Leitores Minidisc (Nostalgia e mais um Fã)

Costa8527

Power Member
Boas Pessoal.

Nunca tive um leitor Minidisc até ao dia em que me deram um Sony, recentemente.

Bem ao início perguntei-me como é que raio aquilo funcionava até que fui descobrindo como era a coisa, por acaso este modelo tem ligação USB e atavés de um software da Sony o SONIC STAGE onde se podem passar MP3 e CD´s directamente para o minidisc (convertendo em ATRAC3).

Lá consegui fazer as transferências e tive a sorte de ele trazer um minidisc virgem dentro, calhou mesmo bem, aquilo é regravavél e tudo podendo ser apagado 1 milhão de vezes sem perder qualidade... (é o que se lê no site da sony e deveras interessante)

Feito tudo lá me deparo a ouvir a musica tranferida e para meu espanto não é que a coisada tem uma qualidade de som que nunca ouvi a sair do leitor que seja e que já tenha passado pelas minhas mãos?

Aquilo é mesmo algo fora de série! Os Ipod´s, Sony Walkmans Mp3, Creatives etc... nem chegam a suprerar a qualidade daquilo... Nem raspam...(dentro da minha experiência)

Realmente era uma tecnologia "High End" que eu nem sabia que era assim, sabia que existia MiniDisc mas não sabia que dava aquela qualidade de saída assim mesmo pura e real.

Gostaria de ler aqui opiniões de outros possíveis fans do minidisc e, mesmo sendo algo já obsoleto e fora de uso para a maior parte do pessoal, que não se torne um OFFTOPIC porque aqueles aparelhinhos ainda merecem atenção e quem os tiver que os estime e que disfrute do verdadeiro Audio tal e qual como ele é...


Sem querer fiquei Fã deste formato e já desencantei 5 minidisc virgens numa *****, incrível ainda venderem os suportes.

Recentemente li na net que a Sony vai deixar de os produzir... Claro... não compete com as novas tecnologias a nível de comodismo (drag´n´drop) ainda demora a passar as musicas pó minidisc, mas não muito, e o aparelho em si é maior. Mesmo assim o seu audio supera tudo o que já ouvi.


O que tenho por cá:

O Leitor/Gravador Minidisc Sony MZ-N520

dsc01531pr.jpg





Os Phones Playaz/Xears TD 100

semttulomb.jpg


Esta dupla rebenta com as escalas de quem aprecia musica no seu esplendor.

Engraçado que seu eu usar estes mesmos phones no meu leitor MP4, um Sony MWZ-A818, o som já é mais artificial... Hummm então o Leitor é que manda aqui, ou seja o Minidisc ainda é superior a um leitor moderno... coisa que não devia de ser... mas é!


Foto do Leitor

sonynwza8181resized400.jpg


Isto nem chega perto do outro!



...nunca experimentei estes novos modelos da Sony mas acho que iria ser parecido o som, não iria mudar muito...



Portanto pessoal, falem lá das vossas experiências com estes Minidisc, a minha tem sido bem positiva... Adoro isto!

Cumps e desculpem lá tar a desenterrar algo com mais de 10 anos ou assim... :rolleyes:

(há outro detalhe importante: Aquilo só gasta uma pilha AA e dura, dura, dura... outro factor que me espantou bastante, como é possível com apenas uma AA ter aquele som e aquelas horas de autonomia que segundo o site diz 48 horas em LP playback que é o que eu uso?)

e esta hein??
 
Última edição:
Ah pois é!! Desde que o formato surgiu no mercado no inicio dos anos 90, que sempre achei que o som do Minidisc tinha qualquer coisa de diferente, de puro, de cristalino, de amplo... Isso levou-me a apostar no formato enquanto o MP3 não começou a ganhar terreno devido ao espaço ocupado, melhoria dos encoders e à questão do drag-and-drop.

Recentemente voltei a apostar no Minidisc, quer pelo meu gosto por tecnologias vintage, mas também por achar que nunca devia ter desistido do formato (GRRRRR!!!!!).

Actualmente tenho uma pequena colecção de leitores/gravadores (alguns a funcionarem, outros não), e continuo a achar um espectáculo de som comparado mesmo com o meu iPod Classic.

No forum audiopt.net (espero não estar a infringir regras) podes achar um tópico onde eu e mais alguns entusiastas do formato ainda falamos do assunto e damos a conhecer as nossas mais recentes aquisições!

Cumps :)
 
Agora fiquei curioso em experimentar um desses :D
Já experimentaste um série A com s-master? A diferença na qualidade pode até ser do amplificador, daí a questão. Acho que seria interessante testares ;)
Já agora, qual é a taxa (kbps) dos ficheiros que metes nos sony?

PS: Podias experimentar com phones ainda melhores, já ficou demonstrado que esses xears não são tão "exuberantes" como já se mostraram em tempos...
 
tive este
emprestei a um amigo e la ficou pela casa dele, adorava aquilo, era deveras futurista na altura, o mp3 ainda não existia.
So tinha o senão de demorar uma eternidade a passar as musicas e comer muita bateria
MZ-R3_01_low.jpg
 
na epoca , acho que o que matou foi não ter muita aderencia, e principalmente os preços praticados, não era para qualquer um, logo as tecnologias que sucederam , acabaram por torna-lo obsoleto... é mais uma daquelas maravilhas que não vingou no mercado...
 
