Guia Vmware Esx 4i

Nemesis11

Power Member
Este artigo é um pequeno tutorial de como obter, instalar o Vmware Esx4i e de como criar simples máquinas virtuais.

O Vmware Esx4i é um produto que incorpora um hypervisor e algumas ferramentas para o gerir. É totalmente grátis e pode ser usado em produção.

Ao contrário do Vmware Workstation ou do Virtualbox, o software de virtualização não fica "por cima" do sistema operativo. Tem acesso directo ao hardware.

A quem pode interessar o Vmware Esx4i?
  • Quem quiser ter um ambiente complexo numa ou mais máquina de testes e os produtos "desktop" não forem suficientes.
  • Quem quiser ter um ou mais servidores em produção que contenham diversos sistemas operativos a correr na mesma máquina.

Por último, de referir que existem alternativas, também grátis, ao Vmware Esx 4i. As duas mais conhecidas:
- Citrix XenServer -> http://citrix.com/English/ps2/products/product.asp?contentID=683148
- Microsoft Hyper-V server -> http://www.microsoft.com/windowsserver2008/en/us/hyperv-main.aspx

Cada produto tem as suas vantagens e desvantagens e este post não serve para discutir qual é o melhor.
Como conheço mais ou menos os três, se houver interesse, posso colocar um tutorial sobre eles.

Antes de se começar, é preciso ter um computador onde se vai instalar o Vmware Esx 4i e um segundo computador com Windows onde é feita a gestão do Esx.

Por fim de referir que este tutorial envolve hardware e software, sendo que a parte de hardware é apenas um exemplo de um máquina que comprei para testes.

Hardware

Em relação ao hardware usado para este projecto, é necessário ter em conta que o Esx não foi criado para correr em computadores comuns, mas sim em servidores.
Por esse motivo, existe muito hardware que não funciona, especialmente controladoras e placas de rede. O processador também tem que ser 64 bits. Antes de tentarem instalar, vejam sempre se o hardware é compatível. O site Vm-help ajuda nesse ponto.

No meu caso específico, como era apenas para uma máquina de testes, tentei arranjar o melhor hardware pelo custo mais baixo que me foi possível.

IMG_4966.JPG


A motherboard que comprei foi uma Asrock A780GXH/128M, que tem o chipset Amd 780G e por isso funciona com DDR2.

IMG_4936.JPG


Dentro da caixa, vêm dois cabos sata com retenção e um ide, o que dá perfeitamente para montar um computador de testes.

IMG_4945.JPG


Na parte traseira, visto que o chipset tem gráfica integrada, temos os conectores vga, hdmi e dvi. Um pouco "overkill" para o projecto.

IMG_4949.JPG


Temos também quatro saídas Usb e uma ethernet Realtek, que com o Vmware Esx não vai funcionar e é o único problema desta board.

IMG_4953.JPG


Seis portas sata que podem ser usadas em Raid 0 ou 1.

IMG_4963.JPG


A gráfica integráda tem 128 MB de ram à sua disposição. Poupa-se na compra de uma gráfica e não a temos a usar ram de sistema.

IMG_5111.JPG


Arranjar um leitor de Dvd, qualquer, para instalar o Esx e que também pode servir para instalar máquinas virtuais através de um dispositivo físico.

IMG_5113.JPG


IMG_5116.JPG


Quatro dimms de 2 GB DDR2 a 800 mhz. Mesmo sendo uma máquina de testes, quanto mais ram, mais máquinas podemos ter ligadas ao mesmo tempo.
A board suporta 16 GB de Ram.

IMG_5150.JPG


IMG_5154.JPG


IMG_5155.JPG


Um Amd Phenom X2 550, que é relativamente barato e tem o multiplicador desbloqueado.
Hoje em dia, com o aparecimento do Athlon X4 620, o 550 poderá não ser a melhor compra, visto só ter dois cores.

IMG_5157.JPG


IMG_5158.JPG


Cooler que vem com o processador, que apesar de ser bastante pequeno e completamente em aluminio, dá para levar o Phenom a 3.6 Ghz sem aumento de voltagem.

IMG_5161.JPG


IMG_5166.JPG


Visto a placa de rede não ser reconhecida, comprei uma Intel Pro 1000 desktop, que é a mais barata desta gama.

IMG_5170.JPG


O sistema completo, com a adição de um disco Samsung 250 GB e uma fonte LC Power de 550 W.


