Xbox 360 [X360] Vendas e Estatísticas (Hardware/Software)


Esses números são da Famitsu, e não da Media Create. No entanto já dá para ficar com uma ideia.

Destaco a Xbox 360, que tem mantido uma média razoável, um pouco acima do que esperava (4/5k), e a PS3, pelas vendas simplesmente miseráveis. Incrível como o mercado japonês está a rejeitar o HD Gaming :\
 
Esses números são da Famitsu, e não da Media Create. No entanto já dá para ficar com uma ideia.

Destaco a Xbox 360, que tem mantido uma média razoável, um pouco acima do que esperava (4/5k), e a PS3, pelas vendas simplesmente miseráveis. Incrível como o mercado japonês está a rejeitar o HD Gaming :\

O mais estranho é serem os japoneses viciados em tecnologia como são não quererem entrar neste mercado HD... é algo que pura e simplesmente não faz sentido aos meus olhos. Terra das mil e uma tecnologias e em relação ao HD o interesse é minimo... razao tinha o representante da sony (não me recordo quem era ao certo) que se dizia feliz por ver a 360 conseguir vender bem no japão finalmente pois assim o mercado HD seria mais espandido nessa região. Mas se formos a ver apesar das vendas da 360 estarem MUITO melhor relativamente ao que acontecia no passado continuam a estar a anos luz das vendas consistentes da Wii algo que sinceramente (opinião pessoal) não me cai na cabeça como sejam possiveis...
 
^ O mercado japonês inclusivé é o mercado com maior taxa de penetração de HDTV's; começou antes (em 2004 já eles andavam com emissões de TV a 1080i) e eles não têm espaço em casa para CRT's pelo que isso sem duvida acelerou o processo. Mas... Os japoneses não são tão "viciados em tecnologia" como lhes creditas... Não vês um japonês a comprar um PC topo de gama com placas gráficas em SLI por exemplo... O Japonês tem é necessidade de integração e miniaturização de dispositivos; são coisas diferentes (ou duas formas diferentes de utilizar a tecnologia).

Dito isto (e só por aqui) a ideia de que o japonês não adere por ser HD não tem qualquer cabimento, quanto muito o Japonês não quer saber dele... Mas se pensarmos bem, o resto dos mercados também assim devia ser (e para todos os efeitos... porque não dizer que é, ao ver a Wii a liderar?). Simplesmente meteu-se um ênfase muito maior no HD, esquecendo que... enquanto que nesta geração nem toda a gente tem uma HDTV... na geração passada todos tínhamos TV's 480i e isso não impediu a PS2 de ter centenas de jogos a 320x240, algo bem mais grave, IMO... quando vínhamos da DC que fez 480p para tudo. E no entanto... liderou, e se formos a ver bem teve razões para liderar, desde broad appeal do catálogo, até jogos de qualidade, embora admitidamente uma minoria no meio de toda a enchente de software que teve... mas isso faz parte de todas as plataformas que lideraram até hoje.

A ir por aí seria o mesmo que dizer "então se a Wii fosse HD no Japão também se estava a lixar à grande" e isso é uma premissa... obviamente, sem fundamento (se calhar até vendia mais, porque não?). O ponto fulcral para estes equipamentos estarem a "falhar" no Japão (especialmente a PS3, sendo equipamento de uma multinacional Japonesa que tinha o Japão como mercado base) é em grande parte pelo que oferecem, ou pelo que não oferecem... e pela reacção do publico a isso. Vejamos a PS3, por exemplo, fez um launch onde o maior titulo era o Resistance, um FPS, género repudiado por muitos japoneses, e ainda podiamos ir à propria filosofia dos produtos em questão. De todos os mercados a inclusão de versões "slim" tenderá a ter maior impacto no Japão por exemplo.

E ainda há outro fenómeno concorrente; o do portable gaming, que no Japão está claramente a suplantar o das consolas caseiras, tanto em hardware como vendas de software (neste ultimo caso especialmente DS, PSP normalmente vende menos software que a Wii por semana, mas vende bem mais software que a X360 e PS3 combinadas), razão pela qual se está a dar um exodo, vejamos... a DS já tem mais userbase que a PS2; ao contrario desta ultima... ainda está para as curvas, e ainda por cima tem custos de desenvolvimento mais baixos... as consolas caseiras sairam depois, com menos userbase (a venderem menos, e continuam a vender menos) e são mais caras de desenvolver... Porquê apostar nelas? Onde ir fazer recoup dos custos megalómanos? Porquê ter os custos megalómanos sequer?

