[Wii/NDS] Vendas e Estatísticas

Quer-me parecer que se a Sony tem lançado logo de inicio a PS3 com o move e a um preço mais simpático a wii teria ficado em maus lençois.

E já agora, a ideia dos canais começou bem, mas acho que podia ter sido mais bem aproveitada. Em termos de experiencia online a wii também podia estar bem melhor

Pelo menos cá em Portugal nas grandes superfícies de Setúbal / Seixal / Almada e Lisboa, tenho visto é Wii's a esgotarem; o mesmo não está acontecer com Kinects / Moves. (Estou a falar em Holiday Season).

A Nintendo tem uma imagem mais apelativa que as restantes concorrências. E mais pessoas conhecem o Mário do que o Master Chief ou o ???? *Insert Maskot Name Here* da Sony.

Mas o mês de Dezembro ainda não terminou ;P vejamos o que vem por ai.

Cumprs,
 
o caminho pode não ser a cavalagem quando se oferece algo verdadeiramente diferente como a wii fez com o wiimote.

O meu comentário ia no sentido de que me parece que a concorrencia demorou mas já percebeu isso, por isso parece-me que ou a Nintendo saca mais outro grande coelho da cartola ou não poderá de forma nenhuma descurar a componente gráfica de certa forma fez com a wii.

Quer-me parecer que se a Sony tem lançado logo de inicio a PS3 com o move e a um preço mais simpático a wii teria ficado em maus lençois.

E já agora, a ideia dos canais começou bem, mas acho que podia ter sido mais bem aproveitada. Em termos de experiencia online a wii também podia estar bem melhor

A diferença é que como empresa a Nintendo assumiu o risco de lançar algo diferente. As outras limitaram-se a seguir. Isso tornou-se claramente numa vantagem competitiva. E quanto à potência, as gerações anteriores provam claramente o contrário.
 
O meu comentário ia no sentido de que me parece que a concorrência demorou mas já percebeu isso, por isso parece-me que ou a Nintendo saca mais outro grande coelho da cartola ou não poderá de forma nenhuma descurar a componente gráfica de certa forma fez com a wii.

Isso teve tudo a ver com a questão do risco, a nintendo podia ter feito muita coisa, tal como Sony e Microsoft. Aliás, como tu mesmo dizes:

Quer-me parecer que se a Sony tem lançado logo de inicio a PS3 com o move e a um preço mais simpático a wii teria ficado em maus lençois.

Pois mas isto sabe-se AGORA. Há 5 ou 6 anos quando a Wii estava a ser desenvolvida, ninguém sabia se uma consola com comandos com movimento seriam rentáveis, quanto mais expandir o mercado como o ele expandiu.

A Nintendo podia ter lançado uma consola de capacidade gráfica equivalente com os mesmos comandos, mas aí o risco de falhanço era muito maior pois o preço subira drasticamente. A PS3 já foi lançada a 600€, se ainda tivesse mais uma câmara e controlos de movimento custaria o quê, 800€? Entretanto, mesmo a esses preços, tanto a Sony como a Microsoft andaram a sangrar dinheiro na venda das consolas, tentando agora compensar isso com uma extensão do ciclo de vida das consolas. A Nintendo não é uma divisão de jogos de uma um empresa gigantesca. É uma empresa enorme de jogos que nunca teve prejuízos nas consolas (vá, tirando talvez o virtual boy, e daí não sei), como tal, compreendo perfeitamente a sua estratégia de lançamento da wii.

Se gostava que a minha wii tivesse melhores gráficos? Sem dúvida!
Agora, teria-a comprado na mesma se ele custasse 400€ em vez de 250€? E se custasse 500€? Pensa nisso. Eu pensei.
 
O preço foi factor determinante.
E na próxima a consola nintendo a ter um preço idêntico não me importo de comprar no lançamento (tanto que a desvalorização não foi tão acentuada, ou seja mais respeito pelo consumidor) como fiz com a Wii, já as outros só após várias rebaixas é que me lancei nelas.

