VPN para acesso remoto

Calimero_123

Power Member
Preciso de uma ajuda,

Tenho necessidade de ligar-me várias vezes ao PC do escritório para trabalhar e é chato andar sempre a pedir para aceitarem o anydesk (além de ser pago para uso empresarial).
Penso que uma VPN resolveria o meu problema e permitia-me até imprimir para o escritório certo?
Se isto for solução, como a posso fazer?
 
Preciso de uma ajuda,

Tenho necessidade de ligar-me várias vezes ao PC do escritório para trabalhar e é chato andar sempre a pedir para aceitarem o anydesk (além de ser pago para uso empresarial).
Penso que uma VPN resolveria o meu problema e permitia-me até imprimir para o escritório certo?
Se isto for solução, como a posso fazer?
Viva.
Tens a opção do wireguard. Free, leve, rápido e seguro.
Em PC/Windows nunca instalei. Mas utilizo isso diariamente com mikrotik e openwrt.
 
no anydesk podes defenir password de login e ai ja não e preciso aceitar.
ultravnc é tipo anydesk e nao tem limite como o anydesk.

vpn tens wireguard e openvpn, os routers da Asus costuma ser simples de configurar.
 
Eu tenho algumas duvidas no Wireguard, já consegui instalar num Raspberry Pi, e até funciona bem, (Só para testar) no entanto agora tenho outra duvida, isto cria um Tunnel, mas Eu queria aumentar a segurança, qual é a melhor opção? Usar uma VPN? Instalar uma Firewall? ou não valerá a pena perder tempo? (Só por curiosidade, estou a pensar em instalar na Empresa para aceder remotamente mas ainda tenho duvidas quanto à sua segurança e como reforçar isso.)
 
Eu tenho algumas duvidas no Wireguard, já consegui instalar num Raspberry Pi, e até funciona bem, (Só para testar) no entanto agora tenho outra duvida, isto cria um Tunnel, mas Eu queria aumentar a segurança, qual é a melhor opção? Usar uma VPN? Instalar uma Firewall? ou não valerá a pena perder tempo? (Só por curiosidade, estou a pensar em instalar na Empresa para aceder remotamente mas ainda tenho duvidas quanto à sua segurança e como reforçar isso.)

Viva.
wireguard: definição do wireguard. wireguard
 
segurança é ter uma firewall pfsense por exemplo e depois montar a vpn. Assim tens wan a entrar firewall controlas tudo e sai para a lan
 
Existe algum Hardware que dê para juntar tudo? Ou o ideal é colocar tudo num PC "Velho" ? Obrigado Malta, desculpem as perguntas, mas sou completamente novo nesta área.
 
Existe algum Hardware que dê para juntar tudo? Ou o ideal é colocar tudo num PC "Velho" ? Obrigado Malta, desculpem as perguntas, mas sou completamente novo nesta área.
O que é 'juntar tudo'?

Os routers da TP-Link vêm já com a funcionalidade de servidor VPN (Wireguard, OpenVPN, etc), os Asus também.

E são só dois exemplos, existem outras marcas que também o fazem (GL.iNet).
 
O que é 'juntar tudo'?

Os routers da TP-Link vêm já com a funcionalidade de servidor VPN (Wireguard, OpenVPN, etc), os Asus também.

E são só dois exemplos, existem outras marcas que também o fazem (GL.iNet).
Viva.

Tambem tens a mikrotik ( para quem se entenda com routerOS ), e openwrt em qualquer router recente que o suporte com bom cpu e memoria ou qualquer pc, tipo caixa de sapatos.
Uns testes com uma caixa de sapatos que tinha por aqui parada, 4g ram, ssd 250g, wifi.
Esta a correr, smb, miniDNLA, e outras coisas.

gZAq4p.png


Na foto, nao estou a conseguir com imgur, quando perceber como se faz posto... :)
 
Última edição:
Olá Malta,

Tenho uma duvida e repetindo o que disse em cima, tenho muito pouca experiencia, no entanto preciso de uma ajuda;

Eu já tenho o Wireguard a funcionar, conseguindo aceder por ex. ao Servidor cujo IP será 192.168.1.1, tenho uma Pasta de Partilhas que o acesso será \\192.168.1.1\Fotos, mas se colocar \\servidor\Fotos não tenho acesso dá-me sempre erro, gostava de usar os nomes em vez dos Ip, porque tenho um programa onde as fotos são guardadas por o nome do caminho \\servidor\ não queria mexer, imagino que isto seja um problema de encaminhamento de dns ou algo do genero... E também não consigo descobrir o resto da Rede, como Impressoras, PC etc etc, só consigo acesso com o IP.

Quando ligo o Wireguard ( Cliente ) tenho a seguinte configuração:

Allowed Ips: 0.0.0.0/1, 128.0.0.0/1, ::/1, 8000::/1

Obrigado.

Fiwi.
 
Olá Malta,

Tenho uma duvida e repetindo o que disse em cima, tenho muito pouca experiencia, no entanto preciso de uma ajuda;

Eu já tenho o Wireguard a funcionar, conseguindo aceder por ex. ao Servidor cujo IP será 192.168.1.1, tenho uma Pasta de Partilhas que o acesso será \\192.168.1.1\Fotos, mas se colocar \\servidor\Fotos não tenho acesso dá-me sempre erro, gostava de usar os nomes em vez dos Ip, porque tenho um programa onde as fotos são guardadas por o nome do caminho \\servidor\ não queria mexer, imagino que isto seja um problema de encaminhamento de dns ou ...

Fiwi.
Viva.
Eu resolvia antigamente isso no Linux/openwrt na maquina da qual pretendia ter acesso com a adição IP/nome no file hosts, no Windows também deverá o mesmo.

Ps. Confirmado:

ja acedo ao nas por:

\\nas\ em vx de \\xxx.xxx.xxx.xx\

# Copyright (c) 1993-2009 Microsoft Corp.
#

# For example:
#
# 102.54.94.97 rhino.acme.com # source server
# 38.25.63.10 x.acme.com # x client host
192.xxx.xxx.110 nas

# localhost name resolution is handled within DNS itself.
# 127.0.0.1 localhost
# ::1 localhost
 
Última edição:
Back
Topo