Upgrade para uma Canon G6 -> G9, Olympus 420 ou Canon 450D?

O LCD, além das desvantagens que trás no funcionamento da máquina, é mais propicio a erros de enquadramento. Muita gente, ao usar o LCD, comete muitos mais erros de enquadramento, como o ter a máquina inclinada ou fotografar com a máquina ao nível do peito.

Por acaso tenho impressão do contrário, com o viewfinder há mais tendência para errar o enquadramento, até porque (nas p&s) o viewfinder não corresponde a 100% da area da foto.

Por outro lado o lcd é uma mini-representação da foto final, é o mais aproximado que existe com o resultado portanto deveria ser a melhor forma de enquadrar.
 
Por acaso tenho impressão do contrário, com o viewfinder há mais tendência para errar o enquadramento, até porque (nas p&s) o viewfinder não corresponde a 100% da area da foto.

Por outro lado o lcd é uma mini-representação da foto final, é o mais aproximado que existe com o resultado portanto deveria ser a melhor forma de enquadrar.

Ora, aí é que está a questão fundamental das SLR. Nas compactas há erro de paralaxe porque a lente da máquina é independente do viewfinder.

Isso numa SLR nunca poderá ser problema, porque o sistema SLR baseia-se nisso mesmo. Em usar a mesma lente para a foto e para o viewfinder.
Se a imagem que vês no viewfinder vem da mesma lente usada pelo sensor/filme, não há hipótese para erros de paralaxe.

Depois, o uso do viewfinder tem muitas vantagens. Além de a máquina ter um funcionamento bastante mais rápido, há a questão de conseguíres sempre ver a imagem, mesmo em dias de muito sol (aí coitadinhos dos LCD, ficam todos pretos). E obriga-te também a fotografar com a máquina ao nível do teu olho, com a lente bem alinhada na mesma direcção e ângulo (se estás a olhar através dela, não tens grandes hipóteses de errar nisto), para que a foto final saia exactamente com a mesma perspectiva que estás a ver.

Claro que algumas destas coisas também são possíveis pelo LCD, mas por isso o LiveView torna-se um complemento, para situações específicas, e não uma evolução, nem a "regra" para utilização normal.
 
Última edição:
Depois, o uso do viewfinder tem muitas vantagens. Além de a máquina ter um funcionamento bastante mais rápido, há a questão de conseguíres sempre ver a imagem, mesmo em dias de muito sol (aí coitadinhos dos LCD, ficam todos pretos). E obriga-te também a fotografar com a máquina ao nível do teu olho, com a lente bem alinhada na mesma direcção e ângulo (se estás a olhar através dela, não tens grandes hipóteses de errar nisto), para que a foto final saia exactamente com a mesma perspectiva que estás a ver.

o que dizes faz sentido, espero que assim seja, de qualquer forma estou a ver que nao tenho alternativa, até agora é a unica coisa que nao estou a gostar, mas já esperava que assim fosse.

Outra ponto onde o viewfinder perde em relação ao LCD tem a ver com o white balance e exposição, no viewfinder não consegues saber se estes parâmetros estão correctos.
 
o que dizes faz sentido, espero que assim seja, de qualquer forma estou a ver que nao tenho alternativa, até agora é a unica coisa que nao estou a gostar, mas já esperava que assim fosse.
Rapidamente te habituas. ;) Mais um bocado e pareces aqueles tipos que compram um Ferrari mas perguntam "isto não dá para pôr a andar um bocado menos?".

Outra ponto onde o viewfinder perde em relação ao LCD tem a ver com o white balance e exposição, no viewfinder não consegues saber se estes parâmetros estão correctos.

:confused: tens o valor da exposição no viewfinder, basta saberes usar o fotómetro da máquina. E se a exposição no LCD nem sempre é de se fiar, muito menos é o WB.
Até porque não podes/deves usar o LCD para acertar o WB. Com WB Auto, a máquina faz-te o WB a cada foto que tira, independentemente do que mostra no LCD. Até podes tirar duas fotos seguídas e elas saírem com WB diferente.
Se usares os presets, o WB é o mesmo, quer uses o LiveView ou o Viewfinder, por isso também não interessa.
Se usares o custom, também é indiferente usares o Liveview ou o Viewfinder, visto que tiras uma foto e a máquina acerta por aí (não interessa como tiraste a foto).

Acredita que sempre se fez tudo com o Viewfinder e nunca ninguém se queixou. O LiveView é apenas um "apêndice" para certas situações.
 
isso nao é problema, tapar o sol com a mão. :)
Na G6 ainda era mais fácil porque dava para o rodar o lcd para um angulo mais conveniente
E fotografas com apenas uma mao a segurar a makina? dps admira-te k as fotos ficam tremidas ;)

Outra ponto onde o viewfinder perde em relação ao LCD tem a ver com o white balance e exposição, no viewfinder não consegues saber se estes parâmetros estão correctos.
Rapaz, fotografa em RAW e nao te preocupes com o white balance, consegues coloca-lo no ponto dps em casa com toda a paciencia do mundo.

Mas mm usando o viewfinder, dps de tirares a foto basta afastar a camara e olhar para o LCD e verifica se esta tudo bem...
 
Rapaz, fotografa em RAW e nao te preocupes com o white balance, consegues coloca-lo no ponto dps em casa com toda a paciencia do mundo.

Fotografando em RAW até a exposição podes falhar que tens sempre alguma margem de manobra (pelo menos uns 2 stops, dependendo do sensor da máquina).
 
Rapaz, fotografa em RAW e nao te preocupes com o white balance, consegues coloca-lo no ponto dps em casa com toda a paciencia do mundo.

Mas mm usando o viewfinder, dps de tirares a foto basta afastar a camara e olhar para o LCD e verifica se esta tudo bem...

estas são algumas das vantagens da era digital...:)
podemos errar... e apagar... ou não... ;)

em relação ao live view... na minha opinião, tem apenas uma funcionalidade engraçada... quem se habituou a usar o histograma, pode, antes da foto tirada, dar uma olhada na previsão do mesmo... de resto, não gosto de mais nada que este novo sistema possa oferecer...
 
Back
Topo