NOS está a substituir ONTs antigos

drkdfndr

Portugal@Home Member
Esta semana a NOS substitui o meu ONT da Alcatel-Lucent, já utilizava já há uns 13 anos, por um Huawei EchoLife HG8012H, um modelo da Huawei também já com a sua idade, mas que foi lançado depois da especificação 10G-PON já existir.

Principal diferença entre os ONTs, e o que acredito ser o motivo para a troca, a compatibilidade com XGS-PON. Segundo o técnico que veio aqui a casa a troca terá a ver com alterações que a NOS está a fazer nas centrais, e que vão levar a que o antigo ONT perca o sinal. Perguntei diretamente ao técnico, mas ele não sabia se tinha a ver com o XGS-PON.
A migração dos clientes para OLTs com XGS-Pon já deve ter começado há algum tempo, pelos vistos vão ligar todos os clientes a cartas de XGS-PON, tal como a Meo.

Huawei-ONT-front.jpg


Huawei-ONT-bottom.jpg
 
O Alcatel-Lucent que a NOS utiliza/utilizava, não pode coexistir com 10g-pon.
Se não estou em erro só um modelo daquela família de ONTs Alcatel-Lucent podia, e não é o que a NOS usava, fruto da Alcatel-Lucent ter lançado os equipamentos em 2008/09, talvez

Isto, associado à VDF e ao MEO terem lançado 10Gbps, mais a ameaça da Digi, já para não falar que há um custo operacional para mandar um técnico a casa das pessoas substituir equipamentos - instalar novos, e mandar antigos para abate.
É achismo meu, mas penso que só pode ter a ver com uma oferta futura em 10Gbps.
 
O Alcatel-Lucent que a NOS utiliza/utilizava, não pode coexistir com 10g-pon.
Se não estou em erro só um modelo daquela família de ONTs Alcatel-Lucent podia, e não é o que a NOS usava, fruto da Alcatel-Lucent ter lançado os equipamentos em 2008/09, talvez

Isto, associado à VDF e ao MEO terem lançado 10Gbps, mais a ameaça da Digi, já para não falar que há um custo operacional para mandar um técnico a casa das pessoas substituir equipamentos - instalar novos, e mandar antigos para abate.
É achismo meu, mas penso que só pode ter a ver com uma oferta futura em 10Gbps.
Sim, é verdade que NOS esta atualizar algumas centrais para XGSPON mas para tua troca de equipamento nada tem haver com XGSPON, o logico é terem alterado a marca de "OLT" para huawei no qual os equipamentos Alcatel-Lucent não seja muito compatível por isso fizeram essa troca.
 
Pela tua lógica, trata-se de uma mudança de OLTs, que não está relacionada com uma possível oferta, futura, dos 10gbps. Os ONTs Alcatel-Lucente é que não são compatíveis com os novos OLTs, a imcompatibilidade com o 10G-PON é coincidência, o verdadeiro motivo é a incompatibilidade entre fabricantes, Huawei e Alcatel.
Nesse caso fica a dúvida do que motivou a troca de OLTs, ou de "OLTs"

Não tenho nenhuma informção interna da NOS, mas parece uma oportunidade perdida para a oferta 10gbps, especialmente se já há PONs com 10gbps.
Embora o meu interesse pessoal em ter 10gbps em casa não seja nenhum, é mais curiosidade com a evolução da rede da NOS, e também algum entusiasmo com a oferta de novas velocidades simétricas
 
Última edição:
Qual era o modelo do teu Alcatel-Lucent?
Parece me mais problema de compatibilidade com os sfp xgs do que compatibilidade com o OLT...
 
Alcatel-Lucent I-011G-A

Pelo que li no manual, só o I-011G-B é que é compatível com 10G-PON.



Manual%20Alcatel.png
Exato, é por ai, como nas novas pon xgs os comprimentos de onda sao ligeiramente diferentes do habitual e esse ONT nao é compativel, nao esta preparado para comunicar sobre esses comprimentos de onda. O novo ont é o SAGEM Fast 5684 ja surgiu numa pagina de rede social de uma empresa da zona de Viseu. O que esta a ser usado antes desse como o ultimo modelo pela NOS é o Fast 5670. Diria que ficaste novamente com um equipamento mais antigo. Em que tens ONT e HomeGateway em separado. Nos Sagem é 2 em 1.
 
