[Wii] Final Fantasy Fables: Chocobo's Dungeon (RPG, Square-Enix)

Que vídeos... :drooling:

Bolas, pensei que fosse saír banhada para simplesmente aproveitaram um boneco e nome conhecidos, mas no fim saí-me mais um para lista.

Irra... aceito donativos.... >(
 
Olá Pessoal! Sou novo por estas paragens...ando um pouco afastado dos videojogos (especilamente rpg's), mas ultimamente estou muito intusiasmado com alguns projectos rpg wii:001:. Um dos que me cativou foi o Chocobo's Dungeon, apesar de algumas críticas não terem sido favoraveis, no geral foram boas. Aliás, acho que alguem por aqui disse que foi uma boa surpresa... Como sei que, de certeza, algum people daqui já o jogou, gostava que alguem me desse, se possivel, algumas impressões sobre o jogo.
 
Olá Pessoal! Sou novo por estas paragens...ando um pouco afastado dos videojogos (especilamente rpg's), mas ultimamente estou muito intusiasmado com alguns projectos rpg wii:001:. Um dos que me cativou foi o Chocobo's Dungeon, apesar de algumas críticas não terem sido favoraveis, no geral foram boas. Aliás, acho que alguem por aqui disse que foi uma boa surpresa... Como sei que, de certeza, algum people daqui já o jogou, gostava que alguem me desse, se possivel, algumas impressões sobre o jogo.
Peço desculpa a demora a responder mas fiquei sem internet nos ultimos dias; a pessoa que disse que teve uma boa surpresa com o jogo muito provávelmente fui eu, mas apesar de o andar a jogar ainda só tenho ~5 horas de jogo pelo que não estou em condições de fazer uma review, posso dizer que estou a gostar muito do jogo, face ao que estava à espera, no entanto.

Mas... nem de propósito, ontem apareceu este artigo do Jeremy Parish do 1Up:

Essential Wii RPG: Chocobo's Dungeon

"Essential" is in the eye of the beholder, I suppose, and the average gamer probably doesn't have much use for Chocobo's Dungeon. That's not because it's a bad, sloppy, or flawed game. On the contrary, it's good, polished, and thoughtful. However, Chocobo's Dungeon is drawn from that nichiest of niches, the roguelike, and therefore it is an acquired taste -- to say the least.

The roguelike has been a forgotten, nearly unknown little facet of gaming for ages, with the odd representative popping into U.S. release lists every couple of years only to be beaten down by an uncaring, unaccepting, or simply uninformed audience; then last year, a ton of them hit all at once. Shiren the Wanderer, Pokémon Mystery Dungeon, Izuna 2, and Chocobo all arrived within a few months of one another...an embarrassment of riches, to say the least. Of the four, Shiren was easily the best, at least as far as expressing the tenets of the genre in a traditional way goes. Chocobo's Dungeon, however, represents the ideal delta between accessibility, audio-visual quality, and depth of mechanics.

113.jpg

To properly appreciate Chocobo, though, you need to understand where the game is coming from and what it's designed to accomplish. Despite the obvious Final Fantasy connection, it's very definitely not like other Final Fantasy titles. There's little more than a cursory attempt at a story, the action takes place in and around a single village, and your combat party usually consists of a single character. There's no distinction between exploration and combat, the battle system (such as it is) exists as an integral part of the dungeon-diving interface, dungeon layouts are generated randomly, and the game is utterly turn-based -- not just combat, but every single move you make while exploring.

It's not a game for everyone, in other words. The challenge level climbs pretty steeply as you advance to later dungeons, and it's not exactly a forgiving game. When you die, it's not game over; rather, you lose everything in your inventory (except your currently-equipped weapon and armor) and get kicked back to the beginning of the current dungeon. And speaking of dungeons, they're anything but friendly -- monsters roam them freely, mirroring your every move, while hidden traps litter the floor, and bosses far more powerful than your poor little chocobo wait for you every few floors of each level.

So Why Is It Essential?
Yet it's precisely these unconventional (at least by general RPG standards) design elements that give Chocobo its appeal. It's an RPG that's very much about the journey rather than the destination; when each dungeon has the potential to annihilate you in short order, you have to learn to play more intelligently, more cautiously. Conquering Chocobo's Dungeon requires mastery of some deceptively intricate gameplay systems and a thorough understanding both of your capabilities and the abilities of your foes. The story, usually so essential to a Final Fantasy game, is entirely incidental here; all that nonsense about Cid and the mysterious town is simply an excuse to face off against more and more intricate dungeons and challenge your skills and the whims of fate.

