Velhos tempos da TVCabo

viperbruno

Suspenso
Venho pedir-vos a ajuda para todos os que tiveram televisão analógica da TVCabo.

Antes de mais fiz bastante pesquisa sobre o assunto que vos trago. Pelo que cheguei à conclusão, o sistema de codificação NagraVision foi claramente o mais usado em todo o mundo:


Penso que era este o sistema usado pela Cabovisão

Neste canal do YouTube têm as variantes que houveram deste sistema.


Agora, depois de ver variadíssimos sistemas de codificação, não encontro um minimamente parecido com o que a TVCabo usava, pelo que pergunto se foi algo Made in Portugal?

Ninguém têm um VHS que tenha apanhado uma emissão codificada?
 
sim a TVcabo no tempo do analogico usava codificação Nagravision, que não era nada mais que um filtro em cima de imagem em que a distorcia, que facilmente era ultrapassado por outro filtro que corrigia a imagem...

quanto á codificação ter sido de origem Portuguesa, não foi o sistema nagravision foi utilizado inicialmente na década de 90 pelos pacotes da premiere alemã e canal+ Frances dois ISP(de dois países que transmitem via satélite ASTRA 19.2ºE) que transmitiam via satelite e mais tarde adoptada pela TVcabo e outras...

mas já agora porquê o interesse neste assunto nos dias que correm, dado que isto é algo mais que obsuleto...
 
sim a TVcabo no tempo do analogico usava codificação Nagravision, que não era nada mais que um filtro em cima de imagem em que a distorcia, que facilmente era ultrapassado por outro filtro que corrigia a imagem...

quanto á codificação ter sido de origem Portuguesa, não foi o sistema nagravision foi utilizado inicialmente na década de 90 pelos pacotes da premiere alemã e canal+ Frances dois ISP(de dois países que transmitem via satélite ASTRA 19.2ºE) que transmitiam via satelite e mais tarde adoptada pela TVcabo e outras...

mas já agora porquê o interesse neste assunto nos dias que correm, dado que isto é algo mais que obsuleto...

A TVCabo usava Nagravision? O vídeo que aqui coloquei é desse tipo de codificação que era usado em todos os Canal+ (Alemanha, Polónia, Espanha e França pelo menos).

Mas não era este o filtro aplicado pela TVCabo (basta ver o vídeo, quem se recordar).

O interesse é que sempre tive curiosidade e o facto de, aparentemente, não haver informação intriga-me quanto à origem do usado pela TVCabo que é completamente distinto do da Cabovisão (não sei como se codificava nos outros operadores da época).
 
Pelo que me lembro de a TVCABO dizer, quando eu tive problemas de actualização na PowerBox Satélite em 2009, eles diziam que era derivado do software nagravision ser mais pesado do que o anterior...

Lembro-me que ao mudar de canal, demorava cerca de 3-4segundos a dar a imagem e custava a mudar de canal quando carregávamos no botão...
 
Pelo que me lembro de a TVCABO dizer, quando eu tive problemas de actualização na PowerBox Satélite em 2009, eles diziam que era derivado do software nagravision ser mais pesado do que o anterior...

Lembro-me que ao mudar de canal, demorava cerca de 3-4segundos a dar a imagem e custava a mudar de canal quando carregávamos no botão...

Mas isso já é digital.. As boxs digitais usavam software Nagra sim.
Não significa que em canais analógicos usassem a cifra da Nagra, como se pode comprovar pelo vídeo de cima.
 
Pelo que me lembro de a TVCABO dizer, quando eu tive problemas de actualização na PowerBox Satélite em 2009, eles diziam que era derivado do software nagravision ser mais pesado do que o anterior...

