NOS - Tópico Oficial

Tens que arranjar um derivador com saída de 3 e o respetivo cabo coaxial com os terminais... Naquelas lojas de bricolage, construção, decoração e por aí fora consegue-se arranjar muito bem e em conta. :)
 
tenho 2 plumes e o wifi do router desligado.
tenho um router barato de 20 paus ligado ao router e meti-lhe o mesmo nome dos plumes e funciona bem.

o router da NOS é simplesmente um lixo e por isso tenho de ter o wifi desligado

Pois, tenho algo semelhante neste momento. Tenho o 1º plume no escritório ligado por cabo de rede ao router da NOS (1ºandar) e tenho o 2º plume ligado por wifi ao 1º no hall de entrada no rés do chão (wifi do router NOS desligado). Bastava-me um 3º repetidor a comunicar com este último que seria colocado na cozinha.

Falei hoje com uma pessoa que me disse que dificilmente conseguiria ligar um repetidor diretamente ao 2º plume que está no hall de entrada, qualquer repetidor que compre terá de ser ligado obrigatoriamente a um router (não tenho forma de testar a veracidade disto, se alguém me conseguir confirmar o oposto que me diga, por favor).

Ok, @djdavod deixa-me ver se entendo bem a forma como tens a tua rede instalada/configurada: tens um router (já agora se puderes partilhar o modelo agradecia) na mesma divisão que o router da NOS, ligado por cabo de rede e que distribui sinal wifi?
E tens um cabo de rede que te permite ligar o 1º plume a esse router noutra divisão? Ou tens o 1º plume, noutra divisão, ligado por wifi a esse router?
E por fim tens o 2º plume, numa 3ª divisão da casa, que comunica por wifi com o 1º plume, é isso?

Obrigado.
 
Pois, tenho algo semelhante neste momento. Tenho o 1º plume no escritório ligado por cabo de rede ao router da NOS (1ºandar) e tenho o 2º plume ligado por wifi ao 1º no hall de entrada no rés do chão (wifi do router NOS desligado). Bastava-me um 3º repetidor a comunicar com este último que seria colocado na cozinha.

Falei hoje com uma pessoa que me disse que dificilmente conseguiria ligar um repetidor diretamente ao 2º plume que está no hall de entrada, qualquer repetidor que compre terá de ser ligado obrigatoriamente a um router (não tenho forma de testar a veracidade disto, se alguém me conseguir confirmar o oposto que me diga, por favor).

Ok, @djdavod deixa-me ver se entendo bem a forma como tens a tua rede instalada/configurada: tens um router (já agora se puderes partilhar o modelo agradecia) na mesma divisão que o router da NOS, ligado por cabo de rede e que distribui sinal wifi?
E tens um cabo de rede que te permite ligar o 1º plume a esse router noutra divisão? Ou tens o 1º plume, noutra divisão, ligado por wifi a esse router?
E por fim tens o 2º plume, numa 3ª divisão da casa, que comunica por wifi com o 1º plume, é isso?

Obrigado.

router barato da huawei ligado por cabo ao router da nos.
wifi da nos desligado

router da huawei com wifi ligado, igual aos plumes.
tenho 1 plume ligado por cabo ao router da nos e tenho outro sem fios.
tenho o pc ligado ao plume 1.
com este setup funciona a 100% aqui.

o router da nos é uma porcaria
 
A NOS parece que se anda a mexer, vi agora uma story no insta da NOS em que dão a entender que vêm aí novos equipamentos WIFI 6. Só não percebi foi o porquê de tanto secretismo quando já têm o WIFI Total (Plumes com wifi 6 e 6E) a não ser que sejam capazes de fazer mesh com o router da NOS.
 
Pelo Story parece-me ser FTTR como a VDF.
Pessoalmente dispenso.
Quero débitos simétricos e XGS-PON.
Se for FTTR que fiquem com a inovação, não percebo esta palermice de FTTR em clientes residenciais, mais uma série de equipamentos com cabos mais do que frágeis para no fundo fornecer um serviço que um cabo de rede decente fornece por um valor bem mais baixo e com mais fiabilidade em termos de não haver quebras por pancadas e afins.

