XBOX Microsoft Gaming - Xbox Games Showcase, 9 de junho às 18h00

Tendo em conta o remover dos físicos das lojas (nao sei se é todas ou só nas gamestop, se nao estou a confundir o nome), poderá ser a tal all digital que foi leaked durante o processo da ABK.
Falaram que iam anunciar uma consola que seria o salto computacional maior de sempre. Falaram em mais formas de jogar, e todo o discurso parece que também apontou para uma portátil. Depois falaram de dar o roadmap de hardware para alguns anos.
 
Falaram que iam anunciar uma consola que seria o salto computacional maior de sempre. Falaram em mais formas de jogar, e todo o discurso parece que também apontou para uma portátil. Depois falaram de dar o roadmap de hardware para alguns anos.
Ah ok. É que segundo essa info do maior salto computacional, achei que era referente á next gen.

Acho que li o tweet do Warren falar isso, ou então eu é que li mal.


Edit:

 
Também o facto do Phil Spencer, no vídeo, ter assegurado a preservação de videojogos Xbox (especialmente jogos digitais) leva-me a acreditar que foi uma maneira de começarem a preparar o público para o tal lançamento de uma Xbox Series X 100% digital.

Sendo assim, eu acho que no que toca a hardware Xbox, os próximos lançamentos poderão ser assim:
  • Xbox Series X All-Digital para final de 2024
  • Xbox Portátil para 2026
  • Xbox Next-Gen para 2028
 
Não gosto nada de anúncios desta pompa e circunstância, normalmente é lenha para mais tarde se queimarem.

As consolas são produtos de massas, andar a apregoar a quinta maravilha do mundo para máquinas que têm de ser bastante limitadas em custo, não me parece boa ideia.
 
A Xbox pode parecer estar em lume brando esta geração mas já estão a atacar a próxima com esta estratégia mais as compras que fizeram que irão dar frutos...o objetivo é estar em todos os lados e parece que a Sony já começa a perceber isso com a aposta no pc
 
Bem, apesar de não achar uma jogada excelente colocar outros jogos nas consolas rivais, claro que podia ter sido pior. Ainda assim, a porta ficou aberta a futuras mudanças. A ver vamos

De qualquer modo, para anunciar algo tão “pequeno” quanto isto, não valia mais a pena ter feito um Xbox wire pronto? “We are releasing 4 games on other platforms, 2 live service and 2 smaller games. Indiana and halo are not on the menu” e poupava-se uma semana de drama e desgaste da marca?

Eu quero muito ver a Xbox a competir com a PS e tanto eles como o mundo sabem que não será a fazer o que a PS já faz. Não penso que é pondo os jogos na PS que se vai mudar alguma coisa - pessoalmente acho que o futuro da Xbox é ser uma consola 100% cloud based.

vamos ver o que vem daí
 
Tendo em conta o remover dos físicos das lojas (nao sei se é todas ou só nas gamestop, se nao estou a confundir o nome), poderá ser a tal all digital que foi leaked durante o processo da ABK.
Isso foi alguns jogos e não é garantido que a situação tenha originado do lado da Xbox... Podem os publisher desses jogos achar que não justifica "imprimir" os Blue ray para a Xbox por ser a plataforma com menos consolas.

Bem, apesar de não achar uma jogada excelente colocar outros jogos nas consolas rivais, claro que podia ter sido pior. Ainda assim, a porta ficou aberta a futuras mudanças. A ver vamos

De qualquer modo, para anunciar algo tão “pequeno” quanto isto, não valia mais a pena ter feito um Xbox wire pronto? “We are releasing 4 games on other platforms, 2 live service and 2 smaller games. Indiana and halo are not on the menu” e poupava-se uma semana de drama e desgaste da marca?

Eu quero muito ver a Xbox a competir com a PS e tanto eles como o mundo sabem que não será a fazer o que a PS já faz. Não penso que é pondo os jogos na PS que se vai mudar alguma coisa - pessoalmente acho que o futuro da Xbox é ser uma consola 100% cloud based.

vamos ver o que vem daí
Este evento já estaria programado(por causa da ABK). O resto foi só para acalmar os rumores que já iam "galopantes" com Halo e Gears já na PS5, etc
 
Falaram que iam anunciar uma consola que seria o salto computacional maior de sempre. Falaram em mais formas de jogar, e todo o discurso parece que também apontou para uma portátil. Depois falaram de dar o roadmap de hardware para alguns anos.
Eles vêm com estes "soundbites" e depois são grelhados mais tarde...
Por exemplo, a Xbox 360 era 41x mais poderosa que a Xbox original.
Cada vez há mais o efeito de diminishing returns, dificilmente a próxima consola sera 40x mais poderosa que a Series X.

