14/09/2020 Nvidia compra ARM por 40 mil milhões

Não desprezando os clientes chineses da ARM, o que interessa se a China reprovar a aquisição?
As Oppos, Huawei e etc, deixam de comprar designs ARM?! Qual é a alternativa?

Ainda por cima um país onde a propriedade intelectual, que não seja nacional, é totalmente desprezada, vão levantar ondas?!
 
Já "chumbaram" um negócio do mesmo valor, pelo simples facto de nem sequer se pronunciarem sobre o mesmo, não o aprovaram mas também não o reprovaram, limitaram-se a deixar andar. E nesse caso nem tinham interesses...

Qualcomm ends $44 billion NXP bid after failing to win China approval

Acho que não estás a entender o que o artigo acima mencionado significa.
Quem fez a oferta de compra é a Nvidia, para a ARM não haverá problemas mais coisa menos coisa, o negócio continuará.
 
Provavelmente não estou mesmo.

Como assim para a ARM não haverá problemas? Essa é a questão:
"Several of the country’s most influential tech firms have been lobbying the State Administration for Market Regulation to either reject the transaction or impose conditions to ensure their access to Arm technology, the people said. Chief among their concerns is that Nvidia may force the British firm to cut off Chinese clients, they said, asking not to be identified discussing private deliberations."

Os argumentos para invabilizar a aquisição é o perigo potencial de a Nvidia impor à ARM que deixe de atribuir licenças a determinadas entidades que poderão competir com a Nvidia.

Eventualmente não é do interesse da Nvidia e ARM fazerem o negócio se forem banidos do mercado chinês. Será isto?
Eu até percebo o argumento, mas dado que as empresas são Americana e Britânica, o que raio tem a China de opinar? Podem banir a Nvidia e a ARM da China, mas depois produzem SOCs baseados em quê?
 
Já dei um exemplo acima, Qualcom e NXP, e naquela caso é que a China nem tinha qualquer interesse, e ainda assim inviabilizou o negócio por nem sequer dar uma resposta. O negócio só se realizava caso a autoridade da concorrência lá do sítio a aprovasse.
Todos aprovaram, a China não se sabe, o que se sabe é que um negócio de 44B$ não se realizou.

Neste caso Nvidia-ARM a China é parte interessada.
- tem várias empresas que são licenciadas da ARM, detêm indirectamente a Imagination (ip GPU) e podem alegar que o negócio lhes é prejudicial, seja por terem receio de que a Nvidia entre no mercado directamente com SoC (que duvido muito), altere os contratos, preços, limite o acesso ao IP, e por aí fora...
- a embrulhada da ARM China, que é provável que vá ser usada para "moeda de troca" (nisto não tenho qualquer dúvida).

O JJH é que deve saber no que se meteu, e como vai sair dali.

Seja como for, aparentemente há (ou diz-se que há) uma cláusula que obriga a Nvidia a pagar 1.25B$ à Softbank mesmo que o negócio não se realize.

Nvidia has agreed to pay SoftBank Group $1.25 billion in the event that the planned sale of the chip design house Arm Holdings to Nvidia fails to close.

That sum has been prepaid to SoftBank (ticker: SFTBY) as part of a $2 billion cash payment due from Nvidia (NVDA) at signing, according to a securities filing detailing terms of the deal. The rest of the $2 billion reflects $750 million paid to Arm—not its parent, SoftBank—for the licensing
https://www.marketwatch.com/article...ia-pays-750-million-licensing-fee-51600459412

Teremos de esperar por 13 de Setembro de 2021 para ver.
 
Desculpa insistir.

Eventualmente sou muito naive mas continuo a não perceber o porquê de sem a aprovação de regulador Chinês o negócio não se fazer.
No caso da Qualcom+NXP, se não poderem actuar no mercado chinês acredito que possa significar que o futuro das empresas deixe de ser sustentável, e do ponto de vista da china existem alternativas para os produtos de ambas.

Sem acesso ao mercado chinês a Nvidia e a ARM também deverão ficar apertados, a questão é que para a ARM não estou a ver nenhuma alternativa credível a médio prazo sequer, logo não será sustentável para a China bloquear o negócio.
 