P.S.: Não podia concordar mais relativamente a débitos simétricos é algo que sinto falta e que me poderia levar a subir de plano para um de 500/500.
 
Se for a solução FTTR da Huawei, foi desenhada para ter alguma resistência elástica a encontrões, funcionando melhor que qualquer cabo de fibra interior.

Mas percebo quando dizes que um cabo de rede é mais resistente a encontrões. É.

No entanto, as vantagens do cabo de rede acabam aí. Um cabo de fibra óptica é a forma mais eficiente que se conhece de fazer passar qualquer sinal, e sem interferência eletromagnética. Num cabo de rede essa dependerá da categoria, mas por baixa que seja nunca ultrapassará a Física de uma fibra óptica

Tem a vantagem de ser cabo muito fino e transparente este da solução da Huawei, muito bom para casas antigas sem tubagens. E para casas modernas na última versão do ITED já nem é preciso, porque a ANACOM prevê a possibilidade de haver uma tomada terminal de fibra em casa divisão da casa. O mínimo continua a ser uma na casa toda mas é possível a casa nova já vir com uma por divisão
 
Se for a solução FTTR da Huawei, foi desenhada para ter alguma resistência elástica a encontrões, funcionando melhor que qualquer cabo de fibra interior.

Mas percebo quando dizes que um cabo de rede é mais resistente a encontrões. É.

No entanto, as vantagens do cabo de rede acabam aí. Um cabo de fibra óptica é a forma mais eficiente que se conhece de fazer passar qualquer sinal, e sem interferência eletromagnética. Num cabo de rede essa dependerá da categoria, mas por baixa que seja nunca ultrapassará a Física de uma fibra óptica

Tem a vantagem de ser cabo muito fino e transparente este da solução da Huawei, muito bom para casas antigas sem tubagens. E para casas modernas na última versão do ITED já nem é preciso, porque a ANACOM prevê a possibilidade de haver uma tomada terminal de fibra em casa divisão da casa. O mínimo continua a ser uma na casa toda mas é possível a casa nova já vir com uma por divisão

A questão de ser o mais "future proof" nem se põe e claramente permite débitos gigantescos comparado com qualquer cabo de rede, agora ser o mais eficiente, neste momento, não me parece porque vais precisar de equipamentos no final de cada cabo de fibra para fazer a mudança de sinal de óptico para electromagnético e aí tens um gasto energético em cada divisão, algo que com cabo de rede pode ficar resumido a um switch apenas.

Agora sinceramente quando é que vamos precisar de latência 0 ou de débitos superiores a 2.5Gbps em uso residencial? Agora ter simetria nas velocidades de ligação, ter uma solução "mesh" de melhor qualidade do que a disponibilizada (pelo menos com maior controlo), ter app para Android TV grátis, isso sim parece-me algo imediato e com maior efeito mas aí não vejo a NOS a mexer-se.

FTTR é um flex neste momento e atrevo-me a dizer que o será igualmente para os próximos anos, em ambiente residencial, aliás basta ver os youtubers que foram embaixadores do FTTR da Vodafone que tiraram zero proveito da solução, serviu apenas para mostrar uma nova tecnologia e nada que não fosse conseguido com cabo rede porque basicamente estão pendurados em ligações 1000/400 que estão ainda "dentro", se não tivermos em consideração o overhead, imagine-se de CAT5E, algo que tem 23 anos de existência.
 
aí tens um gasto energético em cada divisão, algo que com cabo de rede pode ficar resumido a um switch apenas
Concordo com tudo exceto com esta parte. Uma coisa destas hoje em dia gasta 3 W https://www.tp-link.com/pt/business-networking/accessory/tl-fc311a-20/ ou então se for uma solução SFP+ gasta muito menos que qualquer outra alternativa https://nascompares.com/10gbase-t-or-sfp-which-is-the-best-10gbe-for-your-setup/
ter app para Android TV grátis
Tenho esperança que a DIGI force a NOS a fazer isso
 
