USB-C dock para ligar 1 destes: Portátil Windows / MacBook / IPad

Situation999

Power Member
Ora bom dia.

Sendo que este é um caso de utilização um bocado específico, escrevo aqui na esperança que alguém me possa ajudar a ter ideias, ou na remota hipótese de encontrar alguém que tenha resolvido o mesmo problema que eu pretendo resolver.

Na secretária onde trabalho existem uma série de periféricos, estando todos eles ligados a um HUB USB. Este HUB, por sua vez, é ligado ao dispositivo em utilização (computador, tablet, etc.) através de um cabo USB3.

O desafio que tenho em mãos é conseguir utilizar dois monitores com qualquer um dos 3 dispositivos que passam aqui pela secretária.

Ambos os monitores têm entradas HDMI e DisplayPort. Não sei qual delas será preferencial (resoluções de 2560x1440 em ambos os monitores).

O que procuro é uma doca que me permita ligar um destes três dispositivos:
- MacBook
- iPad
- Laptop windows

E utilizar os periféricos e os dois monitores.
Preferencialmente, utilizar somente um cabo USB-C para ligar a doca ao computador (tablet) para conseguir tudo isto seria o ideal.

Todos os dispositivos têm saída/entrada USB-C. Info adicional: o portátil windows, ligando-o através a um monitor através da saída (única) HDMI.

Alguém tem alguma ideia para isto?

Desde já muito obrigado.
 
Última edição:
Existem USB-C HUBs com dois monitores se apenas pretendes alternar o cabo entre os dispositivos. Vê algo assim:
https://www.amazon.es/-/pt/dp/B0B5Q...1988&sprefix=usb+c+dual+monitor,aps,86&sr=8-9

Tens também alguns da Anker, mas um pouco mais caros, que é um marca que conheço e é de confiança.

Também existem switches que te permitem alternar todos os periféricos entre dispositivos com um toque de um botão, mas para tanta coisa deve ficar caro.

Explico-te como tenho o meu sistema, tudo sem ter ligar e desligar cabos.

  • Teclado e rato: ambos da linha MX da Logitech que me permitem alternar entre 3 dispositivos.
  • Dois monitores: tenho 1 switch para cada monitor, que me permite colocar cada um dos monitores, de forma individual, nos dispositivos que quero. Posso ter um monitor para um dispositivo e outro para o outro dispositivo, ou posso ter os dois monitores ao mesmo tempo para 1 só dispositivo. Mas no caso dos monitores, apenas comparto entre 2 dispositivos.
 
Muito obrigado pela resposta!

Acho que vou pela via do hub, tipo o que exemplificaste.
Não preciso dessa flexibilidade que tens, de poder ter p. ex. dois dispositivos ligados e alternar ecrãs e teclado+rato entre eles, mudando conforme as necessidades (pelo menos acho eu que não preciso, vamos ver o que sai no final desta pesquisa ehehe).

O meu use case mais comum será passar o dia no portátil do trabalho + 2 monitores, acabar o trabalho, desligar o portátil windows, e ligar o MacBook ou o IPad para fazer outras coisas.

Daí ter pensado na questão de trocar um cabo entre dispositivos e resolver a questão facilmente.
Até porque os dispositivos (os 3) vão andar a entrar e sair da secretária, e não sei se utilizar cabos video para todos eles (com o switch) seria prático. Necessitaria de adaptadores USB-C/video para o MacBook e IPad, e o portátil windows só tem uma saída HDMI, nem sem bem como resolveria a coisa.

Mas, no entanto, lendo assim rapidamente as specs do HUB que sugeriste, já percebi que provavelmente vão existir limitações de resolução/framerate nos outputs do HUB, limitações essas que tu provavelmente não tens, pois estás a ligar os monitores directamente (com o switch) às saídas vídeo dos dispositivos, e podes utilizar a resulução/framerate dos dispositivos, sem limitações, certo?
 