Já aestratégia da Nintendo foi bem estudada e o risco foi bem maior, se tivessem lançado a consola HD, disco, etc encareceria uma consola que já por si só era um risco, um risco que uma empresa como a Nintendo nunca poderia correr pois o negócio da Nintendo é consolas e videojogos, não existe uma mega corporação por trás a segurar os insucessos.
A nintendo já vinha de 2 gerações perdidas, entrar numa terceira geração e perder não seria uma "Sega Dejá-vu" mas seria muito próximo, ou seja desistirem das consolas caseiras poderia ser uma escolha.
 
Já aestratégia da Nintendo foi bem estudada e o risco foi bem maior, se tivessem lançado a consola HD, disco, etc encareceria uma consola que já por si só era um risco, um risco que uma empresa como a Nintendo nunca poderia correr pois o negócio da Nintendo é consolas e videojogos, não existe uma mega corporação por trás a segurar os insucessos.
A nintendo já vinha de 2 gerações perdidas, entrar numa terceira geração e perder não seria uma "Sega Dejá-vu" mas seria muito próximo, ou seja desistirem das consolas caseiras poderia ser uma escolha.

Quanto a isto, não posso concordar. O risco de lançar uma consola HD não é nenhum se formos comparar. É simplesmente acrescentar potência ao sistema. A única diferença seria não haver diferenciação para as concorrentes porque o preço aumentaria, e estariam a oferecer o mesmo. O facto de ter estado atrás nas gerações anteriores não constituiu perigo, até porque nunca esteve no vermelho.

A intenção desta vez foi alcançar a liderança do mercado.

Risco foi o que fizeram, apostaram em algo novo, sacrificando o hardware. O ponto chave foi o timing perfeito com que o fizeram.

A Sony, segundo eles, já tinha a tecnologia para fazer algo tipo move. Não quis arriscar lançar uma consola com base nisso como a Wii, com medo que não fosse aceite.
 
Eu não arrisco qualquer palpite em relação ao que irá ou não irá vender na próxima geração. Claro que agora é fácil afirmar que a cavalagem não é importante e que a "inovação" é que rocka mas há 4 anos atrás pouca gente diria que uma consola pouco mais potente que a sua antecessora e éne vezes mais fraca que as concorrentes iria ter sucesso graças a um comando de TV e a "jogos para a família". Se calhar o caminho é continuar a apostar nesta fórmula. Se calhar é fazer uma espécie de 2 em 1, jogos e Bimby numa só máquina. Eu sei o que quero hoje e o que vou querer na próxima geração. Mas não faço a mínima ideia o que é que a maioria das pessoas irá comprar.
Pessoalmente, aposto na Nintendo. É a que tem a visão estratégica mais sólida (guiam o mercado) e desde 1986 que todas as empresas que chegam à liderança lideram duas gerações, se for preciso, a segunda apenas pelo nome e momentum que a primeira obteve no mercado.

É claro que esta geração assistimos a uma espécie de boicote infantil, e todo o tipo de episódios que metem em causa a própria maturidade da industria, pelo que será esperar para ver (a Epic já disse que não vai haver Unreal Engine 3 para a 3DS sem sequer ter devkits da maquina... quando a Capcom e outras andam a portar engines curent gen para ela) mas o mercado e nós temos tudo a ganhar em que a Nintendo lidere a próxima geração. É a segunda geração de liderança e as outras consolas que beneficiaram dessas posições foram a Super Nintendo e a Playstation 2.

Temos a ganhar, claro está, se as developers third party se deixarem de birras e acharem inevitável suportarem o sistema com o melhor que têm (que é o que parece estar a acontecer à escala portátil com a 3DS). A Nintendo em posição de liderança vai fazer algo como está a fazer com a 3DS (em tudo diferente da abordagem de risco da DS original, que fez o mesmo que a Wii nos specs). Um sistema bastante capaz e muito balanceado para o que se espera dele.
 
Quanto a isto, não posso concordar. O risco de lançar uma consola HD não é nenhum se formos comparar. É simplesmente acrescentar potência ao sistema. A única diferença seria não haver diferenciação para as concorrentes porque o preço aumentaria, e estariam a oferecer o mesmo.
Só vais de encontro ao que eu afirmei!
Por si só o Wiimote foi risco, se avançassem para algo como Hd e disco interno seria suicido se não vendessem, pois ao contrário da Sony e Microsoft a nintendo depende dos videojogos.