Instalação do Vmware Esx 4i

Antes de instalar o Vmware é necessário fazer o registo para efectuar o download do iso e da chave.
Para tal é necessário aceder a este link.

De referir que as fotografias foram tiradas de outro computador, mas os princípios são os mesmos.

Foto981.jpg


Gravar o iso que se fez download para um cd e colocar o computador a fazer boot pelo cd.

Foto982.jpg


Escolher a opção "Esxi installer".

Foto983.jpg


Foto984.jpg


Foto985.jpg


Esperar um pouco para ele colocar diversos ficheiros em memória.

Foto986.jpg


Carregar no "Enter" para começar o processo de instalação.

Foto987.jpg


Carregar no "F11" para aceitar a licensa.

Foto988.jpg


Escolher o disco em que se quer instalar o Vmware. Do lado direito ele dá indicação se o disco está vazio ou não.

Foto989.jpg


Carregar no "Enter" se tivermos a certeza que queremos apagar todo o conteúdo do disco.

Foto990.jpg


Carregar no "F11" para começar a instalar.

Foto991.jpg


Esperar alguns minutos para ele instalar todos os ficheiros.

Foto992.jpg


Tirar o cdrom e carregar no "Enter" para efectuar o reboot.

Foto993.jpg


Ele deve demorar pouco tempo a efectuar o boot.

Foto994.jpg


Por default recebemos um ip por dhcp e ele dá-nos a indicação para acedermos por http a esse ip para efectuar o download da consola.
Carregando no F2, podemos modificar vários parâmetros.

Foto995.jpg


Foto996.jpg


Podemos (e devemos) alterar a password de "root", que é o utilizador com mais privilégios no sistema.
Atenção que o teclado está em inglês e não existe o português para escolher.

Foto997.jpg


Foto998.jpg


Podemos também alterar o ip de dinâmico para fixo.
 
Última edição:
Instalação da consola Esx 4i

1.png


A partir de um computador com windows, aceder por http ao ip do Esx via browser.

2.png


Dentro da página, fazer download do "vSphere Client".

3.png


Executar o exe que foi feito download.

4.png


Carregar em "Next".

5.png


Colocar o nome e a organização.

6.png


Escolher a opção "vSphere host update utility 4.0" que serve para fazer updates ao Esx pela rede.

7.png


Escolher o local onde se quer instalar a consola e escolher "Next".

8.png


Escolher "Next" para iniciar a instalação.

9.png


Antes da instalação, ele instala o Microsoft J# 2.0.

10.png


Carregar "Finish" para acabar a instalação.

12.png


Ao abrir a consola ele dá o aviso que o trial acaba em 60 dias.

13.png


Na página inicial temos acesso ao inventário, permissões e logs. A maior parte do tempo vai-se estar na parte de inventário.

14.png


Na parte de inventário temos do lado esquerdo o servidor, por baixo as acções que são tomadas e na parte central vários tabs para configurar diversos aspectos do servidor.

15.png


No tab "Configuration" temos a parte de licenciamento. No prazo de 60 dias devemos carregar no "edit" para colocar a chave dada pelo site.

16.png


Escolher a opção "Assign new license key to this host" e colocar a chave.

17.png


Depois da instalação da chave, ficamos sem acesso a features mais avançadas, normalmente não usadas em computadores de teste.
O limite é 4 processadores virtuais e 256 GB de ram.

18.png


Em seguida devemos ver se há actualizações para o Esx, abrindo o "vSphere host update utility 4.0" e escolher o botão "scan for patches".

19.png


Ele sincroniza com o repositório da Vmware e se houver updates, escolher o botão "patch host".

20.png


Escolher os patchs e podemos ver no quadro inferior a descrição de cada patch.

21.png


Depois de efectuar os updates, ele faz reboot ao servidor. Escolher a opção "Ok".

22.png


Podemos ver que está uma nova build no servidor.

23.png


Voltando à consola principal, veremos que ele está em "mantainance mode". Carregar no botão direito do rato para sair desse modo.

24.png


No tab "Configuration" temos acesso a configurar diversas opções do servidor, como por exemplo a configuração de rede, disco, actualização de tempo, etc.

25.png


Na parte de "Storage" podemos navegar pelo disco do servidor e fazer downloads e uploads.

26.png


Como temos a possibilidade de instalar sistemas operativos a partir de ficheiros iso, escolhemos a opção de criar nova pasta e damos-lhe o nome de "isos".