Última edição:
Se calhar no teu caso o Hub é mais que suficiente.
Mas sim, tanto com os Hubs USB como com os Switches podes ter limitação de resolução e frame rates. Tens de comprar algo que se adapte ao que pretendes.

No meu caso não me limita a resolução mas limita-me o frame-rate.
Para trabalho não me faz diferença e fica tudo a 60 Hz.

No monitor que uso para gaming, de 165-180 Hz, tenho um cabo display port ligado ao PC gaming e um HDMI ao que liga ao PC do trabalho. Quando quero usar no PC Gaming, no próprio monitor, seleciono a fonte para Diplay Port.
 
Ora viva.
Obrigado pelas dicas. Depois de pesquisar um pouco mais, acho que me chega um Hub com apenas uma porta de saída vídeo. Pode ser que custe menos.

Com a solução abaixo, no caso do laptop windows, terei de ligar 2/3 cabos, mas como não preciso de andar a alternar entre dispositivos durante o dia (ligar / desligar cada dispositivo no máximo uma vez por dia) vivo bem com isso.

Monitor AMonitor BHUB-Usb 7 portas
DesktopCabo Displayport (computador-monitor)Cabo Displayport (monitor-monitor, utilizando MST - monitores em série)
Laptop WindowsCabo HDMI (computador-monitor)Hub USB-C/Thunderbolt, que tenha saída HDMICabo USB-A, ligado ao portátil, ou ao Hub com saída vídeo (caso funcione o USB em Hubs em série).
Ipad & Macbook AirDoca USB-C/Thunderbolt, que tenha saída HDMIXXXCabo USB-A ao Hub USB-C/Thunderbolt com saída vídeo (caso funcione o USB em Hubs em série).



Para utilizar o desktop windows:
  • Ligar cabo USB-A do Hub USB de 7 portas onde estão ligados os periféricos (que já tenho) ao Desktop.
Para utilizar o Laptop windows:
  • Ligar Cabo USB-A do HUB 7 portas, Cabo HDMI monitor A, Cabo USB-C do HUB_Thunderbolt - monitor_B.
Para utilizar Macbook ou Ipad:
Nota: como o macbook e o ipad só permitem 1 monitor externo (out-of-the-box), vou utilizá-los dessa forma, abdicando do segundo monitor.
  • Ligar cabo USB-C (thunderbolt) do HUB_thunderbolt, onde estará ligado o cabo USB-A do HUB 7 portas (periféricos).

Vou procurar um HUB que tenha algumas portas usb-a, usb-c, ligue aos dispositivos através de USB-C ou Thunderbolt, que tenha power delivery para permitir carregar o macbook e o ipad, e talvez ethernet e leitor cartões. Talvez aqueles que sugeriste seja uma boa solução!

Nota: É um rabbit hole isto dos HUB's. Existem uns que são pequenos e portáteis e que até têm um slot para discos NVME..., outros que têm outras coisas... Outros que permitem, através de drivers video alternativos aos originais apple, ligar 2 monitores externos ao macbook e ao ipad... É uma confusão!
 
Última edição:
Comprei o Hub que recomendaste.
Pesquisei um bocado e estive a ver outros, mas este é mesmo uma boa opção funcionalidade / preço.
Estou a testar agora, e funciona bem com o portátil do trabalho.
Benefício não esperado: É pequeno e portátil o suficiente para levar na mochila caso seja necessário.

Obg
 
Olá boa noite, espero que não levem a mal desviar o tópico mas estou à procura de uma solução idêntica e dei com este tópico e se não se importam vou pedir a vossa ajuda.

Tenho
2 monitores: 1 é hdmi e o outro display port
1 mac mini (portas usb-c/thunderbolt)
1 macbook pro (portas usb-c/thunderbolt)
1 teclado apple
1 rato logitech mx master (1ª geração). Não tem seletor de pc como os recentes. Usa um receptor usb A.