114.jpg

The Final Fantasy connection does have merit, though. It differentiates Chocobo from all the other similar games that showed up last year. Besides the obvious familiar characters that populate Chocobo's world, the game's heritage enriches the adventure in many other ways. The soundtrack is gorgeous, featuring lush renditions of classic Final Fantasy tunes. The visuals look great (taking their tile-based nature into account, of course). And most importantly, the classic Final Fantasy Job System adds a new wrinkle to the roguelike mechanics, essentially offering you the ability to swap between character classes at certain points. Class selections are common enough in PC roguelikes like Nethack, but you don't see the feature too often in console and portable adaptations of the genre.
Each class has distinct advantages and disadvantages -- a White Mage, for instance, is a bit of a tank during the course of exploration thanks to its Cure spells, but has trouble standing up to bosses. A Knight lacks magic, but it can both dish out and withstand a ton of punishment. Black Mages are fragile, but invaluable in elemental dungeons. And so it goes, deftly combining two very different expressions of the term "role-playing game" into something that, despite its radically different components, comes together quite nicely.

It's a game that every RPG fan should at least try. Its idiosyncratic style won't be to everyone's liking, of course, but it's well-made enough that, with an open mind, you might well find it to yours.
Fonte: http://www.1up.com/do/blogEntry?bId=8985128&publicUserId=5379721

;)

Concordo na quase totalidade, acrescentando apenas que quando a falar de Final Fantasy este jogo me lembra mais Final Fantasy clássico do que o FFX ou FFXII... falando de FF's normais e recentes, coisa que não esperava de um spin-off destes (e logo um roguelike).

De resto... o jogo nem me sabe a roguelike... Nunca na vida me via a meter um roguelike numa consola caseira à frente de um RPG convencional (e tenho vários em queue), mas neste... com masmorras a durar na ordem dos 30 minutos, e "save anywhere" fora das dungeons... torna-se quase um RPG normal... normal e light-hearted, mas... roguelike. (os roguelikes é suposto serem começados 50 vezes, e quando perdes voltas ao inicio, aqui és meramente "expulso" da dungeon e podes voltar a ela... ou caso tenhas perdido algum item basta carregar o save que tinhas antes dessa ultima porção de jogo). O jogo tem muito charme e é definitivamente recomendado por mim para quem lhe quiser dar uma oportunidade.

Mas tenham em mente que é um roguelike, um roguelike leve, polido, com muito charme e uma banda sonora dos diabos... Mas não deixa de ser o que é (apesar de disfarçar MUITO bem)
 
eu tambem comprei o jogo a pouco tempo, ainda so joguei umas 2 horas. Para ja tou a achar o jogo muito dificil, fora o tutorial morri logo na 2ª dungeon, dpeois disso dao-nos a escolher umas 3, das quais morri em todas, isto e como ta em cima, um jogo que se tá sempre a morrer, pelo menos no meu caso, mas ainda nao o explorei muito. de resto as vozes irritam-me um bocado, eles falam um bocado devagar. e a banda sonora nao sei porque, as musicas no meu jogo ficam muito mais baixas que o som normal e nao se ouve bem, e pareceme que nao aproveitaram as musicas dos outros FF ( isto sendo um grande fan das musicas do nobuo) como deviam ter aproveitado.
 
eu tambem comprei o jogo a pouco tempo, ainda so joguei umas 2 horas. Para ja tou a achar o jogo muito dificil, fora o tutorial morri logo na 2ª dungeon, dpeois disso dao-nos a escolher umas 3, das quais morri em todas, isto e como ta em cima, um jogo que se tá sempre a morrer, pelo menos no meu caso, mas ainda nao o explorei muito.
Estamos a jogar o mesmo jogo? vou com 7 horas de jogo, e morrer até agora é por falta de cuidado :O

Umas dicas:

- Para fazer sorting de items abana o controlo no menu de items; e faz questão de equipar os itens com melhor ataque.
- utiliza os special attacks de vez em quando (menu A), a barra em questão faz replenish enquanto andas e como tal é um desperdicio não serem usados para tua vantagem. (não adianta estar a "poupá-los" durante uma dungeon toda)
- Se a dungeon for muito dificil para o teu nivel não hesites em voltar para trás e manter os exp points e job points ganhos, é melhor que perder e perder o progresso.
- Não faças mais do que o que tens de fazer. (exemplo: dungeon em que estás limitado a nivel 1? bater os inimigos todos? para quê se eles não dão exp nem estás a fazer grinding de alguma espécie? mal encontres as escadas... siga; o boss final dessa dungeon está calibrado para ser batido com a força que entraste na dungeon de qualquer forma)
- Quando em apuros usar Angel Wings (acho que se chama assim)
- podes fazer "kick" a items que não queres (repetidos) de forma a atinjir inimigos que estejam na tua direcção mas que ainda não estejam em range de ataque.
- Corredores são uma vantagen estratégica, evita locais abertos para lutar com inimigos multiplos, em vez disso corre para um corredor o que os obrigará a fazer fila.
- Tudo o que fazes equivale a um turno (menos virares-te com a grid do butão 1 pressionada) incluindo usar o ataque sem um inimigo à frente, por isso quando tens um inimigo onscreen mas não em range para o atacar, permanece no mesmo sitio e usa o ataque simples do chocobo isso contará como um turno, ao que o inimigo responderá andando para ti; assim estás sempre em vantagem pois quando ele fica perto de ti para te atacar... és tu a atacar primeiro, em vez de teres perdido um turno para ser ele a atacar-te a ti primeiro.
- Caso queiras fazer replenish sem sair no mesmo sitio carregar em 1+2 em simultaneo.
- Potions e Ether também fazem replenish da hunger bar.

