Vodafone lança oferta XGS-PON 10G na sua rede FTTH.

Portas XGS-PON sao compatíveis com Gpon. Fazes a mudança para XGS-PON nem das conta! Slid e o mesmo.
Não foi isso que perguntei. Se usar um ont xgs-pon funciona assim sem mais nem menos? Assumindo que a MEO migrou mesmo as cartas todas como dizes. .. pelo menos nas zonas onde há 10gb disponíveis
 
Eu estou tentado. Tenho de respirar fundo 🤣
Se poderes conta lá que uso vais dar a 10g, quando por wireless só conseguimos 0,6g com rede 5Ghz, encostado ao router,
ou com acesso RJ45/UTP 1g.
Eu vejo isto para dois tipos de cliente:
* um numero limitado de clientes, que sabe que tem de ter infraestutura interna pa dar uso aos 10 gigas.
* o que quer sempre o melhor pacote possível, mesmo que dps usa tudo por wireless, rede 2.5 Ghz :D
 
Se poderes conta lá que uso vais dar a 10g, quando por wireless só conseguimos 0,6g com rede 5Ghz, encostado ao router,
ou com acesso RJ45/UTP 1g.
Eu vejo isto para dois tipos de cliente:
* um numero limitado de clientes, que sabe que tem de ter infraestutura interna pa dar uso aos 10 gigas.
* o que quer sempre o melhor pacote possível, mesmo que dps usa tudo por wireless, rede 2.5 Ghz :D
Cada um da uso que dá, até podia apenas estar no tiktok, as vezes pergunto se são vocês que pagam a conta.
 
Se poderes conta lá que uso vais dar a 10g, quando por wireless só conseguimos 0,6g com rede 5Ghz, encostado ao router,
ou com acesso RJ45/UTP 1g.
Eu vejo isto para dois tipos de cliente:
* um numero limitado de clientes, que sabe que tem de ter infraestutura interna pa dar uso aos 10 gigas.
* o que quer sempre o melhor pacote possível, mesmo que dps usa tudo por wireless, rede 2.5 Ghz :D
1 tenho 2 hotspots WiFi 7
2 tenho a rede uma parte em 2.5gb outra em 10gb. ( não tenho uma única porta 1gb )
3 tenho duas máquinas Ryzen 7 em home lab uma delas com router opnsense com 8 cores dedicados e 16gb de ram.
… fico por aqui ou é preciso mais?
alem disso como disse o @Khack o dinheiro é meu. Se decidir passar a 10gb só a mim diz respeito.

edit : Se a VDF lançar 1gb simétrico até mais provavelmente vou para essa Opção. Até porque me faz mais diferença essa parte que o download.
Tenho uma empresa A fazer backups hora a hora para minha casa e a noite faço backups do dia todo para b2 e semanalmente para s3. Deep Glacier! São coisas que ocupam banda por bastante tempo. Já includive considerei uma segunda linha só para esta brincadeira.
 
Última edição:
Esta questão dos uploads do serviçs 1Gbps (e outros) fez-me recordar há muitos anos atrás, quando o clix/novis adsl foi lançado o que mais surpreendeu técnicamente foi que os uploads dos clientes tinham um crescimento muito superior ao dos downloads, apesar da grande assimetria do ADSL.

Hoje em dia e passados muitos anos a Vodafone e a MEO irónicamente lançam estes serviços simétricos a 10Gbps, mas os restantes serviços, que hoje em dia podiam ser práticamente todos simétricos, continuam com essas caracteristicas assimétricas...
 
1 tenho 2 hotspots WiFi 7
2 tenho a rede uma parte em 2.5gb outra em 10gb. ( não tenho uma única porta 1gb )
3 tenho duas máquinas Ryzen 7 em home lab uma delas com router opnsense com 8 cores dedicados e 16gb de ram.
… fico por aqui ou é preciso mais?
alem disso como disse o @Khack o dinheiro é meu. Se decidir passar a 10gb só a mim diz respeito.

edit : Se a VDF lançar 1gb simétrico até mais provavelmente vou para essa Opção. Até porque me faz mais diferença essa parte que o download.
Tenho uma empresa A fazer backups hora a hora para minha casa e a noite faço backups do dia todo para b2 e semanalmente para s3. Deep Glacier! São coisas que ocupam banda por bastante tempo. Já includive considerei uma segunda linha só para esta brincadeira.