Lembro-me que ao mudar de canal, demorava cerca de 3-4segundos a dar a imagem e custava a mudar de canal quando carregávamos no botão...

a tv Cabo sempre usou nagravisiou em satelite desde que lançou o serviço em 1998, houve foi updates derivado aos contantes hacks, que como eu disse era facílimo o pessoal desencriptar e usar isso em outros receptores normais, e em 2009 foi quando a coisa mudou de figura pois começaram a parear os cartões aos receptores dificultando a vida a quem se dedicava a ver tv paga á borla...

quando transitaram para o sistema nagravision 2 e actualmente 3 foi derradeiro...
 
a tv Cabo sempre usou nagravisiou em satelite desde que lançou o serviço em 1998, houve foi updates derivado aos contantes hacks, que como eu disse era facílimo o pessoal desencriptar e usar isso em outros receptores normais, e em 2009 foi quando a coisa mudou de figura pois começaram a parear os cartões aos receptores dificultando a vida a quem se dedicava a ver tv paga á borla...

quando transitaram para o sistema nagravision 2 e actualmente 3 foi derradeiro...

Já havia satélite da TV Cabo desde 1998? Pensava que só nos meados de 2002-2003 é que começou a existir!
 
Já havia satélite da TV Cabo desde 1998? Pensava que só nos meados de 2002-2003 é que começou a existir!

não a tv cabo por cabo terrestre arrancou em 1993, de pois em 1998 lançou o serviço de tv por satélite, e mais tarde 2002\2003 o de IPTV ou seja telefone\internet\tv no cabo como temos actualmente, e apartir dai os sistemas foram evoluindo...
 
O que me foste lembrar viperbruno ... que belos tempos :)

Tanto TvRabo e Rabovisao (aos anos que não usava estes nomes !!) utilizavam Nagravision Analog puro e duro, na sua essencia como já disseram em cima, não passava da decomposição/composição de video PAL, ou seja o sinal era recebido via RF e assim que a box (oficial ou pirata) detectasse á saida da ficha SCART este tipo de sinal, aplicava comutação no pino 8 do scart e passava a processar o sinal , devolvendo novamente através de SCART a imagem composta corretamente á TV. Na base a encriptação passava por desalinhar a estrutura de quadros PAL (adiantando ou atrasando) causando as tais "ondas", inverter o chroma (aleatorio ou fixo) e no caso da Rabovisao também se encriptava o som. A "box" original da TVRabo não passava de um mCU Atmel e uma eeprom TI 24cxxx, o mCU estava encarregue de "realinhar" o quadro e na eeprom simplesmente constava se podia ou não abrir aquele canal (por isso na altura quando subscrevias um canal tinhas de ir programar a box á loja), ao ser um hardware tão basico e de facil acesso não tardou muito a ser reverse engineered, bastava reprogramares a eeprom 24C que abria ou não X canal, literalmente um 00 ou 01, para tal bastava um programador de porta paralela simples com apenas 3 resistencias. Mais tarde apareceram então os full clones, creio que as primeiras eram baseados no mCU SX da Parallax pois o codigo não era muito optimizado e necessitavamos dos "extra cycles" para compensar, mais tarde apareceram full clones substituindo o AT1200 por um AT2313. As variantes que tinhas cá em PT registavam-se também nos outros paises como referiste, ou seja alguns para além do desfasamento do quadro de linhas aplicavam a chrominancia invertida em permanente (rabovisao) ou aleatorio (TVRABO), ao contraio da TVRABO a Rabovisao também encriptava o som usando tecnicas similares. Nada que não se resolvesse com um clamp BS170 e um op-amp para o audio com logica num MCU.

Já lá vão uns bons anos creio que já não tenho documentação da altura dos meus estudos, mas se encontrar aqui os postarei :)

Cpms
AG
 
O que me foste lembrar viperbruno ... que belos tempos :)

