Multiplataforma Tomb Raider I-III Remastered Starring Lara Croft (Aspyr)

Eu comecei a jogar ontem, fui por curiosidade experimentar os novos controlos e.... não obrigado... Não consigo... Torna tudo muito mais complicado. Os controlos originais para mim é o ideal, não me consigo habituar aos outros e até prefiro o original.
Ainda não comprei esta coleção. Mas o que dizes fez-me lembrar das edições remastered dos Resident Evil Remake e RE0. Nunca os consegui jogar com os controlos modernos, preferi sempre jogá-los com os controlos originais.
 
Ainda não comprei esta coleção. Mas o que dizes fez-me lembrar das edições remastered dos Resident Evil Remake e RE0. Nunca os consegui jogar com os controlos modernos, preferi sempre jogá-los com os controlos originais.
Acho que aqui tem mesmo a ver com os timmings de salto e afins. A mecânica do jogo acho que tinha muito a ver com tiles, tipo ela corria de certa maneira e a animação só te permitia saltar em certos pontos, com os controlos novos (pelo que percebi) essa noção de tiles desaparece um bocado então tás sempre a saltar em pontos errados.
 
Acho que aqui tem mesmo a ver com os timmings de salto e afins. A mecânica do jogo acho que tinha muito a ver com tiles, tipo ela corria de certa maneira e a animação só te permitia saltar em certos pontos, com os controlos novos (pelo que percebi) essa noção de tiles desaparece um bocado então tás sempre a saltar em pontos errados.
Sim eu sei. Apenas quis dizer que, embora por razões diferentes, ambos os tipos de jogos são complicados para mim para usar controlos modernos.
 
Parece que já descobri o porquê de a versão PS5 não ter a Platina. Na PS5 jogos que venham em conjunto ou seja numa coleção como um todo não podem vir com listas separadas é a Platina.
Na PS4 há exemplos como a coleção do Nathan no Uncharted e a coleção do Mafia. Seria curioso saber se tivessem as suas versões PS5 se acontecia o mesmo. Eu acho que não porque tanto a coleção Uncharted como o Mafia pode-se jogar/ comprar os jogos individualmente.

Sobre o Tomb Raider, para ter a Platina na PS5 deviam ter feito os jogos individualmente, como acontece com o Shenmue, Bioshok, Metro ou Ninja Gaiden Sigma na PS4.
Irei jogar as versões PS4 do Tomb Raider.
 
Boas

Para quem quiser a platina na ps4 ou os 100% na ps5 esqueçam, alguns trofeus estao com bug, um deles o dos collectibles, 1 deles encontra-se dentro de 1 parede.
 
Custa ver algumas reviews ao jogo, ali a reclamar dos controlos clássicos, nota-se mesmo que é pessoal novo que nunca jogou nada antes da geração PS3/X360. Quando se entende como os níveis foram criados em "blocos", os controlos "tank" fazem todo o sentido.

Gostava que lançassem uma versão física, mas só quando os bugs estiverem todos corrigidos.
 
A minha única crítica até agora é a iluminação. Dou por mim a mudar para os gráficos originais várias vezes para ver alguma coisa.

A vantagem é que com os óculos de nostalgia postos, gosto tanto de jogar com os gráficos originais que acabo por deixar ligados a maior parte do tempo 🤤
 
Boas

Pelo que ja joguei estou a adorar, nostalgia até dizer chega. Ja notei foi alguns bugs, por exemplo ficar preso no chão so conseguindo olhar fui morto por causa disso. Numa parede logo de inicio para saltar ficar com a camera bloqueada sem conseguir ver fosse o que fosse. Nos controlos modernos notei que se estiver junto a uma parede parecia que a camera se descontrolava tirando estas coisas o jogo esta bastante bom.
Lembro-me de alguns desses bugs nos originais :D
 
Aviso para compradores:

Exprimentem antes de comprar, ou tenham a certeza que podem fazer refund.

A maior decepção dos ultímos tempos (para mim) nas condições pela qual queria jogar este lançamento.

Com o prenúncio desta release, deixei o Unfinished Business (expansão do Tomb Raider) por jogar após acabar o original, e o Tomb Raider 2 a meio nas edições das grandes lojas digitas (é irrelevante a plataforma) que já existe há decadas, mas preparadas com MODs para limpar o jogo.
Estas versões propiciam remasterização das custcenes. Banda Sonora redbook passa a ser a banda sonora das edições Sega Saturn/Playstation, e outras pequenas modificações.

Continua a não ser 100% perfeito, pela versão PC ser tecnicamente superior mas um port "back in the day" e há coisas que o motor de jogo em API Glide ou mesmo em software rendering não suportou (os efeitos de iluminação, gourad shading que possam existir na playstation), mas é virtualmente uma versão perfeita para quem quer voltar a jogar e não se importa do input base ser o teclado, pois possui:
- framerate bastante boa. - resolução. - Bilinear filtering (o look Super Mario 64) para quem gosta do ar suave da imagem, e não levar com os pixeis gordos próximos da camera. No meu caso gosto das duas estéticas.

Mas voltando para esta release: eu queria poder jogar em consola, mas puramente a versão original e não tenho interesse nenhum na edição a correr por cima usando o novo motor de jogo, que para todos os efeito parece bastante conseguida e teve uma grande receptividade, com alguma verrugas de texturas e efeitos mas sendo isso o pão nosso de cada dia na maioria dos HD ports.

