IPTV/Net Vodafone com ONT(pfSense, Mirotik, etc.)

Com o RT-AC88U talvez dê mais facilmente do que RT-AC68U, como tem dois switches... A parte mais chata no RT-AC68U era pacificar o igmpproxy com VLAN à mistura (que era mais ou menos essencial porque o CPU tem uma NIC Ethernet apenas).
Em qualquer caso não recomendo, é uma experiência chata num ambiente limitado e muito desactualizado (a começar pelo Kernel 2.x). Aliás, todo o mercado de porcarias embebidas (routers e não só) é uma desgraça sem salvação, a Asus lá vai lançando updates mesmo para modelos antigos, mas a boa fé rapidamente esbarra na triste realidade: kernels martelados customizados pelo fabricante do SoC são difíceis de manter, para não falar nas melhorias que nunca chegarão porque suas excelências sentem a necessidade de despejar cá para fora snapshots ad-hoc em vez de manterem um driver em termos que funcione em kernels mais recentes.
See also: a desgraça que são os updates de telemóveis com Android.

Solução pragmática: Um sistema aberto que não dependa deste nível de boa vontade do fabricante (e.g. alguma coisa x86), ou um sistema que tenha algum historial de updates em termos (e.g. Mikrotik).

(A página do OpenWRT para o RT-AC68U é um espectáculo: "WiFi is not supported at all!" Extremamente útil para um dispositivo cuja principal função é servir de access point.)
Boas tardes,

Já adquiri um RB5009, mas algo me está a faltar nas configurações.

Captura-de-ecr-2023-10-14-042412.png


O ONT deveria atribuir um IP ao Mikrotik certo?

Cumprimentos
 
O ONT deveria atribuir um IP ao Mikrotik certo?
O Mikrotik deve receber um endereço IP por DHCP (não é o ONT que faz isso, o ONT está apenas a fazer a conversão de GPON para Ethernet, do lado de lá há um servidor DHCP).

O problema que vejo no screenshot é que o cliente DHCP (e restante configuração do que seria a WAN) parece estar na interface física em vez de estar na interface da VLAN100.
 
Entretanto já testei aqui com uma cisco mediaroom, e pelo pouco que testei está a dar.
Tive que fazer algumas alterações, adicionei no fundo do file: https://gist.github.com/danielb7390/3311fd5c5fc1fc53c79dabdfc4eb70c9
Não sei se é a maneira correta sinceramente, tive que alterar uma rule para não filtrar por dst-address, na vbox só recebia trafego multicast, esta parece receber uns "ping" periódicos em udp...
Obrigado pelo guia GitHub. Tentei com o RouterOS CHR 7.11.2 e não consigo com a VBox Pro. No entanto as VLAN's de internet e voz, esta conectada ao VitalPBX, funcionam perfeitamente. As duas Rules criadas na Firewall apresentam zero Bytes de tráfego.

Alguma pista?
 
Obrigado pelo guia GitHub. Tentei com o RouterOS CHR 7.11.2 e não consigo com a VBox Pro. No entanto as VLAN's de internet e voz, esta conectada ao VitalPBX, funcionam perfeitamente. As duas Rules criadas na Firewall apresentam zero Bytes de tráfego.

Alguma pista?
Confirma que tens IP na interface iptv, vlan correta, porta certa
Confirma que foram criadas rotas novas automáticamente para essa interface
a box liga? consegues aceder a apps, ou gravações, ou "puxar" atrás a emissão?
 
Boa tarde, tenho pfsense a funcionar com IPTV da Vodafone e queria que nas BOX eles fossem para um DNS do NextDNS para me permitir cotroloe parental (exemplo: dar/tirar acesso ao youtube) facilmente. Penso que será através de regras de firewall no IPTV_LAN e/ou IPTV_WAN visto que para os restanhtes interfaces não quero o Nextdns a interferir, alguem pode ajudar a fazer essas alterações?

Nota: no router da VDF ja usava o NextDNS mas era geral (trocava os DNS na WAN) e aqui so pretendo para o interface de IPTV.
 
@DrLabel li atentamente o manual que criaste para a configuração do pfSense
https://docs.google.com/document/d/1wKfOVJW-gav6nVnEhzojFztVaNUjgX4b0GSpGL7XDWs/edit?usp=sharing

No entanto no manual para as regras da IPTVLAN estão referidas duas gateways: IPTV_WAN_DHCP e WAN_DHCP
Não encontrei nenhuma informação no documento relativa à criação dessas Gateway.
Podes pf indicar como e que configuração deve ser feita para essas gateways?

Se algum dos outros users referidos no manual também poder ajudar seria ótimo (@Grik , @ericloewe , @Chefe , @hugovsky, @controlaltdel )

Obrigado

 
boa tarde
Aproveito para agradecer o vosso tempo..
Vou expor uma situação que gostaria que me ajudassem .

Ontem instalei fibra da vodafone e gostaria de utilizar a minha rede informática que tenho instalada. Tenho Mikrotik com 3 wan geridas pelo próprio Mikrotik.