xbox-gigaflops-1582573024064.jpg


Já nem falo em termos de tamanho da consola, aquecimento, preço, etc
Vou dar o exemplo de uma declaração que me lembro do Phil fazer, à entrada desta geração:

Phil Spencer thinks the jump to Xbox Series X will be as dramatic a change as "2D to 3D"


Um bocado exagerado, diria eu. :-D
 
Bem, apesar de não achar uma jogada excelente colocar outros jogos nas consolas rivais, claro que podia ter sido pior. Ainda assim, a porta ficou aberta a futuras mudanças. A ver vamos

De qualquer modo, para anunciar algo tão “pequeno” quanto isto, não valia mais a pena ter feito um Xbox wire pronto? “We are releasing 4 games on other platforms, 2 live service and 2 smaller games. Indiana and halo are not on the menu” e poupava-se uma semana de drama e desgaste da marca?

Eu quero muito ver a Xbox a competir com a PS e tanto eles como o mundo sabem que não será a fazer o que a PS já faz. Não penso que é pondo os jogos na PS que se vai mudar alguma coisa (...)

O facto de o "business update" ser feito no podcast oficial num formato de simples conversa/entrevista, sem um grande evento cheio de pompa e circunstância, revelaria logo que não seria um anúncio grande.

Questiono-me até se neste episódio do podcast oficial iriam abordar estes assuntos, ou se o podcast iria contar com este elenco sequer (altos quadros da Xbox), pois uma das várias nuances do(s) rumor(es) era que devido à propagação dos ditos, que tinham decido antecipar o anúncio da "mudança de estratégia".
Provavelmente iriam fazer isso que disseste, um anúncio no Xbox Wire/Twitter pelo Phil, e uns trailers no YouTube a acompanhar os anúncios oficias por parte das equipas de cada jogo, que ainda irão acontecer.
(Edit: como o @_GM_ referiu, o Phil logo no início diz que tinham realmente o evento planeado, e que seria apenas para falar da ABK, de hardware e do tema das exclusividades - para preparar terreno para os anúncios mais tarde?).
O único anúncio real foi o do Diablo IV no GP a 28 de Março, já que a questão dos 4 jogos na concorrência foi mais um "pré-anúncio" e o resto foi conversa de PR para sossegar os ânimos.

E ainda havia quem acreditasse que iriam revelar que iriam tornar-se uma editora 3rd party, anunciar o fim do Game Pass, o fim da Xbox enquanto plataforma/marca, etc, etc, depois de todo o investimento que têm feito, e depois de terem tido toda uma planificação operacional para os próximos anos divulgada através de um leak, onde nada disso era contemplado. Mas adiante.

Havia imensa gente do lado a PS a pedir o Sea of Thieves, por exemplo. Sempre houve, desde que me lembro. Por um lado acho que o jogo está a precisar disso e está no ponto para tal (infelizmente talvez), pois nestes últimos anos alienaram completamente a comunidade veterana do jogo, fizeram um "dumb-down" parcial com todos os facilitismos que têm introduzido pela simples razão de facilitar porque sim, e está bastante mais noob-friendly, apesar de todo o conteúdo lançado. Ao basear-me em estatísticas do Steam, o jogo deve estar reduzido a algumas dezenas de milhares de jogadores...

O Grounded acaba por ser um caso semelhante de um GaaS a precisar de jogadores, mas sempre foi divulgado como um pequeno projecto de paixão e secundário dentro da Obsidian. Imagino que nunca teriam grandes ambições em termos de player count.

Pentiment e Hi-Fi Rush são lançamentos menores, em que no caso do Hi-Fi o mesmo terá superado as expectativas, e então compreende-se o seu lançamento noutras plataformas por haver mercado, à semelhança do SoT.

Não estou a ver no entanto Pentiment e Grounded a alterar algo. Se o Hi-Fi e o SoT ainda poderão gerar mais algumas vendas e receitas (o SoT já há alguns anos que dá bastante destaque à loja ingame), não vejo isso a acontecer no caso dos outros dois.

O Phil diz que são jogos com mais de 1 ano de lançamento e que já terão atingido o seu potencial na Xbox e no PC. Deixa a porta aberta para outros lançamentos no futuro (serão os critérios os da frase anterior?), mas ao mesmo tempo diz que as exclusividades não vão a lado nenhum - no caso destes, o SoT é de 2018, o Grounded de 2020, o Pentiment de 2022 e o Hi-Fi Rush de 2023, e são IPs novos e secundários no panorama da Xbox.