Claro que agora é fácil afirmar que a cavalagem não é importante e que a "inovação" é que rocka mas há 4 anos atrás pouca gente diria que uma consola pouco mais potente que a sua antecessora e éne vezes mais fraca que as concorrentes iria ter sucesso graças a um comando de TV e a "jogos para a família".
Enganas-te a PS1 foi mais fraca, venceu e possuiu os jogos para família para se demarcar (associado ao preço do software), a PS2 também foi pelo mesmo caminho e venceu, neste geração a Nintendo apostou tudo no que a Sony andou a "escavar" e o resultado está à vista.

Em todo o caso, sou em todos os aspectos contra a diferenciação de mercado em 2 grupos, pois como no cinema existem géneros, nos videojogos não será/é diferente, onde quero chegar é que tanto gosto jogar um Wii Sports Resort, como um Resident Evil, também jogo um Forza como jogo o Mario Kart, jogo Smash, como Super Street Fighter e por ai fora...!
 
Acho que a verdadeira "lição" a retirar é que qualquer marca, por muito (aparentemente) confortável que seja a sua posição no mercado, está apenas a uma decisão má de perder milhões de utilizadores.
Claro; uma má decisão e/ou mau timing.

A PS3 foi mau poder de decisão (em todas as decisões de hardware que tomaram) e mau timing.

Mas confio que a Nintendo não os cometa de forma irreversivel, pelo menos até ao fim desta geração; em termos de hardware são sempre conservadores a linha do dia é optimização e facilidade de programação por isso não creio que se metam a inventar (ao nível da PS3) para fomentar exclusivos tecnologicos "presos" a uma programação/arquitectura de sistema "parva", em vez disso vão tentar diferenciar a plataforma das restantes a nível de features.

Aliás, se alguma coisa que os cometa agora com a 3DS, para encarrilarem com a sucessora da Wii. A segunda geração da liderança de uma marca... não quero que ma tirem; tem tudo para ser uma geração mais interessante que esta está a ser (infelizmente).
Se achas que tanto a PSX como a PS2 lideraram pelos mesmos motivos que a Wii parece-me que tu é que estás enganado. E nem uma nem a outra eram "mais fracas" do que as consolas da concorrência quando saíram para o mercado. A PSX estava perfeitamente à altura da Saturn - era inferior em alguns aspectos, superava noutros, o que é certo é que a maior parte dos jogos multiplataforma eram superiores na consola da Sony - e a PS2 - muito mal explorada no início, diga-se, mas o tempo "deu-lhe razão" - não era inferior à DC.
Olha que não. A PSone era tecnologia bastante idosa quando saiu, basta dizer que o GPU era mais simples que o da SNES e se valia da completa ausencia de precisão do rendering para tirar mais poligonos e framerate. (ausencia de z-buffer, affine texture mapping, ausencia de correcção de perspectiva e poligon snap to 2D grid ie: ausência de coordenadas abstractas). A Saturn por sua vez utilizava algo muito próximo do OpenGL, tal como a N64. E a qualidade de imagem era das piores de sempre (montes de flickering logo a ligar)

Nas contas finais da geração, a PSone era bastante fraca, valeu-lhe o investimento e a posição de liderança (e o facto das outras serem mais dificeis de programar, terem fee's mais altas, uma delas usar cartuchos e ambas inicialmente guardarem alguma informação confidencial sobre como tirar o melhor do hardware para si, entre milhentos outros factores). Mas sim, como dizes os resultados finais também contam e a PSone tinha consistentemente o software mais polido face à Saturn.

A PS2... idem (muda o facto de a PSone ser simples de programar e a PS2 nem por isso), tiveste pessoas a queixarem-se que tinham de tratar as texturas como não faziam desde o Apple II (16 cores), a Dreamcast era mais fraca, mas era uma texturing beast, os titulos de lançamento da PS2 corriam a 320x240 não progressivos (face aos 640x480 progressivos standard na DC) e tinham pior aspecto... Enfim, as lacunas da PS2 eram incriveis (é o que dá usar um custom GPU feito por uma empresa que simplesmente não tem knowhow no assunto) valeu-lhe a liderança e o investimento porque tudo o que quisesses fazer ali... tinhas de programar e manipular o hardware para fazer.

