Para mim é um erro gravissimo este que foi cometido pela Nintendo. É que não se percebe de forma nenhuma este erro ... se tinham tantos Channels em mente deviam ter pensado nas várias hipóteses que os mesmos podiam criar. Não é preciso ser estudante universitário nem ter grandes formações para perceber que tudo o que é projectado precisa de ser bem planeado e preparado a evitar eventuais problemas (por muito improváveis e ridiculos que sejam).
Não sei se a Virtual Console era algo que já vinha sendo pensado desde o inicio da consola, mas olhando para o que foi feito, dá a impressão que é uma feature que apareceu á ultima da hora já quando tinha sido decidido o ridiculo espaço de 500 MB para a Wii. Senão, torna ainda mais estupida esta falha ...
A sorte é que os preços dos jogos VC são um pouco elevados (tendo em conta que podemos comprar, por exemplo, jogos MegaDrive originais abaixo dos 8€ [preço VC] e que ficam bem mais bonitos numa colecção), e além disso, a quantidade de jogos de qualidade elevada não tem acompanhado o sucesso da consola, senão, quantos mais casos semelhantes ao do NightK existiam?!
Em relação ao acesso ao disco não há problema nenhum. Já alguns Players e outros Softwares homebrew da Wii conseguem aceder a dispositivos USB, inclusive discos, por isso não é por aí que a Nintendo dará algum trunfo aos "hackers".
Quanto á pirataria, penso ser uma falsa questão, e uma preocupação demasiado valorizada pela Nintendo. A PlayStation 2 foi a consola que sofreu mais pirataria que conheço, nos seus melhores tempos ao nível do PC, e o resultado deste problema foi:
-Consola com um sucesso brutal, dos maiores já registados;
-Melhores títulos e exclusivos, mesmo sendo a:
a) consola mais fraca a nível de hardware;
b) consola mais dificil de programar.
-Versões PS2 de tudo o que era jogo, mesmo aqueles que tinham que ser totalmente capados.
... por outras palavras, não sofreu qualquer dano.
A Nintendo preocupa-se demais com este ponto que tendo em conta o sucesso da Wii, e consequentemente os rendimentos obtidos a partir dela, já nem devia ser assim tão preocupante. Depois como resultado vemos +/- 5 Updates para a consola, onde em imensos "improvements" apenas um é realmente util para os utilizadores e todos os outros são para bloquear outros softwares que só em Setembro começaram a trazer coisas ilegais ... até lá só tinham trazido vantagens para a Wii (no entanto desde sempre foram combatidos).