GiGA Router Wi-Fi 6.0 FTTH

Sinto que fiz descarrilar o topic. Sorry :(
Eu estou em Trás-os-Montes numa zona em que até a MEO parece prestar serviço através da DST embora pareça fornecer 1000/400.
Tive Vodafone FTTH 500/100 com ONT ZTE e Router Vodafone onde tudo foi instalado pelos técnicos da DST e nunca tive algum problema.
Desde que mudei para a NOS tenho quebras de ligação desde sempre. Ainda recentemente 4 falhas de ligação no mesmo dia.
Os valores GPON do router NOS, onde a fibra liga direta, aparentam estar sempre corretos, mesmo quando falha.
A única coisa consistente nas falhas é a aparente perda de IP's e dificuldade de conseguir outros. Aparece ERROR DHCP WAN.
Tenho umas boas UPS e com a Vodafone cheguei a trabalhar sem energia de rede.

Criei este tópico se interessados em continuar esta discussão. https://forum.zwame.pt/threads/falhas-de-ligacao-ftth.1079488/
 
Última edição:
Na minha zona DST, geo.anacom.pt nem refere a Nowo, embora eu saiba que estão aqui.
OperadorTecnologiaDownload (Mbps)Upload (Mbps)
MEOFibra ótica — PON1000400
NOSFibra ótica — PON1000200
VodafoneFibra ótica — PON500100
 
Pelos meus testes e experiência por vezes perda a ligação só por si. Parece perder o IP publico e demora muito, ou é preciso reiniciar, para o conseguir de volta após algum tempo.
Mas o @troner tem razão, uma forma de "forçar" a que isto aconteça é estar a "bater" na transferência máxima, e isso basta uns minutos.
Hoje testei e comprovei isso mesmo a descarregar 2 jogos da Game Pass.
Enquanto descarrego só 1 da MS a cerca de 450/550Mbps tudo bem mas começo outro da EA e o total vai bater nos +950Mbps. Passado uns poucos minutos puff, lá se foi a ligação :joker:
Atenção que isto acontece com o Fast 5657. Próxima semana trocam pelo Fast 5670 (GiGA Router Wi-Fi 6.0 FTTH) e testo outra vez.
 
tenho uma ps4 e não vejo tive problemas quando fiz recentemente update de jogos
Este problema observa-se com algum jogo/consola em especifico?
@troner sobre o que disseste "
FTTH TOTAL com tarifarios de 400, 500 e 1000 com router 5.0 ou 6.0 com falhas." podes dar mais detalhe disto? como trabalho remotamente gostava de saber se posso estar sujeito a este tipo de problema, apesar de ate agora não ter tido nenhum sintoma semelhante e o router está sempre estável.
 
@nmlourenco O problema que eu tenho com o meu Fast 5657 foi medido com um PC. Foi apenas um teste que realizei.
Não está ligado a nenhum jogo especifico, tem a ver com a velocidade de ligação e já aconteceu sem estar a descarregar nada.
Por vezes pode ter ocorrido devido a 3 TV's 4K a passar Netflix, Disney+ ou HBO+ em alta definição.
Pelo que testei hoje assim que as transferências atingem perto de 1Gbps continuo durante alguns minutos a ligação de internet falha.
A rede em si continua a funcionar. Posso aceder a outros dispositivos incluindo ver as IP Cams em HD.
Estou com NOS 1000/200 em zona DST.
Já tive Vodafone no mesmo local 500/100 sem nunca ter quebras.
A única coisa que mudou foi passar para NOS, a troca de routers dos ISP's e deixar de usar o ONT ZTE que foi instalado na altura da Vodafone. Embora o router Vodafone também tivesse GPON a fibra não foi ligada a ele, ao contrário do da NOS.
 
UPDATE: FTTH TOTAL com tarifarios de 400, 500 e 1000 com router 5.0 ou 6.0 com falhas.
Confirmo essas falhas, aqui com 500 megas, zona NÃO DST, com downloads grandes a internet vai ao ar, é conhecida a causa do problema? Agendei equipa técnica para virem a minha casa
Nota: tenho o router sagecom 5670 wifi 6
 
Confirmo essas falhas, aqui com 500 megas, zona NÃO DST, com downloads grandes a internet vai ao ar, é conhecida a causa do problema? Agendei equipa técnica para virem a minha casa
Nota: tenho o router sagecom 5670 wifi 6
pa que agendaste? eles nao vao fazer nada
EDIT: na verdade para quê que o apoio agendou? nabiças :-D
 
pa que agendaste? eles nao vao fazer nada
EDIT: na verdade para quê que o apoio agendou? nabiças :-D
Se vão fazer nada ou não isso ja não me compete, o problema tem de ficar resolvido, que se matem, esfolem, não me interessa
Edit: Mas afinal sabes qual é o problema ou não? Esta situação deve ser recente porque só agora começei a ter este problema
Experimentaste ligar a box por WiFi? Às vezes resolve problemas com o router...
A box esta por wifi
 
Última edição:
Se vão fazer nada ou não isso ja não me compete, o problema tem de ficar resolvido, que se matem, esfolem, não me interessa
Edit: Mas afinal sabes qual é o problema ou não? Esta situação deve ser recente porque só agora começei a ter este problema

A box esta por wifi
Neste momento com o Fast 5657 tenho um método muito fiável de repetir a falha. O router perde internet até que o reinicie.
Geralmente passado 15/20 minutos volta a ter internet.
Para que volte a perder a internet basta que fique a descarregar algo sem limite de velocidade por coisa de 5 minutos. Após esse tempo em que o router fica a transferir a +950Mbps a velocidade repentinamente cai para zero. Se estiver a fazer "ping -t 1.1.1.1" começa logo a falhar.
Próxima semana já posso confirmar se acontece o mesmo com o Fast 5670.
 
Se vão fazer nada ou não isso ja não me compete, o problema tem de ficar resolvido, que se matem, esfolem, não me interessa
Edit: Mas afinal sabes qual é o problema ou não? Esta situação deve ser recente porque só agora começei a ter este problema

A box esta por wifi
Pois mas mais vale cancelares a ida. Não vai ficar resolvido claro
 
Pois mas mais vale cancelares a ida. Não vai ficar resolvido claro

Até pode ficar. O router que ele tem não dá problemas desse tipo, pode ter havido um problema na fusão ou um sobreaquecimento em certos componentes de exterior na ligação da fibra que num uso continuado dê nessa situação. Não podemos achar que os técnicos andam na rua em nome de nada e que nós no teclado é que sabemos tudo.

Quanto ao Fast 5657, o router 5.0 não é desenhado na matriz deles para Gigabit em fibra, só alocam o 5.0 v2 ou o 6.0 (5670) conforme os casos. A partir daí... tirem as vossas conclusões
 
Back
Topo