Agora fiquei curioso em experimentar um desses :D
Já experimentaste um série A com s-master? A diferença na qualidade pode até ser do amplificador, daí a questão. Acho que seria interessante testares ;)
Já agora, qual é a taxa (kbps) dos ficheiros que metes nos sony?

PS: Podias experimentar com phones ainda melhores, já ficou demonstrado que esses xears não são tão "exuberantes" como já se mostraram em tempos...

Ok, mas é apenas aquilo que tenho.

Não posso experimentar com outros equipamentos, teria de os adquirir primeiro e ainda só agora é que descobri esta tecnologia...
Mas até era algo interessante...

Os "Bitrates":

(uso mais o LP 2, num minidisc de 80 min. cabem 160 min. e um audio que nem se nota compressão! Eu não noto nada...)

What bitrates are used? Standard ATRAC ("SP") is 292kbps, LP2 is ~132kbps, LP4 is ~66kbps. The LP mode bitrates are not simply 146kbps (292/2) and 73kbps (292/4) for this reason: In LP2 and LP4 modes 20 bytes of dummy data per 212 byte soundgroup are used to keep compatibility with SP mode, making them appear as normal ATRAC soundgroups containing silence. This allows LP2/4 tracks to play as silence on non-MDLP equipment. The intention is that older MD units should not produce random digital noise when playing LP tracks.

Cumps e o meu obrigado por aceitarem bem o meu tópico.
 
Última edição:
Nostalgia!! Alguma dos velhos tempos. Fã era... mas já não sou, o meu clip+ bate aos pontos tudo o que o MD faz, apenas as gravações audio ao vivo, é que continuam a ser absolutamente fantásticas com MD.

2555b3o.jpg
v8mwkk.jpg
24buctw.jpg


Parabéns, fantástico post, fez-me usar novamente o meu MD.
 
Xiii ainda me lembro em 2000 quando andei a juntar dinheiro para comprar o meu. Custou-me 40 contos e foi dificil juntar o dinheirinho todo mas deu-me um gozo brutal. Foi o meu companheito durante mto tempo até passar para o iPod. Era fantástico. Tinha (e tem que ainda o tenho) um som fantástico. A construção do bicho era fora de série se bem que depois do meu começaram a sair uns modelos em plástico. O meu era em aluminio e apesar de ter o comando no cabo adorava andar com ele (o MD) na mão. Tinha um toque muito fixe. Bons tempos.
 
Eu mandei vir este bichinho do Japão em 1999, ainda o tenho :)

MiniDisc.JPG


Boas, penso que esse era igual ao meu, que o comprei por essa altura (98), trazia na altura uma bolsa da grove para o trazer dentro. Comprei tambem na altura um cabo da sony para fazer a transferencia de um MD para o outro de um colega.
Era um luxo pois os gravadores de cd ainda custavam uma nota preta, e para quem queria gravar uns sets era um espectaculo, tenho imensa pena de ter vendido o meu, mais ainda tenho uns 10 MD aqui em casa, e qualquer dia ainda compro um no ebay, pois tenho la musicas que nunca mais arranjei.
Que nostalgia.
Um abraço.
 
eu tenho um tijolo destes :)

461806651_0702dd4aa0_b.jpg


Realmente, e apesar de ser um dos primeiros modelos, já vinha com bateria de litio e imagine-se, uma entrada S/PDIF óptica.. mantém um som soberbo.

Infelizmente a bateria deu o estouro aqui há umas semanas :(
 
É daquelas baterias finas não é?

Haviam umas caixas que davam pa por AA´s... mas arranjar isso agora é complicado... Esse aparelho não trazia com ele isso?
 
Bem, lá consegui desencantar este numa feira de antiguidades por 15 euros:

dsc01536v.jpg


Funciona tudo a 100%, mesmo apesar do desgaste que demonstra no seu exterior e tem a particularidade de se poder ligar um microfone e fazer gravação de voz com altissima qualidade, para não falar da Line IN que quase todos eles têm... E grava muito bem, muito perfeito, isto rebentava com as K7... Pena eu só ter descoberto estas maravilhas agora, pois ja venho muito atrasado!

Cumps
 
Última edição:
Tens esse? nunca te desfaças dele... Ok... nesse aí para passares MP3 tens de fazer ligação do OUT do teu PC ao Line IN do Minidisc e gravar o som em tempo REAL...

Nesses modelos é assim que se faz, gravam em tempo real... só nos modelos
netmd.gif
e
himd.jpg
é que havia ligação USB para passar os MP3 (que eram convertidos em
atrac3.jpg
).

Depois de passadas as musicas estas não podem ser passadas novamente para o PC só mesmo via Audio OUT do Minidisc ligada à LINE IN do PC ou MIC...

(Nos
himd.jpg
já era permitido tal feito)


Eu passo gravações que faço no meu minidisc assim dessa forma (analógica) mas com grande qualidade só que a tempo real...

Quando é para passar Musicas do PC para o minidisc uso a ligação USB e o
24244648.jpg


(software da
sonyr.jpg
para estes
netmd.gif
e
himd.jpg
)


Cumps e se puderes dar vida nova a esse minidisc, vai em frente...
 
Última edição:
Eu tinha um MZ-N510 (igual ao do primeiro post, mas cinzento) em estado igual a novo e ontem foi para o lixo por engano, bem como uma camisola que adorava. Estou tão lixado comigo mesmo!
 
Back
Topo