Gostava de ter uma forma rápida e prática de conseguir os pcs ligados aos monitores e quando estivesse a usar o mac mini, usava 1 deles como primário e o outro extended. Se estivesse a usar o macbook, o macbook seria o primário e os monitores seriam 2 extensões (não tenho interesse em mirror). Eventualmente posso ter interesse de vez em quando em ter o portátil fechado e um dos monitores ser o primário e o outro a extensão, mas se não der não ha problema.
Conseguir comutar o rato e teclado seria um bonus fixe mas o que me causa mais transtorno são mesmo os monitores.
O que me recomendam?

Obrigado!
 
Ora boas.

Sem problema!

Das pesquisas que fiz, para conseguir usar MacBook ou iPad com dois monitores externos (ficando com 3 no total) não é directo.
Esta solução que me sugeriram (e que tenho a funcionar) está limitada (no MacBook ou para o IPad) a 1 monitor externo e o monitor do próprio dispositivo.

Há soluções que permitem dois monitores externos para o macbook (iPadOS não dá, limita a 1), mas são um bocado mais caras do que esta que arranjei. Do que me lembro tens também de instalar drivers próprios do hub, já que os originais do macOS só permitem 1 monitor externo.

Foi neste artigo que encontrei informação sobre isso: https://www.macworld.com/article/67...ternal-displays-to-apple-silicon-m1-macs.html
 
Ora boas.

Sem problema!

Das pesquisas que fiz, para conseguir usar MacBook ou iPad com dois monitores externos (ficando com 3 no total) não é directo.
Esta solução que me sugeriram (e que tenho a funcionar) está limitada (no MacBook ou para o IPad) a 1 monitor externo e o monitor do próprio dispositivo.

Há soluções que permitem dois monitores externos para o macbook (iPadOS não dá, limita a 1), mas são um bocado mais caras do que esta que arranjei. Do que me lembro tens também de instalar drivers próprios do hub, já que os originais do macOS só permitem 1 monitor externo.

Foi neste artigo que encontrei informação sobre isso: https://www.macworld.com/article/67...ternal-displays-to-apple-silicon-m1-macs.html
Obrigado pela ajuda. Eu não tenho iPad, tenho um mac mini. O mac mini já está atualmente a funcionar com 2 monitores externos (cada monitor a uma saída do mac). O meu problema é que quando quero usar o macbook com ecrã externo tenho que desligar o cabo atrás do mini, puxar o cabo até chegar ao macbook e o inverso para quando já não estou a usar o macbook. Como faço isto várias vezes por dia queria ver se arranjava uma solução mais prática.

ps:
While the higher-end MacBooks with M1 Pro and M2 Pro and M1 Max and M2 Max chips support multiple external displays, Apple’s lower-end range of MacBooks that use a standard M1 or M2 processor cannot natively connect more than one external monitor
No meu caso é um Pro
 
ligas o Mac mini aos monitores através de que cabos?

Se tens um MacBook com processador PRO, o hub que tenho é capaz de funcionar para ti. Ele tem é duas saídas HDMI, e por isso te perguntei como ligas os monitores ao Mac mini, para perceber melhor que cabos já tens.

Quanto aos periféricos, quase todos estes hubs têm umas quantas portas USB-A, onde podes ligar teclado, rato, etc.
 
ligas o Mac mini aos monitores através de que cabos?

Se tens um MacBook com processador PRO, o hub que tenho é capaz de funcionar para ti. Ele tem é duas saídas HDMI, e por isso te perguntei como ligas os monitores ao Mac mini, para perceber melhor que cabos já tens.

Quanto aos periféricos, quase todos estes hubs têm umas quantas portas USB-A, onde podes ligar teclado, rato, etc.
Um dos monitores é DP e o outro HDMI, ligam ao mac mini diretamente por essas portas.

A minha dúvida com o hub é que parece-me que o cabo do próprio hub é fixo não é? Teria da mesma que andar a tirar da parte de trás do mini para o ligar ao macbook, certo? Se fosse de sair eu comprava um cabo para ter sempre ligado no mac mini e sempre era mais fácil de fazer a troca (o acesso ao mini não é muito fácil)

Se fosse possível ligar os 2 pcs + rato/teclado a um "switch" que tivesse um botão para comutar entre pcs era o ideal mas nem sei que existe isto compatível para estes dispositivos nem preços...
 
