Actualização:
Tenho estado desde final de Fevereiro a tentar renegociar. Fiz imensos contactos para a linha de retenção sem sucesso.
Apresentaram valores de 39, 38, 33 e 29,5(mas velocidade 200Mbps)
Nunca aceitei as propostas.
Com as sugestões dadas aqui, mas sobretudo, com a partilha das imagens com proposta real e id associado, eu argumentei com mais certeza sobre o assunto. Mesmo assim, ninguem da linha de retenção aceitou e apresentava argumentos sobre cada cliente é um cliente etc etc...
Quando estava a pensar desistir, houve um amigo que sugeriu entrar em contacto com o Provedor do Cliente.
Nunca tinha pensado nisso...mas acontece que a Vodafone não tem...assim sendo o que fiz foi apresentar uma reclamação no livro de reclamações digital (link no site da Vodafone)
Fiz uma primeira reclamação onde detalhei toda a minha interação, as varias chamadas, os argumentos usados...e adicionei os varios IDs que alguns foram colocando aqui, mas tambem, anexei um PDF com a proposta real que tambem partilharam aqui a uns dias.
Passado alguns dias, recebi uma chamada de um colaborador da Vodafone. Pensava que ia ser desta, mas a chamada serviu apenas para dizer que a minha reclamação tinha sido recebida e analisada, mas que o melhor que conseguia fazer era renovação por 39,90 1Gbps...expliquei naturalmente que para isso nem valeria terem feito a chamada e recusei a proposta. Passado alguns minutos recebo email com o teor da resposta da parte da Vodafone.
No dia a seguir fiz nova reclamação no livro de reclamações reforcei o que já sabia e que a Vodafone me confirmou varias vezes, que estao a reter clientes pelos 29,5 mas a mim estao a pedir mais 10 euros. Hoje recebi resposta via email, mais concisa, mas a dizer que as propostas sao analisadas cliente a cliente, e que sao feitas as melhores propostas conforme o uso/serviços de interesse.
Assim sendo, liguei para o numero de apoio ao cliente (não é o mesmo da retenção...é o numero que aparece no email de resposta).
Comecei por dizer que queria desistir do serviço, e enquanto a colaboradora abria a minha ficha, expliquei tudo o que se estava a passar. Ela pediu para aguardar um pouco, passado 5 mins fez a proposta dos 29,5!!! Surreal...estava a dar isto por perdido, mas a lição é mesmo essa, enquanto tiverem como reclamar reclamem.
Agradeço a todos pelas partilhas de informação real, porque isso fez toda a diferença.
Renovação feita e concluida hoje.