IPTV/Net Vodafone com ONT(pfSense, Mirotik, etc.)

Eh pá, que chatice, ainda no sábado passado estive a trocar de router, eu não precisava de desculpas para gastar mais tempo em volta de routers.
 
Boas,
Não sei se alguém tem interesse, mas deixo aqui uma configuração em mikrotik: https://gist.github.com/danielb7390/3311fd5c5fc1fc53c79dabdfc4eb70c9
Se alguém for tentar usar, que diga se funcionou :001:
Agradeço aos OPs deste thread por terem partilhado a configuração para pfsense!
Fantástico!
Tens a funcionar?
Se sim qual o equipamento (a configuração refere RB5009UPr+S+) e quais as portas que estás a usar?
Também funciona com as antigas box Airis?
Vou ter que experimentar, não sei exatamente quando consigo pois estou a fazer algumas mudanças cá em casa e necessito de uma Vbox Pro 4K.
 
Tens a funcionar?
Pelo pouco que testei sim!

Se sim qual o equipamento (a configuração refere RB5009UPr+S+) e quais as portas que estás a usar?
Também funciona com as antigas box Airis?
Vou ter que experimentar, não sei exatamente quando consigo pois estou a fazer algumas mudanças cá em casa e necessito de uma Vbox Pro 4K.
Sim é um RB5009, as portas são irrelevantes, a box está ligada na LAN normal. Tenho a fibra ligada direta na porta SFP com um modulo SFP, mas se tiveres ONT separado acaba por ser igual. Só é preciso criar a interface com a vlan certa.

Também funciona com as antigas box Airis?
Vou ter que experimentar, não sei exatamente quando consigo pois estou a fazer algumas mudanças cá em casa e necessito de uma Vbox Pro 4K.
Não sei, não tenho box antiga aqui, mas devo testar isso noutra morada que tenho a box antiga e outro mikrotik... quando tiver tempo e paciência 😂

Vou ter que experimentar, não sei exatamente quando consigo pois estou a fazer algumas mudanças cá em casa e necessito de uma Vbox Pro 4K.
OK, se experimentares depois dá feedback
 
Boas,
Tenho um router Netgate 3100 ligado diretamente ao ONT da Vodafone.
Em relação ao IPv4, sem problemas tenho a trabalhar Net (Vlan100) e Voz (Vlan101).
Agora queria ativar o IPv6, mas nunca me atribui nenhum IPv6 à interface.

Nas config's do IPv6 da interface tenho:

General Configuration

IPv6 Configuration Type: DHCP6

DHCP Client Configuration

DHCPv6 Prefix Delegation size: 56
Do not wait for a RA: ativado
Enable dhcp6c VLAN Priority tagging: ativado
802.1p priority to set: Background (Bk, 0)

Haverá aqui alguma coisa que me está a faltar?
Obrigado.
 
Boas,

eu tenho assim:
Request only an IPv6 prefix: marcado;
DHCPv6 Prefix Delegation size: 56;
Do not wait for a RA: marcado;
Apenas isso.
Não ativei o "DHCP6 VLAN Priority".
Na lan, tens de colocar track interface, e defines a wan.
Depois de isto feito terás de fazer reboot ao pfSense.
 
Não sei, não tenho box antiga aqui, mas devo testar isso noutra morada que tenho a box antiga e outro mikrotik... quando tiver tempo e paciência 😂
Entretanto já testei aqui com uma cisco mediaroom, e pelo pouco que testei está a dar.
Tive que fazer algumas alterações, adicionei no fundo do file: https://gist.github.com/danielb7390/3311fd5c5fc1fc53c79dabdfc4eb70c9
Não sei se é a maneira correta sinceramente, tive que alterar uma rule para não filtrar por dst-address, na vbox só recebia trafego multicast, esta parece receber uns "ping" periódicos em udp...
 
deixo aqui um manual para ajudar quem quiser configurar o pfsense com Vodafone, tentei compilar a informação dispersa pelo fórum.
https://docs.google.com/document/d/1wKfOVJW-gav6nVnEhzojFztVaNUjgX4b0GSpGL7XDWs/edit?usp=sharing
Confirmo com este manual consegui, facilmente, com a ajuda do DrLabel, colocar a funcar.

O router com Intel n100 mais recente, também só posso recomendar a rolar com pfsense 2.7.0

Obrigado a todos que ajudaram a reunir toda esta informação e em especial ao Doutor Label :)
 
Algum manual para openwrt (se ainda for possivel colocar isto a funcionar em openwrt)?
@bruni essa configuração funciona com outro modelos mikrotik? Em particular aqueles mais baratos
Não faço a minima ideia, apenas testei nos 2 modelos que tenho, mas suponho que como todos usam o routerOS os comandos devem servir para todos...
 