Isto para meu "horror" quando lanço o jogo no Day 0 às 00:00 da nova zelândia para exprimentar antes de ir deitar e aproveitar para trancar o mordomo na Mansão pela enésima vez. Infelizmente, quase que tenho de desligar a consola passado 15 min. quando a dor de olhos e cabeça já estava a instalar.

A junção de camera e a fluidez erratica da imagem é injogável (para mim).

Há muitos jogos a mau "30fps", mas este nível de frame-pacing (cortes constantes na fluidez pela falta de frames) e fluidez nunca causaram este nível de mau estar.
Possívelmente não deve fugir assim tanto às versões Sega Saturn (que teria uma framerate aida mais instável) ou Playstation, mas a jogar nas TVs CRT do passado nunca fiquei com esta impressão fisíca, apenas que o jogo têm uma fluidez fraca.

Não acredito que haja Patches que resolvam isto por aparentar ser um pilar e decisão, ou incapacidade de apresentar o motor de jogo antigo a 60fps ou de forma fluida, ou dar ao jogador quaisquer opções para tratamento. Sendo esta a realidade mais incompreensível desta release.
No entanto a "dita emulação" injeta resoluções superiores que detetar a consola já estar a correr e aplica "correção de prespetiva" e eventualmente outras alterações, funcionalidades que um simples port de "playsation" não apresentaria sem tratamento técnico.

Pelo que fica a minha recomendação, se estão a jogar nestes mesmos pressupostos e não se sentem bem com estas versões "puristas" não serem aceitáveis após 3 décadas da origem da série e já no ano de dois mil e vinte quatro do nosso senhor, não deixem de explorar as vias que já existiam há mais tempo das versões PC que não carecem de muita modificação.
 
Última edição:
As minhas maiores criticas para já são os controlos modernos que podiam ter ficado bem melhores , espero que refinem para breve.

A outra crítica é que a iluminação sim está bastante escura em alguns locais e também dou por mim a trocar para o modo original para ver melhor.

No menu load game devia perguntar se temos a certeza sim ou não antes, ou os menus load e save estarem separados, já me enganei várias vezes pensava que ia gravar e fiz load game para uns minutos antes, mas pronto isso com o hábito vai lá.

Sei que a nostalgia está aqui a atuar em grande mas estou a gostar imenso de jogar isto, mais do que jogos atuais.

Para o preço que me custou, versão Xbox, assim de caras valeu a pena e eu não comprei por valores ainda mais baixos que alguns conseguiram.
 
Última edição:
Por acaso os 30 fps erráticos não me fazem confusão no ecrã da Switch. Mas se jogar na minha TV Oled já me custa mais.

Neste momento vou alternando entre os 2 modos e gosto de ambos. Mas sem dúvida que ambos têm pontos fortes e fracos. Infelizmente não está perfeito, pelo que também só posso recomendar a quem tenha óculos de nostalgia 🤓
 
As minhas maiores criticas para já são os controlos modernos que podiam ter ficado bem melhores , espero que refinem para breve.

A outra crítica é que a iluminação sim está bastante escura em alguns locais e também dou por mim a trocar para o modo original para ver melhor.

No menu load game devia perguntar se temos a certeza sim ou não antes, ou os menus load e save estarem separados, já me enganei várias vezes pensava que ia gravar e fiz load game para uns minutos antes, mas pronto isso com o hábito vai lá.

Sei que a nostalgia está aqui a atuar em grande mas estou a gostar imenso de jogar isto, mais do que jogos atuais.

Para o preço que me custou, versão Xbox, assim de caras valeu a pena e eu não comprei por valores ainda mais baixos que alguns conseguiram.
Os menus Save e Load fazem-me lembrar uma vez que gravei o jogo a cair de uma ravina em vez de fazer load :biglaugh:
 
As minhas maiores criticas para já são os controlos modernos que podiam ter ficado bem melhores , espero que refinem para breve.

A outra crítica é que a iluminação sim está bastante escura em alguns locais e também dou por mim a trocar para o modo original para ver melhor.

No menu load game devia perguntar se temos a certeza sim ou não antes, ou os menus load e save estarem separados, já me enganei várias vezes pensava que ia gravar e fiz load game para uns minutos antes, mas pronto isso com o hábito vai lá.

Sei que a nostalgia está aqui a atuar em grande mas estou a gostar imenso de jogar isto, mais do que jogos atuais.

Para o preço que me custou, versão Xbox, assim de caras valeu a pena e eu não comprei por valores ainda mais baixos que alguns conseguiram.
os controlos modernos neste jogo que foi desenvolvido com tank controls nao resulta por mais que o afinem. Ou seja foi feito a pensar num tipo de movimentos que existiam na altura o que faz com que se jogue melhor com tank controls que com o moderno.
 
os controlos modernos neste jogo que foi desenvolvido com tank controls nao resulta por mais que o afinem. Ou seja foi feito a pensar num tipo de movimentos que existiam na altura o que faz com que se jogue melhor com tank controls que com o moderno.

Por mais veterano que me considere da triologia original , acho que sim é possível.

Á primeira achei horrível com os controlos modernos e desisti logo, demasiada muscle memory ainda entranhada dos originais.
Hoje insisti mais um bocado e já estou a jogar bem com os novos controlos. Um cena básica que podem adicionar é fazer com botão aquele back jump para nos posicionarmos para um running jump longo. É possível fazer aquele gap de distancia com os novos controlos mas requer mais passos.
As armas também requer mais algum treino já que tem ali umas diferenças. Dá para ficar locked nos inimigos e fazer saltos laterais e para trás, tem que se jogar ali com o gatinho esquerdo de certa forma .

Este video por exemplo dá algumas dicas, existem mais.

 
Back
Topo