Caso não tivesse liderado, tinha sido o equivalente de uma Sega 32x, ou uma Atari Jaguar; ninguém tirava nada dali, por "teoricamente" capaz que fosse. A PS2 em particular podia e devia ter sido hardware muito melhor e fácil de programar para a altura em que saiu.
Não é uma questão de ser "contra" ou a favor. É a realidade. A Nintendo percebeu que havia potencial num novo mercado que até então estava pouco explorado e lucrou com isso. Não vejo motivos para haver tanto pudor em admiti-lo quando essa sempre foi a estratégia assumida pela própria Nintendo desde que colocou a Wii no mercado.
Claro, acho que o que ele quer dizer é que uma coisa não implica o abandono da outra; a Nintendo sabe e disse-o várias vezes que sabe que os early adopters nunca são os casuais e continua a fazer jogos para hardcores (mais que casuais) a questão é que se politizou demasiado esta questão esta geração (com pessoas a afirmarem que a Nintendo tinha abandonado o mercado hardcore) não é verdade, mas danificou a imagem da empresa (e era esse o objectivo)

Todas as plataformas que lideraram tinham mais software casual que a concorrencia, sem propriamente tentarem. A Nintendo simplesmente viu a questão de forma analitica e proporcionou isso... Mas a ideia nunca foi proporcionar "só" isso. (e as third party's... Em vez de procurarem janelas de oportunidade "reais" saltam em mercados saturados com propostas de baixo orçamento... claro que tinha de dar porcaria; e deu em todas plataformas esta geração. Há milhentos flops de fps's mais "low profile" na X360, por exemplo, o mercado está saturado desse género por lá)

Tanto que a 3DS começou como um manifesto de que se trata de uma plataforma hardcore com suporte third party de relevo, precisamente porque foi necessário fazê-lo (idealmente, não seria, mas é a conjuntura).
 
Quer-me parecer que se a Sony tem lançado logo de inicio a PS3 com o move e a um preço mais simpático a wii teria ficado em maus lençois.

E já agora, a ideia dos canais começou bem, mas acho que podia ter sido mais bem aproveitada. Em termos de experiencia online a wii também podia estar bem melhor
E não só não o fez como andou a gozar com a nintendo por apresentar uma consola "mais básica" e como comandos estranhos... o que é certo é que agora sabemos quem anda a correr atrás de quem(move) e quem como a Big N anda a tentar novas formas de cativar evoluindo o conceito da Wii(Kinetic)... Tivesse a X360 leitor de BD e possivelmente seria uma que ia fazer companhia à Wii lá em casa, assim lá vou para a Ps3...
 
Ainda me lembro quando a Sony, há uns anos, ridicularizava a Wii e afirmava a pés juntos que os motion controls eram um gimmick sem futuro, a bela da ironia.
Duvido é que tenham chegado a tempo, daqui a uns tempos deve estar a sair a Wii 2, o que espero que aconteça o mais brevemente possível, já pouco ou nada mais há a espremer da Wii.
 
A próxima consola da Nintendo, que duvido que seja uma Wii 2 simplesmente, deve ser anunciada lá para 2012. A E3 do próximo ano deve ser dedicada praticamente à 3DS. Mais um ou outro título da Wii.
 
Pois, é provável que assim seja dado o lançamento recente dos motion controls nas consolas da concorrência mas prevejo que as vendas da Wii baixem bastante em 2011 e 2012.
E antes do lançamento ainda haverá uma baixa de preço, que provavelmente ocorrerá lá para 2011 e teremos que esperar pela nova consola enquanto a 3DS vai rendendo.

Os timings parecem-me perfeitos mas vai ser caricato ter uma portátil com melhores gráficos que a sua irmã caseira.
 
