoft adquirir grandes editoras third party e vários outros estúdios. Bem pelo contrário, até pedem a aquisição de mais editoras.

Essa primeira parte,eles querem acabar com exclusivos? A ideia de negação de conteúdo que eles estão tão preocupados,é a ideia por detrás de exclusivos. E os da Sony podem ser jogados em menos plataformas.
Se a Sony não tem capacidade para este tipo de negócios,a culpa não é da MS.

Queres concorrência ou não queres concorrência? É que eu vejo frequentemente dizerem por aqui "concorrência é boa", mas para isso acontecer tem de se criar algum tipo de limite. É o que geralmente acontece em todo lado, seja negócios ou competições. Se a Microsoft tem infraestrutura cloud própria, sistema operativo capaz de criar um ecossistema entre PC, consola e mobile, e capacidade financeira dificilmente igualável para adquirir empresas rivais, como é que queres exatamente que seja feita concorrência sem que seja imposto algum limite ou concessão?

Para além de compras mais pequenas,a Sony faz outro tipo de negação de acesso,os exclusivos third party.

Pura dissonância cognitiva. Nunca irei compreender como é que alguém está contra conteúdo exclusivo mas aceita a exclusividade de editoras inteiras.

Mais uma vez, a coisa não é minimamente comparável, principalmente a médio/longo prazo. A Sony comprou a exclusividade do FFXVI. Isso significa que mais nenhum jogo da Square Enix está ou não vai mais chegar à Xbox? Não, mas se a Sony comprasse a Square Enix é o que significaria.
 
Isso não se deveu a culpa própria? Tu não podes fazer o que bem te apetece só porque não és nº1 no sector onde operas. E a análise tem obviamente que ter em conta outros sectores onde a Microsoft opera e que vão influenciar o departamento de gaming.

Sim a geração passada foi péssima para a Xbox principalmente por causa de erros que eles mesmo cometeram. Mas a Sony também tocou na ferida, com aquele vídeo a explicar como jogar jogos usados numa PS4. Faz-me lembrar o que fizeram na E3 de 1995 com a Sega, onde bastou apenas dizer "299$" para fazer danos à Sega, que também já se tinha prejudicado.
 
Se calhar a MS safava-se melhor a comprar estúdios e IP à Activision em vez da empresa toda. Funciona para a Embracer,eles estão a evitar estas tretas com uma pinta do caraças lol

Os exclusivos pesam muito na hora de comprar uma consola.

Sim e não. Se fosse assim tanto,o Spider-Man tinha vendido para aí 60/80 milhões de cópias(metade a dois terços da userbase da PS4) em vez de 25. Mas pesa. Todo o tipo de chamariz para um ecossistema tem peso.


Isso não se deveu a culpa própria? Tu não podes fazer o que bem te apetece só porque não és nº1 no sector onde operas. E a análise tem obviamente que ter em conta outros sectores onde a Microsoft opera e que vão influenciar o departamento de gaming.

Repara, se leres alguns posts nestas últimas páginas ou no tópico do Game Pass irás reparar num fenómeno estranho que é as pessoas elogiarem a força do ecossistema Microsoft e dizerem que o Game Pass não tem rival, ao mesmo tempo que não veem qualquer problema na Microsoft adquirir grandes editoras third party e vários outros estúdios. Bem pelo contrário, até pedem a aquisição de mais editoras.



Queres competição ou não queres competição? É que eu vejo frequentemente dizerem por aqui "competição é boa", mas para isso acontecer tem de se criar algum tipo de limite. É o que geralmente acontece em todo lado, seja negócios ou competições. Se a Microsoft tem infraestrutura cloud própria, sistema operativo capaz de criar um ecossistema entre PC, consola e mobile, e capacidade para adquirir empresas rivais, como é que queres exatamente que seja feita competição sem que seja imposto algum limite ou concessão?



Pura dissonância cognitiva. Nunca irei compreender como é que alguém está contra conteúdo exclusivo mas aceita a exclusividade de editoras inteiras.

Mais uma vez, a coisa não é minimamente comparável, principalmente a médio/longo prazo. A Sony comprou a exclusividade do FFXVI. Isso significa que mais nenhum jogo da Square Enix está ou vai chegar à Xbox? Não, mas se a Sony comprasse a Square Enix é o que significaria.


Não tem rival porque a Sony quer esmifrar ao máximo a cache da geração da PS4.Eles dao tiros no próprio pé por viverem na idade da pedra no que toca a perceber a direção do mercado. O Plus novo é uma melhoria,mas ainda falta tomates para ir mais longe em múltiplas áreas para lá do cloud gaming(e no que toca ao cloud gaming até vão usar a infraestrutura da MS).