Com o RT-AC88U talvez dê mais facilmente do que RT-AC68U, como tem dois switches... A parte mais chata no RT-AC68U era pacificar o igmpproxy com VLAN à mistura (que era mais ou menos essencial porque o CPU tem uma NIC Ethernet apenas).
Em qualquer caso não recomendo, é uma experiência chata num ambiente limitado e muito desactualizado (a começar pelo Kernel 2.x). Aliás, todo o mercado de porcarias embebidas (routers e não só) é uma desgraça sem salvação, a Asus lá vai lançando updates mesmo para modelos antigos, mas a boa fé rapidamente esbarra na triste realidade: kernels martelados customizados pelo fabricante do SoC são difíceis de manter, para não falar nas melhorias que nunca chegarão porque suas excelências sentem a necessidade de despejar cá para fora snapshots ad-hoc em vez de manterem um driver em termos que funcione em kernels mais recentes.
See also: a desgraça que são os updates de telemóveis com Android.

Solução pragmática: Um sistema aberto que não dependa deste nível de boa vontade do fabricante (e.g. alguma coisa x86), ou um sistema que tenha algum historial de updates em termos (e.g. Mikrotik).

(A página do OpenWRT para o RT-AC68U é um espectáculo: "WiFi is not supported at all!" Extremamente útil para um dispositivo cuja principal função é servir de access point.)
 
Boa Tarde, tenho ONT Huawei e router ASUS RT-AC88U, e quero meter a box 4k a funcionar direto de uma das portas. Tenho Firmware Merlin. Alguém que me possa ajudar com as VLans? Cumps
Resumindo vai ser muito difícil ou impossível colocares Vbox a funcionar em router residenciais como NETGEAR, Asus, Dlink...
 
Com o RT-AC88U talvez dê mais facilmente do que RT-AC68U, como tem dois switches... A parte mais chata no RT-AC68U era pacificar o igmpproxy com VLAN à mistura (que era mais ou menos essencial porque o CPU tem uma NIC Ethernet apenas).
Em qualquer caso não recomendo, é uma experiência chata num ambiente limitado e muito desactualizado (a começar pelo Kernel 2.x). Aliás, todo o mercado de porcarias embebidas (routers e não só) é uma desgraça sem salvação, a Asus lá vai lançando updates mesmo para modelos antigos, mas a boa fé rapidamente esbarra na triste realidade: kernels martelados customizados pelo fabricante do SoC são difíceis de manter, para não falar nas melhorias que nunca chegarão porque suas excelências sentem a necessidade de despejar cá para fora snapshots ad-hoc em vez de manterem um driver em termos que funcione em kernels mais recentes.
See also: a desgraça que são os updates de telemóveis com Android.

Solução pragmática: Um sistema aberto que não dependa deste nível de boa vontade do fabricante (e.g. alguma coisa x86), ou um sistema que tenha algum historial de updates em termos (e.g. Mikrotik).

(A página do OpenWRT para o RT-AC68U é um espectáculo: "WiFi is not supported at all!" Extremamente útil para um dispositivo cuja principal função é servir de access point.)
Ok, Obrigado pelo esclarecimento. Microtik ou pfSense ou Opensense?

Pelo que li, Microtik é Firewall baseado em Hardware e pfSense em Software, Opensense deve ser muito parecido com o pfSense.
Tenho rede IOT (Raspberry e Tasmotas...) em separado da rede privada (PCs e Googles...) e rede Publica (Convidados) com o Router RT-AC88U e RT-AC87U e RT-AC66U.

O que der para facilitar com o Microtik, estou interessado.

Um Baratinho dá pro efeito?
https://www.*****.pt/p/207598/mikrotik-switch-rb750gr3
ou algo mais profissional?
https://www.*****.pt/p/10098634/mikrotik-router-rb5009-8-portas-poe-preto-rb5009ugsin

PS.: Quando compro prefiro dar mais algum e ficar bem servido para o futuro.
 
Ok, Obrigado pelo esclarecimento. Microtik ou pfSense ou Opensense?

Pelo que li, Microtik é Firewall baseado em Hardware e pfSense em Software, Opensense deve ser muito parecido com o pfSense.
Tenho rede IOT (Raspberry e Tasmotas...) em separado da rede privada (PCs e Googles...) e rede Publica (Convidados) com o Router RT-AC88U e RT-AC87U e RT-AC66U.

O que der para facilitar com o Microtik, estou interessado.

Um Baratinho dá pro efeito?
https://www.*****.pt/p/207598/mikrotik-switch-rb750gr3
ou algo mais profissional?
https://www.*****.pt/p/10098634/mikrotik-router-rb5009-8-portas-poe-preto-rb5009ugsin

PS.: Quando compro prefiro dar mais algum e ficar bem servido para o futuro.
no meu manual tem lá 2 pc's que já foram testados com pfsense e estão a funcionar
 
Back
Topo