Sim, o cabo do hub é fixo, terias de o desligar de um computador e ligar no outro. Mas talvez isto se possa resolver utilizando dois cabos USB-C macho - fêmea, ligados a cada um dos computadores. Assim a comutação faz-se ligando e desligando o cabo USB-C do hub a uma dessas duas extensões.

Penso também que existem swithes USB-C.
Assim liga-se ao switch o cabo USB-C do hub e os cabos USB-C do MacMini e do Macbook. O swtich tem um botão para alternar entre saídas.
Já vi, p.ex., na amazon à venda, só não sei se o HUB depois funciona sem estar directamente ligado ao computador (com o switch pelo meio).

A minha solução foi ligar todos os periférios ao Hub (rato, teclado, etc.), e depois usar o cabo USB-C do hub e ligar ao portátil ou ao desktop.
Talvez a mesma solução, mas com os cabos extensor USB-C macho/fêmea ligados a cada um dos computadores, funcione para ti. Não tenho a certeza se o Hub funciona na mesma com o cabo extensor USB-C, mas acredito que sim.


EDIT: Existem hubs mais carotes que já não têm o cabo fixo, e tem saídas HDMI e DisplayPort. Exempo aqui na amazon.
 
Boa tarde

Voltei para dizer que já resolvi.

Acabei por comprar 1 switch que tem 2 entradas hdmi e 1 saida hdmi e um 2º switch que tem 2 entradas usb-c e 1 saída DP + 2 saídas usb.

Assim fiquei com controlo de seleção individual entre cada pc e cada monitor e consigo também mudar o rato ao mesmo tempo que mudo o monitor.
 
Boa tarde

Voltei para dizer que já resolvi.

Acabei por comprar 1 switch que tem 2 entradas hdmi e 1 saida hdmi e um 2º switch que tem 2 entradas usb-c e 1 saída DP + 2 saídas usb.

Assim fiquei com controlo de seleção individual entre cada pc e cada monitor e consigo também mudar o rato ao mesmo tempo que mudo o monitor.
Viva, porreiro!
Se puderes partilhar que dispositivos são era fixe, só para ver o que é que arranjaste.
 
Viva,
Estava aqui a ver o que tinham escrito pois estou com um desafio parecido ao que foi explicado nums comentários acima.
Tenho um portátil HP do trabalho e outro portátil HP pessoal. Tenho um monitor Samsung de 32" que partilho por um kVM Switch HDMI que comprei na Amazon, super barato. De periféricos tenho Logitch MX Keys Mini e Logitech MX Anywhere 3 que ambos permitem ligar até 3 computadores.
Isto do KVM Switch HDMI resolve o meu problema, mas agora meti na cabeça que pretendo menos cabos na secretária. Para tal, tinha pensado nisto StarTech.com Docking Station KVM USB-C. Com este KVM consigo carregar os 2 portáteis, ligar o monitor, acrescentar umas colunas pelo jack 3.5 e talvez uma webcam para as calls do trabalho.
Acham que vale a pena o investimento nisto ou sugerem outro mais barato que consiga fazer tudo com 1 cabo USBC ligado a cada pc?

71XYbJ9UDTL._AC_SL1500_.jpg

81eL3Mvx0FL._AC_SL1500_.jpg
 
Não tenho opinião informada sobre a solução que apresentas, mas parece ser excelente.
Talvez sabendo que existe esta solução com KVM não ido para a solução que adoptei.

Fica a referência que o meu caso de utilização talvez seja mais simples que o teu.
Trabalho durante o dia com um portátil, e terminando o trabalho mudo para outro pc.
Durante o dia não costumo ter de comutar de computador, daí a solução que arranjei ser-me suficiente (sem switch kvm, desligo o cabo de um e ligo no outro).
 
Back
Topo