Leitores Minidisc (Nostalgia e mais um Fã)

@fmorcego

O minidisc teve o seu tempo como muitas outras inovações, hoje está mais que ultrapassado, quem os tem é apenas pela nostagia daquele periodo, de resto não há muito a dizer, eu tenho algures um guardado também das ultimas gerações.

O cabo optico para isso é ires há amazon e tens lá --> https://www.amazon.es/s?k=Mini+Tosl...+digital+optical+audio,aps,544&ref=nb_sb_noss

O cabo usb isso encontra-se em qualquer loja que venda material informático usb-A to USB mini B.
 
Também fui pioneiro desse maravilhoso formato. Tive um normal de aparelhagem e ainda tenho um portatil gravador guardado comprado em 1999. O mp3 é q deu cabo dele.
 
@fmorcego

O minidisc teve o seu tempo como muitas outras inovações, hoje está mais que ultrapassado, quem os tem é apenas pela nostagia daquele periodo, de resto não há muito a dizer, eu tenho algures um guardado também das ultimas gerações.

O cabo optico para isso é ires há amazon e tens lá --> https://www.amazon.es/s?k=Mini Toslink to Toslink Digital Optical Audio&crid=3CHYOFYRIDQXK&sprefix=mini toslink to toslink digital optical audio,aps,544&ref=nb_sb_noss&tag=zwame00-21

O cabo usb isso encontra-se em qualquer loja que venda material informático usb-A to USB mini B.

O minidisc começa a voltar a valorizar e a ser vendido novamente.

Arranjei este ( mz-nh600) , estou á espera de o receber. Vamos lá ver a qualidade de som dele, e já traz um disco de 1gb, que andam caríssimos pelo eBay e afins. Este acho que foi dos últimos a ser lançado pela Sony.

https://www.minidisc.wiki/equipment/sony/portable/mz-nh600d

Na altura tive um da sharp ( os da sharp eram incríveis na altura) e um Sony , acho que foi o mz-r70.

Mas sim, o MP3 matou o minidisc, hoje qualquer telemóvel reproduz flac e outros formatos superiores ao comum MP3 e com uns earphones bluetooth de média gama é difícil superar o que quer q seja...
 
O meu era o Sony MZ-R35, grande canhão em gravação digital. Tenho um MD duma trovoada q gravei algures em 1999 e o som é brutal.
 
O minidisc começa a voltar a valorizar e a ser vendido novamente.

Arranjei este ( mz-nh600) , estou á espera de o receber. Vamos lá ver a qualidade de som dele, e já traz um disco de 1gb, que andam caríssimos pelo eBay e afins. Este acho que foi dos últimos a ser lançado pela Sony.

https://www.minidisc.wiki/equipment/sony/portable/mz-nh600d

Na altura tive um da sharp ( os da sharp eram incríveis na altura) e um Sony , acho que foi o mz-r70.

Mas sim, o MP3 matou o minidisc, hoje qualquer telemóvel reproduz flac e outros formatos superiores ao comum MP3 e com uns earphones bluetooth de média gama é difícil superar o que quer q seja...

É perfeitamente normal que volte a valorizar porque existe procura, no entanto, destina-se a um nicho de mercado muito restrito que é mais para colecionar tal como existe noutras tecnologias de eras anteriores.

Agora claro que na era em que eram tecnologia de ponta era caríssimos e não estavam ao alcance de qualquer um, hoje é natural que os valores praticados nos usados ainda sejam altos de um ponto de vista de um artigo cujo o valor já é simbólico, é mais no sentido de quem coleciona está disposto a dar, para o comum dos mortais é claro que vai achar caro os valores pedidos para um artigo datado e obsoleto.

O problema sim foi o MP3 mas o seu concorrente direto o CD ainda ai continua, ainda assim também os equipamentos mp3 tiveram uma curta duração com a evolução dos smartphones e outros, ainda assim foram destronados mais uma vez por outros formatos como o mp4 suportava áudio e vídeo, logo seguindo o stream porque a internet evolui-o muito nas ultimas décadas sendo algo dominante hoje em dia o que faz com que estejamos todos interligados.

tudo tem a sua fase na história, é sempre bom reviver outros tempos, mas não posso pensar muito nisso, se não qualquer dia tenho de abrir um museu, e as gerações seguintes não ligam patavina a isto.
 