Concordo com tudo exceto com esta parte. Uma coisa destas hoje em dia gasta 3 W https://www.tp-link.com/pt/business-networking/accessory/tl-fc311a-20/ ou então se for uma solução SFP gasta muito menos que qualquer outra alternativa https://nascompares.com/10gbase-t-or-sfp-which-is-the-best-10gbe-for-your-setup/

Não percebi o raciocínio, então se tens de gastar 3W só para fazer a mudança do sinal para 1 porta apenas quando se usares cabo de rede o único gasto energético é num Switch e mais nada, como podes afirmar que não é menos eficiente? Basicamente com uma solução FTTR vais ter o cabo óptico a vir da central para um conversor (com gasto) e depois tens de ter no local um switch se o conversor não tiver portas suficientes e isto por cada divisão que fibrares porque a lógica de um armário centralizado não existe.
Já vi uma instalação FTTR Vodafone e em cada divisão para onde foi mandado o cabo de fibra óptica tem um router para dar wifi e portas, agora gasto energético não faço ideia.
 
Não percebi o raciocínio
Então vou-me explicar melhor. O segundo exemplo tu concordas comigo (certo)
https://nascompares.com/10gbase-t-or-sfp-which-is-the-best-10gbe-for-your-setup/

SFP+ mais eficiente
image.png
E depois dentro deste claro que podes usar cobre ou fibra.

Estás a dizer é que o primeiro exemplo não é bom. Lê a seguir. O que eu quero provar com o primeiro link é que o consumo é baixo.
porque a lógica de um armário centralizado não existe.
Ah certo faltou explicar isso, o primeiro link que apresentei é complementar de um switch e por acaso existe uma forma de centralizar https://www.tp-link.com/pt/business-networking/accessory/tl-mc1400/
Esta por exemplo gasta 5,4 W no máximo e tem 14 portas. Imagino que só com três ligadas o consumo seja quase nulo. Depois espetam-se os tais media converters no fim da linha que gastam muito pouco (máximo 3 W).

O que queria provar com isto é que o consumo é muito baixo
 
Então vou-me explicar melhor. O segundo exemplo tu concordas comigo (certo)
https://nascompares.com/10gbase-t-or-sfp-which-is-the-best-10gbe-for-your-setup/

SFP+ mais eficiente

E depois dentro deste claro que podes usar cobre ou fibra.

Estás a dizer é que o primeiro exemplo não é bom. Lê a seguir. O que eu quero provar com o primeiro link é que o consumo é baixo.

Ah certo faltou explicar isso, o primeiro link que apresentei é complementar de um switch e por acaso existe uma forma de centralizar https://www.tp-link.com/pt/business-networking/accessory/tl-mc1400/
Esta por exemplo gasta 5,4 W no máximo e tem 14 portas. Imagino que só com três ligadas o consumo seja quase nulo. Depois espetam-se os tais media converters no fim da linha que gastam muito pouco (máximo 3 W).

O que queria provar com isto é que o consumo é muito baixo

Ok o gasto energético fica semelhante com esses dados porque um switch razoável conseguem-se gastos de 40W com 16 portas mas com uso de POE, algo que com fibra terá algo mais a acrescentar mas como te disse parece-me um excesso de equipamentos para algo que não se retira grande vantagem atualmente. Percebo que no futuro possa vir a ser a norma mas para já é algo que preferia não ver implementado se tanta coisa "mais prioritária" está por fazer.
 
Exato, essa a ideia. Dos dois casos que te mostrei o segundo é claramente mais interessante e mais habitual. O primeiro basicamente é só complementar a um switch mas é interessante porque usa SC/APC ou SC/UPC que é basicamente o que a solução FTTR da Huawei da Vodafone usa e o que temos em todas as nossas casas em FTTH. É um tipo de ficha com o qual os técnicos estão habituados a trabalhar
 
Na casa que vou habitar em Julho tem estas tomadas no escritório e sala:
httpdocdif.fr.grpleg.comgeneralphotos-weblegrand07lg-078614-web-r.jpg


Nem sei qual a lógica que irei ter em casa depois, a nivel de instalação fibra e uso das mesmas tomadas.
 
Back
Topo