Já foi dito montes de vezes que isto indo para a frente a MS nunca adquiria um posição de monopólio. Mesmo o resto da editoras e plataforma holders que não a Sony admitem que o mercado não iria ser adversamente afectado por haver mais escolha(os papéis da comissão do Brasil).
Windows é aberto e a Sony pode criar um cliente PC que copie os esforços da MS no PC ,eles estão a ter acesso ao Azure pagando aos Cloud Services da MS e tem uma posição dominante no mercado das consolas neste momento.Aqui a única coisa em que a Sony fica atrás é ter de pagar por cloud services,mas ninguém os proíbe de criar uma infra-estrutura própria ao longo dos tempos para fazer desmame do Azure. Mas se eles nunca fizeram pela vida quando compraram o OnLive e Gaikai...


Já desde do Rise of The Tomb Raider que mostro o meu desagrado com estourar dinheiro em exclusividades temporárias. Ainda pior nesta era do Gamepass,em que o trunfo maior é sair day One no Gamepass. Pagar por exclusividades de 6 meses/1 ano por coisas como o Stalker 2/The Medium é desnecessário. Os únicos exclusivos que devia haver na MS é jogos da XGS e XGP, e esses serem ad eternum.
Já a Sony,o plano antes do início desta gen e o investimento na Bethesda/Activision era sufocar a Xbox com exclusivos temporários, para além dos exclusivos first e third party. Tenho 0 pena de o moneyhat do Starfield não ter ido para frente,depois de terem feito o mesmo com o Ghostwire e Deathloop. Ambas as empresas querem activamente fazer sofrer a competição. Não há aqui nenhum tipo de honra ou desportivismo,por muito que gajos como o Spencer queiram vender isso.
 
Os exclusivos pesam muito na hora de comprar uma consola.

Assim como também pesa a percepção das pessoas.

Por exemplo, uma pessoa que goste de JRPG's ou que seja grande apreciador do Kojima nunca escolherá uma Xbox como consola pois foi criada uma percepção ao longo dos anos que estes títulos são da SONY (basta ver as reacções com o anúncio da tal parceria do Kojima com a MS ... excluindo os trolls, as pessoas acreditam verdadeiramente que o Kojima é propriedade da SONY pois foram assim habituadas).

Independentemente do fragilidade da Xbox no Japão claro que há muitas jogadas de bastidores por parte da SONY (Final Fantasy VII Remake por exemplo) que durante anos alimentaram esta percepção que influencia o processo de escolha de uma consola a cada geração.

São tudo estratégias, o que me surpreende é a hipocrisia no meio disto tudo.
 
Sim e não. Se fosse assim tanto,o Spider-Man tinha vendido para aí 60/80 milhões de cópias(metade a dois terços da userbase da PS4) em vez de 25. Mas pesa. Todo o tipo de chamariz para um ecossistema tem peso.

Estás a partir do principio errado que todos os exclusivos de uma consola são obrigatoriamente comprados por grande parte da fan base.


Assim como também pesa a percepção das pessoas.

Por exemplo, uma pessoa que goste de JRPG's ou que seja grande apreciador do Kojima nunca escolherá uma Xbox como consola pois foi criada uma percepção ao longo dos anos que estes títulos são da SONY (basta ver as reacções com o anúncio da tal parceria do Kojima com a MS ... excluindo os trolls, as pessoas acreditam verdadeiramente que o Kojima é propriedade da SONY pois foram assim habituadas).

Independentemente do fragilidade da Xbox no Japão claro que há muitas jogadas de bastidores por parte da SONY (Final Fantasy VII Remake por exemplo) que durante anos alimentaram esta percepção que influencia o processo de escolha de uma consola a cada geração.

São tudo estratégias, o que me surpreende é a hipocrisia no meio disto tudo.

Isso é mais "fanboyismo" que outra coisa.
Se o Kojima entendeu que era benéfica esta parceria entre ele e a MS.
Nada apaga o bom que ele fez com a Sony.

O mundo dos negócios anda muitas vezes de mãos dadas com a hipocrisia, não surpreende.
Quantas e quantas vezes já tivemos concorrentes ( de vários ramos) a odiarem-se uns aos outros, e no fim fazerem algum tipo de parceria ou mesmo união ?
Muitas vezes tem de ser assim, porque senão nenhum deles sobrevive.
 
Eu vejo com cada uma o Windows e aberto diz uma pessoa acima.
Esta fiquei perplexo.
Eu não sou contra a Xbox ou o que seja mas a frase em si levou-me a comentar.