Exato, é por ai, como nas novas pon xgs os comprimentos de onda sao ligeiramente diferentes do habitual e esse ONT nao é compativel, nao esta preparado para comunicar sobre esses comprimentos de onda. O novo ont é o SAGEM Fast 5684 ja surgiu numa pagina de rede social de uma empresa da zona de Viseu. O que esta a ser usado antes desse como o ultimo modelo pela NOS é o Fast 5670. Diria que ficaste novamente com um equipamento mais antigo. Em que tens ONT e HomeGateway em separado. Nos Sagem é 2 em 1.
Não consigo encontrar nenhuma imagem do Sagemcom F@st 5684, é esteticamente semelhante ao F@st 5670?
Isto do Sagem F@st lembrou-me os tempos do SAPO ADSL, um dos modems deles também era da Sagem, modelos F@st, acho que ainda deve andar aqui por casa. :D

Pois, este ONT da HUAWEI já saiu para o mercado há uns bons 10 anos. Acho que a Vodafone também usa/usava os EchoLife mas com o AIO, e não só ONT.
Sim, tenho o ONT e depois tenho um Power Router, como foi o router recomendado pelo wuant, não quis trocar :lol:
 
Pela tua lógica, trata-se de uma mudança de OLTs, que não está relacionada com uma possível oferta, futura, dos 10gbps. Os ONTs Alcatel-Lucente é que não são compatíveis com os novos OLTs, a imcompatibilidade com o 10G-PON é coincidência, o verdadeiro motivo é a incompatibilidade entre fabricantes, Huawei e Alcatel.
Nesse caso fica a dúvida do que motivou a troca de OLTs, ou de "OLTs"
Receber oferta dos 10Gbps tudo depende se NOS quer investir nessa zona, ela pode alterar de OLT e teres apenas GPON disponível.
 
Esta semana a NOS substitui o meu ONT da Alcatel-Lucent, já utilizava já há uns 13 anos, por um Huawei EchoLife HG8012H, um modelo da Huawei também já com a sua idade, mas que foi lançado depois da especificação 10G-PON já existir.

Principal diferença entre os ONTs, e o que acredito ser o motivo para a troca, a compatibilidade com XGS-PON. Segundo o técnico que veio aqui a casa a troca terá a ver com alterações que a NOS está a fazer nas centrais, e que vão levar a que o antigo ONT perca o sinal. Perguntei diretamente ao técnico, mas ele não sabia se tinha a ver com o XGS-PON.
A migração dos clientes para OLTs com XGS-Pon já deve ter começado há algum tempo, pelos vistos vão ligar todos os clientes a cartas de XGS-PON, tal como a Meo.

Huawei-ONT-front.jpg


Huawei-ONT-bottom.jpg
Podiam ter posto uma coisinha um bocadinho melhor. Estão a espetar com o refugo todo nos clientes hahah
 
Podiam ter posto uma coisinha um bocadinho melhor. Estão a espetar com o refugo todo nos clientes hahah
Yeah. Eles já há uns 8 anos que usam estes ONTs, acho que agora também têm uns ONT da ZTE, mas devem estar a despachar o stock velho.
A Vodafone também chegou a usar um ONT exatamente igual, e depois teve um AIO (ONT+HGW) desta família da HUAWEI, há uns 10 anos atrás, acho.
 
Como é que funciona o setup para quem tem ONT? Instalam o Sagemcom F@st 5670 (o 6.0 FTTH) na mesma?
Não, com os Sagemcom AIO (ONT + HGW), o ONT nunca é instalado.
No meu caso tenho o Power Router, que é o que a NOS instala agora. Antes do lançamento do Power Router instalava o Zon Hub FTTH.
 
Para quem quer setup custom mais vale instalar essa ONT da Huawei, e depois um router próprio? Tenho procurado e não existe grande escolha quanto a routers/ONT com CATV, e esta já suportaria 10gbps supostamente.
 
Back
Topo