Xbox Perfect Dark (The Initiative)

Não é um escritor que vai ajudar a escrever a história, é um estúdio que vem ajudar a fazer algo. Será para ajudar em cenários?
Será uma espécie de Task force devido a atraso de produção?
Talvez a Iniciative esteja com dificuldades a fazer algo.

O problema do The Initiative não é dinheiro, mas sim Man Power. O estúdio é muito recente, e como tal ainda não tem dev's suficientes para um projecto desta envergadura e tem de recorrer a outsourcing.

Mas outsourcing é algo completamente recorrente em todos os grandes projetos. A diferença aqui é que o Darrell Gallagher já foi Head Studio da Crystal Dynamics, deve conhecer o estúdio como a palma da mão, e foi só acenar com as notas.

Aliás, não ficava admirado se um dia destes a Microsoft não entra em negociações com a Square Enix para tentar comprar a Crystal Dynamics.
 
A ambição para este jogo é muita, já formaram o estúdio com recursos experientes do mercado, agora ainda vão juntar mais outsourcing com bom know-now.
Isto é subir demasiado a expetativa, por outro não sei se será em 2022 que sai.

Claro que não é 2022. Nem nunca sugeriram isso, pelo contrário. E um dos últimos tweets reforça novamente o estado inicial do projecto.


Eu vejo esta notícia com olhos desconfiados.
Com tanto dinheiro investido em Talentos, agora precisam de ter umas outro estúdio a participar?

Não é um escritor que vai ajudar a escrever a história, é um estúdio que vem ajudar a fazer algo. Será para ajudar em cenários?
Será uma espécie de Task force devido a atraso de produção?
Talvez a Iniciative esteja com dificuldades a fazer algo.

Para um jogo de tamanho orçamento, não estou minimamente confiante do que vai sair dali.
Espero estar errado mas cheira me a uma produção mediana em que se vai destacar positivamente apenas por gráficos

Outsourcing é extremamente comum, mesmo quando os projectos não são muito grandes. Se calhar, a desconfiança do anúncio vem do "world class team behind character-driven games like Tomb Raider" porque a narrativa dos últimos Tomb Raider é tudo menos exemplar, mas dúvido que a CD vá ter muito a dizer sobre isso neste projecto. The Initiative deverá ser o estúdio encarregue deste aspecto.
 
Claro que não é 2022. Nem nunca sugeriram isso, pelo contrário. E um dos últimos tweets reforça novamente o estado inicial do projecto.




Outsourcing é extremamente comum, mesmo quando os projectos não são muito grandes. Se calhar, a desconfiança do anúncio vem do "world class team behind character-driven games like Tomb Raider" porque a narrativa dos últimos Tomb Raider é tudo menos exemplar, mas dúvido que a CD vá ter muito a dizer sobre isso neste projecto. The Initiative deverá ser o estúdio encarregue deste aspecto.
Existiu um rumor que o jogo podia ser em Episódios e não lançamento total logo.

Mas sim ai dizem "Early in Development", é aguardar mais detalhes talvez na E3 de 2022.
 
Isto é jogo para ser desenvolvido em 4 ou 5 anos. Contando com o tempo que já está a desenvolver, diria que poderá sair lá para 2024. Não acredito que seja possível sair antes.
 
Última edição:
Outsourcing não é um problema.O que é estranho(e estranho não é um problema per se) é uma empresa que já está afogada em trabalho estar a ser emprestada pela sua editora a uma outra editora. Ao menos com a Creative Assembly e o Halo Wars 2 não havia um projecto de valor alto que a Sega tivesse metido a Creative Assembly a fazer.
Tivemos a Relic que pertence à Sega a ajudar a MS/World's Edge (também novo estúdio) a fazer o AoE IV. Não vejo grande alarido no facto da SE "emprestar" uma equipa da Crystal Dynamics à MS/The Initiative.

Quanto ao resto, sempre foi dito que a The Initiative pretendia ficar pequena e "ágil" (terão apenas 70 colaboradores), pelo que é natural que recorram ao outsourcing para algum trabalho, ainda para mais se querem lançar um AAA de qualidade.

Xbox Game Studios 'The Initiative' talks 'staying small, staying agile'​

https://www.windowscentral.com/xbox-game-studio-initiative-talks-staying-small-staying-agile

Já em relação ao termo "AAAA", o mesmo terá vindo de uma página no LinkedIn de alguém que lá trabalha, pelo que não é um termo oficialmente adoptado pelo estúdio. E mesmo assim, ter "AAAA" funding, não implica necessariamente que tenham que empregar centenas de colaboradores, o funding pode servir para delegar trabalho em regime de outsourcing.

O que retiro mais da notícia, é que o jogo ainda está num estado muito embrionário. Tinha ideia de que já teriam algo mais palpável, dado que em tempos chegaram a dizer que já estariam a testar gameplay.
 
Testar gameplay e das primeiras coisas que se faz quando se cria um jogo, muitas das vezes ate e feito com assets de jogos antigos da empresa ou coisas que standard que venham no Unreal Engine (penso que esta confirmado que estejam a usar o UE)
 
Também achei estranha a noticia, pensei que o jogo já estivesse em desenvolvimento, em modo "maximiza capacidade".
Parece mesmo jogo para a 2ª metade da geração.
 
Também não percebi, porque iriam começar de novo?

A Crystal Dynamics não vem substituir o The Initiative, vem trazer man power, algo que é muito normal na industria. O que não é tão normal é irem buscar man power altamente qualificado e habituados a fazerem jogos AAA, mas isso já sabemos que é graças às boas relações do Gallagher com a Crystal Dynamics.
 
Última edição:
Resto da thread para quem não quer ler o artigo:

AxkFYIK.png
 
Não me admirava mesmo nada que isto seja um tryout e se correr bem, a Microsoft faça uma oferta à Square Enix pelos compra da CD.
 
Última edição:
Não me admirava mesmo nada que isto seja um tryout e se correr bem, a Microsoft faça uma oferta à Sega pelos compra da CD.
Acho uma ótima compra. É um estúdio que gosto muito. Mesmo com o flop do Avengers, que claramente dá para perceber que o multiplayer foi uma espécie de addon, tem pontos bastante positivos (história da campanha, combate das várias personagens diferentes, etc).
 
Não me admirava mesmo nada que isto seja um tryout e se correr bem, a Microsoft faça uma oferta à Sega pelos compra da CD.
Também acho que pode ser algo assim. E depois do estrago que foi o Marvel Avengers, isto deve servir para ajudar a tapar o buraco do cofre, sendo que têm zero risco do lado deles.

PS: Square Enix, não é Sega.
 
Back
Topo