Quando vemos consolas portáteis a "gamarem" titulos da envergadura de um Dragon Quest IX quando o antecessor Dragon Quest VIII era um jogo de PS2... Temos de ter noção plena de que o mercado deles está efectivamente em mutação. Onde isto vai dar? não faço ideia; talvez daqui a 5/10 anos saibamos melhor; mas parece-me irreversivel a importancia acrescida das consolas portáteis no Japão.

Nisto tudo no entanto (e relevante para esta thread) dado que se vira sempre a questão da X360 para o tie-ratio/vendas de software... Acho importante (embora natural) reafirmar para fins de estatistica que apesar da PS3 andar pelas ruas da amargura (e anda) as vendas de software na plataforma ainda são bastante maiores que as da X360 (também tem mais userbase, certo), mais do dobro, apesar dos boosts recentes. Isto na medida que isso também é sem duvida algo que as developers Japonesas devem olhar quando a considerar desenvolvimento para elas e mesmo a supor que a X360 aguente a linha de vendas actual; afinal, serve/serviu de argumento no passado noutros mercados para defender a "saúde" da plataforma embora vendendo menos que a concorrencia no que toca a hardware (embora chamar à PS3 algo "sáudável" no Japão e vendo as vendas actuais é algo ao qual me vou abster) mas é algo a ter em conta, bem como que exclusivos "japoneses" na X360 continuam a não fazer grande sentido sem "incentivos"; por exemplo. (podem é igualmente começar a fazer pouco sentido serem exclusivos PS3, no espectro das HD's, a X360 pode vender menos software, mas todas as unidades vendidas são bem vindas quando estamos a falar de vendas tão diminutas para produtos tão custosos)
 
Última edição:
Que bela abada...

Xbox 360 é a que mais jogos vende por cada consola vendida

Segundo os dados da NPD que estudaram e reuniram, o site Gamasutra revela que a Xbox 360 é quem mais jogos vende por cada consola vendida. Estes dados avaliam o número de jogos vendidos face ao número de consolas vendidas.

Anita Frazier, analista da NPD, afirma que estes dados podem servir para avaliar o estado de saúde de uma consola, e segundo os dados revelados o valor é de 8.1 na Xbox 360, 5.5 na Nintendo Wii e 5.1 na Playstation 3. Estes dados são correspondentes ao mês de Setembro. Segundo estes dados, em média cada comprador de uma Xbox 360 comprou 8.1 jogos, cada comprador de uma Wii comprou 5.5 jogos e cada comprador de uma Playstation 3 comprou 5.1 jogos. Dados referentes ao mercado Americano.

O site faz uma comparação e revela os dados do ano passado que mostram a Xbox 360 com um valor de 6.98, a Wii com 4.64 e a Playstation 3 com 4.26.

O site também revela que com estes números conseguem fazer uma estimativa sobre o número de jogos vendidos para cada plataforma nos primeiros nove meses de 2008 na América. Segundo esta estimativa, foram vendidos cerca de 91 milhões de jogos na Xbox 360, 27 milhões em 2008. A Wii vendeu 69 milhões de jogos, tendo pouco mais de metade sido vendido em 2008, enquanto que a Playstation 3 vendeu 15 milhões em 2009 de um total de 29 milhões. De salientar que as consolas Nintendo e Sony foram lançadas um ano mais tarde do que a da Microsoft.

:rolleyes:
 
Se era para mim esclareço que estava obviamente a falar estritamente da realidade japonesa. Fora dele, todos sabemos que a PS3 tem tido alguns problemas em vender software face à concorrência e de resto a informação que deste é repost. ;)

Nop, não era para ti!! Ontem não vi isso, e como so agora é li esta noticia na eurogamer.pt decidi meter!!
 
Nop, não era para ti!! Ontem não vi isso, e como so agora é li esta noticia na eurogamer.pt decidi meter!!
Ok, respondi devido ao meu post de cima estar a falar disso, mas aplicado ao mercado japonês pelo que fiquei na duvida se tinha sido mal entendido.

