5G em Portugal

Eu sou Português e o prêmio para a MEO só se fosse de pior rede móvel.

Sabes que isso vale o que vale, depende sempre da experiência de cada um.
O "pior" ou "melhor" para cada um é sempre algo subjetivo para os outros.
Em tempos usei a rede NOS e a cobertura era fraca, acredito que agora estejam melhores.
Meo e Vodafone, atualmente, nunca me deixaram ficar mal.
 
O que eu noto na Meo é que a pessoa para o qual estou a ligar nem precisa de dizer que é da Meo... a qualidade de som é simplesmente deplorável ao ponto de não perceber o que a pessoa diz.
 
O que eu noto na Meo é que a pessoa para o qual estou a ligar nem precisa de dizer que é da Meo... a qualidade de som é simplesmente deplorável ao ponto de não perceber o que a pessoa diz.
É porque não está a realizar a chamada em VOLTE (através da rede 4g). Tem de pedir a ativação. Basta enviar um SMS para o 16200 ou 16206 (caso seja empresa), com a palavra VOLTE, e é ativado automaticamente. Quando estiver ativo faça uma chamada e veja se o ícone do 4g se mantém durante a chamada. Se sim, é porque está ok. Por vezes é necessário desligar o telefone e voltar a ligar.
 
É porque não está a realizar a chamada em VOLTE (através da rede 4g). Tem de pedir a ativação. Basta enviar um SMS para o 16200 ou 16206 (caso seja empresa), com a palavra VOLTE, e é ativado automaticamente. Quando estiver ativo faça uma chamada e veja se o ícone do 4g se mantém durante a chamada. Se sim, é porque está ok. Por vezes é necessário desligar o telefone e voltar a ligar.
Mas VOLTE não funciona se a área não tem 4G.
 
VoLTE significa Voice Over LTE e é uma tecnologia que permite fazer uma chamada telefónica com uma ligação LTE em vez de uma ligação tradicional de voz, como o GSM (2G) ou o UMTS (3G).
 
Sou NOWO (MEO) e desde o fim do 3G que tem sido um problema, seja a nível de ter dados móveis enquanto estou em chamada, seja a nível de cobertura. Mesmo dentro de centros comerciais em certas zonas nem 2G onde antigamente o 3G era a solução.

Basicamente a MEO(NOWO) fizeram cagada da grande e desligaram como se fosse quase a rede Core em que a MEO se ia desenrascado.

Muito insatisfeito com serviço da NOWO e por isso espero que a ADC aprove a compra da Vodafone para que pelo menos rede e qualidade de chamadas melhor.
 
O que as pessoas se estão a queixar é com o fim do 3G , o 2G da MEO tem fraca qualidade e/ou tem cobertura mais limitada do que tinha o 3G. O VOLTE pode ajudar nas áreas cobertas por 4G mas não ajuda nas em que o 2G é fraco ou inexistente.
Por norma o 2g tem melhor sinal que o 3g uma vez que está nos 900mhz e o 3g estava nos 2100mhz
 
O que eu noto na Meo é que a pessoa para o qual estou a ligar nem precisa de dizer que é da Meo... a qualidade de som é simplesmente deplorável ao ponto de não perceber o que a pessoa diz.

Isso pode ser por 2 motivos:

1- O cliente MEO não tem VoLTE, seja por não estar em zona 4G ou por ter terminal incompativel
2- Estás a ligar da NOS. Não há chamadas HD entre MEO e NOS, porquê? Mistério .......
 
E se for 2G DCS tem mais alcance?
E será que 4G 2600 MHz 15 MHz de BW tem mais "transmissão de dados" que 4G 800 MHz e Bw 20 MHz?
Diria que no que toca a quantidade de dados o que interessa é a largura de banda, no caso apresentado terás mais nos 800Mhz.

A frequência em si tem relevância no que diz respeito a propagação/atenuação.
 
Diria que no que toca a quantidade de dados o que interessa é a largura de banda, no caso apresentado terás mais nos 800Mhz.

A frequência em si tem relevância no que diz respeito a propagação/atenuação.
Tudo o resto igual sinal a mais baixa frequência tem maior abertura de feixe logo menos energia por volume, mais altas frequências tem um fixe muito mais estreito por isso energia mais concentrada mas sofrem muito mais atenuação da sempre presente humidade na atmosfera.
No caso dos radares, os de alta frequência podem por exemplo servir até para identificar, não só detectar a classe de avião inimigo ou navio sendo capazes de criar uma "foto" radar.
 
Um dúvida vou comprar este router.
Zyxel NR5101
Das especificações que vi parece ser bom.
Eu já tenho um router 5g bom, mas quero algo melhor.
Será que este será bom ?
Zyxel NR5101
 
Um dúvida vou comprar este router.
Zyxel NR5101
Das especificações que vi parece ser bom.
Eu já tenho um router 5g bom, mas quero algo melhor.
Será que este será bom ?
Zyxel NR5101
Viva.
Não é má escolha, melhor o mikrotik chateau 5g. Só peca por ser um pouco esquisito na sua configuração. Para quem não está familiarizado com o routerOS, pode ser assustador.
 
Back
Topo