Simplesmente apeteceu-te dizer qualquer coisa da boca para fora ou tens noção que isto não é verdade mas mesmo assim dizes?
Pelos vídeos que tenho visto parece-me capaz de gráficos tão bons como os da Wii ou melhores, o Resident Evil da 3DS parece-me bem superior aos que joguei na Wii, o Mario Kart da 3DS também está com melhores gráficos que o Mario Kart da Wii.

Não gosto do teu tom agressivo, modera lá essa linguagem por favor porque ninguém te insultou, se não o decidires fazer também posso resolver a coisa facilmente com um ignore.
 
Última edição:
Pelos vídeos que tenho visto parece-me capaz de gráficos tão bons como os da Wii ou melhores, o Resident Evil da 3DS parece-me bem superior aos que joguei na Wii, o Mario Kart da 3DS também está com melhores gráficos que o Mario Kart da Wii.

Ainda é cedo para dizermos do que é que a 3DS é realmente capaz, mas em termos de poder/cavalagem é claro que não está ao nível da Wii. Em termos de optimização e resultado final vamos ver o que dará, agora não podes esperar resultados semelhantes (mesmo tendo em conta a resolução mais baixa).

Não gosto do teu tom agressivo, modera lá essa linguagem por favor porque ninguém te insultou, se não o decidires fazer também posso resolver a coisa facilmente com um ignore.

Não foi intenção. Simplesmente fiz uma pergunta, à qual pela forma como respondeste me parece ser o primeiro caso. O teu registo é recente, mas mesmo assim parece-me suficiente para saberes que o segundo caso também é comum (ou participares noutros forums do sector). Penso que também não te insultei, mas isso já deixo à tua análise. Em qualquer dos casos tens sempre a opção ignore ou reportar aos moderadores, se achares conveniente. Fica de qualquer forma o meu pedido de desculpas, apesar de não saber bem porque :p
 
Pelo menos cá em Portugal nas grandes superfícies de Setúbal / Seixal / Almada e Lisboa, tenho visto é Wii's a esgotarem; o mesmo não está acontecer com Kinects / Moves. (Estou a falar em Holiday Season).

A Nintendo tem uma imagem mais apelativa que as restantes concorrências. E mais pessoas conhecem o Mário do que o Master Chief ou o ???? *Insert Maskot Name Here* da Sony.

Mas o mês de Dezembro ainda não terminou ;P vejamos o que vem por ai.

Cumprs,

Se viveres no porto não te faltam wiis a venda só na ***** perto da minha casa existem mais de 70 consolas com 4 modelos diferentes.
 
E do que li neste forum eu acho que o problema da playstation3 não foi o mau timming, o problema da playstation3 foi o hardware que era excessivo para a bolsa dos gamers, porque a consola em si pelo hardware que tem ate era bastante barata, porque em 2006 um leitor de sala de blu ray custava entre 1300 euros a 1700 euros, e a playstation3 com o mesmo leitor situava se nos 600 euros.

So que a sony não se pode esquecer que o pessoal quer as consolas como motivo geral para jogar e não ver filmes, assim como também apostaram num modelo demasiado premium para a altura.

Quanto a nintendo wii2 ( suposição ) eu acho que ate pode ser lançada em finais de 2011 no Japão, se a nintendo tiver a mesma atitude que teve como na geração passada que foi lançar o zelda twilight princess para as duas consolas, poderá fazer o mesmo com este zelda que esta a sair, a ver vamos.

Senão não tenho duvidas que em 2012 seja o lançamento dela.
 
E do que li neste forum eu acho que o problema da playstation3 não foi o mau timming, o problema da playstation3 foi o hardware que era excessivo para a bolsa dos gamers, porque a consola em si pelo hardware que tem ate era bastante barata, porque em 2006 um leitor de sala de blu ray custava entre 1300 euros a 1700 euros, e a playstation3 com o mesmo leitor situava se nos 600 euros.
O problema deu-se quando lanças uma plataforma à pressa, em ultimo lugar da sua geração mas sendo a mais cara (é mau timing), sem stock inicial suficiente e quando a antecessora ainda é tão "forte" em vendas que não sabes o que fazer com ela (de novo, mau timing e mau planning). Foi um problema de planeamento geral, mas timing teve a sua quota parte; chegar tarde a um mercado com uma plataforma dificil de programar nunca é uma boa ideia. Já se chegares lá primeiro... talvez te safes.