A noticia do gamasutra está mais completa, até em termos de vendas totais/versus tie-ratios, pelo que a aconselho para ter uma maior noção dos números; só torna a situação pior para a PS3 na América no entanto, IMO.
 
Microsoft sold 2.2 million Xbox 360s in the three months ending 30th September.

That's according to the company's investor relations man Bill Koefoed, who told AFP, "We sold 2.2 million Xbox 360 consoles, representing over 20 percent growth, as retailers stocked inventory ahead of the holiday season."

Microsoft said at the end of the previous quarter that 360 system sales had reached 20 million, so from this we can assume they are now around 22 million. The original Xbox sold around 24 million by the time everyone stopped caring in May 2006.

In other words, if the Xbox 360 repeats the trick in the Christmas quarter, it will have beaten its predecessor's sales in three years on the market. Then again, Koefoed did say a lot of retailers were stocking up for Christmas, so perhaps it will take a little longer.

The strong performance of Microsoft's entertainment and devices division in the three months to the end of September wasn't unexpected, but the scale of hardware sales was, and helped the company to record sales of just over USD 15 billion across all ranges.
More numbers and percentages on the subject can be located over on GamesIndustry.biz.

Não são numeros propriamentes oficiais, por isso, ha que levar isso em conta.
 
UK charts: Fable 2 straight in at No. 1

Fable 2 has gone straight in at number one on the UK all-formats software chart, making it the fifth fastest-selling Xbox 360 game of all time. (GTA IV's the fastest ever, if you were wondering. Probably not.)

According to data providers Chart-Track sales of last week's chart-topper, Pro Evolution Soccer 2009, have fallen more than 50 per cent - leaving the game in fourth place. FIFA 09 sales are also down, this time by nearly a quarter, and it's at number three.

So who's in the No. 2 spot? Why, it's Far Cry 2, making its chart debut this week. A third of copies sold were for PS3, while 43 per cent were for Xbox 360 and 24 per cent for PC. Other new entries in the top ten include Dead Space at No. 6 and Midnight Club: Los Angeles at No. 10.

Nintendo's maintaining a presence in the top ten with Wii Fit and Mario Kart Wii at 8 and 9 respectively. However, what's more unusual is to see is Microsoft claiming the best-selling version of five out of the top six games in this week's chart. Gosh.

  1. Fable 2 (Xbox 360)
  2. Far Cry 2 (PC, Xbox 360, PS3)
  3. FIFA 09 (PC, Xbox 360, PS3, PS2, PSP, Wii, DS)
  4. Pro Evolution Soccer 2009 (PC, Xbox 360, PS3)
  5. Saints Row 2 (Xbox 360, PS3)
  6. Dead Space (PC, Xbox 360, PS3)
  7. LEGO Batman (PC, Xbox 360, PS3, PS2, PSP, Wii, DS)
  8. Wii Fit (Wii)
  9. Mario Kart Wii (Wii)
  10. Midnight Club: Los Angeles Xbox 360, PS3)

O Fable2 merece. Esta grande jogo.
E pelos vistos as versões X360 são as mais vendidas nos 6 primeiros!
 
O Fable2 merece. Esta grande jogo.
E pelos vistos as versões X360 são as mais vendidas nos 6 primeiros!

Era grave era se não fosse uma vez que a userbase é bem maior.
A Wii é que surpreende pela negativa. Mostra aquilo que eu penso dela. É giro e tal, brinca-se 2 ou 3 vezes, mas depois fica a um canto esquecida.
 
A Wii é que surpreende pela negativa. Mostra aquilo que eu penso dela. É giro e tal, brinca-se 2 ou 3 vezes, mas depois fica a um canto esquecida.
Por "só" ter dois exclusivos no top (e 2 multiplataforma) num mês em que não sairam killer apps para ela, mas sairam para as outras? :rolleyes:

Parece-me que simplesmente estás a ver o que queres ver; vê na pagina anterior e verás que este ano a Wii vendeu mais software total na América que a X360, por exemplo. E posso-te dizer que a Europa é tida como um mercado muito saudável no que toca a vendas de software Wii... Mas isso já não demonstra "isso", portanto... :o

Mas acho que nem vale a pena ir por aí, e entrar a discutir isso nesta thread, pelo que peço desculpa pelo àparte. E aproveito para dizer que a Wii tem uma thread de estatistica, como esta, pelo que para "isso" consultem-na/postem lá/comentem que lá é o sitio certo em vez de apartes a reiterar opiniões de plataformas analizando-as em separado aqui (evitando offtopics como este).