Tanto TvRabo e Rabovisao (aos anos que não usava estes nomes !!) utilizavam Nagravision Analog puro e duro, na sua essencia como já disseram em cima, não passava da decomposição/composição de video PAL, ou seja o sinal era recebido via RF e assim que a box (oficial ou pirata) detectasse á saida da ficha SCART este tipo de sinal, aplicava comutação no pino 8 do scart e passava a processar o sinal , devolvendo novamente através de SCART a imagem composta corretamente á TV. Na base a encriptação passava por desalinhar a estrutura de quadros PAL (adiantando ou atrasando) causando as tais "ondas", inverter o chroma (aleatorio ou fixo) e no caso da Rabovisao também se encriptava o som. A "box" original da TVRabo não passava de um mCU Atmel e uma eeprom TI 24cxxx, o mCU estava encarregue de "realinhar" o quadro e na eeprom simplesmente constava se podia ou não abrir aquele canal (por isso na altura quando subscrevias um canal tinhas de ir programar a box á loja), ao ser um hardware tão basico e de facil acesso não tardou muito a ser reverse engineered, bastava reprogramares a eeprom 24C que abria ou não X canal, literalmente um 00 ou 01, para tal bastava um programador de porta paralela simples com apenas 3 resistencias. Mais tarde apareceram então os full clones, creio que as primeiras eram baseados no mCU SX da Parallax pois o codigo não era muito optimizado e necessitavamos dos "extra cycles" para compensar, mais tarde apareceram full clones substituindo o AT1200 por um AT2313. As variantes que tinhas cá em PT registavam-se também nos outros paises como referiste, ou seja alguns para além do desfasamento do quadro de linhas aplicavam a chrominancia invertida em permanente (rabovisao) ou aleatorio (TVRABO), ao contraio da TVRABO a Rabovisao também encriptava o som usando tecnicas similares. Nada que não se resolvesse com um clamp BS170 e um op-amp para o audio com logica num MCU.

Já lá vão uns bons anos creio que já não tenho documentação da altura dos meus estudos, mas se encontrar aqui os postarei :)

Cpms
AG

Desde já obrigado por contribuires com a tua participação neste tópico.

Há pormenores técnicos interessantes que dizes, e penso que foi por isso que a TVCabo a certa altura aplicava "alcatrão" para celar as boxs descodificadoras e evitar assim a manipulação. Lembro-me que havia quem dizia aderir ao Disney Channel que era o mais barato para poder descodificar os restantes canais usando esse método.


Todavia, há algo que não posso concordar, se dizes que a TVCabo e a Cabovisao embrulhavam a imagem da mesma forma, como tinham aspectos tão distintos?

A Cabovisao não duvido que seja Nagra, visto que fui cliente e lembro-me ser igual ao do vídeo que coloquei.

A TVCabo tenho a certeza que não era o mesmo sistema.

Até porque, na TVCabo com o próprio sintonizador praticamente já descodificavas a imagem (em marcas brancas, porque em Sony ou Philips era impossível).

Tirando esse aparte, falta descobrir a cifra usada e do porquê de nenhuma das cifras que vi na Internet corresponder ao da TVCabo, isto claro das que encontrei samples, o que faz desconfiar que só foi aplicado em Portugal.
 
Desde já obrigado por contribuires com a tua participação neste tópico.

Há pormenores técnicos interessantes que dizes, e penso que foi por isso que a TVCabo a certa altura aplicava "alcatrão" para celar as boxs descodificadoras e evitar assim a manipulação. Lembro-me que havia quem dizia aderir ao Disney Channel que era o mais barato para poder descodificar os restantes canais usando esse método.


Todavia, há algo que não posso concordar, se dizes que a TVCabo e a Cabovisao embrulhavam a imagem da mesma forma, como tinham aspectos tão distintos?

A Cabovisao não duvido que seja Nagra, visto que fui cliente e lembro-me ser igual ao do vídeo que coloquei.

A TVCabo tenho a certeza que não era o mesmo sistema.

Até porque, na TVCabo com o próprio sintonizador praticamente já descodificavas a imagem (em marcas brancas, porque em Sony ou Philips era impossível).

Tirando esse aparte, falta descobrir a cifra usada e do porquê de nenhuma das cifras que vi na Internet corresponder ao da TVCabo, isto claro das que encontrei samples, o que faz desconfiar que só foi aplicado em Portugal.

