Claro. E tambem a questão que a foto que te mostra a camara já tem tratamento jpg e quando chegas a casa no pc vés o raw. e peguntas para onde fugiram aquelas cores
mas isso com o tempo habituaste.
Eu trato as minhas fotos, dou lhe pos processamento. Não para as por mais bonitas. mas sim para as por como as vi com os mus olhos naquele estante. Culpado ! As vezes abuso um pouco na saturação
.... mas isso é por viver numa zona arrida em que a cor predominante é o castanho e o cinzento das pedras.
Eu raramente tiro fotos em RAW nas minhas voltinhas, isto porque eu tenho uma XS 10 da fujifilm e aquilo "tira uns jpegs maravilhosos" que, na minha opinão, e para mim, pouca edição precisam para ficar com o aspecto que eu pretendo... acho que "é uma não questão" o RAW vs JPG, pois dependendo do pretendido ambas são validas, na minha opinião, mas também não é sobre isso que estamos a conversar...
Não sendo referente a um trabalho pago, eu normalmente só uso RAW, em conjunto com jpg, quando aplico as "film simulation" da fujifilm, normalmente para fotos em preto e branco, que assim depois se quiser a mesma foto a cores posso usar o raw... mas ja estou a divagar demais
No entanto, se fotografas em RAW é normal que as "cores que viste vão à vida", terás sempre de editar o ficheiro RAW... no entanto, já consideraste fotografar em RAW+JPG? Pelo menos para teres uma referência para depois editares o ficheiro RAW, não sei se seria algo do teu interesse... confesso que até tenho uma certa curiosidade sobre se achas que poderia ser vantajoso para ti, pois interessa-me perceber "o processo" de cada um, o que o leva a capturar uma foto, o enquadramento, o que pretendem transmitir, o seu metodo de edição... acho isso enriquecedor, em termos de conhecimento.
Para teres uma ideia. vou a serra da estrela no inverno a mulher chama-me a atenção para umas lindas cascatas. Saco duae ou 3 fotos . chego a casa. não havia nada do que tinha visto. e não era uma questão de cor, de luz. Era uma questão de som, ruido. a foto era como tantas outras , uma cascatita em longa exposição, aborrecida e sem mensagem alguma. Flat, Flat.... Mais valia ter sacado a ovelha que andava ali a pastar.
Não estarás a "falhar em algo" nessas fotos? Composição, etc?... embora perceba o que dizes mas se sentes isso das tuas fotos é porque "lhes falta alguma coisa", não transmitem a "tua intenção", etc... talvez tenhas de pensar um pouco melhor sobre o que queres transmitir com essa foto, porque, e isto de uma forma muito redutora, uma foto com longa exposição qualquer um consegue fazer...
Não é um processo facil "chegarmos ao ponto que desejamos"...
Não estou a criticar, ou a "apontar o dedo", apenas curioso sobre o porquê de achares isso.
Por isso quando me pedem para cobrir este ou aquele evento, suspiro, aceito. mas por dentro fico mortificado.
Tambem o valor que te dão é quase nulo. para muito fazes o que a Martinha com o seu telemovel consegue fazer. e passas por arrogante que tem a mania que tem maquina e que é fotografo. )
Desculpem o desabafo. mas sei que muitos sentem ou sentiram isso na pele.
O teu desabafo é valido, e, em termos profissionais, e até amadores, "todos temos de começar por algum lado", mas é encarar isso como "mais um cliente, mais um trabalho", que ajuda a pagar as contas... executas o teu trabalho, com profissionalismo e sem descurar a qualidade, porque estás a ser pago para isso, e deve ser essa a ética de trabalho a adoptar... e estás a ganahr experiência...
O importante é perceber, acima de tudo, que não é esse o tipo de cliente "principal" que deves almejar, até porque não é esse tipo de cliente que "vai pagar os big bucks" pelo teu trabalho, pois não lhe reconhece o valor.
@vvalk3ng Eu não entraria pela questão de ninguém dar nada a ninguém... Muitos dos fotógrafos de alto nível não têm vida para isso. Daí veres até na TV BTS e afins, em que andam lá a filmar tudo e não há propriamente segredos, mas depois o fotógrafo falar ou dar explicações do que se passa, é curto porque simplesmente ele tem mais que fazer. E não há curso ou pagamento que valha, só dão "aulas" quando são tipo convidados para uma conferência ou isso. Isto é a realidade da maioria dos fotógrafos de alto nível.
Já me aconteceu noutras áreas e acontece-me agora numa cena nova que iniciei, já estive ao lado de grandes pros internacionais e eles não têm problema nenhum em que um gajo esteja ali ao lado a ver tudo o que fazem, até explicam e tudo mais, mas é sempre nos intervalos da chuva, porque estão a trabalhar e concentrados no que estão a fazer. E quando acaba é passar ao próximo e continua sempre a andar.
Percebo a tua opinião, e tens razão... eu não sou profissional sequer, e só fotografo à 1 ano, e já tenho "uma tonelada de fotos" para editar, e "luto para ter tempo" para editar, escolher fotos, etc... nem sequer consigo imaginar "o mundo" desses profissionais... e já assisti a videos em que basicamente referem mesmo isso, não se importam de ensinar, mas no seu reduzido tempo livre... por isso já é muito bom deixarem-nos assistir ao seu processo de trabalho, porque assim também se aprende... ver, experimentar replicar o que foi visto, ter muitas duvidas, repetir, e aprender...
O que depois também leva à minha estranheza de "profissionais" a postar vídeos quase diariamente. Um youtuber que ande a postar com demasiada regularidade vídeos longos e trabalhados, claramente tem pouco que fazer da vida. Até um fotógrafo de médio nível, que não tenha trabalhos a toda a hora, passa o resto do tempo a treinar, a fazer experiências, a contactar com clientes, etc. Há muito trabalho de "negócio" que é preciso fazer, seja qual for a área.
Lá está, mais uma opinião válida... ou alguém está ali a produzir videos para ti ou então alguma coisa "está mal"... ou até não está, pois se produz videos diariamente, ou quase, videos longos e trabalhados, é porque essa provavelmente é a maior, mesmo que não seja a única, fonte de rendimento dessa pessoa... porque nós dedicamos o nosso tempo ao que nos "dá dinheiro" basicamente, porque a prioridade é sempre o "trabalho pago", pelo menos na minha opinião.
Eu faço edição de video, modo amador, e se para fazer um misero reels de 10segundos, por vezes investes uma ou duas horas, incluindo o processo criativo, escolha dos videos, edição, etc, imagina o tempo que não é necessário investir para criar videos longos, porque é preciso criar um story board, etc...
Como referiste, uma pessoa num "nivel medio", digamos assim, que tenha "trabalho para levar uma vida desafogada", não vai ter tempo para andar a "fazer videos"... certamente, pode ter, mas não vão ser muito frequentes, imagina um fotografo "de algo nivel", com um volume de trabalho gigante, com prazos curtos, e bem definidos, para "entregar trabalho"...
Num ou noutro podcast já vi fotografos, que poderiamos classificar de nivel medio em termos de volume de trabalho, embora isso seja sempre relativo, a afirmarem que tiveram de contratar alguém para os ajudar com a edição, etc... extrapolando isso para fotografos de alto nivel podemos imaginar que se têm de contratar pessoas para delegar funções para cumprir com os prazos muito certamente não terão tempo para gravar videos, porque também, como referi, não é esse o foco deles.