PS2 Zone of the Enders

Bem, fiz search pela thread do ZOE2, que não existe, e reparei que a thread que existe sobre o ZOE fui eu que criei, nem me lembrava :-D
Aproveito então para falar sobre a minha experiência neste segundo capítulo.

Como podem ver nesta thread, o ZOE soube-me a pouco e tinha bastantes expectativas para o segundo. Era natural que melhorassem vários aspectos do primeiro, e os comentários que obtive vinham nesse sentido.
Agora que terminei o jogo, acho que, de facto, é uma melhor experiência. Contudo não justificou o hype.

A história melhorou, mas não muito. Já temos um protagonista com maior carácter, mais personagens com quem interagir, mas ainda assim sente-se um grande vazio de emoções. E quando existem tendem a ser demasiado exagerados, ao qual o overacting do voice acting não ajuda nada. O mundo criado (Calisto, Antilia, etc), mais uma vez não me agarrou, e isso era algo que esperava. Dizer também que as cutscenes em anime pouco ou nada adicionaram ao jogo.

No campo da jogabilidade, sim senhor. Grandes melhorias, como as várias sub-armas e outras dinâmicas, como agarrar objectos e inimigos. O gameplay foi menos repetitivo e mais divertido, e é o grande trunfo do jogo. Por vezes as coisas que se passam no ecran são tantas que se pode tornar demasiado confuso, mas no geral esteve sólido.

Os cenários foram mais variados, menos "urbanos" e mais orgânicos. Claro que se mantém uma leve sensação de claustrofobia, mas ainda assim também foi um aspecto que melhorou.

Mais uma vez os bosses estiveram bem, muito equilibrados como é hábito do Kojima.

Graficamente o jogo está fantástico. Se não olharmos aos pormenores das texturas e alguns modelos mais fracos, é do melhor na PS2. Poucos devem ser os jogos que conseguiram meter tantos modelos em movimento no mesmo ecran como este ZOE2. Por vezes o frame rate sofre, mas poucas vezes para que estrague a experiência.


Enfim, mais haveria para analisar neste jogo, mas aqui ficam alguns dos principais aspectos. Para mim, não cumpriu com o que esperava dele. É um jogo bom, mas não compreendo como se explica o culto que existe em torno dele. Talvez seja mesmo por ter Kojima nos créditos.
Mas no final não dou por mal gastos os 20 euros que dei por ele.
 
Última edição:
Back
Topo