Compreendo o que dizes, mas é a mesma técnica, explico em termos de quadro da imagem podes atrasar ou adiantar, vagamente recordo-me que a TVRabo atrasava e a Rabovisao adiantava, a TVRabo invertia aleatoriamente as cores (chroma) e a Rabovisao era constante, a TVRabo não codificava o som e a Rabovisao sim. A Negravision não geria em sim as estruturas depois de licenciadas, ou seja são os proprios operadores que implementavam ou não x funcionalidade, de maneira x ou y, dai encontrares algumas diferenças no sinal encriptado. Garanto que a nivel de hardware a minha box de estudos funcionava perfeitamente nos operadores Rabovisao/TVRabo e ONO Cable, passando somente pelo software implementar ou não x funcionalidade de forma diferente.

Lembrei-me que há uns tempos atrás tinha econtrado algumas destas antigas boxes no OLX á venda como sendo "comutadores scart", na realidade como sabes os comutadores SCART não necessitam de transformador, podemos assim identificar sempre que encontras um scart duplo/triplo com transformador não OEM (geralmente com os dials amarelos),

h**s://w*w.olx.pt/anuncio/extenso-e-ficha-scart-IDzsXVT.html#d8185c6d2d
h**ps://w*w.olx.pt/anuncio/amplificador-de-sinal-com-ficha-scart-c-power-supply-IDzNMbz.html#83f0ac1b55

Estas foram das últimas versões onde a PCB foi desenhada para ser um perfect fit dentro destes adaptadores scart de modo a "disfarçar" a coisa (restaurantes p.e.) podes tentar pesquisar mais por "box casainho v7".

Vou mesmo ali rever os backups dos backups, acordaste um bucho adormecido ;)

Cpmts
AG
 
Compreendo o que dizes, mas é a mesma técnica, explico em termos de quadro da imagem podes atrasar ou adiantar, vagamente recordo-me que a TVRabo atrasava e a Rabovisao adiantava, a TVRabo invertia aleatoriamente as cores (chroma) e a Rabovisao era constante, a TVRabo não codificava o som e a Rabovisao sim. A Negravision não geria em sim as estruturas depois de licenciadas, ou seja são os proprios operadores que implementavam ou não x funcionalidade, de maneira x ou y, dai encontrares algumas diferenças no sinal encriptado. Garanto que a nivel de hardware a minha box de estudos funcionava perfeitamente nos operadores Rabovisao/TVRabo e ONO Cable, passando somente pelo software implementar ou não x funcionalidade de forma diferente.

Lembrei-me que há uns tempos atrás tinha econtrado algumas destas antigas boxes no OLX á venda como sendo "comutadores scart", na realidade como sabes os comutadores SCART não necessitam de transformador, podemos assim identificar sempre que encontras um scart duplo/triplo com transformador não OEM (geralmente com os dials amarelos),

h**s://w*w.olx.pt/anuncio/extenso-e-ficha-scart-IDzsXVT.html#d8185c6d2d
h**ps://w*w.olx.pt/anuncio/amplificador-de-sinal-com-ficha-scart-c-power-supply-IDzNMbz.html#83f0ac1b55

Estas foram das últimas versões onde a PCB foi desenhada para ser um perfect fit dentro destes adaptadores scart de modo a "disfarçar" a coisa (restaurantes p.e.) podes tentar pesquisar mais por "box casainho v7".

Vou mesmo ali rever os backups dos backups, acordaste um bucho adormecido ;)

Cpmts
AG

A mesma técnica sei que é, a "cifra" essa não é. Dentro de uma cifra podes mudar coisas como o chroma (coloração), se o som é ou não modificado, mas não podes ter duas coisas distintas.

Algumas cifras existentes:

  • Desconhecido

  • VideoCipher

  • Testes da BBC (adoptado pela Rai Uno quando era a Formula 1):
https://youtu.be/89fW2gum-B0
 
RAI usava no 13e, cheguei tem um descodificador para ver. Tambem a 2M Marrocos usava essa codificação no seu sinal terreste.
Apanhei muitas vezes o sinal no Algarve Codificado.
 
A mesma técnica sei que é, a "cifra" essa não é. Dentro de uma cifra podes mudar coisas como o chroma (coloração), se o som é ou não modificado, mas não podes ter duas coisas distintas.