Parece-me óbvio que a intenção de compra da Nvidia não é receber o dinheiro de licenciamento da ARM, o objectivo é outro, daí que para eles isso será o menos importante.
O importante para eles é garantirem o acesso e licenciarem o mais lucrativo, mercado de GPU, CUDA e afins via ARM, o que como disse lá atrás o próprio JHH parece ter admitido.

O problema aqui é que sabe-se lá o que fará o Trump de seguida, e nesse caso com ou sem aprovação da China, os licenciados chineses podem perder o acesso à mesma.

Também convinha saber ao certo se a JV ARM China apenas actua como intermediação da ARM, se tem autonomia para o que quer que seja, se tem acesso apenas ao actual IP ou a IP futuro, etc.
 
Peter Mandelson calls on Brussels to block Nvidia-ARM chip merger
Brussels should intervene and block the acquisition of Britain's tech jewel ARM by U.S. chip giant Nvidia, according to Peter Mandelson, a former EU trade commissioner and former U.K. business minister.
Geopolitics
Mandelson believed the tie-up was not just a matter of competition policy, "it’s a matter of geopolitics,” he said.

Nvidia being an American company, the acquisition would transfer powers to the U.S. administration which could then impose export restrictions on chips to protect national security interests and promote foreign policy objectives.

“The U.S. would have the power to shut-off chips ... in companies or countries the U.S. doesn’t like,” he said.
https://www.politico.eu/article/pet...-on-brussels-to-block-nvidia-arm-chip-merger/

Indirectamente relacionado
The U.S.-China Conflict Over Chips Is About to Get Uglier
https://www.bloomberg.com/news/arti...nflict-over-chips-is-about-to-get-even-uglier
 
Eu percebo a preocupação nessa opinião, mas parece-me que vem tarde demais.
Os Estados Unidos impõem restrições a Empresas que não estão sediadas nos Estados Unidos. A TSMC está sediada em Taiwan e a ASML na Holanda. A ultima vez que vi, a Holanda ainda se encontrava na UE......
 
O problema nesse caso da ASML é que alguns componentes são de uma empresa, adquirida pela ASML, sediada nos EUA...

O "problema", numa visão alargada, na verdade é outro e não tem relação com quem está no governo dos USA e onde a empresa está sediada.
O "problema" real é que os USA apenas precisam de saber onde é que uma empresa faz os seus negócios e não está relacionado apenas com vendas e clientes. Também está relacionado com quem são os seus fornecedores e ligações. A partir daí, as empresas sabem que onde os USA mandam ou têm influencia, se não seguirem a linha politica dos USA, sofrem consequências nesses mercados.
Nem é preciso impor sanções directas à empresa Alvo. Basta impor a tudo o que está à volta dessa empresa.

Eu acho que para a Grã-Bretanha e para a Europa, seria importante uma empresa como a ARM, com a influencia que tem no mercado, tivesse Sede na Europa, mas não propriamente por aquele motivo. Aquele Comboio já partiu.
 
Certo, mas é a administração Trump que decidiu dar um passo e levar isto para outro patamar.

Em relação à ARM, a Softbank só está lá pelo dinheiro pois o negócio deles não é vender chips, a Nvidia não, é a única diferença, mas concordo que estamos da fase do "afterthought".

Mas o timming do negócio é do pior que podia haver.

Além dos obstáculos naturais, que seria pesar os prós e contras dos concorrentes e eventuais medidas preventivas para garantir a independência e igualdade de oportunidades, preço justo etc, o JHH foi pisar um vespeiro.
Estamos a falar de geopolítica e interesses estratégicos e não sei se o JHH antecipou esses cenários ou se esperava beneficiar deles.
 
Eu acho que para a Grã-Bretanha e para a Europa, seria importante uma empresa como a ARM, com a influencia que tem no mercado, tivesse Sede na Europa, mas não propriamente por aquele motivo. Aquele Comboio já partiu.

pois foi pena!

Em relação à ARM, a Softbank só está lá pelo dinheiro pois o negócio deles não é vender chips, a Nvidia não, é a única diferença, mas concordo que estamos da fase do "afterthought".
é normal mas achei curioso a softbank vender a posição que tinha na NVIDIA há algum tempo e agora receber grande parte do pagamento em títulos da NVIDIA.
"The deal will include $21.5 billion in Nvidia stock and $12 billion in cash, including $2 billion payable at signing."