27.png


Dentro dessa pasta, escolhemos a opção de "upload" e efectuamos o upload dos isos que pretendemos.

28.png


No fim deveremos ter os isos na datastore.

29.png


Na parte de "Networking" temos a opção de adicionar placas de rede e redes virtuais.

30.png


No "Time configuration" podemos colocar o servidor a actualizar o tempo com o pool.ntp.org

31.png


Na parte de "Dns and routing" podemos escolher o nome do servidor, as opções de dns e a default gateway.
 
Última edição:
Instalação de máquinas virtuais

Vou dar o exemplo de como criar duas máquinas virtuais. Uma com Ubuntu 9.04 e outra com Windows 2003.

32.png


Para criar uma máquina virtual, carregar com o botão do lado direito do rato, em cima do servidor e escolher "New virtual machine".

33.png


Normalmente escolho a opção "custom", porque temos mais opções de escolha.

34.png


Colocar o nome da máquina virtual.

35.png


Escolher em que disco vai ficar a máquina virtual, caso exista mais que um volume.

36.png


Escolher a versão do hardware que vai estar a correr a máquina virtual. A versão 4 é compatível com produtos mais antigos da Vmware, a versão 7 tem menos limitações e melhor hardware.

37.png


Escolher Linux e Ubuntu (32 bits) neste caso.

38.png


Escolher o numero de processadores virtuais, que pode ir até 4, se tiverem um quad core.

39.png


O valor de ram dedicado a esta máquina virtual.
Temos também o aconselhado e os máximos.

40.png


Escolher quantas placas de rede vai ter a máquina virtual e a que redes vai estar ligado.

41.png


Escolher que controladora vai estar ligado o disco virtual e com conselhos para qual usar e não usar.

42.png


Escolher se queremos criar um disco virtual ou apontar para um já existente.

43.png


Escolher o tamanho do disco virtual e uma opção importante, se queremos "Thin provisioning". Esta opção permite que ele não use realmente todo o espaço indicado (neste caso 20 GB), mas sim só aumente o tamanho do disco com o uso que é feito nele.
Isto diminui a performance mais aumenta o espaço em disco usável.

44.png


Temos opções mais avançadas, que normalmente não se vai usar.

45.png


E por fim podemos carregar no "Continue" para finalizar, editando ou não antes todos os parâmetros da máquina virtual.

46.png


Costumo escolher para retirar por exemplo a drive diskettes ou dizer que quero o leitor de cds ligado no boot a apontar para um determinado iso.

47.png


Com a máquina virtual criada, basta carregar no botão de "Power On".

48.png


Para termos acesso ao monitor da máquina, carregar em "Launch virtual machine console".

49.png


50.png


Intalar o Ubuntu como se fosse uma máquina física.

51.png


No fim da instalação deve-se sempre instalar os drivers para a máquina, que neste caso chama-se Vmware Tools.
Aceder a "VM -> Gust -> Intall/Upgrade Vmware Tools".

52.png


Aceder ao Cd-rom e deveremos ter um tar com as tools. Abrir esse tar e descomprimir para um local, como por exemplo na home do utilizador.

53.png


Aceder a esse local por linha de comandos e executar o seguinte comando "sudo ./vmware-install.pl".

54.png


Colocar a password e nas perguntas, em grande parte dos linux pode-se deixar no local default.
De referir que o ubuntu por default instala o gcc, make e kernel-headers. Caso usem uma distribuição que não traga, instalem antes de instalem o vmware tools.

55.png


Ele vai perguntar várias vezes se queremos compilar um certo modulo e, a não ser que não queiram um em particular, podem sempre ir carregando no "Enter".

56.png


No final diz que comandos temos que executar para fazer logo load dos drivers de rede e de o iniciar.

57.png


Por fim devem reiniciar o sistema operativo para ele iniciar os serviços do vmware tools.

58.png


Na consola geral dessa máquina virtual deveremos ter o "OK" no vmware tools e diversa informação da máquina.

59.png


Para criar uma máquina virtual com windows 2003 é os mesmos passos, com as seguintes diferenças.
Na criação dizer que é um Windows 2003, 64 ou 32 bits.

60.png


Proceder à normal instalação do windows.

61.png


Efectuar o login no final da instalação.

62.png


Escolher para instalar o vmware tools e caso o setup não arranque logo, aceder ao cdrom e arrancar com o setup.exe.

63.png


Podem escolher se querem todos os componentes, os típicos ou parte.