Até me perdi no tema mas suponho falem do mercado em geral e da estratégia das empresas.
Resume-se a bater dinheiro por estúdios não para produzir jogos mas sim para os poder produzir (marca) acho que me entendem.

A Microsoft bateu milhões para ficar com uma posição cómoda nesse aspecto a Sony não tem a mesma almofada, se a Xbox para a Microsoft representa se tanto 10 % do total da Microsoft,no caso da Sony a PlayStation representa bem mais logo podemos inferir que a coisa é diferente para uns e outros.


Sobre o Windows aberto mais faltava que agora a Sony fosse alugar ainda mais produtos e licenças à empresa concorrente para sistema. Então é que podiam encostar nas boxes e ala plantar tomates que ganham mais, a PS usa BSD e isso e que lhe deu até agora tão bom rendimento em sistema software, por outro lado esse mesmo é da marca PS sob licença autónoma dando-lhe imagem própria e decisão sobre.

Em resumo em geral isto vai de que a Microsoft tem neste momento a sertã na mão e vai ditar que ovos lá se vão fritar.
A Microsoft é das empresa software a única que tem força suficiente não só para monopolizar como para dominar, como domina , acordos com estados de mais de meio mundo.
E não faz isso de certeza com um sistema aberto, desculpe-me mas destas não posso ler. Aberto o sistema não é espero me entendam não sou defensor de nenhuma empresa cada empresa quer o quê ?.

Ganhar dinheiro, a microsoft compra a Bethesda os jogos davam jeito à PS desde o dia um, lá se verá pois quem paga suponho pague para alguma coisa.
É a lei de mercado e com certas empresas sem grande pio dos estados ou seja depende de quem és filho assim terás "fio".
 
Última edição:
@Minguno Convém ler melhor o post que referes. Por aberto, estava-se a falar em termos de desenvolvimento 3rd party, e nesse aspecto é uma plataforma aberta. Qualquer um pode desenvolver programas/aplicações para o sistema livremente. Assim sendo, a Sony pode muito bem desenvolver e lançar um launcher Playstation para Windows.
 
@Minguno Convém ler melhor o post que referes. Por aberto, estava-se a falar em termos de desenvolvimento 3rd party, e nesse aspecto é uma plataforma aberta. Qualquer um pode desenvolver programas/aplicações para o sistema livremente. Assim sendo, a Sony pode muito bem desenvolver e lançar um launcher Playstation para Windows.

Era isso que eu ia dizer. Qualquer pessoa pode desenvolver Software para Windows e disponibilizar o mesmo não sendo sequer obrigado a usar a Store. Já outros obrigam-nos a ter Hardware específico, e em tempos nem sequer isso chegava pois era preciso também a licença de Developer para fazer algo tão simples como Debugging no nosso próprio Hardware.

Sei que não o fazem por misericórdia nem nos estão a fazer um favor, mas a MS atual é muito diferente daquela que muitos recordam do passado. É inclusive o único Player que fornece um Dev Mode na sua consola Retail (só me recordo da PS Vita e da PlayStation Net Yaroze).
 
Última edição:
@Minguno Convém ler melhor o post que referes. Por aberto, estava-se a falar em termos de desenvolvimento 3rd party, e nesse aspecto é uma plataforma aberta. Qualquer um pode desenvolver programas/aplicações para o sistema livremente. Assim sendo, a Sony pode muito bem desenvolver e lançar um launcher Playstation para Windows.
Então foi erro meu desculpem. Não cheguei a ver que falavam numa abertura de tipo plataforma de desenvolvimento eu nisso só conheço o unity, mas mesmo se for assim em termos tácitos isso continua a não ser aberto por muito que seja gratuito o acesso ao sistema a stock de software de desenvolvimento jogos, se a licença precedente não é aberta ou seja o sistema em si onde correr o desenvolvimento via software ser fechado, mas isso também está mais além que do que aqui se discute e é a tal confusão de termo "aberto" a qual eu levei para o campo sistema e licença. Levei eu mal .Desculpem então interpretei eu mal e cometi o erro crasso de falar sem perceber do que falavam.
 

Ah e tal MS é má...
Ao contrário não vejo eu essa preocupação

Este tipo de coisas é PR speak,usado por todos e o alvo é para a carneirada de ambos os lados. Num dia é isso desse artigo,do outro lado é que modelos de subscrição com release day one afetariam desenvolvimento de jogos. Tem de se justificar decisões com narrativas. Neste caso em particular a MS está a tentar levar a compra a bom porto sem restrições,para poder fazer o que quiser daqui por uns anos.

https://forum.zwame.pt/threads/230832/#post-17571464

Comentário das Autoridades de UK é basicamente isso.

Esse link é o link certo?
 
Back
Topo