Durante alguns tempo tive os pacotes máximos da MEO e da VDF primeiro para 1000/100, depois 1000/200 e os 1000/400, na minha residencia, por isso mesmo, backups ;) equipamentos diferentes, backups Diferentes ;)

em 2023 fiquei com a VDF em casa e passei a MEO para a segunda habitação mantendo os 1000/400 e tenho lá um equipamento em que acedo remotamente e faço la os backups. Quando lá vou, aproveito e tenho lá um serviço que dá para as minhas necessidades.
 
Estás mesmo a atirar para o ar não estás? Mis vale estares calado amigo…. fazes a mínima como funciona a meo. 😂
Sou um curioso, não percebo nada disto!!!. Podes sempre enviar-me informações. 😉😆.
Olts, xgs-pon, slid etc o que isso.. explica-me para eu deixar de atirar para o ar! 👍
 
Sou um curioso, não percebo nada disto!!!. Podes sempre enviar-me informações. 😉😆.
Olts, xgs-pon, slid etc o que isso.. explica-me para eu deixar de atirar para o ar! 👍
Claro amigo. Por isso é que até agora só uma meia dúzia de users se tanto conseguiu substituir o AIO da meo e nenhum em OLT PTIN
 
Claro amigo. Por isso é que até agora só uma meia dúzia de users se tanto conseguiu substituir o AIO da meo e nenhum em OLT PTIN
Com dados acesso e e scripts correctos e possível substituir Onu. Nada em impossível , agora que dá trabalho dá! Vantagens? Vodafone não tem bridge, compreendo. Na Meo e na NOS, não tem interesse. Para investimento necessário fazer, poderá ter mais 5% velocidade contratada, dependendo da marca do olt, mas dou parabéns a quem queima pestanas para colocar seu onu. No caso da Meo ninguem impede, mas não facilitam os dados de acesso .

Claro amigo. Por isso é que até agora só uma meia dúzia de users se tanto conseguiu substituir o AIO da meo e nenhum em OLT PTIN
Existe varias marcas de OLTs, como disse desde que teu onu seja compatível com OLT e possível! Em Portugal Ja apanhei olts da ZTE, Ericsson, Huawei, PT Inovação, Alcatel-Lucent. Nos varios operadores. Não existe nenhum onu compatível com todas marcas ditas . Se tens teu equipamento ligado a um carta Alcatel-Lucent gpon, quando migraram para XGS-PON (mesmo e modo gpon) para ZTE, teu onu pode não ser compatível
 
Existe varias marcas de OLTs, como disse desde que teu onu seja compatível com OLT e possível! Em Portugal Ja apanhei olts da ZTE, Ericsson, Huawei, PT Inovação, Alcatel-Lucent. Nos varios operadores. Não existe nenhum onu compatível com todas marcas ditas . Se tens teu equipamento ligado a um carta Alcatel-Lucent gpon, quando migraram para XGS-PON (mesmo e modo gpon) para ZTE, teu onu pode não ser compatível
A questão é que não migraram nada estou em OLT Alcatel e sempre estive… isso de andares por ai dizer que que a MEO migrou as cartas todas para xg-pon ( como deverás saber só está disponível mais capitais de distrito ) nem sequer é verdade bem como não é verdade que se meteres onu xgs-pon vai funcionar desde que seja compatível. Como disse o @hiyo90 simplesmente não funciona. Mesmo que existe carta quase de certeza que só devem activar o perfil para clientes que contratam o serviço 10g
 
Mas como é que ainda perdem tempo com esse tipo de questões? O track record the "inside info" de alguns utilizadores é péssimo e tem um viés perfeitamente visível.
 
Mas como é que ainda perdem tempo com esse tipo de questões? O track record the "inside info" de alguns utilizadores é péssimo e tem um viés perfeitamente visível.
Sim, mas é melhor partilhar algumas informações corretas do que não partilhar nada.
Existe informações a que nunca se vai ter acesso e no qual vais ter de fazer suposições.
 
Back
Topo