64.png


No caso do Windows 2003, no fim ele vai avisar que não temos a aceleração gráfica ligada.

65.png


Podemos alterar isso, acedendo às propriedades da gráfica, "troubleshoot" e aumentar a aceleração para "Full".

66.png


No fim vai-nos pedir para efectuarmos um reboot.

67.png


Depois de instaladas as duas máquinas virtuais, deveremos as diversas propriedades delas, como o espaço que estão a ocupar em disco ou que uso estão a dar a nível de processador ou memória ram.

68.png


No tab de performance conseguem ver esses dados no espaço de uma hora.

Fica assim completo este tutorial. Quero apenas dizer que isto é apenas um principio e que no Esx pode-se alterar muitas opções e construir virtualmente muitos cenários. Só é preciso ter máquina para tal. :)
 
Última edição:
muito bom mesmo o ESX. Já há muito que andava tentado pôr isto a correr no meu server, mas ainda continuo mais inclinado para o hyper-V no windows 2008.
 
Muito bem conseguido!
Conseguiste desbloquear os 4 cores do cpu?

No X2 550 não, no X3 705e sim.

muito bom mesmo o ESX. Já há muito que andava tentado pôr isto a correr no meu server, mas ainda continuo mais inclinado para o hyper-V no windows 2008.

Se fores só correr Vms Windows de versões não muito antigas ( pre win98 e NT4 ), o Hyper-V parece-me uma boa escolha.
A unica coisa que não gosto é que é preciso o RSAT para gerir o servidor, que só corre em Windows Vista e 7.

o link para o Microsoft Hyper-V server não funciona :(

isso sim é algo para testar um dia .. gostei bastante do conceito...

Alterado o link. Thanks.
O conceito do Hyper-V é o mesmo do Esx, a diferença é que a Vm de consola corre windows.

Já agora, quem quizer testar o Xen Server - http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=421012
 
Só assim por acaso, é necessario o processador suportar virtualização?

Não, mas é preciso ser 64 bit na versão 4. A versão 3 funciona em 32 bit. Nas duas versões há contrangimentos com controladoras e placas de rede.
O screenshots da instalação foram tirados num Optereon 165 que é 64 bit, mas não suporta "virtualização".
 
Não, mas é preciso ser 64 bit na versão 4. A versão 3 funciona em 32 bit. Nas duas versões há contrangimentos com controladoras e placas de rede.
O screenshots da instalação foram tirados num Optereon 165 que é 64 bit, mas não suporta "virtualização".

Exacto, era mais por causa de testar aqui num pentium 4 D630, é a unica maquina que tenho aqui "á mão". E como vi que o Citrix Xen Server 5 apenas corre windows com Virtualização, fiquei naquela se este seria igual.
 
Exacto, era mais por causa de testar aqui num pentium 4 D630, é a unica maquina que tenho aqui "á mão". E como vi que o Citrix Xen Server 5 apenas corre windows com Virtualização, fiquei naquela se este seria igual.

o objectivo destas aplicações é serem implementadas em maquinas super-potentes.

possibilita teres uma base de dados MySQL a correr em linux e uma pagina ASP.NET a correr em windows server ao mesmo tempo. por exemplo, até podes ter o activeDirectory do windows aliado a algo em linux...

ou então para testes, em máquinas mais modestas, ter um linux que facilmente se muda para windows, na mesma máquina e usalos num outro pc do outro lado do mundo (não sei que ligações de net isto requer). é uma optima solução para quem tem pc com windows e quer trabalhar em ubuntos ou parecidos em simultaneo com sem gastar recursos do seu pc.

com um p4 vais ficar sempre limitado, mas se conseguires depois mostra resultados :P
boa sorte...
 
o objectivo destas aplicações é serem implementadas em maquinas super-potentes.

possibilita teres uma base de dados MySQL a correr em linux e uma pagina ASP.NET a correr em windows server ao mesmo tempo. por exemplo, até podes ter o activeDirectory do windows aliado a algo em linux...

ou então para testes, em máquinas mais modestas, ter um linux que facilmente se muda para windows, na mesma máquina e usalos num outro pc do outro lado do mundo (não sei que ligações de net isto requer). é uma optima solução para quem tem pc com windows e quer trabalhar em ubuntos ou parecidos em simultaneo com sem gastar recursos do seu pc.

com um p4 vais ficar sempre limitado, mas se conseguires depois mostra resultados :P
boa sorte...