Quanto à X360, bons resultados, os 5 dos 6 primeiros multiplataforma venderem mais nela... deduzo então que os jogos essencialmente apenas multiplataforma com a PS3 e/ou PC tenham vendido mais nela, o que quer dizer que estamos a falar do Far cry 2, Saints Row 2 (este até porque o primeiro só saiu na X360) e o Dead Space... A minha duvida vai para o FIFA e PES, sendo isto a Europa (até à pouco tempo apelidada de Sony-land, e a "habituação" crónica dos jogadores de PES ao dualshock) e o Lego Batman, que diga-se que não consigo associar à X360, e que a vender mais em alguma plataforma apostava ou na PS2 ou na Wii; ou ambas.

Note-se uma coisa no entanto, não acho os numeros não são assim tão surpreendentes pelo facto de haverem mais X360's no Reino Unido que PS3, já se isto não fosse uma tabela do Reino unido mas sim representativo da União Europeia toda, onde a Sony anunciou em Janeiro ter mais consolas vendidas que a Microsoft, aí sim, consideraria bastante impressionante. Mas são positivos sem duvida.

Há 7 jogos multiplataforma no top 10 no entanto, pelo que a omissão do Midnight Club: Los Angeles em 10º lugar me parece querer dizer que então esse titulo vendeu mais na PS3.
 
A minha duvida vai para o FIFA e PES, sendo isto a Europa (até à pouco tempo apelidada de Sony-land, e a "habituação" crónica dos jogadores de PES ao dualshock) e o Lego Batman, que diga-se que não consigo associar à X360, e que a vender mais em alguma plataforma apostava ou na PS2 ou na Wii; ou ambas.

Pelo que vi num tópico na NeoGAF a versão PS3 do PES tem vendido imenso na maior parte dos países europeus. Já no caso do FIFA, normalmente a versão que está à frente é a da X360. É curioso ver que as preferências dos users de cada consola são distintas neste caso.

Note-se uma coisa no entanto, não acho os numeros não são assim tão surpreendentes pelo facto de haverem mais X360's no Reino Unido que PS3, já se isto não fosse uma tabela do Reino unido mas sim representativo da União Europeia toda, onde a Sony anunciou em Janeiro ter mais consolas vendidas que a Microsoft, aí sim, consideraria bastante impressionante. Mas são positivos sem duvida.

Já tinha frisado isso num tópico na secção PS. Parece-me natural estes números no Uk. Estranho seria se se verificasse a situação inversa.
 
mchw_103008.jpg

Sales of the PSP-3000 model in Japan have cooled considerably since it launched in the region, but Sony's portable sells far more than enough to retain the top spot on the Media Create hardware charts. The PSP's hardware peers all took a hit this week; the Nintendo DS drops to third, with the Xbox 360 holding steady with the week's lowest decline. The bad news continues for Sony's PlayStation 3, which suffers its worst week ever, selling just half of what its HD competition did, shedding nearly 17% of its sales week-to-week. Those LittleBigPlanet bundles can't come soon enough.
PSP - 60,467
Wii - 24,292
Nintendo DS - 22,965
Xbox 360 - 7,844
PlayStation 2 - 6,962
PlayStation 3 - 3,931

A 360 la se vai mantendo (: e a ps3... lower then ever o.o
 
A 360 la se vai mantendo (: e a ps3... lower then ever o.o

É verdade. Ao contrário do que pensava, tanto a XBox como a PS3 parecem ter estabilizado nesses valores. A minha previsão eram esses valores mas ao contrário.
Agora a batata quente está do lado da Sony. Não tanto por estar a vender menos do que a XBox, mas mais por estar a apresentar valores demasiado baixos. 4000 consolas em casa é mesmo muito pouco.

Quanto à Microsoft, 7000 consolas por semana é bastante positivo. OS RPGs e a baixa de preço, parece que funcionaram mesmo.
 
Back
Topo