E quanto ao Bluray, foi impingido; porque a Sony queria garantir esse mercado face ao HD-DVD. O que não encaixaram é que dentro de 5 anos o DVD ainda ia ser rei e senhor da sala de estar e que coisas como o netflix, Apple TV e afins iam estar a posicionar-se como alternativas mais baratas com qualidade (teórica) equivalente; mais uma vez um problema de timing, é que até aqui suportes físicos estavam na berra, e eles acharam que o próximo iria ser... Mas o retorno do risco que correram está por chegar, e vai estar.
So que a sony não se pode esquecer que o pessoal quer as consolas como motivo geral para jogar e não ver filmes, assim como também apostaram num modelo demasiado premium para a altura.
O modelo de negócio da Sony é diferente dos outros fabricantes com razão de ser, nessa vertente; para a Nintendo a consola ler DVD's não tem vantagens algumas, se o consumidor insistir são capazes de pensar nisso mas a verdade é que não são beneficiários de nenhuma forma ou feitio. A PSone vir com leitor de CD's foi uma forma de a sony propulsionar as vendas de CD's Audio, nos quais ganhava dinheiro com coisas editadas pela Sony Music, e com o DVD na PS2 ganhavam dinheiro com DVD's editados pela por estudios Sony (sem falar na qualidade manhosa dos lasers utilizados na PSone e PS2, para estar abaixo do tempo de vista previsto de aparelhagens e leitores de DVD deles). Não esquecer que Sony quis entrar neste mercado inicialmente pelo dinheiro que havia a fazer com movie tie-ins de filmes editados por eles.

É para eles que faz mais sentido esta vertente multimédia nas consolas, e fazendo sentido é algo do qual não irão abdicar totalmente (e não têm de fazer). É importante que encaixem que, a longo prazo (de um ponto de vista comercial), o Bluray na PS3 não foi grande ideia... e o UMD video na PSP ainda pior.
Quanto a nintendo wii2 ( suposição ) eu acho que ate pode ser lançada em finais de 2011 no Japão, se a nintendo tiver a mesma atitude que teve como na geração passada que foi lançar o zelda twilight princess para as duas consolas, poderá fazer o mesmo com este zelda que esta a sair, a ver vamos.
Não aposto em timings, mas diria para não contares nada com isso.

Então os tipos não lançam a 3DS este natal não porque não podem mas porque o tempo extra de desenvolvimento lhes dá jeito para entregarem um produto consistente (e claro, com mais stock) e... achas que vão lançar uma consola que nem está anunciada no natal que vem? Haveria um problema demasiado grande de logística (e de software), e de notar que a 3DS foi revelada com a antecedência que foi precisamente para abrir jogo (ie: ter jogos third party prontos no lançamento). A sucessora da Wii deve ir pelo menos caminho; mesmo que a revelem na E3 deste ano (no mínimo devem começar a falar dela) dificilmente sai no natal que vem; a não ser que a coisa já estivesse muito evoluída/pronta. E não há rumores que indiquem nesse sentido.

A Nintendo também gosta de colher frutos e retirar conclusões antes de se lançar a algo, e a Wii foi um reflexo da reacção à DS (se a DS não tivesse vendido, 2 anos antes, provavelmente tinham abortado a abordagem ao comando e dado prioridade às outras duas configurações de hardware que estavam a ser feitas)... Não tens esse reflexo em menos de 1 ano de mercado, mais de 1 ano, quase 2 sim. (e também não lhes convém que depois, mais tarde o ciclo de vida/saturação das suas duas linhas de produtos acabem ao mesmo tempo, ie: com menos de 1 ano de diferença)

O Zelda TP foi utilizado como cross platform porque a GC estava essencialmente morta (e a Wii já vendeu bem mais que isso, para ser uma plataforma à beira da morte) e porque a arquitectura era a mesma. Tal não irá suceder com o que quer que suceda com a Wii, não irás lá largar codigo Wii e ele correr nativamente.
 
Back
Topo