de resto as vozes irritam-me um bocado, eles falam um bocado devagar.
Sim, eles não se deram ao trabalho de ajustar o tempo das falas às cutscenes e por isso muitas vezes a linha já acabou de ser dita e há uma pausa em que a personagem está como se continuasse a falar, o que quebra um pouco a "fluidez" dos dialogos.
e a banda sonora nao sei porque, as musicas no meu jogo ficam muito mais baixas que o som normal e nao se ouve bem, e pareceme que nao aproveitaram as musicas dos outros FF ( isto sendo um grande fan das musicas do nobuo) como deviam ter aproveitado.
Isso é estranho, comigo ouvem-se perfeitamente. (e não dá para desligar o voice-acting?)
 
Última edição:
I_Eat_All fico à espera da tua review, em todo o lado que o vejo à venda ele está baratíssimo, é um jogo que me parece que vale e pena dar uma oportunidade.

EDIT: Encomendei por 10€ da Amazon Uk já com portes, por este preço já não há desculpa :p
 
Última edição:
I_Eat_All não tens que pedir desculpa. Quanto a não teres jogado muito, acredito! há tantas grandes malhas na wii que alguns jogos ficam para trás
Pelo que li e vocês confirmam o jogo pode ter alguns momentos frustantes, mas é como dizes: é um roulguelike, embora disfarçado.
Ah! quanto à banda sonora, também me parece espectacular, ouvi as bmgs no site e adorei!!

Pois, o jogo está relmente barato e já mandei vir, também me parece que vale a pena.
 
EDIT: Encomendei por 10€ da Amazon Uk já com portes, por este preço já não há desculpa :p

Boing, não encontro a esse preço. A que loja foi? O mínimo que encontro fica a £14,56 com portes, o que não deixa de ser um excelente preço e provavelmente vem na mesma, mas... se disseres o segredo é sempre melhor ;)
 
Boing, não encontro a esse preço. A que loja foi? O mínimo que encontro fica a £14,56 com portes, o que não deixa de ser um excelente preço e provavelmente vem na mesma, mas... se disseres o segredo é sempre melhor ;)

Tens razão, vou editar o meu post, fica a esse preço na FINDPRICE. Como no preço final apareceu-me £10, mas agora no mail que recebi já veio £14, foi erro da Amazon.
 
Daz, acho que na dvd.co.uk esta a 13£+1 e ate podes mesmo mandar vir na promoçao 2 por 25£ se bem que nao ha la muito que se aproveite (ja deves ter o sonic, house of, zack wiki)
 
Se toda a gente encomendou agora vamos lá ver se chega a todos no mesmo dia, era engraçado :D
Depois deixo uma análise, gostei dos Pokemon Mystery Dungeon não pelos Pokemons que já estou farto deles, mas pelo conceito dos jogos Mystery Dungeon, e estou a precisar dum jogo difícil que me faça gritar com a consola !
 
Se toda a gente encomendou agora vamos lá ver se chega a todos no mesmo dia, era engraçado :D
Depois deixo uma análise, gostei dos Pokemon Mystery Dungeon não pelos Pokemons que já estou farto deles, mas pelo conceito dos jogos Mystery Dungeon, e estou a precisar dum jogo difícil que me faça gritar com a consola !

Tens a DS, não tens? Se sim... não posso deixar de aconselhar o Mystery Dungeon: Shiren The Wanderer. Tens aqui por £4,99 ;)

Com este jogo, tens muito que gritar com a consola :-D
 
o meu comprei no dvd.co.uk por 13£ +1, agora tenho andado a jogar zelda WW, depois tenho de voltar a jogar isto. as vezes que morri foi um bocado nabice minha isso foi, e depoishá la umas que é do tipo, um corredor de mobs e mata tudo, ai morri, depois uma que tem tudo um de hp, nessa morri nao por nabice, mas porque o meu ataque fez miss, é coisas assim. :P
 
Só uma curiosidade encomendei o jogo do seller "findprice" mas recebi mail da DVD.CO.UK , ou seja estas duas são a mesma loja mas na Amazon " disfarçam " o preço dizendo que é 10,63£ mas com os portes fica a 14£, enquanto que na DVD.CO.UK já têm pelo menos 3£ de portes metidos no preço original do jogo e depois dizem que pagas apenas 1£ para o enviarem. Acaba por ser o mesmo e é-me indiferente, mas achei curioso.
 
Back
Topo