O minidisc começa a voltar a valorizar e a ser vendido novamente.

Arranjei este ( mz-nh600) , estou á espera de o receber. Vamos lá ver a qualidade de som dele, e já traz um disco de 1gb, que andam caríssimos pelo eBay e afins. Este acho que foi dos últimos a ser lançado pela Sony.

https://www.minidisc.wiki/equipment/sony/portable/mz-nh600d

Na altura tive um da sharp ( os da sharp eram incríveis na altura) e um Sony , acho que foi o mz-r70.

Mas sim, o MP3 matou o minidisc, hoje qualquer telemóvel reproduz flac e outros formatos superiores ao comum MP3 e com uns earphones bluetooth de média gama é difícil superar o que quer q seja...

Óptimo modelo que compraste. Eu ainda cá tenho 3, o meu original, comprado em Macau nos anos 90 e 2 que adquiri nos 2 últimos anos. É dos meus formatos favoritos (não tanto em som no entanto).

O meu era o Sony MZ-R35, grande canhão em gravação digital. Tenho um MD duma trovoada q gravei algures em 1999 e o som é brutal.

Outro grande modelo!

Eu só estou à espera de mudar de casa para voltar a utilizar mais regularmente, pois já tenho sistema para os ligar, só tenho que esperar mais 2 mesinhos!
 
@fmorcego

O minidisc teve o seu tempo como muitas outras inovações, hoje está mais que ultrapassado, quem os tem é apenas pela nostagia daquele periodo, de resto não há muito a dizer, eu tenho algures um guardado também das ultimas gerações.

O cabo optico para isso é ires há amazon e tens lá --> https://www.amazon.es/s?k=Mini Toslink to Toslink Digital Optical Audio&crid=3CHYOFYRIDQXK&sprefix=mini toslink to toslink digital optical audio,aps,544&ref=nb_sb_noss&tag=zwame00-21

O cabo usb isso encontra-se em qualquer loja que venda material informático usb-A to USB mini B.

Este cabo vai funcionar? Ligar o minidisc a uma aparelhagem para gravar?

https://www.olx.pt/d/anuncio/cabo-ptico-sony-IDDr8OW.html
 
Chegou o bixo, esta é daquelas compras que não se explica, mas de vez enquando adoro mexer em devices antigos, um dos últimos que mexi até foi um Toshiba libretto 100ct.

Bom é preciso tirar um curso para isto , o MP3 realmente veio facilitar isto tudo.

Felizmente o bixo já trouxe música no minidisco de 1gb (nem sabia que estes existiam) . Assim pude comprovar que funciona na perfeição. Nada melhor que um bom grunge das hole para ver a qualidade de som . Como já não uso phones 3.5 aos anos, fui a casa da minha mãe buscar os que ainda tinha, uns superflux chineses que foram muito recomendados na altura neste fórum e preço qualidade eram imbatíveis.

A qualidade de som é incrível, não estava á espera que fosse tão boa. Som Muito genuíno e real.., Na altura quando tinha minidisc não era tão boa, disso tenho a certeza. Não tenho duvidas que é superior a muitos MP3 actuais que andam aí.
O som está gravado na segunda melhor qualidade que existe. O aparelho também é super leve e compacto. Parece um MP3 quase.

Resta-me agora brincar um pouco com isto , sei que existem programas feitos até recentemente que substituíram os da Sony e permite mandar música para eles facilmente através de um PC ou até mesmo telefone.

Edir: bastou ligar isto por cabo ao PC que é reconhecido como pen drive e da para ver tudo.

IMG-20230907-221125039.jpg


IMG-20230907-215631373.jpg

IMG-20230907-215638471.jpg

IMG-20230907-215600925.jpg
 
Última edição:
O som é bom quando não super comprimido. Eu tenho bem em mente a diferença que era entre ter varias músicas num md, tudo comprimido e ter apenas copiado um album. Realmente a qualidade pode ser muito boa (com a pitada certa de nostalgia ofc).

Eu tenho um desses softwares mas, como ainda não me mudei, ainda não testei.
 
Back
Topo