Algumas cifras existentes:

  • Desconhecido

  • VideoCipher

  • Testes da BBC (adoptado pela Rai Uno quando era a Formula 1):
https://youtu.be/89fW2gum-B0

Podes pois Viper :) e exactamente nas variações implementadas pelos operadores que permitiam melhor proteger-se, imagina que todos utilizavam a mesma variante (cifra), no código que eu usava em termos de video era exactamente o mesmo para os dois operadores, as unicas diferencas era ter ou nao o chroma a corrigir em auto e aquestão do audio(só conseguia mono), de resto cada vez que havia um "ataque" era só uma questão de editar e adicionar ou retirar linhas de NOP de modo aos quadros baterem certo novamente confirmando sempre com o osciloscopio á frente.

Encontrei o seguinte "repositorio" h**p://www.voy.com/47128/1/ muitos links não funcionam, mas se usares o site Internet Time Machine consegues aceder a muito do conteúdo e a sua explicação de como funcionava colocando os links originais, não consegui encontrar sources mas tens lá bastantes binarios que permitem ser facilmente descompilados em asm e assim podes ver como se fazia a coisa :) Extremamente simples até.

Estou a esquecer-me também de algo bastante importante que já referiste atrás creio, usar marcas diferentes de TV obtinhas variações no sinal também sendo o mesmo mais "visivel" numas que noutras, a explicação é simples, o FI da TV tem um mecanismo que se chama AGC (automatic Gain Control) que controla a amplificação ou não de modo a estabilizar o sinal, as "melhorzinhas" conseguias ter uma melhor "imagem" nas "piorzinhas" era quase impossivel pois também se amplificava os "erros". Na altura recordo-me que resolvi a situação dos diferentes modelos de TV colocando um trimmer ajustavél á saida do video, deste modo podia fazer o fine tune na box sem tocar na TV, não existem dois FI iguais :)

Abrç
AG
 
@AndreGarciaLX
Se sempre conseguires encontrar alguma sample ou informação ficava-te agradecido.

O link que indicaste é para Satélite.

Talvez não tenha sido explicito no início mas nunca quis dar a entender que eram métodos diferentes entre a Cabovisão e a TVCabo, somente formas diferentes de "codificar" a imagem.
Agora nem é NagraVision nem é VideoCipher, falta descobrir qual será...

Quanto à sintonização fina, é mesmo isso, tinha resultados muito variáveis entre televisões.
 
Última edição:
Not really, nesse link até tens o clip que se usava para reprogramar as boxes oficiais da rabovisao :) explora vale a pena para o que queres.
O Crypt é Nagra, podes usar mais ou menos features, inclusive de modo diferente mas não deixa de ser Nagra. Podes sempre misturar mais que um também como no caso dos digitais onde se usa Nagra para cw/dw para o stream e seca2 para acesso á CAM.

Isso das chamadas na TV (se tivesses dos velhinhos rádios a valvulas ainda era melhor) já viu os seus dias, quando o GSM era abertinho sem crypt, na sua essencia um sinal de radio normalissimo.Quando era mais puto recordo-me de um episodio em que sem querer "tropecei" numa emisssão da interna dos seguranças do hipermecado ao lado de casa,
 
Finalmente encontrei alguma informação para esmiuçar:
http://www.ebah.pt/content/ABAAAAdncAI/descodificacao-canais-codificados-tv-a-cabo

Portanto:
TVCabo - Cablecrypt
Cabovisão - Nagravision

Ao que parece era o sistema mais fraco deles todos:
http://pls.mrnet.pt/cronicas/hacking_da_tvcabo.html

O mais semelhante que vi foi o que disse ser "desconhecido" no vídeo mais acima que não sabia que era CableCrypt. O que demonstra que a TVCabo tentou modificar os parâmetros da cifra mas sem êxito :p
 
Última edição:
Meus amigos, em suma é isto, no digital:

TV Cabo/ZON/NOS - usa e sempre usou Nagravision, desde sempre (em várias versões)
Cabovisão/NOWO - usa Conax


E é isto.
E sim, Nagravision Analógico não existe há uns 15 anos (ou mais). E Nagravision não é o sistema de codificação mais usado no mundo, mas é um deles, também graças à aquisição da Mediaguard e de outros produtos.
 
Back
Topo