Eu sei que sim, já sei que vou ter aqui uma arrastadeira, mas á falta de melhor vai com este mesmo que está parado.
 
Nem sempre o cpu é limitação.
A ram é bastante importante. Pode-se mesmo dizer que quanto mais, melhor.
Consoante o load com várias máquinas, o disco também pode ser o que limita.
 
O principal objectivo prende-se com a possibilidade de ter um zero downtime, além de se conseguir aproveitar o hardware ao seu máximo (ou muito perto disso).
Como brincadeira "caseira" é engraçado de testar e na sua esmagadora maioria, não passará disso.
O verdadeiro segredo revela-se nas empresas onde por exemplo, é possível "mudar" uma máquina virtual onde apenas se perde a ligação a um único ping.
Além disso, prende-se com os custos de espaço e energia no datacenter :)
 
O principal objectivo prende-se com a possibilidade de ter um zero downtime, além de se conseguir aproveitar o hardware ao seu máximo (ou muito perto disso).
Como brincadeira "caseira" é engraçado de testar e na sua esmagadora maioria, não passará disso.
O verdadeiro segredo revela-se nas empresas onde por exemplo, é possível "mudar" uma máquina virtual onde apenas se perde a ligação a um único ping.
Além disso, prende-se com os custos de espaço e energia no datacenter :)

Nem sempre o objectivo é ter zero downtime. Por exemplo neste Esx, na versão grátis, não se tem acesso ao virtual center e por isso não existe a possíbilidade de HA e Vmotion.
Muitas vezes o objectivo é o simples reduzir de custos, ou fexiblizar a forma como se criar um servidor ou desktop virtual.

Mas este guia é apenas para uma solução caseira. :)
 
Sim sim, eu percebi o objectivo com este tutorial e o seu contexto, mas isto pouco irá dizer à grande maioria dos utilizadores "caseiros".
No entanto é uma forma de demonstrar a virtualização :)

Edit: Não quero que passe a mensagem errada, embora o target do esx não seja propriamente o mercado residêncial, está uma excelente forma de mostrar "O Segredo das Coisas" :D
 
Última edição:
Viva, antes de tudo excelente artigo!

Eu estou neste momento encarregue de estudar a possibilidade de investir em hardware para criar uma especie de micro-cloud :-) para desenvolvimento e teste de prótotipos/testbeds, basicamente a ideia era ter uma maquina potente capaz de correr umas 6 a 8 VMs (variados SOs) com exigencia moderada em termos de performance (i.e n vai ser para correr um programinha em C mas tb n vai ser para fazer rendering gráfico... algum intermedio, o expectável de um dual core de gama baixa com 2Gb de ram).
Eu tenho alguma ideia em termos de processador (xeon quad), board (single or dual socket?) e memória (16Gb?) mas tenho algumas dúvidas em relação ao storage... à partida seria ter algo com redundânica tipo RAID1, mas neste cenário um disco SATA torna-se um bottleneck do sistema n? O que é que os "experts" no assunto recomendam? (aceito de tudo, concelhos, dicas ou links para me educar nesta matéria)

Ah e claro que nada de orçamentos milionários, quanto mais barato melhor (o preço alvo é 2000€ com alguma flexibilidade)

Obrigado desde já!
 
Última edição:
Algumas das VMs fazer conter BDs portanto algumas serão IO intensive (burst). Eu já andei a fazer alguma pesquisa e para já tinha esta configuração:

Servidor Asus Tower TS500-E6/PS4 Barebone (já incluí board e fonte de alimentação)
2x Intel Xeon Quad Core E5520
3x Kingston PC8500 8Gb ECC Thermal Sensor CL7 DDR3 (2x4Gb)
2x Fujitsu 146Gb 15000 RPM SAS 16Mb

Tudo por ~2100€ (sem IVA)

Está-me a falar alguma coisa? Coisas como drive de DVD, teclado, rato e monitor não são necessários.
Também já estive a ver a HCL do ESX e este setup deverá ser compativel com o ESX4.

A board diz incluir RAID mas penso que será por software, para conseguir fazer RAID por hardware terei então de comprar o controlador que referes correcto? (pode n ser esse exactamente claro)
 
Última edição:
Experimenta raid por software. Nunca tive sorte no Esx, mas pode ser que esteja melhor.

Essa controladora é bem cara. Vê o Vm-help para ver se encontras algo mais barato.
 
Back
Topo