A Xbox tem tido uma clara dificuldade em penetrar em certos mercados e em atrair jogadores fiéis a outras plataformas, principalmente à PlayStation, e talvez seja um passo que vejam como necessário nessa direcção com o objectivo de atrair jogadores para o ecossistema Xbox, mesmo que não seja numa "caixa X". Se a montanha não vai a Maomé, vai Maomé à montanha. Despertando o interesse, é depois acenar-lhes com o Game Pass e atraí-los para uma "caixa X".

O facto do Matt Booty dizer que o querem fazer no entanto com recurso a cross-play e a cross-save, como já é habitual no ecossistema, não me parece que já deixar a Sony muito contente. Mas face aos nomes que são apontados, acho que a Sony não tem muito a temer - o nome mais forte é o Sea of Thieves, no máximo irá competir com os GaaS da Sony, não retirando mercado a séries como God of War, Spider-Man, Last of Us, etc.

Depois, pode também ser uma jogada para apaziguar reguladores, no presente e no futuro...


TV : I want to go back to something you mentioned in the FTC v. Microsoft case. You testified that putting Xbox games on PlayStation means that Sony uses that 30 percent of revenue that they get from those transactions to try to basically kill Xbox or undermine Xbox in certain ways. So why would you want to do more games on that platform if that’s the case?

PS : Maybe this is why we’re doing four [laughs].

Nunca mudes jagunço. Nunca mudes.

Imagina a MS a colocar os seus principais IPs na PS. Iriam não só potencialmente encher mais os seus bolsos, mas também os da Sony.

Além do mais, isto pode não passar simplesmente de uma estratégia com o objectivo indirecto de apaziguar os reguladores, juntando o útil ao agradável.
 
Última edição:
Parece-me que foi um bom podcast, gostei sobretudo do tema relacionado com a preservação dos videojogos, até porque gostava de ver entrar mais jogos no programa de retrocompatibilidade, e o Phill ao fazer o paralelo com o Windows e com jogos com várias décadas, acabou por me deixar com algumas expectativas para o futuro.
Gostei também da ênfase dada à possibilidade de comprarmos um único jogo, e de continuarmos a jogar os nossos jogos preferidos em várias plataformas (consola, PC e dispositivos móveis via xcloud), porque é algo que a Microsoft deveria promover bem mais.
Por último também foi bom ouvir que os jogos first party continuam a entrar day one no Game Pass.
Relativamente à exclusividade, parece-me que se for para manter o modelo apresentado, nada contra.

(por falar em retrocompatibilidade, hoje vou levantar o Splinter Cell, e o dead or alive 1 e 2 ultimate, da Xbox original, para jogar na Series X, os próximos devem ser o Max Payne 1 e 2)
 
O único anúncio real foi o do Diablo IV no GP a 28 de Março, já que a questão dos 4 jogos na concorrência foi mais um "pré-anúncio" e o resto foi conversa de PR para sossegar os ânimos.

E também anunciaram que todos os jogos da ABK vão parar no GP, o Diablo IV é apenas o primeiro.

Havia muitos zuns zuns que a Microsoft não iria aguentar colocar o CoD no Gamepass, mas a verdade é que nós não temos os dados todos, eles é que têm, e o CoD vai começar a entrar no GP e os próximos Day One.
 
E também anunciaram que todos os jogos da ABK vão parar no GP, o Diablo IV é apenas o primeiro.

Havia muitos zuns zuns que a Microsoft não iria aguentar colocar o CoD no Gamepass, mas a verdade é que nós não temos os dados todos, eles é que têm, e o CoD vai começar a entrar no GP e os próximos Day One.
Se agora ficam com 70% do lucro de todas as transações do jogo na PS, switch, whatever e 100% na store deles(ainda que descontando os 80 euros iniciais de o jogo estar no GP) acredito que o lucro chegue e sobre para suportar isso, se pelo meio venderem mais umas consolas e subscrições então...
Eu quero é que falem do WoW. Isso é que estou super curioso com procedimento.
A minha mulher ia adorar a ideia, mas tenho sérias dúvidas que isso aconteça tão cedo
 
Boas notícias, na minha opinião.

A montanha pariu o costume e agora é como se nada se tivesse passado. Espero que a MS não tenham memória curta em relação aos "insiders" e outros "fãs" que aproveitaram para pintar bem a manta nas semanas que passaram.

Grounded e SoT multiplataforma são excelentes notícias, sobretudo para as respectivas comunidades.

Diablo IV no game pass é um bom começo. Venha de lá o WoW. D
 
Jogos GaaS serem multiplataforma faz todo o sentido, quanto maior for a comunidade melhor o jogo se torna. Estranho a microsoft ter demorado bastante a responder oficialmente. Se o tivessem feito a semana passada nao havia este ruido todo.

Se a SONY começar a fazer o mesmo passar alguns jogos para outras plataformas vai começar quase de certeza por GaaS
 
Back
Topo