Como é conhecimento de todos as box iptv da vodafone só funcionam com vlan…
a minha questão é:
1 - é possível usar o router modem da vodafone em DMZ para o router da Mikrotik ativando a vlan?
2 - desistir do router da vodafone e compara um sfp fibra para receber a fibra da vodafone diretamente (fico sem o sinal de rf)?

Qual a vossa opinião ?
 
boa tarde
Aproveito para agradecer o vosso tempo..
Vou expor uma situação que gostaria que me ajudassem .

Ontem instalei fibra da vodafone e gostaria de utilizar a minha rede informática que tenho instalada. Tenho Mikrotik com 3 wan geridas pelo próprio Mikrotik.

Como é conhecimento de todos as box iptv da vodafone só funcionam com vlan…
a minha questão é:
1 - é possível usar o router modem da vodafone em DMZ para o router da Mikrotik ativando a vlan?
2 - desistir do router da vodafone e compara um sfp fibra para receber a fibra da vodafone diretamente (fico sem o sinal de rf)?

Qual a vossa opinião ?
Existe varias opções, mas com router DMZ nao necessitas de vlan e se colocares um SFP ou ONU sim é possível ter sinal RF.
 
Existe varias opções, mas com router DMZ nao necessitas de vlan e se colocares um SFP ou ONU sim é possível ter sinal RF.
Eu testei com DMZ, com e sem vlans e a box funciona só 10 segundos e depois para e só volta a dar imagem se trocar de canal… poderá ser falta de alguma configuração no Mikrotik.
 
@DrLabel li atentamente o manual que criaste para a configuração do pfSense
https://docs.google.com/document/d/1wKfOVJW-gav6nVnEhzojFztVaNUjgX4b0GSpGL7XDWs/edit?usp=sharing

No entanto no manual para as regras da IPTVLAN estão referidas duas gateways: IPTV_WAN_DHCP e WAN_DHCP
Não encontrei nenhuma informação no documento relativa à criação dessas Gateway.
Podes pf indicar como e que configuração deve ser feita para essas gateways?

Se algum dos outros users referidos no manual também poder ajudar seria ótimo (@Grik , @ericloewe , @Chefe , @hugovsky, @controlaltdel )

Obrigado

Espero não estar a cometer um grande erro mas a gateway é criada quando crias a interface e activas a DHCP neles
 
boas noites

deixo aki o meu cenário da minha rede, agora com mais um isp. (vodafone)

https://drive.google.com/file/d/1JTKnBy6vYbWA6WTjwJsfQm9DCdX3OkSy/view?usp=share_link

alguém conhece a maneira de colocar as vlan´s da vodafone no Mikrotik?

eu sei que esta rede é um pouco complexa, mas quando resolver o problema da vodafone será tudo mais simples de configurar o resto.

resumindo eu tenho varias entradas de isp e depois o router 3011 da Mikrotik faz a gestão dos vários serviços pelos vários isp´s. O router 3011 esta a fazer a gestão da rede sem fios e tem ligado mais 6 routers Mikrotik, 1 router em cada porta ....

Falando em vlan.... fiz um teste muito simples... coloquei uma RB numa das saídas do router da vodafone e consegui configurar uma ponte entre a porta de entrada do Mikrotik e separei a vlan100 para a porta 3 e a vlan105 na porta 2, liguei a box na porta 2 e ficou a trabalhar a 100%, depois liguei um computador da porta 3 e obtive toda a largura de banda disponibilizada .... agora falta replicar estas configurações no RB3011....

Alguém já conseguiu por isso a funcionar?
 
boas noites

deixo aki o meu cenário da minha rede, agora com mais um isp. (vodafone)

https://drive.google.com/file/d/1JTKnBy6vYbWA6WTjwJsfQm9DCdX3OkSy/view?usp=share_link

alguém conhece a maneira de colocar as vlan´s da vodafone no Mikrotik?

eu sei que esta rede é um pouco complexa, mas quando resolver o problema da vodafone será tudo mais simples de configurar o resto.

resumindo eu tenho varias entradas de isp e depois o router 3011 da Mikrotik faz a gestão dos vários serviços pelos vários isp´s. O router 3011 esta a fazer a gestão da rede sem fios e tem ligado mais 6 routers Mikrotik, 1 router em cada porta ....

Falando em vlan.... fiz um teste muito simples... coloquei uma RB numa das saídas do router da vodafone e consegui configurar uma ponte entre a porta de entrada do Mikrotik e separei a vlan100 para a porta 3 e a vlan105 na porta 2, liguei a box na porta 2 e ficou a trabalhar a 100%, depois liguei um computador da porta 3 e obtive toda a largura de banda disponibilizada .... agora falta replicar estas configurações no RB3011....

Alguém já conseguiu por isso a funcionar?
Talvez no teu caso seja mais eficiente comprar ONU e configurar do zero o mikrotik para ter tudo funcionar, ja que o SmartRouter nao faz Bridge.
 
Boa tarde

Alguém tem o username e password do Huawei EchoLife HG8012H.

Já tentei fazer o reset de fábrica e testei o username: root e password: adminHW e não funcionou …
 
Back
Topo