O JHH com a liquidez que há nos mercados, com taxas de juro tão baixas fez bem a curto prazo porque os grandes investidores vão mandar mais umas pazadas de $ estimulos $ para obterem rendimento para os seus clientes que não obtêm noutro lado com taxas de juro tão baixas, mas a médio longo prazo é uma dor de cabeça.

Daqui a umas horas há mais um debate entre o Trump e o Biden(se o Biden ganhar estas eleições mas se não se aguentar nas canetas, a próxima presidente é a kamala harris e convêm o trump aceitar a eventual derrota e as sondagens valem o k valem)
 
Uma questão meramente académica acham que arm vai substituir os x86 em desktop? Há uns tempos, achava isso impensável, agora com a movimentação que a APPLE está a fazer com o M1, acho que deve estar a uns anos de distância mas já não parece completamente inviável.

Até dizem que os arm estão a crescer muito mais em desempenho que os x86 mas daí a apanha-los vai uma diferença...

Outra coisa que me intriga, para quê que a nVidia pagou 40B pela SOFTBANK, se vai permitir que outras empresas continuem a desenhar chips em arm? Tipo, não há almoços grátis eu compro mas deixo os outros usarem... Sendo que, a nVidia também fazia os tegra, a shield etc... É uma tentativa de monopolio? Contentam se em receber pelo licenciamento da tecnologia arm?
 
Última edição:
UK Competition Regulator Launches Inquiry into Nvidia / Arm Deal

The UK’s Competition and Markets Authority (CMA), a non-ministerial regulatory body that investigates mergers and acquisitions, has launched an investigation into the proposed $40 billion acquisition of Arm by Nvidia (see “It’s Official: Nvidia buys Arm”).

As part of phase 1 of its inquiry, it is inviting written comments from interested parties about any competition issues that should be considered. This is part of its investigation into whether the transaction, if carried into effect, will result in substantial lessening of competition within any market or markets in the United Kingdom. The CMA will look at the deal’s possible effect on competition in the UK. It is likely to consider whether, following the takeover, Arm has an incentive to withdraw, raise prices or reduce the quality of its IP licensing services to Nvidia’s rivals.
Andrea Coscelli, chief executive of the CMA, said in a statement, “The chip technology industry is worth billions and critical to many of the products that we use most in our everyday lives. We will work closely with other competition authorities around the world to carefully consider the impact of the deal and ensure that it doesn’t ultimately result in consumers facing more expensive or lower quality products.”

The CMA’s remit, by law, is to assess the potential impact of a merger on competition. It cannot consider other potential effects that a merger might have, for example on employment or industrial strategy. Also, any national security concerns would be a matter for the UK government, which can issue a public interest intervention notice, if appropriate.
https://www.eetimes.com/uk-competition-regulator-launches-inquiry-into-nvidia-arm-deal/
 

Proposed acquisition of ARM Limited by NVIDIA Corporation: public interest intervention​

Notice relating to the proposed acquisition of ARM Limited by NVIDIA Corporation.

Under the powers set out in the Enterprise Act 2002, the Secretary of State for Digital, Culture, Media and Sport is able to intervene on national security grounds. This responsibility is discharged in a quasi-judicial capacity.

On 19 April 2021, the Secretary of State issued a public interest intervention notice (PIIN), confirming that he is intervening in the sale on national security grounds. In reaching this decision, he considered advice received from officials across the investment security community.

The Competition and Markets Authority (CMA) will prepare a report on the competition and national security aspects of the proposed transaction. The CMA has until midnight on 30 July 2021 to complete and submit this report to the Secretary of State.

Published 19 April 2021

https://www.gov.uk/government/publi...idia-corporation-public-interest-intervention

Fica confirmado que haverá intervenção por parte do Governo Britânico.
 
Última edição:
O Jensen Huang não deve estar contente com isso.
E as acções da nVidia já caíram um bocado com esta acção do governo Britânico.
 
Duvido muito que a compra por parte da Nvidia se concretize, por causa dos reguladores.

Um consórcio de várias empresas já me parece mais viável, embora não seja assim muito fácil na mesma.
 
Back
Topo